A princípio utilizei os seguintes materiais:
- 1 rolamento de video cassete
- 1 peso de bóia de nível (somente a carcaça plástica)
- 1 barra roscada ( o tamanho e diametro variam conforme cada projeto)
- 12 porcas para a barra
- 3 metades de um molde esférico de alumínio para velas artesanais
- 1 clicocomputador (velocímetro digital) de bicicleta
A foto abaixo vai ajudar a entender como reuni todos esses materiais para construir o anemômetro:

O peso de bóia (cilindro azul) é oco e encaixado em uma base, que pode ser separada da carcaça azul. A base pode ser parafusada no rolamento. Deste modo, fiz um circulo com um compasso em um pedaço de cartolina e depois dividi em três partes exatamente iguais separadas por ângulos de 120º. Após desprender o peso de bóia de sua base, marquei onde seria o furo com o gabarito de cartolina e então fiz os três furos.
Como a carcaça azul tem uma cavidade interna, coloquei uma porca por dentro e então parafusei a barra roscada. Por fora da carcaça fiz o mesmo para prender em ambos dos lados e dar firmeza para a barra ficar reta.
Para prender a concha, que seria a metade do molde de vela esférica, fiz o mesmo processo que no peso de bóia. No entando deve-se tomar algum cuidado para não entortar o molde na hora de furar. Eu recomendo fazer um gabarito para furar, porque assim os furos ficam exatamente no mesmo lugar nas trâs conchas, conferindo um bom balanceamento e funcionamento do aparelho.

Lembrando que na hora de cortar a barra roscada, é necessário medir bem o comprimento para o anemômetro ficar bem balanceado!
Outro detalhe, é que o molde de vela tem um furo para que a vela possa der colocada dentro; a outra metade que compõe a esfera não tem esse furo, mas contém uma borda que poderia atrapalhar a aerodinâmica da concha. Para fechar os furos, recortei três fundos de latinhas de refrigerante e colei no molde com uma cola epóxi.

A parte do velocímetro parece ser mais trabalhosa, no entanto é simples. O ciclocomputador, ou velocímetro, pode ser comprado em sites de compra e venda comuns pela internet; não vou citar nome por motivos da política do fórum. É preciso configurá-lo para que funcione com determinada medida de comprimento de circunferência, assim ele marca a velocidade correta. Portanto, basta medir o raio do anemômetro ( medida do centro até a extremidade da concha). Tendo esse dado em mãos, é necessário descobrir o comprimento da extremidade do anemômetro pela seguinte fórmula:
C = 2.PI.r²
Feito isso, é preciso consultar o manual do velocímetro para conseguir configurar a medida de comprimento certa para que a leitura da
velocidade seja feita corretamente. Também existem vídeos tutoriais de como fazê-lo.
No meu caso, eu resolvi fazer um teste e coloquei meu anemômetro em um hack de caminhonete e em um dia sem vento, enquanto um ajudante dirigia, eu comparava a velocidade do automóvel com a do anemômetro para conferir. Mas depois descobri que os velocímetros de automóveis não marcam a velocidade exata, e sim um pouco acima por segurança. Esse é um ponto bom para ser discutido, gostaria de receber sugestões.

Espero que esse projeto seja útil para muitas pessoas interessadas no assunto, e peço que postem comentários e se montarem um anemômetro também, compartilhe o resultado!