Vamos reduzir a factura da EDP

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Vamos reduzir a factura da EDP

Mensagem por Esteves »

Caros amigos e amigas,

Hoje recebi um email daqueles que é habitual pedirem para passarmos aos nossos contactos. Como este assunto nos interessa a todos, desta vez decidi por aqui no fórum, mas com uma resposta à pergunta que é colocada no texto original abaixo apresentado.

A resposta é esta:
Eu tenho a certeza que, pelo menos para alguns de nós, há uma forma de dizer basta. A solução é instalar um sistema autónomo de produção de energia com baixos custos, o que aqui no fórum não falta são ideias e formas de combater estas situações.

Segue o texto e quadro recebidos:

“Reparem numa das várias formas de nos fazerem pagar impostos altíssimos.

Só na factura da electricidade se vê o desequilíbrio entre o real gasto e os impostos aduzidos. E isto repete-se todos os meses e anos da nossa vida.

Temos pago os salários milionários, os desvios e a corrupção que enriquece uns poucos.

Será que não haverá uma forma de dizer, BASTA? “

Fatura da EDP ... pasmem !!!

POR ACASO SABEM QUAL FOI VERDADEIRAMENTE O CONSUMO DE ELECTRICIDADE NUMA FACTURA EM QUE PAGAM DE 116,00 € ?! VEJAM A DESCRIMINAÇÃO NO QUADRO ABAIXO … E PASMEM !
Imagem
- 3% são a harmonização tarifaria para os Açores e Madeira, ou seja, é um esforço que o país (TODOS NÓS) fazemos pela insularidade, dos madeirenses e açorianos, para que estes tenham electricidade mais barata. Isto é, NÓS já pagamos durante 2011, 75 M€ para aqueles ilhéus terem a electricidade mais barata !!!

- 10% para rendas aos Municípios e Autarquias. Mas que m... vem a ser esta renda? Eu explico: a EDP (TODOS NÓS) pagamos aos Municípios e Autarquias uma renda sobre os terrenos, por onde passam os cabos de alta tensão. Isto é, TODOS NÓS, já pagamos durante 2011, 250 M€ aos Municípios e Autarquias por aquela renda.

- 30% para compensação aos operadores. Ou seja, TODOS NÓS, já pagamos em 2011, 750 M€ para a EDP, Tejo Energia e Turbo Gás.

- 50% para o investimento nas energias renováveis. Aqueles incentivos que o Sócrates deu para o investimento nas energias renováveis e que depois era descontado no IRS, também o pagamos. Ou seja, mais uns 1.250 M€.

- 7% de outros custos incluídos na tarifa, ou sejam 175 M€. Que custos são estes? São Custos de funcionamento da Autoridade da Concorrência, custos de funcionamento da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Eléctricos), planos de promoção do Desempenho Ambiental da responsabilidade da ESE e planos de promoção e eficiência no consumo, também da responsabilidade da ERSE.

Estão esclarecidos? Isto é uma vergonha. NÓS TODOS pagamos tudo !

Pagamos para os açorianos e madeirenses terem electricidade mais barata, pagamos aos Municípios e Autarquias, para além de IMI's, IRS's, IVA's em tudo que compramos e outras taxas... somos sugados, chupados, dissecados...

Aproveito para enviar cumprimentos a todos e votos de esperança num Portugal mais livre puro e justo.

Esteves
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Re: Vamos reduzir a factura da EDP

Mensagem por hmma »

Como se isso não bastasse, ao usar um contador na casa e outro na garagem, caso o consumo seja superior a 400kW/ano temos de pagar a Taxa de Audiovisuais em ambos os contadores !!

É um verdadeiro abuso !!!
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Qual é a veracidade e fiabilidade dessa tabela? Estou a achar demasiado surreal. Parece-me que isso é a gozar... Já para não dizer que os valores de % estão muito mal explicados e não têm a mesma aplicação em todas as linhas... Podia dizer que isso era "gente de letras a fazer contas", mas também tem erros de português...

:lol:
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Mensagem por srecologico »

acho imensa piada a essas taxas. principalmente essa taxa do audiovisual. afinal a rtp memoria e a rtp noticias entre outros canais nao estão disponiveis em sinal aberto. mesmo assim tenho de pagar por eles?

entre muitas outras incongruencias

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Não só pagar, como pagar a dobrar, que é o que me está a acontecer agora... como o carregamento da scooter elétrica na garagem fez aumentar o consumo daquele contador, comecei a pagar a taxa a dobrar.

Isto porque houve uns inteligentes no governo que alteraram a lei para passar a cobrar em todo e qualquer contador existente, seja de habitação, garagem ou até de uma bomba de água do jardim :(

Parece-me que é mais um obstáculo que teremos de ultrapassar para fazer vingar os Veículos Elétricos (esta taxação em excesso) !! No entanto temo que muito brevemente os nossos brilhantes governantes comecem a transferir as chorudas taxas que ganham sobre os combustíveis para outras áreas...

srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Mensagem por srecologico »

Isto remete-nos para outras questões. Os combustiveis já têm taxas superiores a 50% mas a electricidade é capaz de ter ainda mais.

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Eu sou da Madeira e tambem não concordo que vós no continente tenham de pagar essa taxa ....
A factura devia ser feita de maneira a cobrar só o que consumiam , e pouco mais . Quanto ao resto das taxas vão buscar aos impostos que ja os pagamos bastante....
Eu não fazia ideia dessa taxa em relação a Madeira e os Acores .....
Live long and prosper!

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

E vocês a comentarem isto como se fosse verídico... Podem espreitar a vossa factura e dizer quais as semelhanças com o que está ali em cima, sff?

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

A minha fatura de março de 2012, referente a 2 meses, é esta:
Fatura1203.jpg
Fatura1203.jpg (33.82 KiB) Visto 7366 vezes
E não admirem de pagarem para renováveis, pois os da microgeração não investiriam se não desse lucro. Quem lhes paga a taxa de bonificação (fornecimento à EDP)? É a EDP ou são os consumidores? Não serão os que não têm micro que estão a pagar?
Mesmo assim o fornecimento das eólicas e renováveis ultrapassa os 40%
Fatura1203A.jpg
Fatura1203A.jpg (36.77 KiB) Visto 7366 vezes

Feitas as contas, é assim:
Consumo de 2 meses:
Consumo EDP 20,46
Potência contratada 10,67
Taxa exploração 0.44
Imposto especial 0,33
Soma: 31,90
IVA 7,26
Audio visual 4,42
TOTAL 43,58
Nada do que consta na fatura condiz com o enunciado neste tópico.

Quais os fundamentos apresentados neste tópico?
Qual a veracidade desse panfleto?
Apresentem dados e provas, nada de insinuações!

Se não apresentarem provas, este tópico deve ser retirado por não condizer com a realidade e poder ser dado como difamação ( e é o fórum e os autores os acusados)
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Ora cá está uma factura real a desmentir o conteúdo do primeiro post. Obrigado mauri. A minha factura é parecida com a tua, mas um pouco mais confusa por causa do bi-horário e com um gasto superior :-(... Acredito que o Esteves e todos os outros que aqui comentaram não tiveram intenção maliciosa, mas não devemos acreditar em muita coisa que nos chega por email... Aqui se encontra o único ponto onde não concordo com o mauri (e até acho salutar que tenhamos pontos de vista diferentes), pois acho que este tópico devia ficar bem visível de forma a esclarecer quem inocentemente se vê enganado por boatos e procura um local onde esclarecê-los.

Há realmente taxas e impostos na nossa factura da luz. Pode-se discutir a sua legitimidade (até há um caso que foi aqui referido pelo próprio onde se vê que é injusta essa cobrança), pode-se discutir a sua razão de ser, pode-se discutir a sua aplicação, etc. etc., mas não se pode exagerar nos valores de forma a parecer algo que não é, reforçando um ponto de vista com uma mentira.

Esta é a minha opinião. Sintam-se livres de a debater. Espero não ter sido incorrecto na exposição desta opinião e peço desculpa se for o caso.

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Sinceramente também nunca, em nenhuma fatura, vi essas taxas descriminadas, a não ser que se encontrem "diluidas" no preço do kWh e sejam pagas depois pela EDP...

A minha "luta" é apenas com a aplicação injusta da Taxa de Audiovisuais... taxa já per-si discutível, e ainda mais na sua dupla (ou multipla) tributação.

Por falar em tributação - aplicar IVA por cima de taxas é o quê??

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

hmma Escreveu: A minha "luta" é apenas com a aplicação injusta da Taxa de Audiovisuais... taxa já per-si discutível, e ainda mais na sua dupla (ou multipla) tributação.
Mas não é esse o assunto tratado no tópico.
Até nesse ponto, o tópico é enganador.
Cita Taxa de RDP e RTP €6,80 e 7% ( dá a atender que é mensal)

Na fatura consta 6% s/ €4,50 o que dá €4,77 por 2 meses o que
mensal é €2,38 já com IVA incluído.
hmma Escreveu: Por falar em tributação - aplicar IVA por cima de taxas é o quê??
No valor do consumo não é IVA sobre taxa. Vejamos: valor mais potência contratada €31,13. O Iva de 23% dá €7,26.
O Iva sobre a taxa aplicado é 6% s/ €4,50 o que dá €0,27 (2 meses), sendo mensal €0,12.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Certo, mas está a ser aplicado IVA (imposto sobre o consumo, mesmo sendo o escalão mais baixo) sobre uma taxa obrigatória (outro imposto) - logo parece-me ser dupla tributação :P

Tal como o novo Imposto Especial de Consumo de Electricidade também é acrescentado com 23% de IVA...

Já agora, aqui fica mais informação sobre esta nova taxa - Novo imposto na fatura da eletricidade (@DECO.Proteste)

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Na fatura que o Mauri publicou falta o mais importante que é o seguinte:
* O valor indicado inclui os encargos relativos ao Acesso às Redes no valor de € 14,20 (Valor independente do comercializador).
Os custos de interesse económico geral (CIEG) incluídos no Acesso às Redes correspondem a € 6,00
Os valores indicados não incluem IVA.
Os valores sao referentes a uma fatura total de 35€.

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Mensagem por Esteves »

Boas,

Não quis com este tópico de forma alguma induzir as pessoas em erro, como eu disse logo no principio do tópico (((Hoje recebi um email daqueles que é habitual pedirem para passarmos aos nossos contactos)))

Confesso que não analisei como deve ser as cotas feitas no mesmo, mas como não é fácil entender muitas das habilidades que a EDP faz dai eu ter postado o conteúdo.

Peço desculpa por estar a induzir as pessoas em erro.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

Não temos centrais nucleares como a Espanha que poderia ter a energia mais barata, mas se compararmos os seus preços são:
Espanha € 0,2154
Portugal € 0,1925
- Preço do utilizador final, inclui todos os impostos.
- Valor é em euro (€) por kiloWatthour (kWh).
fonte: http://translate.google.pt/translate?hl ... energy.eu/

Embora o nível de vida em Espanha seja melhor que o nosso, mas é só para alguns, porque o desemprego é cerca de 25% da população ativa e para esses a vida não é muito famosa.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

Na semana passada num programa da TV esteve o Francisco Camilo a explicar os impostos ocultos numa factura da EDP , e a explicação é mais ou menos igual á do inicio deste post, não me lembro é dos valores , mas as taxas são estas.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

tavares Escreveu:Na semana passada num programa da TV esteve o Francisco Camilo a explicar os impostos ocultos numa factura da EDP , e a explicação é mais ou menos igual á do inicio deste post, não me lembro é dos valores , mas as taxas são estas.
Impostos escondidos?
Todos nós sabemos que agora o preço é liberalizado ou seja há concorrência. Pode-se escolher a fornecedora. Há muito se falou porque não ir para a fornecedora espanhola? Acontece que o preço em Espanha que tem central nuclear tem a eletricidade mais cara que em Portugal.

Este tópico é a cópia do inserido neste fórum
http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=10792 e em 9/2/2012 muito antes de ser publicado aqui.

O Francisco Camilo é do PS e se isto está mal, ele enquanto governo nada disse...
Vejam que as barragens estiveram quase vazias durante o inverno e mesmo assim não houve um aumento tão grande na eletricidade. Para ter eletricidade limpa investe-se em eólicas e renováveis que na fatura apresentada são mais de 40% do total abastecido...
O que vem na fatura é o custo do KW e isso engloba todas as despesas e investimentos feitos, como em qualquer artigo colocado no mercado.
Nós todos pagamos na fatura (com certeza) o investimento feito em barragens, eólicas ou micro geração (chegou-se a pagar €0,63/KW!), quem pagava era o zé povinho e isso claro que vem na fatura: são investimentos!
Quando o Governo não tiver dinheiro e cobrar taxas ou impostos a todos os que têm micros quer seja para consumos próprio ou para a rede ou a quem tiver motas ou carros elétricos e fizeram como faziam a quem tinha o gasóleo mais barato, imposto sobre quem tiver esses bens a igualar aos dos gases poluentes... já pensaram nisso! Pode fazer isso para sobrevivência do próprio Estado...
O Governo tem o queijo e a faca: reparte como bem entende...
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

ola
a verdadeira tabela dos impostos do factura da luz esta aqui
http://www.youtube.com/watch?v=C2HIsMbKyhU
e o vencedor com 45% é ...
ao minuto 08:30
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Ora nem mais.... boa Sérgio...

Sent by Motorola Defy+
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder