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Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: terça mai 22, 2012 9:07 pm
por ProjectSolar
Boas,

Queria saber quais as vantagens em ter sistemas fotovoltaicos ou projetos "minis" ate 3kW de ser em 24v , será que a secção de fio tenha como vantagem em ser menor em comparação a sistemas de 12v?

Um amigo disse me, mas não explicou "Lembra te quanto maior a tensão, menor a corrente que necessitas"

Vejamos , 2x Painéis 100w

Ligados em Serie , 100w 24v = 4,1 A

Ligados em Paralelo , 200w 12v = 16,6 A

Inversor , 1000w ( a 12 e 24v )

24v = 41,6 A
12v = 83,3 A

Baterias ( Banco de 12v 100Ah ) Ex. preço 100e

2 x 12v 100Ah = 24v 100Ah (preço 200e ) + ( Inversor 24v 1000w ) ~ 100Ah / 41,6 = 2,43h
2 x 12v 100Ah = 12v 200Ah (preço 200e ) + ( Inversor 12v 1000w ) ~ 200Ah / 83,3 = 2,40h

Resumindo, vai dar no mesmo . Digo eu

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: terça mai 22, 2012 10:04 pm
por pedrolima
A vantagem é essa, cabos bastante mais finos, e podes crer que é uma diferença de custo e segurança muito grande...
Um inversor de 3000w a 12v necessitas no mínimo de cabos de 80mm2...

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: terça mai 22, 2012 10:07 pm
por ProjectSolar
Fica te mais caro fazer mais capacidade nas baterias, pois tens sempre que comprar a "dobrar" e nesse dobrar compras os cabos, opiniões são opiniões não quer dizer que não te dê razão porque ate concordo contigo.

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quarta mai 23, 2012 8:22 am
por CrOhN
ProjectSolar Escreveu:Boas,

Queria saber quais as vantagens em ter sistemas fotovoltaicos ou projetos "minis" ate 3kW de ser em 24v , será que a secção de fio tenha como vantagem em ser menor em comparação a sistemas de 12v?

Um amigo disse me, mas não explicou "Lembra te quanto maior a tensão, menor a corrente que necessitas"

Vejamos , 2x Painéis 100w

Ligados em Serie , 100w 24v = 4,1 A
Aqui é 200W na mesma.
ProjectSolar Escreveu:
Ligados em Paralelo , 200w 12v = 16,6 A
Aqui será quando muito, 8,2A
ProjectSolar Escreveu:
Inversor , 1000w ( a 12 e 24v )

24v = 41,6 A
12v = 83,3 A

Baterias ( Banco de 12v 100Ah ) Ex. preço 100e

2 x 12v 100Ah = 24v 100Ah (preço 200e ) + ( Inversor 24v 1000w ) ~ 100Ah / 41,6 = 2,43h
2 x 12v 100Ah = 12v 200Ah (preço 200e ) + ( Inversor 12v 1000w ) ~ 200Ah / 83,3 = 2,40h

Resumindo, vai dar no mesmo . Digo eu
Não é bem assim, mais tensão possibilita-te uma maior margem de manobra entre tensão minima e máxima da bateria, e que o inversor deverá suportar. Logo, possibilita-te um uso mais eficiente da carga que a bateria poderá disponibilizar. Além da vantagem dos condutores serem mais finos (mais baratos, mais fácil de trabalhar com eles, etc).

Na minha opinião, quanto mais tensão melhor. Para potências mais elevadas, pelo menos 24V, de preferência 48V ou mais.

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quarta mai 23, 2012 3:03 pm
por Rios
Existem as vantagens e desvantagens pois teremos bitola de fio menor, porém inversores mais caros, controladores mais caros a não ser que seja o Phocos por exemplo que a maioria dos modelos é bivolt.

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quarta mai 23, 2012 11:55 pm
por ProjectSolar
Boas,

Aconteceu uma coisa que nunca pensei ver mas pronto é a primeira vez que assisto.
Antes disso ( sábado chegou mais um painel de 100w em que liguei em paralelo com o que já tinha 100w+100w )
Ontem a noite descarreguei a bateria vista no http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=46&t=15933

Hoje, dia 23 pelas 8h liguei uma pequena bomba de 20w de jardim de tirar água, pois sabia que os 2 painéis recarregam num instante a tal bateria de 44Ah.
Não é o meu espanto que quando chego a casa do trabalho pelas 12h.30 obtive o seguinte:

Controlador a piscar mesmo a consumir 20w bomba água + 80w tv + luzes 17w + ventoinha 40w total 160w ~ . Mesmo a consumir isto ele dizia carga total, peguei no voltímetro e medi a tensão dos painéis eles debitavam 20.2v e medi a saída do controlador e carga das baterias era de 20v , como é possível uma bateria de 12v estar a esta tensão e o controlador estar a debitar para ela 20.2v.

Resumindo, o controlador manda sempre as baterias o que fornecem os painéis? Nao devia de carregar só a 15v no máximo?

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quinta mai 24, 2012 12:04 am
por ProjectSolar
A solução para corrigir isto foi subi ao telhado tapei um painel com a caixa dele, continuei a consumir de tarde , fui trabalhar deixei tudo ligado e quando cheguei estava estável a carga 12v e deu para ver tudo mais umas horitas e deixei a bateria nos 11v. Já me aconteceu inversor não avisar e chegar aos 9.9v não sei como ele antes chegava aos 10.5v e apitava.

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quinta mai 24, 2012 8:20 pm
por pedrolima
20V?? que controlador é? tiveste sorte não teres fritado as baterias..

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quinta mai 24, 2012 9:22 pm
por MRider
Isso anda qualquer coisa mal por ai :o

Eu tenho um controlador solar bivolt (12V e 24V) e carrega o banco de baterias (12v) até um maximo de 14v depois corta.
Deves ter algo mal ligado ai ....

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quinta mai 24, 2012 9:51 pm
por ProjectSolar
Também é bivolt , 12v 24v , 20A . Daí a minha questão mas para quem não se acreditar eu quando chegar para almoçar tiro fotos hoje a carga estava nos 15.8v . O meu 2 painel ainda continua tapado.

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quinta mai 24, 2012 9:56 pm
por MRider
de certeza que tens os paineis ligados em paralelo? Ou esta em serie? Os paineis são de 12v ?

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quinta mai 24, 2012 10:07 pm
por ProjectSolar
Aqui vai fotos de domingo a noite, um dia depois de ter montado o outro painel.

A tal bateria 44Ah 12v ;
Imagem



O mini quadro , as ligações estão direitas, dos paineis entra no controlador, sai para a bateria e da bateria sai para inversor .....
Imagem

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quinta mai 24, 2012 10:10 pm
por ProjectSolar
Não sei o porque de o controlador estar a deixar passar na saída de carga 20.2v mas.....

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quinta mai 24, 2012 10:12 pm
por MRider
E como ligaste os 2 paineis no esterior?

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quinta mai 24, 2012 10:20 pm
por ProjectSolar
Tem uma Caixa, e estão ligados em paralelo + com + e - com - e depois tem ligadores " aperto rápido" e vem para baixo para o controlador.

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quinta mai 24, 2012 10:23 pm
por MRider
Então so se o controlador tem defeito.....

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: quinta mai 24, 2012 10:35 pm
por ProjectSolar
Como posso testa lo, pois acho que o que esta em cima desligado que é de 10A também era igual mas não tenho certezas.

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: segunda set 17, 2012 11:15 pm
por rocheiro
estou tambem com o mesmo problema e so tenho 1 painel viewtopic.php?f=28&t=16411

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: terça set 18, 2012 2:37 am
por Njay
Apenas um palpite:
ProjectSolar Escreveu:Ligados em Paralelo , 200w 12v = 16,6 A
ManualDoCarregadorSolar Escreveu:3. The rated current of solar panels and loads must be less than the one of controller.
Provavelmente, quando a carga nos paineis é muito leve, a tensão sobe muito (um painel de 12V com pouca carga pode apresentar quase 22V), e atinge um valor que o carregador pensa que está num sistema de 24V. Por outra frase do manual,
ManualDoCarregadorSolar Escreveu:1. Please check the rated voltage of solar panels, battery, and load before connecting. Their rated voltage should be same
percebe-se que o carregador só "olha" para um dos dispositivos (bateria ou painel) para saber se está em 12V ou 24V (provavelmente para o painel).

O painel, quanto mais Wp tem, maior tem que ser a carga para que a tensão comece a descer de valor altos.

Não tenho experiência de lidar com essas baterias de carro (a da foto parece-me ser de carro e não das "chumbo-gel"), mas tanto quanto sei, estas baterias que levaram com tensões altas (foram sobrecarregadas) devem ter tido o eletrólito a ferver. Neste caso devem ter as câmaras sob pressão de hidrogénio (gás altamente explosivo), libertado por eletrólise da água durante o período de sobrecarga. Muito cuidado ao abrir isso para atestar água, vai libertar o gás e espirrar eletrólito, que como sabem é uma solução de ácido sulfúrico (não abrir dentro de casa nem perto de fontes de ignição). Aliás, se estiverem mesmo já sobre pressão, podem ser uma bomba à espera de explodir - não seria um acontecimento inédito.

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Enviado: terça set 18, 2012 10:34 am
por rocheiro
se meço o cabo que vem do painel tem 20v se meço o cabo que vai para as baterias em aberto (sem tar ligado as baterias) tem a mesma voltagem 20v

Se meço apenas a bateria tem 12.50v se ligo os cabos do controlador ja sobe para 12.80V, 13V, afinal como se deve medir a voltagem que esta a ir para as baterias com cabo ligado ou em aberto ? sinceramente estou um pouco assustado com o meu controlador pq penso que esta a enviar 20v para as baterias