OV+Diesel num Smart CDi !!

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
AFigas
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta dez 01, 2006 8:51 pm

OV+Diesel num Smart CDi !!

Mensagem por AFigas »

olá viva:
por pura curiosidade atestaram o depósito do meu smart cdi com óleo vegetal, do mais barato do mercado . inicialmente notei que o smart para além de cheirar a frigideira ao lume, depois a batatinhas fritas e já depois de esforço e com o motor nas temperaturas normais, era um cheirinho a farturas! depois de ter despachado 3 depósitos, estou a uitlizar o gasóleo, normal e porco, pois que vem por aí o inverno e não sei se com temperaturas muito baixas o ov não congelará . o smart mora na rua!
da experiencia ficou que inicialmente, nos primeiros km fez algum fumo e depois passou a não fazer qualquer fumo, passei a ter mais disponibilidade de motor, parecendo que o binário estava mais alto, mas não havendo quaisquer aumentos de velocidade, que nestes carros é limitada electrónicamente. como achei que a coisa tinha mais pica gastei o mesmo combustível para os mesmos km. depois , já sem a novidade a dominar o pensamento, e com a condução normal, verifiquei que o consumo baixou de 3,8 l / 100 km para algo de 3,1 l / 100 km., e isto durante mais 2 depósitos ( 22 l + 22 litros ). agora que voltei ao gasóleo, o consumo está rigorosamente em 3,7 l / 100 km, para a mesma utilização. estes motores têm common rail. um meu filho usa no vw polo ov directo, nota o mesmo cheirinho a fritos, muito menos fumo e toda a força do costume. mas... nem no meu audi a4 nem no dele , audi a3 deitamos ov. até um dia!!!!
Cumprimentos

Arnaldo Figueiras

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá afigas bem vindo ao forum
atestaram o depósito do meu smart cdi com óleo vegetal
esclarece lá:
tens um kit de um fabricante de confiança, atestaram quando o depósito estava a mais de 2/3, ou és um tipo optimista, ou por isso é que escolheste o nome a "figas"?

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

muito optimismo pode ter consequências pouco agradáveis. cuidado. isto do ov não é assim linear como parece.

aqui, no forum, continuam as pessoas relatar as suas experiências. na esmagadora maioria positiva. negativas quase não há? porque será? acho que quando as coisas correm mal, as pessoas tem vergonha de aparecer e admitir que correu mal.

já ouvi das bi estoiradas, etc. gente que anda a ov100 com bombas lucas e common rail.

é preciso de ter juízo e só correr os riscos bem calculados. não há necessidade de arriscar demais.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm

Mensagem por ANCCO »

hynek,

muito bem colocado, aqui no brasil houve sérios danos em motores a diesel (especialmente tratores agrícolas e colheitadeira) por conta do uso do ov sem kit de adaptação, mesmo utilizando baixas porcentagens. já pude conferir pessoalmente a formação de resíduos internos nos motores por conta de utilização sem cuidados. por aqui é proibido produzir veículos de passeio a diesel, somente utilitários e caminhonetas, por isso sinto grande inveja de ver que podem fazer 3,1 a 3,8l/100km com seus veículos....
os meus dados seguem próximos ao hynek: 10 km/l, em média.
portanto, afigas, pesquise neste fórum e certamente encontrará respostas, mas não use ov diretamente sem adaptações, ainda mais em se tratando de common rail....
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

ancco,

no brasil usa se óleo de soja que é + perigoso, há relatos de maiores danos com este óleo. vou tentar juntar alguma info sobre uso deste óleo.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”