Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DUXA
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: quarta set 21, 2011 1:12 am
Localização: Barreiro

Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por DUXA »

Boas electrizados.

É com muito prazer que posso finalmente acrescentar o meu diário de bordo.
Embora não seja muito participativo no forum, vou participando ocasionalmente em alguns temas que me interessam.
Pois bem, finalmente e após quase 6 meses de espera fui na passada quarta-feira buscar a minha Eko TL6000 à Ekocriterio. Com alguma surpresa o Sr. Paulo (Ekocriterio) anunciou algumas alterações em relação ao modelo do ano passado entre as quais os amortecedores traseiros (melhor qualidade), a alteração do display de estado das baterias que nesta é tipo os telemóveis (na anterior surgiam os volts disponíveis em unidades), nos controlos o botão de marcha atrás foi alterado o melhor extra creio ser o alarme.
Informações dadas e mota pronta a rolar fiz-me a estrada tendo logo como percurso para casa um bom teste, cerca de 45km a começar logo pela ponte Vasco da Gama.
Assim foi, sem querer abusar muito até porque estava algum vento na parte mais alta da ponte comecei por rolar a 80/90 km/h, a mota mostrou-se muito estável, assim que deixei de notar tanto vento rolei entre os 100/110 km/h até sair da auto-estrada, em circuito urbano fiz cerca de 15km, a mota como já tinha verificado no modelo testado na Ekocriterio acelera bastante bem entre os 40 e os 80 km/h.
Ao chegar a casa ainda tinha 1/2 do nivel das baterias, contudo informaram-me que no inicio não podia confiar plenamente no nivel de energia do display.
Nos restantes dias fiz percursos curtos e já vim para o trabalho (55km x 2) onde posso carregá-la.
Para concluir, creio que a espera e a aposta valeu a pena e é hora de poupar...

Assim que possível coloco fotos.

DUXA
Ekoway TL6000/60A... 16000km

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por pafi »

Parabéns Duxa!
Mais um convertido à mobilidade elétrica. Acho que essa opção tem uma estética muito interessante, tanto a nível do exterior como a nível dos mostradores. É enorme que se farta e pelos vistos anda bem. Nessa zona do país não irás ter muitos problemas com declives e autonomia, por isso muito bom uso para o conjunto (tu e mota) e venham de lá as reportagens fotográficas para animar o pessoal. Branca ou preta?
Sobre o carregamento no trabalho. Como fizeste? Simplesmente pediste a tomada e não houve problemas com a demonstração dos custos baixos, vais contribuir com alguma coisa, e, tiveste que fazer algum pedido oficial? Com essa carga intermédia vais poder andar sempre com ela bem estimada. Muito bem.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por t3lmo »

E mais uma eko a rolar! Muitos parabéns ;)
Essas alterações que mencionas são sem dúvida uma grande melhoria, pois quando andei numa TL não gostei de não ter a noção do estado das baterias (como tenho na minha ML), isto porque o valor de voltagem das baterias é instantâneo e diz-nos pouco sobre autonomia (só quando o BMS termina).
Espero que tenhas pedido com carregador interno, pois também faz uma grande diferença... logística :)
Por último, já que és do Barreio e deves estar um pulgas para te fazer à estrada e gastar eletrões 8-) ... quando puderes dá ai um salto ao Forum Barreiro para tirar umas fotos e saber o estado do ponto de carga que lá existe ;)
Obrigado, bons Km's com segurança e venham de lá a fotos :D
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por Jorge Rocha »

Muitos parabéns pela mota e pela atitude!

É bom saber que se começa nos aperfeiçoamentos de pequenos defeitos anteriores.

Que assim seja sempre!!!

Bons kms e boas poupanças
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por jmal »

110 kmh ?? qual é a velocidade máxima que dá no mostrador ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por Mumia »

Boa... Parabéns... que venham de lá muitos e bons Km's sem probs!! :)

venham de lá fotos da dita ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por Volt »

Parabéns pela aquisição. Espero que faças muitos quilómetros com ela.

Quanto a essas velocidades, talvez estejam demasiado inflacionadas no mostrador. Eu se estivesse na tua posição tentaria perceber qual o erro com a ajuda de um GPS.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por Jorge Rocha »

Qualquer mota CI com 7cv, facilmente, em plano, atinge os 100 km/h.

Se for a favor do vento, poderá chegar aos 110 e numa descida, até pode passar dos 120km/h.

Tendo em conta que 7cv corresponde a 5,...KW, que o trajecto foi feito em dia de vento, e que foi quando o DUXA deixou de sentir o vento, provavelmente porque estaria a seu favor, que obteve maior velocidade, não percebo tanta admiração!

Palavras do DUXA
...assim que deixei de notar tanto vento rolei entre os 100/110 km/h até sair da auto-estrada...
Se quiserem saber a velocidade mais correcta, não se devem guiar por GPS pois não é o mais seguro e exacto. Existem conta rotações que através de um sensor magnético fixo perto do eixo e um íman fixo à roda, que passe por ele, faz a melhor leitura possível, que depois multiplica-se as rotações por a distância percorrida pela roda, ao perfazer uma volta completa, e voila!
(equivalente a uns conta km de bicicleta, que dão para aferir essa distancia até ao milímetro, e com um destes, até já se tem a correspondência em km)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por BondadeSua »

Jorge Rocha Escreveu:Qualquer mota CI com 7cv, facilmente, em plano, atinge os 100 km/h.

................
(equivalente a uns conta km de bicicleta, que dão para aferir essa distancia até ao milímetro, e com um destes, até já se tem a correspondência em km)
Na "mouche" :mrgreen:

Não vejo razão nenhuma para reclamar a presença do IML, (Instituto de Medicina Legal), para certificar o "rigor mortis", do defunto já no caixão a caminho do cemitério.
REJUBILEMOS com a alegria alheia!
Há que dar os parabéns ao CIDADÃO DUXA, por esta noticia. :D que a todos nós envaidece!!!!
Os meus parabéns!
O meu pai que era caçador, já mais iria contrariar o colega que atirou certeiro na Águia, ("que afinal era uma perdiz"), dizendo-lhe que o "melro" que abateu, tinha bico amarelo!
Deixem de considerar que há proprietários e "proprietários reles". Qualquer veículo eléctrico novo, a mais na estrada, é um avanço. As melhorias irão acontecer!
Já aqui uma vez alguém falou em 130 Km/h. :o :o :o RED BULL dá-te asas!!!!
ebastaquejátodaagenteentendeu!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por sergiomms »

Parabéns Duxa, mais um electrificado :mrgreen:
t3lmo Escreveu: ... quando puderes dá ai um salto ao Forum Barreiro para tirar umas fotos e saber o estado do ponto de carga que lá existe ;) ...
telmo, no forumbarreiro o que existem são 150 tomadas schucko (a 2m de altura) espalhadas pelo parque de estacionamento :)
sergiomms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por jmal »

Tudo bem que é uma questão pouco importante, pelo menos para alguns, para mim é importante porque exploro ao máximo o meu ve, e claro que fico surpreendido com algumas velocidades anunciadas para potências um pouco baixas, mas a velocidade depende de vários factores.

Jorge Rocha, não é assim tão linear, um motociclo de 7cv não chega facilmente aos 100 kmh, para isso precisas de um pouco mais, talvez uns 10 cv pelo menos, tem em conta o peso dos motociclos CI, não têm nada a ver com as eléctricas, mesmo de lítio.
A minha deve ser a eléctrica mais leve, com mais capacidade e mais potente que se conhece por aqui, com 4.8 kwh de baterias e 25kw de pico pesa 115 kg (com o pack extra de mais 1.6 kwh, fica a pesar 126kg) , e quando vou à sua velocidade máxima, +- 96 kmh reais, em plano e com vento a favor, raramente desce dos 6.5 kwh de potência instantânea, ou seja, para manter a velocidade, quando o vento não se faz sentir sobe para os 7.5-8 kwh, e com vento contra, já nem dá os 96kmh e a potência a 90 kmh para cima de 10kw. Por esse motivo é que fico normalmente um pouco admirado com as velocidades que conseguem com potências tão baixas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por Jorge Rocha »

Jmal, se quiseres ainda te dou mais um argumento, para juntares aos teus, e que eu acho que fazem todo o sentido, que é a aerodinamica do conjunto, mota e condutor.

Ainda assim, penso que não haveria necessidade de duvidar... e sigo as palavras do nosso amigo BondadeSua. :lol: :lol: :lol:
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Jmal, se quiseres ainda te dou mais um argumento, para juntares aos teus, e que eu acho que fazem todo o sentido, que é a aerodinamica do conjunto, mota e condutor.

Ainda assim, penso que não haveria necessidade de duvidar... e sigo as palavras do nosso amigo BondadeSua. :lol: :lol: :lol:
Eu não disse que duvidada, eu disse que fiquei surpreendido... :)

Tanto a aerodinâmica como o peso são factores determinantes, tal como a potência.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por t3lmo »

jmal Escreveu:Eu não disse que duvidada, eu disse que fiquei surpreendido... :)
Embora ache a mota pesada, quanto a testei, marcou em reta 112km/h de punho enrolado na 2ª Circular em Lisboa (vazia).
Posso voltar a fazê-lo brevemente, e levar os 2 GPS ligados (telemóveis), tirando a limpo as margens de erro :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por Volt »

Jorge Rocha, estás completamente errado.
Não vejas a minha afirmação como uma agressão. Vê pelo que é, uma afirmação.

Creio que uma mota com menos de 10 cavalos, para atingir os 100 kph, teria de ser leve como uma pena, ou então pesada como um touro e descer o Cabo Espichel a pique. :lol:

Podes pegar no exemplo da mota mais vendida no mercado, a Honda PCX 125, que tem de velocidade máxima 108 kph, graças a mais de 11 cavalos de potência e pouco mais de 120 quilos de peso...

Quanto ao GPS, podes usá-lo à vontade, pois o seu erro é ínfimo quando comparado com o mostrador de um veículo comum. E em plano, um GPS recente tem um erro praticamente nulo (0%).

De resto, estamos aqui para discutir e aprender uns com os outros. Não vejam todas as afirmações como ataques. Nem eu, nem o jmal, estamos aqui a atacar a mota ou o dono dela. :-). Pelo contrário, o objectivo é ajudar sempre que possível.

PS: Eu até acho que 90 kph já é demasiado para motas com esse peso (e mais outros pormenores importantes, como pneus, estabilidade, etc.). Mas isto já é tema para outra discussão que foge muito aqui ao DB do Duxa. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por Jorge Rocha »

Volt Escreveu:Jorge Rocha, estás completamente errado.
Não vejas a minha afirmação como uma agressão. Vê pelo que é, uma afirmação.
Obrigado Volt, por mais um exemplo de uma afirmação completamente destruidora, "estas completamente errado".


T3lmo, muito obrigado pela tua ajuda, mas eu não faço questão de saber pormenores de velocidades. Apenas referi que os GPS`s não são rigorosos, nem mesmo em plano. Eu também tenho um Garmin e apercebo-me constantemente que ele fica a saltar de valores quando a velocidade é estável, podendo até fazer 3 kms de diferença, tanto para baixo como para cima, mesmo em dias completamente limpos.


Ao amigo DUXA as minhas sinceras desculpas pela minha tentativa de defesa.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por Volt »

Como te disse anteriormente, não foi uma agressão. Foi uma tentativa de elucidar todos os que leram as tuas palavras (incluindo-te).

Deste informações erradas. Que outra maneira menos "destruidora" conheces para afirmar que estás completamente errado?
Motas CI com 7 cavalos que cheguem aos 100, 110, 120 kph?! Tens aqui uma boa oportunidade de "destruir" o que te disse. Basta dares o exemplo de uma...
E o teu GPS deve ter um problema, pois nenhum dos meus faz isso em plano (nem sem ser em plano)...

Quanto à "tentativa de defesa do DUXA", mais uma vez, repito, não fiz nenhum ataque nem à mota, nem ao dono dela. Não te sintas acossado, nem faças outros entrarem nessa linha de pensamento. Aqui só houve dois utilizadores a comentar sobre a possibilidade da velocidade estar inflacionada e nenhum deles atacou ninguém.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por ricardocruzs2 »

Bem…nem a propósito…

Antes de mais muitos parabéns e muitos quilómetros com ela e sem muitas chatices… ;)

Depois de ter lido este Db e em especial sobre o tema da velocidade real da Ekoawy TL600 sinto-me em condições para afirmar o seguinte:

Hoje pela manhã tive a felicidade de encontrar um proprietário de uma moto idêntica, antes deste encontro também já custava-me a acreditar que uma mota com estas características conseguisse atingir essas velocidades de uma forma tão rápida e tão simples seguindo o mesmo raciocínio do jmal e do volt.

Desde já quero afirmar que não tenho dados reais para comprovar o que vou dizer pois não usei qualquer GPS até porque o meu interesse não era esse e pelo facto de só agora ter tido conhecimento deste Db.

Para ficarmos com uma melhor percepção das características e das diferenças de ambas as motas decidimos que o melhor método seria elas mudarem de dono e assim foi… :)

Achei o arranque desta TL600 um pouco lento, depois de ainda estar a familiarizar-me ao seu baixo centro de gravidade eis senão que olho para o painel de instrumentos e não é que já registava no velocímetro digital 95 km/h!! :shock: Tenho bem a noção que não ia a essa velocidade atrevendo-me mesmo a dizer que em relação à Vectrix aquela velocidade seria de apenas uns 75km/h… :?

De realçar que no curto contacto que tive com ela cheguei à velocidade de 95 km/h em 3 situações e em piso plano, mas tenho a certeza que em velocidade real não devo ter ultrapassado os 75/80 km/h…
Anexos
ekoawy.jpg
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por pafi »

ricardocruzs2 Escreveu:Hoje pela manhã tive a felicidade de encontrar um proprietário de uma moto idêntica...
Então e o proprietário dessa 6000 já faz parte do gangue do NE? Já tem DB? Nem que seja para participar nos encontros.
Viseu está a tornar-se um belo pólo de VE's! (peço desculpa pelo offtopic...)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ekoway TL6000/60A - Barreiro

Mensagem por Jorge Rocha »

Volt Escreveu:Como te disse anteriormente, não foi uma agressão. Foi uma tentativa de elucidar todos os que leram as tuas palavras (incluindo-te).

Deste informações erradas. Que outra maneira menos "destruidora" conheces para afirmar que estás completamente errado?
Motas CI com 7 cavalos que cheguem aos 100, 110, 120 kph?! Tens aqui uma boa oportunidade de "destruir" o que te disse. Basta dares o exemplo de uma...
E o teu GPS deve ter um problema, pois nenhum dos meus faz isso em plano (nem sem ser em plano)...

Quanto à "tentativa de defesa do DUXA", mais uma vez, repito, não fiz nenhum ataque nem à mota, nem ao dono dela. Não te sintas acossado, nem faças outros entrarem nessa linha de pensamento. Aqui só houve dois utilizadores a comentar sobre a possibilidade da velocidade estar inflacionada e nenhum deles atacou ninguém.
Sempre poderias dizer "olha que não deve ser bem assim, como descreveste".

E eu responderia" pode ser sim, porque eu fiz 42 mil kms numa Honda NSR com 7cv, e posso dizer que os valores que referi, fazia-os muito bem com duas pessoas em cima da mota.

Eu passava a brincar por muitas 125 e até algumas 250, e quando algum meu amigo me dizia que por o carro dele eu ía a 110 km, era quando eu vinha apenas a 105 km/h.

A mota completamente de origem, (minto, tinha colocado um pinhão de 17 em vez de 15 (o de origem) para não andar sempre no redline) pesa 92 kg sem líquidos (gasolina e óleo) e eu pesava 70 kg e o outro pendura 75 kg.

Realmente tu não duvidaste do que eu disse, simplesmente afirmaste que eu estava completamente errado.

Vou repetir o que já te disse aqui no fórum uma vez, eu não estou aqui para enganar ninguém...



Ricardocruzs2, o t3lmo já disse que poderia fazer esses testes com os dois GPS dele, e quando o fizer acredito no que ele disser sem duvidar um pouquinho que seja.

A questão aqui não foi os kms, mas sim as duvidas que se colocaram acerca de uma inocente afirmação por parte do DUXA, que pelo que estendi não estão inflacionadas, mas sim, poderão não corresponder ao real.

Inflacionadas seria se ele dissesse 100 quando teria visto no seu conta kms 90.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”