Reduzir custos com a conta de eletricidade - Turbina Eolica

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
brunozo
Membro
Membro
Registado: quarta abr 04, 2012 10:23 pm

Reduzir custos com a conta de eletricidade - Turbina Eolica

Mensagem por brunozo »

Boas pessoal

Venho pedir ajuda e orientações aos membros do forum de forma a puder construir o meu sistema de produção de energia através do vento - Eolica

Objectivo - Criar um sistema de produção de energia eolica ajudando desta forma a reduzir custos com a conta de eletricidade.

Um amigo falou-me que era simples de se montar, mas nem tudo o que parece é, daí vir pedir algumas ajudas.

As informações que ele me deu foram:

Comprar este material

Turbina geradora
http://www.ebay.co.uk/itm/270834543422? ... 1436.l2649" onclick="window.open(this.href);return false;

Grid Tie
http://www.ebay.co.uk/itm/270786936353? ... 2046wt_952" onclick="window.open(this.href);return false;

Prender a turbina depois ligar esta ao grid tie e depois este ligar numa ficha de casa, desta forma parece simples e rapido mas se fosse assim muitas pessoas teriam isso montado.

Pelo que fui lendo pela net temos algumas coisa a ter em atenção

1 - Cabos condutores, comprimento, secção pois existe perda de energia desde da turbina ate ao inversor, pelo que já percebi quando maior a distancia pior e quanto maior o diametro dos cabos melhor, falham em 5mm da turbina para o Grid Tie como as distancia que pretendo meter a turbina ate onde esta o Grid Tie deverá de ser cerca de 30 m não me pareça que terei muitas perdas.

3 - Excesso de consumo, pelo que li a melhor forma é saber quanta potencia consigo produzir com o sistema montado e depois orientar essa potencia para certas coisas da casa, por exemplo meter a turbina a alimentar a iluminação da casa, e mais uma tomada ou duas especificas.

Ao contrario do que me foi dito por esse amigo inicialmente que era ligar a ficha e que era distribuida pela casa a energia produzida e depois ia usando quando não tivesse mais disponivel ia buscar a rede publica, mas pelo que li o melhor é direccionar para zonas alvo.

Por exemplo esta turbina que ele me indicou tem lá 12v e 24v qual das duas optar? em que me posso basear? que razões podem levar a optar por um ou outro?

Obrigado pelo vosso tempo em ler as minhas duvidas.

Obrigado

Autor do tópico
brunozo
Membro
Membro

Re: Reduzir custos com a conta de eletricidade - Turbina Eol

Mensagem por brunozo »

Boas

Encontrei este guia que tem algumas considerações engraçadas

http://www.inovafiel.pt/guia_eolico1k.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Depois encontrei mais este site que tem mais informaçoes sobre a energia eolica

http://www.electronica-pt.com/index.php ... iew/17/29/" onclick="window.open(this.href);return false;

Erros em instalações de energias alternativas

http://www.electronica-pt.com/index.php ... w/172/143/" onclick="window.open(this.href);return false;

Imagem

Espero que este topico possa vir a servir de ajuda para pessoas como eu que gostava de reduzir um pouco a factura da luz e para tal optar por um sistema renovavel.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Olá bruno,
Também eu estou farto de matutar sobre um sistema desse genero, mas, existem outros obstáculos que tenho que ultrapassar:

Tenho um consumo fixo, (os standby e frigorifico) de +- 120Wh!
O contador roda sempre para o mesmo lado, seja a receber, seja a enviar electricidade! (e existe a possibilidade de na próxima contagem presencial, a edp detecte e aplique uma multa)!
O vento é imprevisivel, logo, não sabemos quando teremos electricidade ou não!
Os inversores (grid-tie) que vi têm mais potência do que o minimo que preciso (100W)
Os aerogeradores (comerciais) também.

Os custos que teria com esse sistema, dariam para pagar o standby por largos anos.

Assim..... continuo a pensar numa forma de instalar isto.
sergiomms

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Mensagem por Esteves »

@brunozo com o que apresenta não vai ter quase nada de aproveitamento só se for uma zona de muito vento constante, fora isso esqueça.

Outra situação se o contador da rede "EDP" for digital o grid tie que apresenta não deve funcionar.

Agora para o @sergiomms e também serve para o @brunozo

Vejam o meu sistema, este em dias de sol já alimenta a casa, isto quando usado moderadamente ou seja separar os consumos, não passar acima dos 1500W em AC de cada vez, podem ver AQUI a segunda pagina é um upgrade a versão inicial AQUI

O inversor já foi substituído por um de onda pura com resultados bastante positivos podem ver AQUI

Claro que este meu sistema já está um pouco dispendioso, mas em escala mais pequena também funciona mas com menus poder.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Autor do tópico
brunozo
Membro
Membro

Mensagem por brunozo »

@Esteves
Muito obrigado pela sua ajuda e orientação, pois em relação ao vento vivo no Açores e aqui sempre faz algum vento, pois o ideal seria mesmo fazer um sistema hibrido eolico + solar que é essa a minha intenção mas como pensei que com o vento tivesse mais rendimento iria começar pela eolica.

Em relação ao contador sim é digital então que tipo de grid tie deveria ter? Poderia dar-me umas luzes sff?

Esta é a minha factura da Luz, pela contas tenho um consumo de 205 kW ? Está certa a minha conta ?!

Para um consumo deste tipo qual seria a necessidade para reduzir o consumo de rede publica apenas a 20kw e o resto ser pelo sistema montado? Ou são valores irreais?!

Imagem

Por acaso já tinha dado uma vista de olhos ao seu projecto mas pensei que era muito "avançado" para os meus conhecimentos, pois da forma que um amigo falou parecia mais fácil, ventoinha , grid tie e ligar a tomada, o seu já tem baterias e mais uns quantos acessórios.

Tem forma de saber qual a media da velocidade do vento aqui pelo Açores? Assim poderia ver melhor se mais valia um eolico que um solar para iniciar.

@sergiomms
Realmente essa parte legal da coisa nunca pensei :oops:

Como calculas o consumo fixo que tens?!
Não sabia que a EDP podia multar quando estás a dar a eles energia gratis e ainda querem multar? (não existe forma de não enviar para a rede publica? só se consumir tudo lol)
Em relação ao vento parece-me que não é necessário estar um temporal para as pás se moverem e criar energia no entanto deverá de ter um mínimo para compensar.
Pois realmente eu adorava conseguir um sistema que desse para os standby ou um pouco mais.

Acho que temos de ler com mais calma a ideia do Esteves

O meu muito obrigado a todos pelas vossas ajudas e orientações.

Abraço

Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

Boas, @brunozo
Em relação ao contador sim é digital então que tipo de grid tie deveria ter? Poderia dar-me umas luzes sff?
Quanto ao grid tie poderá haver mas eu não conheço, pelo menus 99% dos que se veem por ai não funcionam em alguns contadores digitais da EDP para não dizer 99,9%.
Esta é a minha factura da Luz, pela contas tenho um consumo de 205 kW ? Está certa a minha conta ?!
Quanto a conta pode-se dizer que está certa, mas não esquecer que €12.85 é potencia contratada e impostos, €29.45 é a energia que consumiu, os 12.85 vai ter de os pagar sempre.
Para um consumo deste tipo qual seria a necessidade para reduzir o consumo de rede publica apenas a 20kw e o resto ser pelo sistema montado? Ou são valores irreais?!
Sim os valores podem ser irreais, depende do sistema montado, com a eólica sem acumuladores (baterias) não serve de muito sendo uma eólica de 400W ou mesmo 1000W.
Com acumuladores (baterias) já é outra situação, tendo vento +/- constante logo ai pode ter um consumo a saída do inversor +/- de 400W ou 1000W conforme a eólica, visto que tem os acumuladores para compensar algumas quebras do vento, estou a falar em consumos constantes, que não é o caso numa casa de normal utilização, hora consome 100% da fonte durante algumas horas ou minutos como pode ser de 0% a X% .
Se aplicar um ou mais painéis fotovoltaicos pode melhorar o sistema, pelo menus de dia em dias de sol é quase garantido a 100% o consumo equivalente a potencia debitada dos painéis, mais uma vez os acumuladores (baterias) são necessários para compensar a variação do sol e dos picos de corrente provocados por alguns electrodomésticos.

Tem forma de saber qual a media da velocidade do vento aqui pelo Açores? Assim poderia ver melhor se mais valia um eolico que um solar para iniciar.

Tem sim, há uns aparelhos próprios para o efeito os chamados medidores de vento Anemometro

Imagem

Imagem

Arranja a partir de €20 até muitas centenas de euros, os das imagens ronda os €100 e os €120

Para um sistema híbrido de 4 painéis de 240Wp = 960Wp + um gerador eólico 1000W + inversor 1000W + regulador eólico + Regulador de carga solar + bateria, pode rondar os €3000 isto material aceitável.

Agora em sistema eólico de 1000W, gerador eólico + regulador eólico + inversor + bateria +/- €1500

Atenção estes valores foram feitos em cima do joelho, e o inversor é de onda modificada porque se for de onda pura já encarece um bom bocado o sistema.

Como já mencionei neste link http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=28&t=15749 as diferenças de um para o outro.

Autor do tópico
brunozo
Membro
Membro

Mensagem por brunozo »

@Esteves

Muito obrigado mais uma vez pela disponibilidade que tem em ajudar-me assim como ao restante pessoal do forum.

Estou com um nó na cabeça, ui até doí, eu bem me parecia que não era assim tão fácil e linear como o meu amigo dizia e só se vem a confirmar tal coisas ;)

Bem em relação ao Grid Tie falou-me que para os novos contadores digitais não sabe se existe para serem combatíveis, mas depois no seu "orçamento" fala-me num inversor 1000W de certo que não é a mesma coisa? Se calhar ai entra as baterias que acumula e não envia para a rede publica né?

Se tiver ideia assim por alto a razão pela qual os Grid Tie não dão com os novos contadores podia dizer-me sff?

O meu consumo é de 205kw = 205000w

205000 / 30 (dias) = 6833.33w por dia

Com o kit híbrido de 4 paneis e um gerador eólico terei uma produção de 2000W ou seja 1/3 do que eu uso, certo?

Então quer dizer que dos 43€ tiro os 13€ (de tretas deles) fico com um consumo de 30€ mês de luz se o que vou poupar é 1/3 quer dizer que 1/3 de 30€ = 10€ por mês esse é a minha suposta poupança?

Bem pela conta final algo deve estar mal pois estou a achar pouco se assim for quer dizer que 10€ mês * 12 mês = 120€/ano isso a dividir por 3000€ (investimento) = 25 anos até ter todo o investimento pago.

Devo ter feito contas mal senão não tínhamos ai o pessoal a querer investir.

Bem que pelo nó tenho eu na cabeça.

No fundo estou a tentar perceber com o investimento de 3000€ qual o retorno que tenho para o meu gasto mensal de 205kw.

Muito obrigado a todos pelo vosso esforço

Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

@Brunozo de facto vai ai um nó nessa cabeça (brincadeira) o pessoal está cá para ajudar no que sabe para tentar elucidar as pessoas.
Bem em relação ao Grid Tie falou-me que para os novos contadores digitais não sabe se existe para serem combatíveis, mas depois no seu "orçamento" fala-me num inversor 1000W de certo que não é a mesma coisa? Se calhar ai entra as baterias que acumula e não envia para a rede publica né?
Quanto ao Grid Tie pode acontecer isso mesmo, não funcionar, quanto ao inversor 1000W não é a mesma coisa, a função é quase a mesma é transformar a corrente de "DC" para AC de X volts para 220V, a situação do inversor Grid Tie é injectar na rede bem como pode consumir directo do inversor, mas para o seu caso como tem o contador digital um inversor normal serve, a função das baterias é para estabilizar o consumo a saída do inversor, vamos por partes como já expliquei acima, você tem uma eólica ou painéis eles não garantem uma tenção certa e é ai que entra a bateria, imagine tem um aparelho que consome 5 amperes em AC (EDP) mas a 12 volts DC (bateria) o mesmo aparelho vai consumir +/- 80 amperes das baterias quer dizer que tinha de ter painéis a produzir 80 amperes ( 5 painéis para 12 volts 200Wp) e ai o aparelho trabalha só com os painéis, mas isto tinha tirar continuamente 80 Ap dos painéis, agora imagine que o sol enfraquece os mesmos deixam de enviar os 80 Ap e ai o aparelho vai deixar de funcionar, é ai que as baterias vão compensar a falta do sol.
Isto para um sistema de 12 volts, mas fica mais em conta montar um sistema a 24 volts, os painéis são mais em conta e o tempo de consumo aumenta por ter uma margem maior, a 12V tem uma margem de X volts e a 24 a margem aumenta para quase o dobro, por exemplo os 4 painéis de 250Wp a trabalharem para 24 volts equivale a 1000Wp logo ai o mesmo aparelho de 1000W deixa de consumir 80 amperes para passar a consumir 40 amperes mas para isso já tem de ter 2 baterias ligadas em serie para obter os 24V logo o inversor tem de ser 24V/220V, o esquema é fácil: Painéis - regulador de carga - baterias - inversor - ligar ao quadro eléctrico - na falta da alternativa passar para a rede.
O meu consumo é de 205kw = 205000w

205000 / 30 (dias) = 6833.33w por dia

Aqui está certo, gasta 6833.33w em media por dia, mas você para consumir os 6833.33w é pelo dia todo, desde electrodomésticos, iluminação etc... o que dá um somatório de X, está resposta responde também a esta situação
Com o kit híbrido de 4 paneis e um gerador eólico terei uma produção de 2000W ou seja 1/3 do que eu uso, certo?

Agora respondendo a esta situação:
Então quer dizer que dos 43€ tiro os 13€ (de tretas deles) fico com um consumo de 30€ mês de luz se o que vou poupar é 1/3 quer dizer que 1/3 de 30€ = 10€ por mês esse é a minha suposta poupança?

Bem pela conta final algo deve estar mal pois estou a achar pouco se assim for quer dizer que 10€ mês * 12 mês = 120€/ano isso a dividir por 3000€ (investimento) = 25 anos até ter todo o investimento pago.

Se você usar o sistema moderadamente pode poupar quase a totalidade dos €30 e como... imagine você tem o vento bom e o sol que lhe dá +/- os 1000W, claro que isto é relativo, tem um frigorífico que consome 120W +/- , tem uma TV +/- 30W , eliminação 100W (lâmpadas incomunicas) mais uns aparelhos tipos boxs TDT, meo, despertadores, etc... que dá um total +/- de 500W isto quando está tudo a consumir ao mesmo tempo, sabe-se que o frigorífico trabalha de X em X tempo, agora vamos falar em fornos eléctricos de 2000W é claro que os 1000W dos painéis não chega e é ai que começa a requer um bom grupo de baterias, no caso de 2 = a 24V 100 amperes não dá para muito quando usa os 2000W e é ai que tem que aumentar a carga, 2 baterias de 100Ap cada ligadas em serie são sempre 100Ap então terá de fazer series de 2 a 2 logo ai 4 baterias já dá 200Ap e por ai fora.

Num investimento de €3000 a poupar €20 por mês leva +/- 13 anos amortizar o investimento.

@Brunozo peço desculpa pelo enorme texto que tem alguns erros ortográficos mas assim julgo que todos entendem.

Só um aparte, para por um sistema destes em casa aconselho um inversor de onda pura, são mais caros mas trabalham com tudo, os de onda modificada são funcionais mas para cargas resistivas, TVs CRTs, frigoríficos (alguns), porque quando mete equipamentos com electrotécnica mais delicada pode não ser muito bom para a durabilidade dos mesmos.

Outro aparte, para se ter um protejo destes deve-se ser moderado, como digo no texto acima, mas visto de uma forma geral aqui fica um texto que ajuda de uma forma global a entender os consumos:

O consumo de energia eléctrica é um factor fundamental no estudo de qualquer instalação.

Uma típica habitação portuguesa gasta diariamente 7 KWatts, dizem as estatísticas. Uma pessoa que viva sozinha consegue consumir apenas 1 KWatt sem grande esforço. Convido cada um a olhar para a sua factura da EDP. Claro que a leitura pode ser feita por estimativa, mas nesse caso, e para quem queira ser mais rigoroso, basta contabilizar os KWatts consumidos durante o período de uma semana. O contador mede e está sempre disponível para ser consultado. A média do consumo de uma semana dará o valor diário consumido naquela época do ano.

E quanto consumimos afinal diariamente? Que adianta ter lâmpadas de baixo consumo se a seguir ligamos o micoondas, fogão eléctrico ou grelhador? Qualquer destes equiamentos consume 1000 Watts ou mais. Poupar nas dezenas para continuar a gastar nos milhares nunca irá resolver o problema do consumo energético.

O consumo é proporcional ao tempo. Uma cafeteira com a potência de 1000 Watts, que aquece água em 5 minutos, gasta 85 Watts. Este é o consumo energético para aquecer a água. Uma lâmpada de 25 Watts, ligada durante 4 horas consome 100 Watts, ou seja, mais do que aquela cafeteira aparentemente gastadora. O tempo de utilização é implacável pelo que a sua moderação deve ser sempre procurada. Quem não se lembra de ter sido repreedido por deixar as luzes acessas ou a televisão ligada? É do senso comum ter a noção de que algo que está ligado mais tempo consumirá mais.

Ao projectar uma instalação há que ter em conta também a potência máxima que pode ser consumida em simultâneo. A instalação eléctrica, mas principalmente o equipamento inversor, têm de ser dimensionados para suportar esta "carga máxima". Nos sistemas e energia alternativa esta é uma limitação dado que os inversores a partir de uma certa potência são muito dispendiosos. Pensem da seginte forma: se eu tiver um inversor que aguenta 1000 Watts, que equipamentos posso ligar em simultâneo? Iluminação será certamente, mas, e os electrodomésticos de maior consumo? Esses provavelmente apenas um ou dois. Felizmente os inversores aguentam o dobro da potência nos picos ou arranque dos equipamentos.

Por fim vem o sistema de baterias acumuladoras. Estas devem ter capacidade para armazenar energia eléctrica suficiente para o consumo diário. Como o consumo não é constante e a produção de energia também não, o sistema de baterias acumuladoras deve ser sobredimensionado. Assim aumenta-se o grau de segurança para que não nos falte a energia eléctrica. Além disso, quanto menos intenso for o ciclo de descarga, mais tempo irá durar a bateria. Tudo tem o seu tempo de vida e as baterias são o elemento menos duradouro de todo o sitema.

A produção da energia eléctrica faz-se maioritariamente por sistemas fotovoltaicos. Esta produção deve ser complementada por um gerador eólico sempre que possível. Mais uma vez a sua capacidade está relacionada com o consumo da instalação. A produção fotovoltaica e/ou eólica deve conseguir repôr a decarga das baterias em cada ciclo diário.

Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

Resumindo:

Poupar Energia

Muito havia para dizer em relação a este tema. Poupar está na ordem do dia e deverá manter-se por muito tempo.

Os equipamentos de poupança de energia geralmente são mais caros. Há que avaliar a relação custo/benefício a médio e longo pazo. Vale a pena também entrar em linha de conta com a poupança do planeta e até certos valores de responsabilidade social. Gastar, energia eléctrica ou outras formas de energia, deve ser um acto cada vez mais ponderado, num mundo que sabemos ser finito e onde a escassez é uma realidade eminente.

A energia renovável, principalmente a fotovoltaica, é em Portugal uma realidade que nos poderá levar a uma vida mais auto-sustentável e ecológica.

Aquilo que para alguns começou (ou começará) por ser uma brincadeira, uma experiência ou mesmo um pequeno projecto, pode tornar-se algo sério e de resultados surpreendentes. A produção de energia eléctrica está mais acessível. Por outro lado existem presentemente equipamentos mais eficientes, vejam-se por exemplo os electrodomésticos classe A ou mesmo as lâmpadas de baixo consumo. A tecnologia LED vem definitivamente desempenhar um papel muito relevante no que toca a poupar energia eléctrica.

Estes dois factores, produção e consumo, são o novo paradigma com o qual temos de lidar e vencer. O factor humano e os seus hábitos de consumo têm de ser adaptados a um estilo de vida mais sustentável. Não são precisos grandes sacrifícios garanto-vos. É possível e está em ensaio em diversos locais.

Para terminar deixo-vos com uma reflexão... Quem não gostaria de mandar retirar o contador da EDP?

Autor do tópico
brunozo
Membro
Membro

Mensagem por brunozo »

Grande @Esteves foi realmente muito e muito produtivo ter lido toda a sua explicação por isso de extensa não tem nada e ainda para mais a reflexão que colocou é algo de se ler e re-ler, muito obrigado por ter partilhado connosco.

Pois em relação à produção de energia aproveitando o sol e/ou vento tudo começou pela conversa com um amigo que falou de uma forma tão fácil e prática e directa que parecia que era simples e dava milhões.

E na sua reflexão está lá o principal ou seja poupar com o que vamos produzir e gastar por outro lado sem nexo algum, ou seja poupar na iluminação e mais uns extras e depois ligamos o microondas para aquecer algo sem sentido ou sem necessidade.

E é aqui que fico a pensar pois somo um casal e para já a maior parte do tempo é fora de casa apenas estamos entre as 20h e as 23h em casa e a ver tv ou a fazer jantar ou seja quando existe mais actividade e consumo energetico, o resto do tempo normalmente não estamos em casa.
Do consumo que fazemos alem de frigorífico e arca congeladora , maquina de lavar e secar, tenho placa de indução 2 fornos eléctricos (claro que normalmente só trabalha 1 o mais pequeno) isso a juntar a 1 única televisão que usamos.

Tendo em conta que a produção de energia com um investimento de 3000€ daria para a iluminação e pouco mais e ficando os aparelhos de maior consumo fora desse sistema e como disse somos apenas duas pessoas e não temos luzes ligadas durante a noite a não ser onde estamos (sala) e com uma amortização de 13 anos do investimento inicial não sei se compensa (compensar compensa pois estamos a poupar o ambiente e ninguém sabe a escalada de preços para a luz nos próximos anos, então agora com a liberalização) se calhar é um problema nosso que queremos logo ver resultado imediatos mas por vezes temos de esperar por eles.

Se ainda desse com esse investimento conseguir pelo menos meter um sistema de aquecimento na casa que usasse apenas a energia produzida, mas ai o investimento teria de ser mais quando mais não seja nas baterias a comprar para aguentar com o sistema.

Bem acho que após tudo o que me ajudou a entender não sei se irei avançar para esse sistema, apesar de ter estado muito entusiasmado com todo isto.

PS -Entretanto ouvi falar em economizadores de energia até falei aqui num tópico sobre isso, o Sr Esteves que me diz disso? Banha da cobra de certo não?
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 83#p185583" onclick="window.open(this.href);return false;

Obrigado por todo o que me tem ajudado a entender neste mundo.

Obrigado

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Ufffa...grande literacia...
Realmente o Esteves é uma pessoa que toda a gente gostaria ter como amigo... pelo menos meu já é.
Já estivemos algumas vezes a inventar juntos formas de dar a volta a essa questaão da "poupança energética" e o sistema dele está realmente interessante.
Ando já algum tempo para abrir um tópico cá com o meu sistema que não é hibrido, só apenas fotovoltaico, um dia destes faço-o aparecer cá.
De qq forma é para dizer que actualmente tenho cerca de 1000w em paineis, 600Ah em baterias e um inversor de cerca de 1200w onda pura, e ainda um automato para gerir isso tudo.
Com isso consigo um abate de 35% nos gastos médios de energia, isto porque ainda não dei o passo seguinte que é adquirir um inversor igual ao do Esteves de 3000w, com isso conseguiria muito mais porque noto perfeitamente que depois das baterias estarem carregadas a energia é quase toda totalmente desperdiçada.

Em relação ao investimento é consideravel mas eu vejo isso de uma forma que é a seguinte:
quando se tem uns dinheiros para investir ou para gastar pode ser de muita forma, eu opto quase sempre pela eficiencia energetica, o dinheiro ira ser gasto de qq forma entao é essa a minha opção, é claro que o investimento daria para pagar energia durante muito tempo, mas também sabe bem ver as faturas seguintes virem com menos valor, e se o dinheiro como disse não fosse para aí iria ser gasto noutra coisa qualquer...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

@brunozo

Em relação ao investimento no seu caso talvez não justifique muito em relação a poupança, mas justifica sempre para o meio ambiente, nestas situações muitas das vezes o pessoal faz por carolice e não pelo facto que vai deixar de pagar a energia a operadora, até porque no seu caso só gasta de energia +/- €30 eu digo só porque eu gasto mais que o dobro +/- €70 isto só de energia sem as ditas tretas, porque o que encarece a energia é a potencia contratada e outras tretas e mais o IVA.
Agora para quem gosta do hobbie e tem alguns euros que foram fruto de algumas horas extras entre outros biscates e não vai ficar a "chorar" a falta dos euros dá para alimentar o hobbie, o que não quer dizer que não é rentável, é sempre rentável leva é alguns anos para ser rentabilizado quando o sistema é bem montado.

Agora a situação dos ditos economizadores de Energia, não vou falar sobre o assunto porque nunca fiz teste algum com os ditos, mas como diz o @g_card
a unica coisa que te posso dizer é que no site que mostras, na parte do teste antes e depois é uma banhada enorme.
eles dizem que é com 4 fluorescentes de 20W, logo isso a 220V da 0.363A, eles no teste medem 1.306A!

Pelo que tenho lido e que ouço falar é o que o @RJSC diz (((só têm vantagem se tivermos em casa aparelhos com factor de potência muito baixo, que não tenham já no interior os condensadores para o corrigir.))) e isso pode ajudar a baixar o consumo pelo facto da energia ser mais filtrada, mas nada parecido dos 30% que anunciam, e de hoje em dia a maior parte dos equipamentos eléctricos já estão rectificados, isto vai de encontro ao que eu disse no post Poupar Energia, podem ser equipamentos mais caros mas actualmente com a crise que está implantada pelo governo temos de ser muito cuidadosos na compra dos electrodomésticos.

A ideia de muita gente está errada quando dizem, há dei por um aparelho X euros e faz as mesmas vezes de um mais caro, a diferença de dinheiro dá para 1 ano de electricidade, ERRADO eu prefiro dar o dobro e ter um consumo para o resto da vida do equipamento mais baixo que muitas das vezes é metade, e é o dia dia que nos interessa é as contas que temos de pagar ao fim do mês, são essas que nós devemos reduzir.

É um tema que não tem fim, mas algo que já aqui foi dito ainda vai ter de ser aplicado, pelo menus na questão de poupança não só na energia mas em tudo, basta só olharem para esta foto AQUI que nem me atrevo a por a foto a vista para não assustar os recém nascidos podem ficar com algum trauma, o que vamos ter de sustentar por mais uns anos, enquanto estes não encherem os bolsos nós temos de ter cuidado.
E como diz o Barra da Costa eles que verguem a mola foram eles que fizeram a crise.

Link
Última edição por Esteves em sexta abr 06, 2012 10:03 pm, editado 2 vezes no total.

Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

Ó @pnunes não era preciso tanto, mas obrigado pela parte que me toca.

Ai está o que eu tentei dizer por outras palavras, mas acho que a forma que o @pnunes aplicou até encaixa melhor, muitas das vezes gasta-se dinheiro desnecessariamente.

Autor do tópico
brunozo
Membro
Membro

Mensagem por brunozo »

É com enorme orgulho e satisfação que posso dizer que me registei neste forum pois a amabilidade e a cortesia com que me ajudaram a perceber o que é a energia renovavel e quais as minhas necessidades foi algo que me enriqueceu.

Pois mais que dizer que sim ou não conseguiram dar-me uma cana de pesca e ensinar a pescar, obvio que ainda sou um mero aprendiz e que o conhecimento que adquiri não passa de uma pequena semente que só depende de mim para a fazer crescer.

Para tal sem duvida alguma que o @Esteves teve um papel importantissimo, para ele um muito muito obrigado por tudo, acredite que no fundo até gostaria de montar um sistema desses apenas e só para puder vir ao forum e pedir ajuda para aprender consigo muita e muita coisa, pois é uma excelente pessoa pronta para ajudar, mas infelizmente tendo em conta todo o que me ensinou este projecto não poderá avançar para já, mas assim que tiver uns € extras poderá ser um bom hoobie.

É engraçado que não tenho muito mais para dizer mas continuo com a sensação que deveria dizer mais e mais para elogiar a sua dedicação, mas prontos apenas acabo com
pnunes Escreveu:Realmente o Esteves é uma pessoa que toda a gente gostaria ter como amigo... pelo menos meu já é.
Muito muito obrigado por tudo muito muito obrigado

Um grande abraço

PS - o @pnunes tem toda a razão

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Ora nem mas todos temos a ganhar...

Obrigado a todos...

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
brunozo
Membro
Membro

Mensagem por brunozo »

Um amigo partilhou comigo e aproveito para partilhar com o pessoal

Wind Power Basics Energy Guide

http://pt.scribd.com/doc/89068670/Wind- ... ergy-Guide" onclick="window.open(this.href);return false;

Reanimate
Membro
Membro
Registado: terça abr 10, 2012 2:23 am

Mensagem por Reanimate »

Boas, fiz estas questões num outro tópico mas vou deixar aqui também porque acho que se enquadra devidamente no assunto e sempre pode ser que seja vista por mais pessoas para poder ajudar. Espero que não se importem.
Boas pessoal,

Tenho andado a preparar um projecto para um futuro próximo e gostaria de fazer algumas perguntas. Tenho ainda um contador antigo de roda e estou a pensar iniciar a construção de um gerador eólico, para já de pouca potencia, depois uma experiência com uns ímanes de HD que tenho mais ou menos garantidos e finalmente um gerador axial com capacidade para 1KW com ímanes de neodimio N50.

A minha questão tem a ver com o banco de baterias, uma das opções é rectificar a corrente para DC e regular para 12V de forma a carregar um banco de bateria de 12V. Mas todas as "ferramentas" ou sistemas de iluminação funcionam a 220V AC que é o que obtemos da rede correcto????

Ora posto isto vai ser sempre necessário um grid tie inverter nem que seja para ligar na outra ponta uma extensão para o que for necessário?? TV, luzes, frigorífico, etc??

Agora depois de ler esta secção sobre o grid tie inverter fiquei sem perceber se posso simplesmente ignorar o banco de baterias e ligar o grid tie invertor directamente na tomada. Li que em relação aos novos contadores digitais que não é certo se é possível sem que haja consequências mas... e nos antigos???

Já agora aproveito para expor uma situação, imaginem que eu tenho já um gerador eólico de fluxo axial com capacidade para gerar 1000W e que por sua vez esta ligado a um banco de baterias 12V. Posso comprar qualquer grid tie inverter e ligar ao banco de baterias desde que venha preparado para um inpunt inferior a 12V independente da potencia? Digamos 300W.

Abraço e obrigado.

Hugo RSF
Membro
Membro
Registado: domingo mai 25, 2008 1:29 pm

Mensagem por Hugo RSF »

Aproveitando este tópico, tenho algumas duvidas que gostava de ver respondidas:

1 - a turbina referida no 1º post é assim tão má ou vendo o custo/rendimento até poderá ser uma boa opção para quem quer começar a "brincar" com isto da energia eólica? Relembro que custa cerca de 300€...

2 - Se bem percebo (e percebo muito pouco ainda) para ter um sistema destes é necessário: turbinna --> controlador --> baterias --> inversor, certo?
Quanto poderia +/- custar o controlador, as baterias e o inversor para esta turbina?

3 - Há alguma forma de comutar automaticamente entre baterias e rede eletrica, que seja legal?

4 - Se o que formos alimentar for a 12V (leds, bombas, eletrovalvulas, etc...) e a turbina também for de 12V, podemos dispensar o uso do inversor?

Obrigado desde já pela ajuda!

fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Mensagem por fpereirainventor »

1 - a turbina referida no 1º post é assim tão má ou vendo o custo/rendimento até poderá ser uma boa opção para quem quer começar a "brincar" com isto da energia eólica? Relembro que custa cerca de 300€...
250,00 custou só o gerador à 3 anos, posso vendê-lo por 150,00 se quiser, mas infelizmente duvido muito dos resultados apresentados pela futurenergy, mesmo com o rotor com 5 pás deles, muito menos de um rotor manufaturado.

Prende muito e precisa de muita rotação.

Deve ficar-se por resultados reais a 6 ou mais vezes inferiores, infelizmente parece que quase todos os micro-aerogeradores sob-valorizam a potencia várias vezes. Não sei se acontecerá também com os foto-voltaicos, mas receio bem que sim.

Cumprimentos.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”