Boas a todos,
Bem eu estive a pesquisar e a entrar em contacto com algumas pessoas/empresas para saber valores, dimensões, etc e deparei-me com um "problema" que gostava que me ajudassem a resolver, ou pelo menos gostaria de ouvir diferentes opiniões sobre o assunto.
Em resumo tem a ver com a magnetização e a forma do imane. Serão os ímanes de arco circular melhores por se adaptarem melhor ao formato das bobines do que os ímanes rectangulares? Vale a diferença de valor de uns para os outros tendo em conta que os de arco circular são um pouco mas caros? Ou visto que a magnetização dos ímanes de arco circulares é mais fraca, mesmo que se adaptem melhor não estaria a perder?
Do que sei de magnetismo não vejo uma razão para os de arco circular serem melhores para este tipo de gerador a não ser estética. Desde que as bobines passem no local exacto parece-me funcionar de igual forma tanto com uns como com outros mas não sei.
Os ímanes em questão são os seguintes:
50 x 15 x 15 mm, magnetização N48
arco circular ou cunha de 50 x 40 x 20 x 12,7 mm, magnetização N42
Quais os melhores?????
Abraço
Osvaldo Sousa
Os imanes mais indicados
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça abr 10, 2012 2:23 am
-
- Membro Silver
- Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm
Re: Os imanes mais indicados
Boas.
Tenho vindo a construir um gerador que utiliza imãs de arco circular com dimensões muito idênticas, embora estejam separados.
Não tenho resposta, apenas partilho tb da mesma curiosidade.
E, tb gostava de saber se os imãs “colados” uns aos outros sul, norte, sul, norte produz mais, ou menos, com eles intercalados.
Nos meus testes comprovei um “mito”, os geradores com dois discos (axial) aumenta a potência em cerca de 10%, não se justificando o investimento e o trabalho.
Cumprimentos.
F.P.
Tenho vindo a construir um gerador que utiliza imãs de arco circular com dimensões muito idênticas, embora estejam separados.
Não tenho resposta, apenas partilho tb da mesma curiosidade.
E, tb gostava de saber se os imãs “colados” uns aos outros sul, norte, sul, norte produz mais, ou menos, com eles intercalados.
Nos meus testes comprovei um “mito”, os geradores com dois discos (axial) aumenta a potência em cerca de 10%, não se justificando o investimento e o trabalho.
Cumprimentos.
F.P.