Boas a todos,
Bem eu sou novo por aqui e apesar do meu interesse nas energias renováveis há já alguns anos só agora consegui juntar uma serie de factores para construir o meu primeiro gerador eólico. Sou estudante de Eng. Mecânica mas as poucas cadeiras de electrónica que tenho despertaram a vontade de iniciar um projecto deste tipo e tenho algumas perguntas para fazer.
Em primeiro lugar queria uma ajuda em relação aos motores: Tenho 4 motores disponíveis onde dois são de passo de uma HP antiga, (um ligeiramente maior e mais potente que o outro), e os outros dois são uns motores que retirei de umas "trotinetes" antigas alimentados por baterias de 24V mas que infelizmente não sei as características.
Visto este ser o meu primeiro projecto sei que devo começar por baixo e ter uma meta acessível para os meus meios e conhecimentos, como tal queria que me confirmassem se possível que potencia posso retirar do motor de passo da impressora com ventos moderados com ou sem relação de 5:1. Isto de forma muito abstracta claro. (75V?).
Em segundo lugar vem a pergunta que mais li neste fórum e que vai depender muito do resultado da primeira: Será que consigo gerar 13.8V, 14V para carregar uma bateria de 12V de forma a ligar depois á bateria um sistema de iluminação simples?
Em terceiro lugar tem a ver com a forma e material para fazer as pás, não tenho bem a certeza de qual será a forma mais aerodinâmica para as fazer nem o material mais adequado. (fibra de vidro é provavelmente a melhor opção mas vamos manter isto no custo zero se possível e sem moldes, é o primeiro). (PVC?).
Quarta e ultima questão é para mim a mais complicada, regulador de tenção. Tenho alguns conhecimentos básicos, sei que é necessário para todos os cenários, estava a pensar por exemplo em duas pontes de diodos com condensador de 550uf a 55V ou 35V não sei. Isto a nível teórico, na pratica... posso dizer que não faço ideia de como se transmite para um PCB ou mesmo se será necessário uma?! E os componentes? Onde posso arranjar a listagem e comprar? Qual o valor?
PS: Estou sem breadboard e sem multímetro para já.
PS2: Não faço perguntas sobre os motores DC pois para queria deixa-los de lado e depois vou ter o multímetro para fazer as medições mas se quiserem dar alguns dados de alguém que tenha usado ou se são bons ou não agradeço
Para finalizar, fotos pff, ajuda-me bastante.
Abraço
1º Gerador Eolico
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça abr 10, 2012 2:23 am
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Re: 1º Gerador Eolico
Bolas! Muitas perguntas...
Passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
-
Autor do tópico - Membro
Algumas sim mas que se despacham numa linha 

-
Autor do tópico - Membro
Bem podem esquecer as outras perguntas e ajudarem com o regulador de tensão? Tenho o motor passo a passo que se não me engano é AC logo preciso de duas pontes de diodos. Depois preciso de 3 condensadores de 550uF a 35V e um regulador de tensão que para ser ideia era o LM7812 mas sem que me digam o que posso esperar não sei se vou ter 12V.
O objectivo é carregar uma bateria, 12V ideal se não for possível então outras qualquer.
Era bom também desviar a carga da bateria quando carregada e ter 1 led de aviso.
Alguém me ajuda a juntar isto tudo num circuito sff??
Agradecia.
O objectivo é carregar uma bateria, 12V ideal se não for possível então outras qualquer.
Era bom também desviar a carga da bateria quando carregada e ter 1 led de aviso.
Alguém me ajuda a juntar isto tudo num circuito sff??
Agradecia.
-
Autor do tópico - Membro
Bem... visto que ninguém se disponibiliza para dar uma ajuda eu vou deixar aqui a minha parte já feita. Isto para que alguém com mais duvidas que eu possa pelo menos ter uma ideia de como começar um gerador eólico sem maquina de soldar e sem usar madeira ou arames, etc. Tubo galvanizado, uns quantos parafusos, anilhas e respectivas porcas, umas peças e veios de um HP antiga e alguma imaginação.
Ainda não esta terminado pois na fotografia esta apenas montado para fazer o teste de corrente com o ratio de 5:1. Vai ficar montado dentro de uma caixa de alumínio com vedantes e a estrutura no futuro e era ser soldada nos locais críticos ou sujeitos a maior esforço apesar de ser mais por motivo estético que estrutural.
Falta então a tal ajuda para fazer o regulador de tensão, o desvio das baterias quando carregadas etc. Nos primeiros testes que fiz e com esta relação de 5:1 estou a obter 27V a media rotação, (não sei ao certo as RPM).

Ainda não esta terminado pois na fotografia esta apenas montado para fazer o teste de corrente com o ratio de 5:1. Vai ficar montado dentro de uma caixa de alumínio com vedantes e a estrutura no futuro e era ser soldada nos locais críticos ou sujeitos a maior esforço apesar de ser mais por motivo estético que estrutural.
Falta então a tal ajuda para fazer o regulador de tensão, o desvio das baterias quando carregadas etc. Nos primeiros testes que fiz e com esta relação de 5:1 estou a obter 27V a media rotação, (não sei ao certo as RPM).

-
Autor do tópico - Membro

Não sei se vai resultar mas pronto. Se conseguir na próxima semana mostro o resultado final ou pelo menos um "adiantamento".