Pico máximo
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta jan 19, 2012 10:39 am
Pico máximo
Boa tarde. Finalmente tenho a micro a produzir, desde 21de junho. (coimbra)
Não sei se será normal mas o pico máximo que consegui observar foi de 3550W para uma potência de paineis de 4410w com inversor Kaco 4200.
O vendedor diz que não passa desse pico máximo porque a potência contratada é de 3.45 e o inversor não deixa "passar" mais. A verdade é que no mostrador do kaco o máximo que já vi foram esses 3350w.
Nestes dias solarengos tenho andado a produzir 26.
Não sei, mas olhando para micros com menos potências, reparo que têm melhores produções e picos mais altos.
Amanhã tenho em minha casa o vendedor.
O que devo fazer? perguntar?
Cumprimentos
Paulo
Não sei se será normal mas o pico máximo que consegui observar foi de 3550W para uma potência de paineis de 4410w com inversor Kaco 4200.
O vendedor diz que não passa desse pico máximo porque a potência contratada é de 3.45 e o inversor não deixa "passar" mais. A verdade é que no mostrador do kaco o máximo que já vi foram esses 3350w.
Não sei, mas olhando para micros com menos potências, reparo que têm melhores produções e picos mais altos.
Cumprimentos
Paulo
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Re: Pico máximo
Paulo P Escreveu:Boa tarde. Finalmente tenho a micro a produzir, desde 21de junho. (coimbra)
Cumprimentos
Paulo
Boas,
O Kaco chega aos 3800W, mas na realidade até deixa passar mais, como tenho um, posso afirmar pode chegar aos 3900W!!!

Agora com este calor que tem estado (Coimbra é uma cidade quentinha) é normal que se fique pelos 3550, porque a eficiencia dos painéis é inversamente proporcional ao calor!
As comparações são difíceis de fazer visto condições climatéricas podem variar muito de local para local, por isso não é possivel fazer uma comparação a 100%, servem apenas para isso mesmo comparar!
Cmpts.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Viva Paulo,
Com os dias quentes é normal ter um decréscimo no rendimento dos painies, pois poderá ter perdas até 0,5% da potência nominal por cada grau centigrado que as células ultrapassem em relação ao valor STC (25ºC).
Agora posso garantir que esse vendedor é mesmo "vendedor". Pois o limite da potência nominal 3450W é apenas um valor contratutal... existem inversores que a potência nominal é inferior a 3450W mais injetam muito mais que isso.
No meu caso pessoal o Xantrex tem potência nominal 3300W mas ultrapassa em muito esse valor.
Em todos os kacos que conheço apenas 2 não chegam aos 3800W por estarem limitados (OVOLT e FPAULO).
Cmps,
JDuarte
Com os dias quentes é normal ter um decréscimo no rendimento dos painies, pois poderá ter perdas até 0,5% da potência nominal por cada grau centigrado que as células ultrapassem em relação ao valor STC (25ºC).
Agora posso garantir que esse vendedor é mesmo "vendedor". Pois o limite da potência nominal 3450W é apenas um valor contratutal... existem inversores que a potência nominal é inferior a 3450W mais injetam muito mais que isso.
No meu caso pessoal o Xantrex tem potência nominal 3300W mas ultrapassa em muito esse valor.
Em todos os kacos que conheço apenas 2 não chegam aos 3800W por estarem limitados (OVOLT e FPAULO).
Cmps,
JDuarte
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta jan 19, 2012 10:39 am
Estou a pensar em colocar mais 2 paineis por 1000 euros (Tudo). Fica com 4900w de potência.
Não será muito para o kaco?
Cumpri
Paulo
Cumpri
Paulo
-
- Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
1000€ 2 painéis !!!Paulo P Escreveu:Estou a pensar em colocar mais 2 paineis por 1000 euros (Tudo). Fica com 4900w de potência.
Cumpri
Paulo
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jan 31, 2012 11:29 am
Olá Paulo PPaulOL Escreveu:Paulo P Escreveu:Boa tarde. Finalmente tenho a micro a produzir, desde 21de junho. (coimbra)
Cumprimentos
Paulo
Boas,
O Kaco chega aos 3800W, mas na realidade até deixa passar mais, como tenho um, posso afirmar pode chegar aos 3900W!!!![]()
Agora com este calor que tem estado (Coimbra é uma cidade quentinha) é normal que se fique pelos 3550, porque a eficiencia dos painéis é inversamente proporcional ao calor!
As comparações são difíceis de fazer visto condições climatéricas podem variar muito de local para local, por isso não é possivel fazer uma comparação a 100%, servem apenas para isso mesmo comparar!
Cmpts.
Eu tenho um Kaco 4200 recente, do fim de 2011, e se o teu for também recente, conta que vai estar limitado, ou seja potencia nominal=potencia máxima=3450 w AC.
por muitos paineis que coloques do lado DC, com este inversor só vais obter do lado AC os 3450 W de potencia máxima produzida (instantanea, lida no display do Kaco)
Tanto quanto tenho vindo a perceber, já existiram duas versões do Kaco 4200:
1) a mais antiga: potencia nominal=3450 W ; Potencia máxima=3800 W
2) a mais recente: potencia nominal=3450 W ; potencia máxima=3450 W
Neste momento tenho cópias das especificações técnicas das duas versões, caso precises.
Verifica no manual do teu, na página das caracteristicas tecnicas, isto é uma pequena/GRANDE diferença.
de qualquer modo, pensa em colocares um Log, de forma a teres acesso aos dados de produção do inversor.
No meu caso, com 4800 W (do lado DC) o que tenho obtido é, no máximo, 28 a 30 kWh.
Aqui fica um dia de produção registado no Kaco Viso:
Alguma coisa, dispõe!
FPaulo
3,45 kW - Kaco 4200
20x240Wp Isofoton
Az 0º(Sul) Incl 31º fixo, Lisboa
20x240Wp Isofoton
Az 0º(Sul) Incl 31º fixo, Lisboa
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm
Como já disse noutros tópicos também tenho o Kaco 4200, e vergonhosamente tambem está limitado, max que consegui ver foi 3550 com uma potencia instalada 4230 DC e um seguidor Deger 5000NT.
Já tenho encomendado o minilog para controlar a produção, no entanto o que eu quero é rentabilizar todo o investimento e isso só é feito injectando o máximo de potencia AC na rede, se essa potencia é limitada por este componente especifico de um investimento bastante pesado, é sem duvida o elemento mais fraco de todo o conjunto.
Aviso todos os futuros micro-produtores que tal como eu fiz, andam a pesquisar na fase de decisão dos componentes que devem colocar, informem-se bem sobre o Kaco 4200 a não ser que queiram ficar presos ao valor ridículo de 3450/3550, não quero com isto dizer para não escolherem o Kaco 4200, mas que existem marcas que permitem injectar muito mais corrente na rede.
Fazendo as contas de uma maneira grosseira e sem grande rigor é subtrair a diferença de 3450w no Kaco 4200 com 3800w no antigo Kaco 3600 3.45 que dá 350w por hora, vezes por exemplo 10 horas por dia nesta altura do ano, vezes 30 dias, vezes 0.326€: 0,350Kw*10h*30dias*0.326€ = 34,23€.
Ao fim do ano pode ser a diferença entre atingir o máximo permitido ou não e ao fim de 20 anos é só continuar a fazer umas contas.
Neste momento e se esta situação não poder ser contornada nos kacos 4200, não aconselho ninguém a colocar o kaco 4200.
O senhores da Kaco que comecem a pensar um pouco... andar de cavalo para burro ????
Se alguém tiver novidades sobre contornar este assunto, agradecia eu, e penso que todos os outros possuidores de Kaco 4200, vou ficando a aguardar.
Já tenho encomendado o minilog para controlar a produção, no entanto o que eu quero é rentabilizar todo o investimento e isso só é feito injectando o máximo de potencia AC na rede, se essa potencia é limitada por este componente especifico de um investimento bastante pesado, é sem duvida o elemento mais fraco de todo o conjunto.
Aviso todos os futuros micro-produtores que tal como eu fiz, andam a pesquisar na fase de decisão dos componentes que devem colocar, informem-se bem sobre o Kaco 4200 a não ser que queiram ficar presos ao valor ridículo de 3450/3550, não quero com isto dizer para não escolherem o Kaco 4200, mas que existem marcas que permitem injectar muito mais corrente na rede.
Fazendo as contas de uma maneira grosseira e sem grande rigor é subtrair a diferença de 3450w no Kaco 4200 com 3800w no antigo Kaco 3600 3.45 que dá 350w por hora, vezes por exemplo 10 horas por dia nesta altura do ano, vezes 30 dias, vezes 0.326€: 0,350Kw*10h*30dias*0.326€ = 34,23€.
Ao fim do ano pode ser a diferença entre atingir o máximo permitido ou não e ao fim de 20 anos é só continuar a fazer umas contas.
Neste momento e se esta situação não poder ser contornada nos kacos 4200, não aconselho ninguém a colocar o kaco 4200.
O senhores da Kaco que comecem a pensar um pouco... andar de cavalo para burro ????
Se alguém tiver novidades sobre contornar este assunto, agradecia eu, e penso que todos os outros possuidores de Kaco 4200, vou ficando a aguardar.
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
hfmjanela Escreveu:Como já disse noutros tópicos também tenho o Kaco 4200, e vergonhosamente tambem está limitado, max que consegui ver foi 3550 com uma potencia instalada 4230 DC e um seguidor Deger 5000NT.
Boas
A questão é que por lei os inversores devem estar limitados para 50% da potência contratada e o que acontece é que há (havia) inversores que deixavam "passar" mais potência do que deviam, e uma maneira dos vendedores venderem mais, era de colocarem grandes potências na instalação, é claro que vão produzir mais porque o tempo em que a MP está a produzir no máximo é superior a outra que tenha uma potência instalada inferior, só que se tem que fazer contas ao investimento e ver se vale a pena investir numa potência superior e perder alguma produção ou investir menos e perder pouca produção.
E as contas são mesmo grosseiras porque a diferença de produção num dia de 10 horas não é de 350W/H porque o inversor só te "corta" no pico que pode durar se calhar 3H ou 4H mesmo a 4H é 0,350W x 4 x 0,326€ = 0,456 x 30dias =13,69€/mês x12meses=164,28€/ano e não esquecer que estas contas era se houvesse sol 365 dias no ano e os dias tivessem 10 horas de sol porque vai haver muitos dias que o inversor nem vai chegar aos 3450W, e se calhar com menos potência não necessitavas do Deger 5000NT por isso o que convem é fazer contas e ver se vale o investimento para se ganhar mais alguns KW num ano e quando é que esse investimento é amortizado.
Eu tenho 3960W instalados e há dias em que o inversor chega aos 3617W durante algum tempo, se tivesse 4230W instalados se calhar ficava algumas horas o que falta saber é se compensava o investimento.
-
- Membro Dedicado
As contas são grosseiras? sim, mas não tanto assim, acho as tuas bem mais grosseiras ao falar em 4h de pico max, lol (não leves a mal, não te estou a atacar, apenas demonstrar o que já observei várias vezes) senão como é que explicas que tenho tido produções diárias superiores a 40Kw desde que não haja nuvens? Alias, posso dizer-te que o inversor cola aos 3550 e não tem grandes variações durante o dia excepto quando o Deger se está a ajustar.alexjp4 Escreveu: E as contas são mesmo grosseiras porque a diferença de produção num dia de 10 horas não é de 350W/H porque o inversor só te "corta" no pico que pode durar se calhar 3H ou 4H mesmo a 4H é 0,350W x 4 x 0,326€ = 0,456 x 30dias =13,69€/mês x12meses=164,28€/ano e não esquecer que estas contas era se houvesse sol 365 dias no ano e os dias tivessem 10 horas de sol porque vai haver muitos dias que o inversor nem vai chegar aos 3450W, e se calhar com menos potência não necessitavas do Deger 5000NT por isso o que convem é fazer contas e ver se vale o investimento para se ganhar mais alguns KW num ano e quando é que esse investimento é amortizado.
Eu tenho 3960W instalados e há dias em que o inversor chega aos 3617W durante algum tempo, se tivesse 4230W instalados se calhar ficava algumas horas o que falta saber é se compensava o investimento.
Ainda não tenho o minilog e não tenho estado junto à micro, mas da ultima vez que fiz a média de mês e meio de produção deu 35kw/dia. Estes valores pecam por defeito porque nos primeiros 15 dias o Deger não tinhas os sensores e o bomerang a funcionar a 100%.
O cerne da questão é:
Estes valores são maus? Não acho. Irei atingir a produção maxima anual? Não sei.
O que sei é que se tivesse o pico max de 3800w atingia de certeza.
Mas o que me chateia é que as especificações técnicas do Kaco 4200 apresentam como potencia maxima 3800, logo não devo aceitar menos do que isso. O que farias numa situação semelhante se fosse contigo?
Estou aqui apenas a relatar uma situação que de certeza que vai afectar muitos micro-produtores que provavelmente fizeram uma escolha com base em valores de produção que depois não se confirmam.
Já agora, não estás a defender a kaco ou tentar justificar uma rasteira por parte da Kaco neste inversor em particular, pois não?
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
As contas são grosseiras? sim, mas não tanto assim, acho as tuas bem mais grosseiras ao falar em 4h de pico max, lol (não leves a mal, não te estou a atacar, apenas demonstrar o que já observei várias vezes) senão como é que explicas que tenho tido produções diárias superiores a 40Kw desde que não haja nuvens? Alias, posso dizer-te que o inversor cola aos 3550 e não tem grandes variações durante o dia excepto quando o Deger se está a ajustar.
Ainda não tenho o minilog e não tenho estado junto à micro, mas da ultima vez que fiz a média de mês e meio de produção deu 35kw/dia. Estes valores pecam por defeito porque nos primeiros 15 dias o Deger não tinhas os sensores e o bomerang a funcionar a 100%.
O cerne da questão é:
Estes valores são maus? Não acho. Irei atingir a produção maxima anual? Não sei.
Mas o que me chateia é que as especificações técnicas do Kaco 4200 apresentam como potencia maxima 3800, logo não devo aceitar menos do que isso. O que farias numa situação semelhante se fosse contigo?
Estou aqui apenas a relatar uma situação que de certeza que vai afectar muitos micro-produtores que provavelmente fizeram uma escolha com base em valores de produção que depois não se confirmam.
Já agora, não estás a defender a kaco ou tentar justificar uma rasteira por parte da Kaco neste inversor em particular, pois não?[/quote]
Boas
o que me levou a comentar o teu post foi a afirmação "vergonhosamente tambem está limitado", como toda a gente sabe só se pode injectar na rede até 50% da potência contratada e que os inversores deveriam estar limitados.
E conforme dizes o inversor que atinge os 3800w de pico é o Kaco 3600 e pelo que dizes tens um Kaco 4200, se nas caracteristicas técnicas dizem que pode atingir um pico de 3800w então deves reclamar e em ultimo caso substitui-lo por outro de outra marca porque te estão a enganar.
Com seguidores não tenho grande experiência mas com os fixos (pelo menos o meu) agora liga por volta das 6,30H e desliga por volta das 21h.
Quanto a contas podes consultar as produções do PaulOl que tem instalado 4370W e em Maio ultrapassou os 40KW 3 vezes, em junho 4 vezes e em julho 7 vezes, ou o Areosa com 4230Kw que este ano só ultrapassou 1 vez os 40Kw, ambos têm o Kaco 3600xi, claro que tudo depende dos paineis, temperatura, localização, altitude etc. mas se dizes que atinges facilmente os 40Kw/dia não é nada mau (já agora aproveita e regista as tuas produções no quadro de MP para que outros possam comparar as suas produções) e deves exigir que o instalador te arranje um Kaco 4200 que atinja um pico de 3800w ou a substituição do inversor! que era o que eu fazia!
Eu não estou a tentar justificar nenhuma rasteira nem a defender os Kaco! Até porque o inversor que tenho é um Sanny Boy
O cerne da questão é:
Já agora, não estás a defender a kaco ou tentar justificar uma rasteira por parte da Kaco neste inversor em particular, pois não?[/quote]
Boas
o que me levou a comentar o teu post foi a afirmação "vergonhosamente tambem está limitado", como toda a gente sabe só se pode injectar na rede até 50% da potência contratada e que os inversores deveriam estar limitados.
E conforme dizes o inversor que atinge os 3800w de pico é o Kaco 3600 e pelo que dizes tens um Kaco 4200, se nas caracteristicas técnicas dizem que pode atingir um pico de 3800w então deves reclamar e em ultimo caso substitui-lo por outro de outra marca porque te estão a enganar.
Com seguidores não tenho grande experiência mas com os fixos (pelo menos o meu) agora liga por volta das 6,30H e desliga por volta das 21h.
Quanto a contas podes consultar as produções do PaulOl que tem instalado 4370W e em Maio ultrapassou os 40KW 3 vezes, em junho 4 vezes e em julho 7 vezes, ou o Areosa com 4230Kw que este ano só ultrapassou 1 vez os 40Kw, ambos têm o Kaco 3600xi, claro que tudo depende dos paineis, temperatura, localização, altitude etc. mas se dizes que atinges facilmente os 40Kw/dia não é nada mau (já agora aproveita e regista as tuas produções no quadro de MP para que outros possam comparar as suas produções) e deves exigir que o instalador te arranje um Kaco 4200 que atinja um pico de 3800w ou a substituição do inversor! que era o que eu fazia!
Eu não estou a tentar justificar nenhuma rasteira nem a defender os Kaco! Até porque o inversor que tenho é um Sanny Boy
-
- Membro Silver
- Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm
Boas,
Já que fui citado no comentário anterior, convém explicar que os valores que apresentam a minha MP estão limitados pela sombra de um eucalipto que me corta 3 a 4 kWh todas as manhãs, podem confirmar essa informação nos gráficos diários neste endereço: http://home.solarlog-web.es/655.html
Limitações à parte, seja 3800 Wp ou 3550 Wp, tenho lido testemunhos de que essa limitação do Kaco é mais virtual que efectiva, ou seja, apesar de indicar que está a limitar a potência a determinado valor, ele continua a debitar valores mais elevados para a rede. Uma forma de confirmar isso é confrontar os valores diários do Kaco com os valores indicados pelo contador de saída, e daí tirar as devidas conclusões. Por exemplo, o amigo PaulOL afirma que o contador se saída da sua MP regista mais 1,65% que os valores indicados pelo Kaco.
Cps
Já que fui citado no comentário anterior, convém explicar que os valores que apresentam a minha MP estão limitados pela sombra de um eucalipto que me corta 3 a 4 kWh todas as manhãs, podem confirmar essa informação nos gráficos diários neste endereço: http://home.solarlog-web.es/655.html
Limitações à parte, seja 3800 Wp ou 3550 Wp, tenho lido testemunhos de que essa limitação do Kaco é mais virtual que efectiva, ou seja, apesar de indicar que está a limitar a potência a determinado valor, ele continua a debitar valores mais elevados para a rede. Uma forma de confirmar isso é confrontar os valores diários do Kaco com os valores indicados pelo contador de saída, e daí tirar as devidas conclusões. Por exemplo, o amigo PaulOL afirma que o contador se saída da sua MP regista mais 1,65% que os valores indicados pelo Kaco.
Cps
-
- Membro Silver
Continuando no mesmo tema, também podem verificar pelos gráficos que, apesar de ter instalados 4230 Wp, devido ao calor nesta época do ano a minha MP apresenta valores máximos não muito superiores aos 3500/3600 Wp. Nos dias de sol no inverno, aí sim, o Kaco está o dia quase todo a bombar 3800 W, a título de exemplo, vejam o gráfico da produção do dia 20-3-2012.
Pessoalmente acho o Minilog muito limitado em termos de funcionalidades, prefiro outras soluções que permitem seguir online a produção diária e também através de telemóvel. Até se pode fazer a festa sem qq investimento, se tem um computador velho em casa, pode implementar a solução do amigo Volt http://microproducao.wordpress.com/moni ... ao_online/, ou a do JGDuarte http://www.jgduarte.com/.
Cps
Pessoalmente acho o Minilog muito limitado em termos de funcionalidades, prefiro outras soluções que permitem seguir online a produção diária e também através de telemóvel. Até se pode fazer a festa sem qq investimento, se tem um computador velho em casa, pode implementar a solução do amigo Volt http://microproducao.wordpress.com/moni ... ao_online/, ou a do JGDuarte http://www.jgduarte.com/.
Cps
-
- Membro Dedicado
Isso do inversor injectar mais do que aquilo que marca, também penso que foi alterado, pois da ultima vez que estive junto à micro, (penso, não tenho a certeza) que o Kaco marcava mais do que o contador de saída, logo o inverso do que acontecia no kaco 3600. Da próxima vez que estiver junto à micro vou tirar fotos disso tudo, no entanto alguém que tenha o 4200 poderia confirmar isso.areosa Escreveu:Boas,
Cps
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Só para dizer que este link do meu site está mais completo:areosa Escreveu: Pessoalmente acho o Minilog muito limitado em termos de funcionalidades, prefiro outras soluções que permitem seguir online a produção diária e também através de telemóvel. Até se pode fazer a festa sem qq investimento, se tem um computador velho em casa, pode implementar a solução do amigo Volt http://microproducao.wordpress.com/moni ... ao_online/, ou a do JGDuarte http://www.jgduarte.com/.
Cps
http://dl.dropbox.com/u/25250344/Diario.html

E já agora, com essa injecção de mais de 40kWh num dia, não será que o limite é apenas virtual? Qual é o pico que apresenta no contador?

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Silver
hfmjanela Escreveu:Isso do inversor injectar mais do que aquilo que marca, também penso que foi alterado, pois da ultima vez que estive junto à micro, (penso, não tenho a certeza) que o Kaco marcava mais do que o contador de saída, logo o inverso do que acontecia no kaco 3600. Da próxima vez que estiver junto à micro vou tirar fotos disso tudo, no entanto alguém que tenha o 4200 poderia confirmar isso.areosa Escreveu:Boas,
Cps
Para confirmar se fornece mais potência que a marcada, o melhor é fazê-lo quando o Kaco esta francamente a limitar a potência e conferir com o contador de saída. O meu contador também regista o valor de pico que pode ser também ser um valor pertinente.
No entanto, se com uma potência instalada de 4230 Wp consegue produções acima dos 40 kWh em dias de sol, acho que é muito bom.
Cps
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Boas,
Já aqui foi e bem mencionado que o Kaco tem uma limitação na potencia máxima que não corresponde à realidade, para tirar isso a limpo, é ver o pico máximo registado no contador que respeita um determinado tempo, julgo 10 minutos (não tenho a certeza) consecutivos a injectar um determinado valor, aqui já permite dissipar esta duvida (Pot.Max.) e ter a certeza absoluta de qual é o valor real injectado!
Também nesta altura do ano, o excessivo calor limita a pot.máxima injectada!
Os Kacos são modestos nos valores registados, pois por norma existe um saldo positivo no contador e esta é que conta €€€!
Registos diários de 40 kwh é BOM!
O caminho a seguir, se os valores não o satisfizerem, é reclamar e obrigar a substituir o actual, veja se tem matéria escrita (no orçamento, nos especificações técnicas que lhe entregaram, o que está homolgado, etc) que possa reivindicar tal solução!
Boa Sorte!
Já aqui foi e bem mencionado que o Kaco tem uma limitação na potencia máxima que não corresponde à realidade, para tirar isso a limpo, é ver o pico máximo registado no contador que respeita um determinado tempo, julgo 10 minutos (não tenho a certeza) consecutivos a injectar um determinado valor, aqui já permite dissipar esta duvida (Pot.Max.) e ter a certeza absoluta de qual é o valor real injectado!
Também nesta altura do ano, o excessivo calor limita a pot.máxima injectada!
Os Kacos são modestos nos valores registados, pois por norma existe um saldo positivo no contador e esta é que conta €€€!
Registos diários de 40 kwh é BOM!
O caminho a seguir, se os valores não o satisfizerem, é reclamar e obrigar a substituir o actual, veja se tem matéria escrita (no orçamento, nos especificações técnicas que lhe entregaram, o que está homolgado, etc) que possa reivindicar tal solução!
Boa Sorte!
-
- Membro Dedicado
Ora vamos cá então com dados fresquinhos, e gostaria de opiniões do pessoal mais "calejado" nisto de análise de produções.
-Ligação feita 05/06 durante a tarde.
-Durante os primeiros 15 dias o Degger não estava com com os sensores e bomrang a 100% ( o que acontecia é que às vezes até se punha em posição contrária ao do sol, LOL
e quando chegava o fim da tarde ficava doido às voltas). Depois de alguns ajustes ficou a funcionar normalmente.
Produção:
Muitos dias acima de 40 com pico de 44kw.
Produção até 24/07 inclusive - 1758Kw
Dias de produção - 50
Logo 1758/50 = 35.16Kw/dia.
Já agora o contador é um Itron sl 7000
O que eu gostava de saber é se vale a pena andar a chatear-me por causa do inversor ou se acham que irei atingir o máximo de produção anual?
Agradeço comentários. Obrigado.
-Ligação feita 05/06 durante a tarde.
-Durante os primeiros 15 dias o Degger não estava com com os sensores e bomrang a 100% ( o que acontecia é que às vezes até se punha em posição contrária ao do sol, LOL

Produção:
Muitos dias acima de 40 com pico de 44kw.
Produção até 24/07 inclusive - 1758Kw
Dias de produção - 50
Logo 1758/50 = 35.16Kw/dia.
Já agora o contador é um Itron sl 7000
O que eu gostava de saber é se vale a pena andar a chatear-me por causa do inversor ou se acham que irei atingir o máximo de produção anual?
Agradeço comentários. Obrigado.
-
- Membro Silver
1758 kWh!!! É MUITO BOM!
Julgo que deveria estar mais que satisfeito com o desempenho da sua MP. Qual é a potência total dos painéis?
Eu, em igual período produzi 1515 kWh com uma potência instalada de 4230 Wp, o PauloOL produziu 1590 hWh, o MarcoPGSilva produziu 1587 kWh. Realmente, não sei do que se queixa! Com estes valores não acredito que o Kaco esteja a limitar a sua produção.
Máximo da produção anual com estes valores??? Como é o 1º ano vai ter que fazer à proporção mas para o próximo ano julgo que vai chegar a Novembro e pode mandar a sua MP fazer umas férias merecidas.
Cps

Eu, em igual período produzi 1515 kWh com uma potência instalada de 4230 Wp, o PauloOL produziu 1590 hWh, o MarcoPGSilva produziu 1587 kWh. Realmente, não sei do que se queixa! Com estes valores não acredito que o Kaco esteja a limitar a sua produção.
Máximo da produção anual com estes valores??? Como é o 1º ano vai ter que fazer à proporção mas para o próximo ano julgo que vai chegar a Novembro e pode mandar a sua MP fazer umas férias merecidas.
Cps
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
São 15 minutos. E já somos dois a perguntar o mesmo: Qual é o pico apresentado no contador? 3,45?PaulOL Escreveu:Boas,

333.333,3 KM a bombar faísca!
-
- Membro Dedicado
Não sei como é que isso se faz no contador, peço desculpa pela ignorância, se alguém me poder dizer agradecia.Volt Escreveu:São 15 minutos. E já somos dois a perguntar o mesmo: Qual é o pico apresentado no contador? 3,45?PaulOL Escreveu:Boas,
.
A potencia instalada é de 18*235 =4230