Grid tie com backup de baterias
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sábado jun 07, 2008 9:00 pm
Grid tie com backup de baterias
Boas,
Desde já tenho de dar os parabéns aos muitos "inventores" que partilham os seus projectos neste fórum. Tenho estado a pesquisar, mas não consegui encontrar nenhum sistema utilizando grid tie com backup de baterias (a funcionar como energy dummper).
Li que já houve utilizadores a ligarem baterias aos grid tie com os mesmos resultados dos painéis solares.
Estou a pensar em fazer um sistema que verifique o consumo actual na instalação e se a produção (energia solar e/ou energia eólica) for inferior, a energia produzida segue para o grid tie. No caso de ter excesso de produção de energia, esta seria armazenada.
Gostaria de saber as vossas opiniões em relação a esta solução, caso este tema já tenha sido abordado noutro post, peço para que seja encaminhado para o mesmo.
Cumprimentos
Desde já tenho de dar os parabéns aos muitos "inventores" que partilham os seus projectos neste fórum. Tenho estado a pesquisar, mas não consegui encontrar nenhum sistema utilizando grid tie com backup de baterias (a funcionar como energy dummper).
Li que já houve utilizadores a ligarem baterias aos grid tie com os mesmos resultados dos painéis solares.
Estou a pensar em fazer um sistema que verifique o consumo actual na instalação e se a produção (energia solar e/ou energia eólica) for inferior, a energia produzida segue para o grid tie. No caso de ter excesso de produção de energia, esta seria armazenada.
Gostaria de saber as vossas opiniões em relação a esta solução, caso este tema já tenha sido abordado noutro post, peço para que seja encaminhado para o mesmo.
Cumprimentos
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Grid tie com backup de baterias
Acho que a forma de fazeres isso teria que ser com um controlador inteligente, que tivesse ligação aos paineis e a baterias, por onde passasse o consumo da casa. Basicamente, que funcionasse como uma UPS, mas com um funcionamento mais abrangente.
-
Autor do tópico - Membro
Tens algum exemplo de um controlador inteligente comercial?
A intenção não é funcionar como uma UPS, pois eu não quero ser auto-suficiente (ainda), mas apenas armazenar a energia que não consigo consumir instantaneamente para esta ser utilizada mais tarde. Desta forma evitando, em certos momentos, estar a enviar energia para a rede publica.
Cumprimentos
A intenção não é funcionar como uma UPS, pois eu não quero ser auto-suficiente (ainda), mas apenas armazenar a energia que não consigo consumir instantaneamente para esta ser utilizada mais tarde. Desta forma evitando, em certos momentos, estar a enviar energia para a rede publica.
Cumprimentos
-
Autor do tópico - Membro
Para tentarem entender a minha ideia, deixo os esquemas de funcionamento simplificados.
Os CT's detectam quantos amperes estão a ser fornecidos por cada um dos produtores (Rede e Renováveis). Irá existir um sistema de controlo que irá comparar estes consumos e decidirá qual fonte é que vai utilizar, sempre com a prioridade de nunca enviar energia para a Rede. A energia armazenada na bateria poderá ser utilizada nas horas de maior consumo (horas de ponta) de forma a reduzir a energia fornecida pela Rede nestes períodos.
Alguém já tentou algo assim?
Cumprimentos
Os CT's detectam quantos amperes estão a ser fornecidos por cada um dos produtores (Rede e Renováveis). Irá existir um sistema de controlo que irá comparar estes consumos e decidirá qual fonte é que vai utilizar, sempre com a prioridade de nunca enviar energia para a Rede. A energia armazenada na bateria poderá ser utilizada nas horas de maior consumo (horas de ponta) de forma a reduzir a energia fornecida pela Rede nestes períodos.
Alguém já tentou algo assim?
Cumprimentos
- Anexos
-
- Horas_+_Consumo.jpg (43.7 KiB) Visto 10459 vezes
-
- Carregamento_Baterias.jpg (40.15 KiB) Visto 10459 vezes
-
- Grid_Tie_Ligado.jpg (40.71 KiB) Visto 10459 vezes
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Para um sistema ligado a rede não me parece muito viavel, teria que levar um sistema de controlo altamente eficaz e mesmo assim era dificil não enviar qq coisa para a rede.
O que existe são inversores/carregadores hibridos que podem ser configurados com prioridade a rede ou solar/bateria, sempre que exista potencia suficiente para alimentar as cargas está pelo solar/bateria, se a potencia AC aumentar ou não exista potencia suficiente do solar este comuta automaticamente para a rede, isto tudo no mesmo sistema e com tempo praticamente nulo de comutação (activo).
Estou a falar do Axpert KS e do Vertex off grid com opção on grid
cumprimentos
O que existe são inversores/carregadores hibridos que podem ser configurados com prioridade a rede ou solar/bateria, sempre que exista potencia suficiente para alimentar as cargas está pelo solar/bateria, se a potencia AC aumentar ou não exista potencia suficiente do solar este comuta automaticamente para a rede, isto tudo no mesmo sistema e com tempo praticamente nulo de comutação (activo).
Estou a falar do Axpert KS e do Vertex off grid com opção on grid
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro
- Registado: quarta dez 23, 2009 7:13 pm
Caro pnunes
Já ando de olho nestes inversores hibridos há uns tempos (há também o PowerRouter) mas ando com uma dúvida que ainda não consegui esclarecer:
Eles comutam para a rede quando a potencia solicitada é superior à disponivel pelos painéis/bateria. A potência solicitada pode ser superior à potencia que o inversor suporta?
É que eu queria fazer uma brincadeira com um Axpert KS 1KVA (ou até mesmo o 2KVA), mas por vezes tenho picos de 5-6Kw (uso do forno e do microondas em simultaneo por exemplo) e fico na dúvida se ele ao comutar para a rede, faz apenas um shunt (ou pass-through) à rede, não havendo assim o limite de potência pelo inversor.
Eu sei que é possível fazer isto sem estes inversores XPTO (o sistema do pnunes faz isto pelo que percebi), mas para quem não tem grandes conhecimentos na área, tudo parece complicado
Já ando de olho nestes inversores hibridos há uns tempos (há também o PowerRouter) mas ando com uma dúvida que ainda não consegui esclarecer:
Eles comutam para a rede quando a potencia solicitada é superior à disponivel pelos painéis/bateria. A potência solicitada pode ser superior à potencia que o inversor suporta?
É que eu queria fazer uma brincadeira com um Axpert KS 1KVA (ou até mesmo o 2KVA), mas por vezes tenho picos de 5-6Kw (uso do forno e do microondas em simultaneo por exemplo) e fico na dúvida se ele ao comutar para a rede, faz apenas um shunt (ou pass-through) à rede, não havendo assim o limite de potência pelo inversor.
Eu sei que é possível fazer isto sem estes inversores XPTO (o sistema do pnunes faz isto pelo que percebi), mas para quem não tem grandes conhecimentos na área, tudo parece complicado

-
- Membro Platinium
Viva,Moliko Escreveu:Caro pnunes
acerca destas equipamentos que mensionei ainda não tive oportunidade de testar, apenas o que li nas especificações e também de uma pessoa que os comercializa.
De qq forma um inversor tem que ser dimensionado para a potencia a que se quer utilizar, mesmo ele fazendo bypass a rede em caso de sobrecarga esse bypass terá que suportar a tal potencia nominal, assim não conseguirá fazer o que pretende com um apenas de 1kw.
Estes equipamentos suportam as cargas até um determinado limite, quando existe radiação solar suficiente eles são responsáveis por toda a alimentação ás cargas, quando deixa de existir potencia suficiente nos paineis ele recorre a bateria (que não precisa ser muito grande pois fará bypass mais cedo, aproveitando maioritariamente utilização diurna), quando a bateria atinge o valor minimo de descxarga faz bypass para a rede.
Parece-me uma boa solução de poupança nos dias que correm, tem a opção de uma autonomia "total" com uma grande bateria ou então com uma pequena bateria a utilização mais diurna, a poupança será menor mas também não tem o grande investimento que é uma boa bateria.
Também tem a opção ligado a rede (Grid Tie) mas não me agrada muito pois não temos que estar a injetar na rede se ninguem nos paga... para isso que aprovem o sistema Netmetering já aprovado noutros paises europeus.
Cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Autor do tópico - Membro
Poderia colocar um filtro após o grid tie para tentar minimizar as perturbações que ocorrem com as mudanças de sistemas.Para um sistema ligado a rede não me parece muito viavel, teria que levar um sistema de controlo altamente eficaz e mesmo assim era dificil não enviar qq coisa para a rede.
A razão que me levou a pensar nesta solução é mesmo esta.Também tem a opção ligado a rede (Grid Tie) mas não me agrada muito pois não temos que estar a injetar na rede se ninguem nos paga... para isso que aprovem o sistema Netmetering já aprovado noutros paises europeus.
Isso e bem verdade, felizmente existem a internetEu sei que é possível fazer isto sem estes inversores XPTO (o sistema do pnunes faz isto pelo que percebi), mas para quem não tem grandes conhecimentos na área, tudo parece complicado

Tenho também a hipótese de não incluir baterias, mas tinha de dissipar essa energia em algum lado (resistências, etc).
Pnunes, no teu sistema quando tens as baterias carregadas, desligas simplesmente a fonte de energia?
Cumprimentos
-
- Membro Platinium
Viva,
no 1º ponto quando eu falo em enviar qq coisa para a rede não me refiro a perturbações mas sim a enviar energia para a rede gratuitamente.
no 2º acho que então para isso o melhor é mesmo não estar fisicamente ligado á rede na saida e optar antes por um sistema com bypass eficaz em que as cargas estão apenas ligadas ao inversor, acho eu que seria uma solução mais barata... digo eu.
3º ponto num sistema como o meu como "as baterias nunca estão carregadas"!!! eu explico, claro que a bateria carrega mas como existem permanentemente cargas a consumir a energia não é desperdiçada porque os regulador gere muito bem essa energia canalizando para as cargas, logicamente que existem momentos de menor consumo e ai poderia ser desperdiçada alguma mas nesse caso o controlador/sistema de gestão que utilizo canaliza essa carga para outra solução acionando outra carga.
cumprimentos
no 1º ponto quando eu falo em enviar qq coisa para a rede não me refiro a perturbações mas sim a enviar energia para a rede gratuitamente.
no 2º acho que então para isso o melhor é mesmo não estar fisicamente ligado á rede na saida e optar antes por um sistema com bypass eficaz em que as cargas estão apenas ligadas ao inversor, acho eu que seria uma solução mais barata... digo eu.
3º ponto num sistema como o meu como "as baterias nunca estão carregadas"!!! eu explico, claro que a bateria carrega mas como existem permanentemente cargas a consumir a energia não é desperdiçada porque os regulador gere muito bem essa energia canalizando para as cargas, logicamente que existem momentos de menor consumo e ai poderia ser desperdiçada alguma mas nesse caso o controlador/sistema de gestão que utilizo canaliza essa carga para outra solução acionando outra carga.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro
- Registado: terça ago 14, 2012 12:31 pm
bom dia a todos tb ando a procura de um sistema assim ! por ex não se pode por paineis a carregar as baterias e depois ligar um gried tie directo nas baterias e injectar na rede da casa junto com a energia da edp , e que ja vi gried tie que arrancam com apenas 10,8v e produzem 220v e 1000ww por ex.
-
- Membro Platinium
E o que ganha com isso??? ou baterias para sistema autonomo ou grid tie direto, ou carrega baterias ou injeta...titofreitas Escreveu:bom dia a todos tb ando a procura de um sistema assim ! por ex não se pode por paineis a carregar as baterias e depois ligar um gried tie directo nas baterias e injectar na rede da casa junto com a energia da edp , e que ja vi gried tie que arrancam com apenas 10,8v e produzem 220v e 1000ww por ex.
aproveite para dar uma leitura nos topicos relacionados e verá melhor como funciona...
o colega CrOhN tem um a funcionar veja o topico dele
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
[/quote]
Este é de longe o ponto mais importante!
Não podemos desperdiçar energia!
Já que os investimentos nestas fontes de energia são caras....
Faço o possível para desperdiçar o mínimo de energia!
Por isso mesmo fiz um grande investimento em baterias estacionarias.
Para as horas de maior carga PV.
E os consumos imediatos são inferiores, guardando nas baterias este potencial, para mais tarde ser utilizado (de noite)
E tenho outro banco de baterias de tracção, fornecendo energia resistiva (luzes) a casa toda, em baixa tensão, sem o uso do inversor, e respectivos consumos adicionais.....
E continuo a tentar melhorar a eficiência do meu sistema, (Não podemos desperdiçar nem 1w)
Abraço.
[/quote]
Este é de longe o ponto mais importante!
Não podemos desperdiçar energia!
Já que os investimentos nestas fontes de energia são caras....
Faço o possível para desperdiçar o mínimo de energia!
Por isso mesmo fiz um grande investimento em baterias estacionarias.
Para as horas de maior carga PV.
E os consumos imediatos são inferiores, guardando nas baterias este potencial, para mais tarde ser utilizado (de noite)
E tenho outro banco de baterias de tracção, fornecendo energia resistiva (luzes) a casa toda, em baixa tensão, sem o uso do inversor, e respectivos consumos adicionais.....
E continuo a tentar melhorar a eficiência do meu sistema, (Não podemos desperdiçar nem 1w)
Abraço.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Silver
- Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm
Trabalho no Brasil com Energia Solar. Existe no Brasil uma única instalação Grid-Tie com banco de baterias mas se trata do Inversor XW da Xantrex, foram exigências do próprio cliente pois ao ocorrer queda de energia da concessionária o sistema do banco de baterias assumiria.
Agora sistema que permita Off-Grid (isolado da rede) e com excesso envie para o Inversor Grid-tie par ao mesmo injetar na concessionária acho inviável até pela características elétricas pois os inversores Grid-Tie possuem uma Tensão em CC para inicialização em torno de 100 volts por exemplo. A não ser que utilizasse micro inversores, mas esses são ligados direto no painel sem passar por controladores pois eles já possuem a tecnologia MPPT e são prontos para enviar para injetar na rede, claro com suas devidas proteções na parte do quadro para a concessionária.
Agora sistema que permita Off-Grid (isolado da rede) e com excesso envie para o Inversor Grid-tie par ao mesmo injetar na concessionária acho inviável até pela características elétricas pois os inversores Grid-Tie possuem uma Tensão em CC para inicialização em torno de 100 volts por exemplo. A não ser que utilizasse micro inversores, mas esses são ligados direto no painel sem passar por controladores pois eles já possuem a tecnologia MPPT e são prontos para enviar para injetar na rede, claro com suas devidas proteções na parte do quadro para a concessionária.
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm
Sei que isto é um topico antigo mas eu tinha pensado numa solução parecida. Por favor comentem.titofreitas Escreveu:bom dia a todos tb ando a procura de um sistema assim ! por ex não se pode por paineis a carregar as baterias e depois ligar um gried tie directo nas baterias e injectar na rede da casa junto com a energia da edp , e que ja vi gried tie que arrancam com apenas 10,8v e produzem 220v e 1000ww por ex.
Imaginem que tenho 2 paineis de 250w com controlador para carregar uma bateria.
Vão estar a debitar em pico, entre 400 a 500w.
Imaginem agora que a essa bateria ligo um grid tie de 200w.
O Grid Tie vai estar a debitar um maximo de 200w (anulando os standbyes) e o restante das horas de pico armazena em bateria pois os paineis estão a "lançar" na bateria mais do que é gasto pelo Grid Tie .
Isto vai aumentar o periodo em que o grid tie debita reduzindo a injecção na rede.
Tenho o aumento do custo da bateria e controlador mas por outro lado gasto menos no Grid Tie por ser de potencia inferior e permite-me uma melhor utilização.
Que vos parece? É viavel?
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Sem perceber nada do assunto...
E as voltagens disso tudo, são compatíveis?
E as voltagens disso tudo, são compatíveis?
-
- Membro Dedicado
A ideia seria ter tudo a trabalhar a 12v. Paineis em paralelo de 12v a carregar bateria a 12v com grid tie de 12v. Embora pelo que li recomendariam 24v mas ja tenho o material quase todo e é de 12v
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Bom, não seria por aí então... Mas e a eficiência? Vou inventar valores, mas se a carregar se conseguir 85% de eficiência, e a descarregar outro tanto, já perdemos 30% da energia só por ter a bateria lá no meio...
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm
Viva,
Resumo 2 sistemas que já tive e que funcionaram na perfeição:
Sistema 1:
- 1 Painel de 60 células
- 1 Regulador de carga
- 2 Baterias de 12V em série
- 1 Inversor onda modificada 24V – 230V
- 1 Inverter 230VAC – 400VAC
- 1 Bomba de piscina trifásica
Sistema 2:
- 1 Painél de 60 células
- 1 Regulador de carga
- 1 Involar 250W
- 1 Relógio para ligar o Involar nas horas de maior consumo
Se as baterias forem de grande capacidade, para as correntes que são solicitadas, as perdas totais podem ser inferiores a 20%. Na minha opinião, considerando que a energia solar não tem custos, o rendimento das baterias não é assim tão importante.
Resumo 2 sistemas que já tive e que funcionaram na perfeição:
Sistema 1:
- 1 Painel de 60 células
- 1 Regulador de carga
- 1 Inversor onda modificada 24V – 230V
- 1 Inverter 230VAC – 400VAC
- 1 Bomba de piscina trifásica
Sistema 2:
- 1 Painél de 60 células
- 1 Regulador de carga
- 1 Involar 250W
- 1 Relógio para ligar o Involar nas horas de maior consumo
Se as baterias forem de grande capacidade, para as correntes que são solicitadas, as perdas totais podem ser inferiores a 20%. Na minha opinião, considerando que a energia solar não tem custos, o rendimento das baterias não é assim tão importante.
-
- Membro Dedicado
Obrigado Patriota
O seu Sistema 2 está mais ou menos alinhado com o que descrevi com a difrença que o Involar liga apenas na horas de grande consumo o que viria resolver o grande problema do autoconsumo que é o facto de os consumos não serem na mesma altura do maior uso de eletricidade e como li em varios locais, para a maior parte de nós, não justifica o investimento em mais de 200w de painel.
Com um sistema como o seu sistema 2, poderia aumentar o numero de paineis sem problema pois a energia seria "libertada" nas horas que mais falta fazem.
Sei que uma bateria sai caro, mas para quem tiver oportunidades de obter baterias "baratas" poderá ser uma opção a ter em conta.
Já agora, qual a capacidade das suas baterias? E que tipo de baterias eram?
Obrigado
O seu Sistema 2 está mais ou menos alinhado com o que descrevi com a difrença que o Involar liga apenas na horas de grande consumo o que viria resolver o grande problema do autoconsumo que é o facto de os consumos não serem na mesma altura do maior uso de eletricidade e como li em varios locais, para a maior parte de nós, não justifica o investimento em mais de 200w de painel.
Com um sistema como o seu sistema 2, poderia aumentar o numero de paineis sem problema pois a energia seria "libertada" nas horas que mais falta fazem.
Sei que uma bateria sai caro, mas para quem tiver oportunidades de obter baterias "baratas" poderá ser uma opção a ter em conta.
Já agora, qual a capacidade das suas baterias? E que tipo de baterias eram?
Obrigado
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm
Baterias de Gel, descarga profunda.
Sistema 1:35AH
Sistema 2: 100AH
Sistema 1:35AH
Sistema 2: 100AH