Boas a todos,
Bem eu sou novo por aqui e apesar do meu interesse nas energias renováveis há já alguns anos só agora consegui juntar uma serie de factores para construir o meu primeiro gerador eólico. Sou estudante de Eng. Mecânica mas as poucas cadeiras de electrónica que tenho despertaram a vontade de iniciar um projecto deste tipo e tenho algumas perguntas para fazer.
Em primeiro lugar queria uma ajuda em relação aos motores: Tenho 4 motores disponíveis onde dois são de passo de uma HP antiga, (um ligeiramente maior e mais potente que o outro), e os outros dois são uns motores que retirei de umas "trotinetes" antigas alimentados por baterias de 24V mas que infelizmente não sei as características.
Visto este ser o meu primeiro projecto sei que devo começar por baixo e ter uma meta acessível para os meus meios e conhecimentos, como tal queria que me confirmassem se possível que potencia posso retirar do motor de passo da impressora com ventos moderados com ou sem relação de 5:1. Isto de forma muito abstracta claro. (75V?).
Em segundo lugar vem a pergunta que mais li neste fórum e que vai depender muito do resultado da primeira: Será que consigo gerar 13.8V, 14V para carregar uma bateria de 12V de forma a ligar depois á bateria um sistema de iluminação simples?
Em terceiro lugar tem a ver com a forma e material para fazer as pás, não tenho bem a certeza de qual será a forma mais aerodinâmica para as fazer nem o material mais adequado. (fibra de vidro é provavelmente a melhor opção mas vamos manter isto no custo zero se possível e sem moldes, é o primeiro). (PVC?).