Boas pessoal,
Sou o André Silveira, tenho 18 anos sou de Angra do Heroísmo e estou a tirar um curso de nível IV intitulado Técnico de Electrónica, Automação e Computadores.
Estou no último ano do curso e como tal terei de apresentar um projecto no fim do curso como Prova de Aptidão Profissional.
Entre as várias ideias de projectos que me surgiram, surgiu uma máquina de produção de Biodiesel ou Biogás.
Já pesquisei pela net sobre o processo de produção do Biodiesel bem como os catalizadores a ser utilizados.
A maioria dos meus professores reprimiram um bocado a ideia deste projecto por não ser directamente relacionado com o curso.
Então numa conversa num outro fórum aconselharam-me passar por cá expor as minhas dúvidas e dar uma vista de olhos no que se faz por aqui.
Queria saber se já existem algumas máquinas deste tipo sejam elas industriais ou domésticas. E queria saber até que ponto é possível realizar este projecto baseando-me no meu "know how" e no meu orçamento.
Uma das dúvidas que ainda tenho sobre o processo é o que significa ao certo a transesterificação. Já li que se trata da separação da glicerina do óleo vegetal para a seguir ser realizada uma reacção química entre o óleo e um alcool (etanol/metanol) na presença de um catalizador. Mas também já li que a separação é feita depois da reacção que origina dois compostos, o biodiesel e o glicerol.
Queria também saber como é feita esta separação, a ideia que tenho é fazê-la através da centrifugação, até pode ser uma barbaridade mas não vejo outra maneira.
Suponho que esta reacção tenha de ser realizada num ambiente controlado, queria também saber qual a melhor maneira de o fazer, pensei em fazer a mistura do óleo com o alcool num depósito em Inox com umas pás rotativas ao centro, e queria saber se é preciso que os dois liquidos sejam portanto mexidos a grande velocidade ou se pode ser uma rotação mais lenta.
Queria também saber como é analisado o Biodiesel e os diferentes tipos de Biodiesel.
Agradeço desde já opiniões, explicações, correcções etc.
obrigado e desculpem a seca.
André Silveira
Apresentação André Silveira
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: segunda out 15, 2012 9:51 pm
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Apresentação André Silveira
Bem-vindo.
.