mini-produção 10kW/12,96kW
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quarta jun 23, 2010 11:46 am
mini-produção 10kW/12,96kW
Bom dia,
quero instalar na minha empresa fotovoltaico.
Tenho um telhado bastante grande, ainda vou medir mas devo ter uns 150m2 se considerar metade do telhado.
Como a micro-produção para 2012 não está disponível e eu quero produzir mais que 3,68 decidi ir para a mini-produção.
No entanto ainda não decidi se :
- faço preço na mão.
- se compro o material e contracto só a instalação.
- se compro e instalo e depois pago a alguém para fazer vistoria e assinar.
Ate agora pedi 2 orçamentos e fiz umas contas grosseiras.
Conclusões até agora:
- os preços paracem-me altos 19 e 20 mil. O de 20 mil é da EDP.
- o preço por kW em 25 anos deve ficar mais baixo que 0s 01393 que pago actualmente
- como me compram a 0,215€ o sistema deve-se pagar em 6/7 anos
Se quiserem ver as minhas contas aqui estão:
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... FNjYVBhOWc
Sugestões e Comentários são bem vindos,
Pedro
Tenho um telhado bastante grande, ainda vou medir mas devo ter uns 150m2 se considerar metade do telhado.
Como a micro-produção para 2012 não está disponível e eu quero produzir mais que 3,68 decidi ir para a mini-produção.
- faço preço na mão.
Conclusões até agora:
- o preço por kW em 25 anos deve ficar mais baixo que 0s 01393 que pago actualmente
Pedro
Moto: Kauai (Kona) Electrico 64kwh
Diario de Bordo: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 07&t=21280
-
Re: mini-produção 10kW/12,96kW
Tenho alguma perguntas:
- costuma-se fazer seguro para os paneis ?
- na mini-produção é exigido
1. potencia de ligação até 50% da contratada
2. energia consumida >= 50% da produzida
o que acontece se daqui a 10 anos eu passar a consumir muito menos e deixar
de se verificar este facto ?
Actualmente consumo 17,2 MWh (o que me permitiria produzir 34MWh)
Se for para a produção de 12,96kW, prevejo uma produção de 18MWh o que me dá uma folga de
quase 50%, mas nunca se sabe o que se vai passar dentro de 10 anos.
- que painel / quantidade /inversor me aconselham ?
eu estou decidido a ir para a produção de 12,96kW a não ser que me dêem razão para escolher outra.
- porque é que é permitido uma potencia Instalada (12,96kW) superior à potencia de ligação (10kW) ?
isto só é viável porque os inversores aguentam mais que a potencia (maximum AC power output) para a qual
estão fabricados, correcto ?
Obrigado,
Pedro
Se for para a produção de 12,96kW, prevejo uma produção de 18MWh o que me dá uma folga de
quase 50%, mas nunca se sabe o que se vai passar dentro de 10 anos.
- que painel / quantidade /inversor me aconselham ?
eu estou decidido a ir para a produção de 12,96kW a não ser que me dêem razão para escolher outra.
- porque é que é permitido uma potencia Instalada (12,96kW) superior à potencia de ligação (10kW) ?
isto só é viável porque os inversores aguentam mais que a potencia (maximum AC power output) para a qual
estão fabricados, correcto ?
Obrigado,
Pedro
-
- Membro Gold
- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
pneves Escreveu:Tenho alguma perguntas:
..............................
Obrigado,
Pedro

Pelo que interpreto do "normativo", em relação ao sublinhado, apenas poderá produzir 50 % do consumo, ou seja cerca de +/-8 MWh. Mas é o que eu interpreto...
Mas mesmo nesse caso, sempre que minimamente viável, nas "contas" claro, será uma das formas de colaborar no sentido de um "equilíbrio energético!"

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
-
Boas BomdadeSuaBondadeSua Escreveu:pneves Escreveu:Tenho alguma perguntas:
2. energia consumida >= 50% da produzida![]()
Pelo que interpreto do "normativo", em relação ao sublinhado, apenas poderá produzir 50 % do consumo, ou seja cerca de +/-8 MWh. Mas é o que eu interpreto...
BondadeSua
Não é isso que vi na lei.
O que vi é que posso produzir o dobro (200%) do que consumo. (ou consumir 50% do que produzo).
A potência de ligação é que só pode ter 50% da potência contratada.
Obrigado pela conferencia das contas. Espero não ter cometido nenhum erro grosseiro.
Código: Selecionar todos
DecLei 34/2011
c) A potência de ligação da unidade de miniprodução
não seja superior a 50 % da potência contratada no contrato
referido na alínea a);
d) A energia consumida na instalação de utilização seja
igual ou superior a 50 % da energia produzida pela unidade
de miniprodução, sendo tomada por referência a relação
entre a energia produzida e consumida no ano anterior, no
caso de instalações em funcionamento há mais de um ano,
e a relação entre a previsão anual de produção e de consumo de energia, para as instalações que tenham entrado
em funcionamento há menos de um ano.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

sim parece que estava a ver só no lado da potência de ligação....

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm
Elaborei um trabalho à pouco tempo sobre a energia fotovoltaica e aqui fica uma breve explicação sobre a MiniGeração....
MINIGERAÇÃO
PRINCIPAIS REQUISITOS:
Dispor de uma instalação de utilização e respectivo contrato de compra de electricidade;
A potência de ligação da unidade de minigeração não poderá superar 50% da potência contratada no local de consumo;
A energia consumida na instalação de utilização terá de ser igual ou superior a 50% face à energia produzida através da unidade de minigeração;
Obrigatoriedade de efectuar uma auditoria energética no local de utilização e implementar as medidas de eficiência energética.
O produtor poderá vender energia à rede através de dois regimes remuneratórios: regime geral e regime bonificado .
REGIME GERAL:
A instalação de produção de electricidade deve ter uma potência de ligação à rede igual ou inferior a 250 kW.
A tarifa de venda de energia à EDP é igual ao valor de compra.
REGIME BONIFICADO:
São efectuados contractos de venda de energia a 15 anos, com tarifa fixa de 0,215€/KW. Após os 15 anos, a energia continua a ser vendida à tarifa não bonificada;
Durante os 15 anos a Potência a instalar não pode ultrapassar 50% da Potência Contratada (consumo) e pelo menos metade dessa energia tem de ser consumida no local.
Cmps
MINIGERAÇÃO
PRINCIPAIS REQUISITOS:
Dispor de uma instalação de utilização e respectivo contrato de compra de electricidade;
A potência de ligação da unidade de minigeração não poderá superar 50% da potência contratada no local de consumo;
A energia consumida na instalação de utilização terá de ser igual ou superior a 50% face à energia produzida através da unidade de minigeração;
Obrigatoriedade de efectuar uma auditoria energética no local de utilização e implementar as medidas de eficiência energética.
O produtor poderá vender energia à rede através de dois regimes remuneratórios: regime geral e regime bonificado .
REGIME GERAL:
A instalação de produção de electricidade deve ter uma potência de ligação à rede igual ou inferior a 250 kW.
A tarifa de venda de energia à EDP é igual ao valor de compra.
REGIME BONIFICADO:
São efectuados contractos de venda de energia a 15 anos, com tarifa fixa de 0,215€/KW. Após os 15 anos, a energia continua a ser vendida à tarifa não bonificada;
Durante os 15 anos a Potência a instalar não pode ultrapassar 50% da Potência Contratada (consumo) e pelo menos metade dessa energia tem de ser consumida no local.
Cmps
-
Boas,
ando a fazer contas e tenho muitas duvidas :
Pedro
ando a fazer contas e tenho muitas duvidas :
- se eu tiver a certeza que vou instalar nos próximos 4 meses , posso já realizar
a inscrição no site das Renovaveisnahora e pagar a taxa de registo (500€) ?
Alguém já fez isto ? É fácil ? Preciso de dar detalhes do projecto ?
Tenho de ter a auditoria energética feita, antes de fazer o pedido ?
.
- que inversor
em principio vou para o SMA SUNNY TRIPOWER STP 10000TL
que é o que esta nas soluções da EDP para a potencia de 12,96kW
http://www.sma-america.com/en_US/produc ... 000tl.html
Como é que um Inversor de 10,2kW aguenta com os 12,96kW dos paneis ?
. - que paneis escolher ?
CANADIAN SOLAR CS6X-P 280-300 - Power (Wp) 285 45 paneis
CANADIAN SOLAR CS6X-M 285-300 - Power (Wp) 285 45 paneis
TRINA SOLAR TSM PC05-40 215-245 - Power (Wp) 240 - 54 paneis
LDK SOLAR 270P-290P-24 - Power (Wp) 270 - 48 paneis
Estou inclinado a comprar os CANADIAN SOLAR, pois têm o melhor preço/Watt
Além disso têm mais potência por painel, tendo assim que instalar menos paineis.
. - Como são ligados os paneis:
o SMA 10000TL diz
Number of MPP trackers / strings per MPP tracker: "2 / A: 4, B: 1" A=22A B=11A
Por exemplo para ligar 45 paneis de 285W(Tensão Nominal 36.1V , Corrente Nominal: 7.89A ), poderia fazer :
-3 series de 15 paneis
-Cada serie Teria : (15x36.1V= 541.5V) e 7.89A
-2 Series ligadas a A1 e A2
-1 Serie ligada a B
Isto esta correcto ??
.
Pedro
-
Obrigado CupMH
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
O meu inversor injecta no máximo 3.8kWh na rede, mas posso meter até 4.3kW (ou 4.4kW) de painéis... São coisas diferentes...
.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm
Não te esqueças que existem sempre perdas(temperatura, cabos, inversor,entre outros) e que os módulos vão sempre debitar menos W do que vem de fábrica...
No caso de aguentar, penso que aguenta sempre e que a potencia do campo gerador não é muito relevante, pois o que pode acontecer é que vai haver dias em que o gerador fotovoltaico produz mais do que o que é reconhecido e injetado pelo inversor, mas vai haver dias em que te vai compensar pois não consegue atingir o máx. instalado! Logo é preferível ter mais potência e assim conseguir compensar em dias e horas mais fracas de produção!
Se estiver errado alguém que corrija e ajude, pois penso que seja assim e não posso afirmar com certeza....
Em relação às séries penso que estão bem calculadas e pode ser de 15 módulos, pois o Max. DC-voltage é 700 V e como tens 541V não tem problema.
Como o inversor tem ligação para duas strings, fazes 2 séries de 15 e depois têm de ser ligadas em paralelo, vai dar Tensão= 541.5V e Corrente= 15,75A e vão ligar na String A.
Depois outra série de 15 ligados em série, Tensão= 541.5V e Corrente= 7,89A e vão ligar na String B.
Isto tudo tem de ser calculado e verificado qual a tensão e corrente máx. que o inversor aguenta, não pode ser ligado á doque....
Como o Max. DC-voltage é 700 V para as duas strings e a corrente Max. para A é 22A e para B é 11A assim está tudo dentro dos parâmetros.
Não sei se é assim que estas a pensar e a explicar....
Cmps,
No caso de aguentar, penso que aguenta sempre e que a potencia do campo gerador não é muito relevante, pois o que pode acontecer é que vai haver dias em que o gerador fotovoltaico produz mais do que o que é reconhecido e injetado pelo inversor, mas vai haver dias em que te vai compensar pois não consegue atingir o máx. instalado! Logo é preferível ter mais potência e assim conseguir compensar em dias e horas mais fracas de produção!
Se estiver errado alguém que corrija e ajude, pois penso que seja assim e não posso afirmar com certeza....
Em relação às séries penso que estão bem calculadas e pode ser de 15 módulos, pois o Max. DC-voltage é 700 V e como tens 541V não tem problema.
Como o inversor tem ligação para duas strings, fazes 2 séries de 15 e depois têm de ser ligadas em paralelo, vai dar Tensão= 541.5V e Corrente= 15,75A e vão ligar na String A.
Depois outra série de 15 ligados em série, Tensão= 541.5V e Corrente= 7,89A e vão ligar na String B.
Isto tudo tem de ser calculado e verificado qual a tensão e corrente máx. que o inversor aguenta, não pode ser ligado á doque....
Como o Max. DC-voltage é 700 V para as duas strings e a corrente Max. para A é 22A e para B é 11A assim está tudo dentro dos parâmetros.
Não sei se é assim que estas a pensar e a explicar....
Cmps,
-
Em alturas de pico , o que é que ele faz com o excedente ?Volt Escreveu:O meu inversor injecta no máximo 3.8kWh na rede, mas posso meter até 4.3kW (ou 4.4kW) de painéis... São coisas diferentes....
Deita fora ?
-
- Membro Platinium
O meu não tem quase alturas de pico (apenas tenho 4140W)... Já os de outros companheiros, o que faz é limitar a produção ao "pico"... Vejam o gráfico de hoje da micro do JDuarte, por exemplo...
.

-
- Membro Platinium
Aliás, o de ontem é melhor:

-
Uma imagem vale por mil palavras 
em relação á pergunta do processo. Sabendo que vou instalar nos próximos meses, devo já fazer o registo correcto ?
O registo é complicado ? que dados temos de fornecedor no registo ?
Pedro

em relação á pergunta do processo. Sabendo que vou instalar nos próximos meses, devo já fazer o registo correcto ?
O registo é complicado ? que dados temos de fornecedor no registo ?
Pedro
-
- Membro Platinium
Se for como o da microprodução, tens de dar os dados da factura de consumo e mais outras coisas (dados teus). No site renovaveisnahora estava lá isso, se não me engano.
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm
Viva,
Faz a inscrição no portal renovaveisnahora. Deste modo podes simular o pedido e já verificas tudo o que é necessário sem ter que efectivamente fazer o pedido.
Na altura da inspecção, a auditoria energética (e qualidade do ar se for uma empresa de serviços) tem que estar feita.
Os painéis de 280W são no formato de 2mt de cumprimento e 30kg de peso, há quem não goste muito de os manobrar em certos telhados. Para a mesma potência final resultam sempre em mais peso sobre o telhado, do que o formato 1 x1,65 (normalmente até 250W).
SMA tripower são boas máquinas, e flexíveis na configuração das strings.
Quanto há questão de no futuro poderes não manter o consumo, o melhor é colocares a questão à Certiel.
cumps
Faz a inscrição no portal renovaveisnahora. Deste modo podes simular o pedido e já verificas tudo o que é necessário sem ter que efectivamente fazer o pedido.
Na altura da inspecção, a auditoria energética (e qualidade do ar se for uma empresa de serviços) tem que estar feita.
Os painéis de 280W são no formato de 2mt de cumprimento e 30kg de peso, há quem não goste muito de os manobrar em certos telhados. Para a mesma potência final resultam sempre em mais peso sobre o telhado, do que o formato 1 x1,65 (normalmente até 250W).
SMA tripower são boas máquinas, e flexíveis na configuração das strings.
Quanto há questão de no futuro poderes não manter o consumo, o melhor é colocares a questão à Certiel.
cumps
-
- Membro Silver
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Boas pneves.
Acompanhei este tópico logo no início mas na altura andava um pouco ocupado.
Agora que estou um pouco mais vago estava a pensar seguir o seu exemplo no entanto gostava de ter novidades sobre a sua miniprodução.
Surgiu-me à dias uma dúvida que se prende com o liberalização do mercado energético.
No caso do regime bonificado é feito com a EDP um contrato a 15 anos e depois a energia é vendida ao preço de compra isto se decreto-lei não mudar até então.
Neste caso em que a tarifa não é bonificada é feito algum contracto com a EDP?
Se sim por quantos anos?
Cumprimentos:
César Salgado
Acompanhei este tópico logo no início mas na altura andava um pouco ocupado.
Agora que estou um pouco mais vago estava a pensar seguir o seu exemplo no entanto gostava de ter novidades sobre a sua miniprodução.
Surgiu-me à dias uma dúvida que se prende com o liberalização do mercado energético.
No caso do regime bonificado é feito com a EDP um contrato a 15 anos e depois a energia é vendida ao preço de compra isto se decreto-lei não mudar até então.
Neste caso em que a tarifa não é bonificada é feito algum contracto com a EDP?
Se sim por quantos anos?
Cumprimentos:
César Salgado
-
- Membro
- Registado: segunda nov 05, 2007 12:17 am
Bom dia,
Há novidades da miniprodução? Está a funcionar ou o projecto não seguiu?
Cumprimentos.
Há novidades da miniprodução? Está a funcionar ou o projecto não seguiu?
Cumprimentos.
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
pneves Escreveu:Bom dia,
- faço preço na mão.
Conclusões até agora:
Pedro
Boas
Não o querendo desmoralizar mas há que ter em conta que até ao momento e no caso de não haver mexida na lei, vai passar a pagar mais 2% na factura da electricidade e sendo corrigida todos (penso que é 3 meses) porque quem lhe vai comprar a electricidade é a EDP Universal e como tal com o mercado liberalizado há essa penalização que os MP estão a suportar porque não há mais nenhuma empresa no sector liberalizado que compre e forneça electricidade.
O melhor é esperar para ver em que é que isto vai ficar porque este governo abriu a caça ao microprodutor!
E as contas não batem com as espectativas.