Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
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Autor do tópico - Membro Silver
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Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
Boas,
Queria saber quais as vantagens em ter sistemas fotovoltaicos ou projetos "minis" ate 3kW de ser em 24v , será que a secção de fio tenha como vantagem em ser menor em comparação a sistemas de 12v?
Um amigo disse me, mas não explicou "Lembra te quanto maior a tensão, menor a corrente que necessitas"
Vejamos , 2x Painéis 100w
Ligados em Serie , 100w 24v = 4,1 A
Ligados em Paralelo , 200w 12v = 16,6 A
Inversor , 1000w ( a 12 e 24v )
24v = 41,6 A
12v = 83,3 A
Baterias ( Banco de 12v 100Ah ) Ex. preço 100e
2 x 12v 100Ah = 24v 100Ah (preço 200e ) + ( Inversor 24v 1000w ) ~ 100Ah / 41,6 = 2,43h
2 x 12v 100Ah = 12v 200Ah (preço 200e ) + ( Inversor 12v 1000w ) ~ 200Ah / 83,3 = 2,40h
Resumindo, vai dar no mesmo . Digo eu
Queria saber quais as vantagens em ter sistemas fotovoltaicos ou projetos "minis" ate 3kW de ser em 24v , será que a secção de fio tenha como vantagem em ser menor em comparação a sistemas de 12v?
Um amigo disse me, mas não explicou "Lembra te quanto maior a tensão, menor a corrente que necessitas"
Vejamos , 2x Painéis 100w
Ligados em Serie , 100w 24v = 4,1 A
Ligados em Paralelo , 200w 12v = 16,6 A
Inversor , 1000w ( a 12 e 24v )
24v = 41,6 A
12v = 83,3 A
Baterias ( Banco de 12v 100Ah ) Ex. preço 100e
2 x 12v 100Ah = 24v 100Ah (preço 200e ) + ( Inversor 24v 1000w ) ~ 100Ah / 41,6 = 2,43h
2 x 12v 100Ah = 12v 200Ah (preço 200e ) + ( Inversor 12v 1000w ) ~ 200Ah / 83,3 = 2,40h
Resumindo, vai dar no mesmo . Digo eu
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
A vantagem é essa, cabos bastante mais finos, e podes crer que é uma diferença de custo e segurança muito grande...
Um inversor de 3000w a 12v necessitas no mínimo de cabos de 80mm2...
Um inversor de 3000w a 12v necessitas no mínimo de cabos de 80mm2...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
Fica te mais caro fazer mais capacidade nas baterias, pois tens sempre que comprar a "dobrar" e nesse dobrar compras os cabos, opiniões são opiniões não quer dizer que não te dê razão porque ate concordo contigo.
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
Aqui é 200W na mesma.ProjectSolar Escreveu:Boas,
Queria saber quais as vantagens em ter sistemas fotovoltaicos ou projetos "minis" ate 3kW de ser em 24v , será que a secção de fio tenha como vantagem em ser menor em comparação a sistemas de 12v?
Um amigo disse me, mas não explicou "Lembra te quanto maior a tensão, menor a corrente que necessitas"
Vejamos , 2x Painéis 100w
Ligados em Serie , 100w 24v = 4,1 A
Aqui será quando muito, 8,2AProjectSolar Escreveu:
Ligados em Paralelo , 200w 12v = 16,6 A
Não é bem assim, mais tensão possibilita-te uma maior margem de manobra entre tensão minima e máxima da bateria, e que o inversor deverá suportar. Logo, possibilita-te um uso mais eficiente da carga que a bateria poderá disponibilizar. Além da vantagem dos condutores serem mais finos (mais baratos, mais fácil de trabalhar com eles, etc).ProjectSolar Escreveu:
Inversor , 1000w ( a 12 e 24v )
24v = 41,6 A
12v = 83,3 A
Baterias ( Banco de 12v 100Ah ) Ex. preço 100e
2 x 12v 100Ah = 24v 100Ah (preço 200e ) + ( Inversor 24v 1000w ) ~ 100Ah / 41,6 = 2,43h
2 x 12v 100Ah = 12v 200Ah (preço 200e ) + ( Inversor 12v 1000w ) ~ 200Ah / 83,3 = 2,40h
Resumindo, vai dar no mesmo . Digo eu
Na minha opinião, quanto mais tensão melhor. Para potências mais elevadas, pelo menos 24V, de preferência 48V ou mais.
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
Existem as vantagens e desvantagens pois teremos bitola de fio menor, porém inversores mais caros, controladores mais caros a não ser que seja o Phocos por exemplo que a maioria dos modelos é bivolt.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
Boas,
Aconteceu uma coisa que nunca pensei ver mas pronto é a primeira vez que assisto.
Antes disso ( sábado chegou mais um painel de 100w em que liguei em paralelo com o que já tinha 100w+100w )
Ontem a noite descarreguei a bateria vista no http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=46&t=15933
Hoje, dia 23 pelas 8h liguei uma pequena bomba de 20w de jardim de tirar água, pois sabia que os 2 painéis recarregam num instante a tal bateria de 44Ah.
Não é o meu espanto que quando chego a casa do trabalho pelas 12h.30 obtive o seguinte:
Controlador a piscar mesmo a consumir 20w bomba água + 80w tv + luzes 17w + ventoinha 40w total 160w ~ . Mesmo a consumir isto ele dizia carga total, peguei no voltímetro e medi a tensão dos painéis eles debitavam 20.2v e medi a saída do controlador e carga das baterias era de 20v , como é possível uma bateria de 12v estar a esta tensão e o controlador estar a debitar para ela 20.2v.
Resumindo, o controlador manda sempre as baterias o que fornecem os painéis? Nao devia de carregar só a 15v no máximo?
Aconteceu uma coisa que nunca pensei ver mas pronto é a primeira vez que assisto.
Antes disso ( sábado chegou mais um painel de 100w em que liguei em paralelo com o que já tinha 100w+100w )
Ontem a noite descarreguei a bateria vista no http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=46&t=15933
Hoje, dia 23 pelas 8h liguei uma pequena bomba de 20w de jardim de tirar água, pois sabia que os 2 painéis recarregam num instante a tal bateria de 44Ah.
Não é o meu espanto que quando chego a casa do trabalho pelas 12h.30 obtive o seguinte:
Controlador a piscar mesmo a consumir 20w bomba água + 80w tv + luzes 17w + ventoinha 40w total 160w ~ . Mesmo a consumir isto ele dizia carga total, peguei no voltímetro e medi a tensão dos painéis eles debitavam 20.2v e medi a saída do controlador e carga das baterias era de 20v , como é possível uma bateria de 12v estar a esta tensão e o controlador estar a debitar para ela 20.2v.
Resumindo, o controlador manda sempre as baterias o que fornecem os painéis? Nao devia de carregar só a 15v no máximo?
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
A solução para corrigir isto foi subi ao telhado tapei um painel com a caixa dele, continuei a consumir de tarde , fui trabalhar deixei tudo ligado e quando cheguei estava estável a carga 12v e deu para ver tudo mais umas horitas e deixei a bateria nos 11v. Já me aconteceu inversor não avisar e chegar aos 9.9v não sei como ele antes chegava aos 10.5v e apitava.
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
20V?? que controlador é? tiveste sorte não teres fritado as baterias..
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
Isso anda qualquer coisa mal por ai
Eu tenho um controlador solar bivolt (12V e 24V) e carrega o banco de baterias (12v) até um maximo de 14v depois corta.
Deves ter algo mal ligado ai ....

Eu tenho um controlador solar bivolt (12V e 24V) e carrega o banco de baterias (12v) até um maximo de 14v depois corta.
Deves ter algo mal ligado ai ....
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
Também é bivolt , 12v 24v , 20A . Daí a minha questão mas para quem não se acreditar eu quando chegar para almoçar tiro fotos hoje a carga estava nos 15.8v . O meu 2 painel ainda continua tapado.
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
de certeza que tens os paineis ligados em paralelo? Ou esta em serie? Os paineis são de 12v ?
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
Aqui vai fotos de domingo a noite, um dia depois de ter montado o outro painel.
A tal bateria 44Ah 12v ;

O mini quadro , as ligações estão direitas, dos paineis entra no controlador, sai para a bateria e da bateria sai para inversor .....

A tal bateria 44Ah 12v ;

O mini quadro , as ligações estão direitas, dos paineis entra no controlador, sai para a bateria e da bateria sai para inversor .....

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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
Não sei o porque de o controlador estar a deixar passar na saída de carga 20.2v mas.....
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
Tem uma Caixa, e estão ligados em paralelo + com + e - com - e depois tem ligadores " aperto rápido" e vem para baixo para o controlador.
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
Então so se o controlador tem defeito.....
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
Como posso testa lo, pois acho que o que esta em cima desligado que é de 10A também era igual mas não tenho certezas.
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
estou tambem com o mesmo problema e so tenho 1 painel viewtopic.php?f=28&t=16411
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
Apenas um palpite:
O painel, quanto mais Wp tem, maior tem que ser a carga para que a tensão comece a descer de valor altos.
Não tenho experiência de lidar com essas baterias de carro (a da foto parece-me ser de carro e não das "chumbo-gel"), mas tanto quanto sei, estas baterias que levaram com tensões altas (foram sobrecarregadas) devem ter tido o eletrólito a ferver. Neste caso devem ter as câmaras sob pressão de hidrogénio (gás altamente explosivo), libertado por eletrólise da água durante o período de sobrecarga. Muito cuidado ao abrir isso para atestar água, vai libertar o gás e espirrar eletrólito, que como sabem é uma solução de ácido sulfúrico (não abrir dentro de casa nem perto de fontes de ignição). Aliás, se estiverem mesmo já sobre pressão, podem ser uma bomba à espera de explodir - não seria um acontecimento inédito.
ProjectSolar Escreveu:Ligados em Paralelo , 200w 12v = 16,6 A
Provavelmente, quando a carga nos paineis é muito leve, a tensão sobe muito (um painel de 12V com pouca carga pode apresentar quase 22V), e atinge um valor que o carregador pensa que está num sistema de 24V. Por outra frase do manual,ManualDoCarregadorSolar Escreveu:3. The rated current of solar panels and loads must be less than the one of controller.
percebe-se que o carregador só "olha" para um dos dispositivos (bateria ou painel) para saber se está em 12V ou 24V (provavelmente para o painel).ManualDoCarregadorSolar Escreveu:1. Please check the rated voltage of solar panels, battery, and load before connecting. Their rated voltage should be same
O painel, quanto mais Wp tem, maior tem que ser a carga para que a tensão comece a descer de valor altos.
Não tenho experiência de lidar com essas baterias de carro (a da foto parece-me ser de carro e não das "chumbo-gel"), mas tanto quanto sei, estas baterias que levaram com tensões altas (foram sobrecarregadas) devem ter tido o eletrólito a ferver. Neste caso devem ter as câmaras sob pressão de hidrogénio (gás altamente explosivo), libertado por eletrólise da água durante o período de sobrecarga. Muito cuidado ao abrir isso para atestar água, vai libertar o gás e espirrar eletrólito, que como sabem é uma solução de ácido sulfúrico (não abrir dentro de casa nem perto de fontes de ignição). Aliás, se estiverem mesmo já sobre pressão, podem ser uma bomba à espera de explodir - não seria um acontecimento inédito.
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Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v
se meço o cabo que vem do painel tem 20v se meço o cabo que vai para as baterias em aberto (sem tar ligado as baterias) tem a mesma voltagem 20v
Se meço apenas a bateria tem 12.50v se ligo os cabos do controlador ja sobe para 12.80V, 13V, afinal como se deve medir a voltagem que esta a ir para as baterias com cabo ligado ou em aberto ? sinceramente estou um pouco assustado com o meu controlador pq penso que esta a enviar 20v para as baterias
Se meço apenas a bateria tem 12.50v se ligo os cabos do controlador ja sobe para 12.80V, 13V, afinal como se deve medir a voltagem que esta a ir para as baterias com cabo ligado ou em aberto ? sinceramente estou um pouco assustado com o meu controlador pq penso que esta a enviar 20v para as baterias