Vale a pena comprar mais 2 painéis para MP fixa?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
cmspinto
Membro
Membro
Registado: sexta abr 20, 2012 1:43 pm

Vale a pena comprar mais 2 painéis para MP fixa?

Mensagem por cmspinto »

Caros colegas,
De seguida indico os dados da minha instalação:
MP fixa, em telhado orientado a sul, com 18 painéis MTS 230W + inversor SMA Sunny Boy 3.3 (painéis montados em 3 estruturas paralelas de 6 painéis cada)
Inclinação da estrutura: +- 35º
Começou a produzir em Setembro de 2011
Produção anual: cerca de 5.700 KWh a 0,38 € cada KWh.
O máximo que produziu num dia foi de 28 KWh.
Abro este tópico para que alguém que tenha sistema semelhante possa indicar se os valores produzidos estarão na média, ou se serão baixos. Já me disseram que são baixos e que teria toda a vantagem em adicionar 2 painéis à instalação, sendo que esse custo adicional seria recuperado mais rapidamente (em menos anos do que vai demorar a recuperar o valor da instalação inicial - custou 16 mil euros já com IVA), pois teria um acréscimo de produção (cerca de 4 KWh diários, em média) além de o preço atual dos painéis ser mais baixo do que há um ano. Se alguém fez uma alteração semelhante pode-me indicar se é necessário fazer nova reinspeção ou alterar alguma coisa em termos de "papelada" junto da EDP?
Obrigado.

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Re: Vale a pena comprar mais 2 painéis para MP fixa?

Mensagem por JDuarte »

Viva,
Potência a mais não se tem revelado um problema, pelo contrário ajuda bastante.
Pena ser um SMA 3300, embora seja muito fiável e regular, não é o inversor indicado para sobredimensionamento porque infelizmente limita fortemente a saída AC, o que me leva a por em causa o aumento de 4kWh/dia.
Quanto à papelada, não é preciso re-inspeção, o instalador apenas tem de informar o srm (renovaveis na hora) da alteração.
Cmps,

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

cmspinto Escreveu:Caros colegas,
De seguida indico os dados da minha instalação:
MP fixa, em telhado orientado a sul, com 18 painéis MTS 230W + inversor SMA Sunny Boy 3.3 (painéis montados em 3 estruturas paralelas de 6 painéis cada)
Inclinação da estrutura: +- 35º
Começou a produzir em Setembro de 2011
Produção anual: cerca de 5.700 KWh a 0,38 € cada KWh.
O máximo que produziu num dia foi de 28 KWh.
Abro este tópico para que alguém que tenha sistema semelhante possa indicar se os valores produzidos estarão na média, ou se serão baixos. Já me disseram que são baixos e que teria toda a vantagem em adicionar 2 painéis à instalação, sendo que esse custo adicional seria recuperado mais rapidamente (em menos anos do que vai demorar a recuperar o valor da instalação inicial - custou 16 mil euros já com IVA), pois teria um acréscimo de produção (cerca de 4 KWh diários, em média) além de o preço atual dos painéis ser mais baixo do que há um ano. Se alguém fez uma alteração semelhante pode-me indicar se é necessário fazer nova reinspeção ou alterar alguma coisa em termos de "papelada" junto da EDP?
Obrigado.
Boas

Penso que poderia produzir um pouquinho mais para a potência instalada que tem, mas com mais dois paineis 460W, não consegue mais 4Kw por dia.
Partindo dos dados que tem 5700KW:365dias=15,616KW/dia:4,140KW=3,772Wx460W=1,735KW
Ou seja terá um aumento médio diário de 1,735KW a previsão de acréscimo de produção que diz vir a ter de mais 4Kw de média diária está muito longe da realidade e ainda tem outra agravante que é, o SMA 3300 corta a produção acima dos 3617W de produção o que nos dias de frio e de sol o pico de produção é limitado aos 3617w, claro que se colocar mais 460W vai produzir mais quando estiver a produzir abaixo dos 3617W, em grosso modo porque como lhe disse a produção a cima dos 3617W não é injectada na rede temos 1,735KWx365x,38€=240,64€ o que deve dar a volta de 230€ mas para ser mais correto há simuladores que lhe devem dar as contas mais certas, do valor a mais na produção, penso que a nova inspecção são 300€, convém é fazer contas ver em quanto é que fica a montagem e fornecimento dos paineis mais a taxa de inspecção e ver quantos anos vai demorar para amortizar o investimento e ver se compensa o investimento.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

[quote="alexjp4]

(...) penso que a nova inspecção são 300€, convém é fazer contas ver em quanto é que fica a montagem e fornecimento dos paineis mais a taxa de inspecção e ver quantos anos vai demorar para amortizar o investimento e ver se compensa o investimento.[/quote]

Boas!

O JDuarte já esclareceu e BEM, este aspecto da reinspecção, NÃO é preciso!...

Cpts.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

Boas,

Efectivamente não é necessario nova inspeção para adiconar mais paineis , nem para trocar o contador ou o inversor , mas qualquer destas operações tem que ser comunicada ao SRM, no caso do contantador tem que ser comunicado também à EDP e a mudança tem que ser feita na presença do funcionario da EDP, é este que vai descelar o contador antigo retirar a leitura, e selar o novo e fazer o teste. o inversor pode ser mudado mas apenas por um da mesma marca e modelo , caso o modelo já não exista no mercado , o SRM pode (mas acho que não é obrigatorio) solicitar nova inspeção.

Autor do tópico
cmspinto
Membro
Membro

Mensagem por cmspinto »

alexjp4 Escreveu: temos 1,735KWx365x,38€=240,64€ o que deve dar a volta de 230€ mas para ser mais correto há simuladores que lhe devem dar as contas mais certas, do valor a mais na produção,
Obrigado pela ajuda
Se se conseguisse 230 Euros de adicional num ano, esse investimento certamente que era recuperado mais rapidamente do que o da instalação inicial. Tendo por base que os 2 painéis adicionais custem 1000 Euros (penso que não custarão mais do que isso), esse investimento seria recuperado em 4 anos. Para recuperar o investimento da instalação inicial certamente que 8 anos não chegarão. Isto se se mantiverem os 0,38 € por KWH produzido (com os cortes que se prevêm ser feitos pelo governo, nunca se sabe...).
Se por acaso alguém tiver feito alguma alteração semelhante (adicionar 2 ou mais painéis a uma MP fixa) e tiver dados comparativos de produção, agradecia que os partilhasse no fórum. Obviamente que cada instalação é um caso (diferentes painéis / inversores / etc), mas assim já permitia ter uma ideia do aumento de produção conseguido. Como já foi referido acima, a grande vantagem de aumentar o nº de painéis será nas horas fora do pico de produção.

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Eu adicionei 10x55W em 6 de janeiro de 2012 (passou de 4125W para 4675W). Espero recuperar o investimento adicional ainda este ano... aliás faltam produzir cerca de 30kWh para pagar esse aumento de potência!
Cmps,

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

Boas cmspinto,

Parece-me que é positivo adicionar os 2 paineis e quanto mais sendo melhor! :mrgreen:

Conforme já foi referido, esse inversor não é o melhor para suportar sobredimensionamento, mas mesmo assim, os ganhos devem justificar tal opção!

Boa Sorte!

Autor do tópico
cmspinto
Membro
Membro

Mensagem por cmspinto »

PaulOL Escreveu:Boas cmspinto,

Parece-me que é positivo adicionar os 2 paineis e quanto mais sendo melhor! :mrgreen:

Conforme já foi referido, esse inversor não é o melhor para suportar sobredimensionamento, mas mesmo assim, os ganhos devem justificar tal opção!

Boa Sorte!
Bom dia,
Pelos comentários acima, também me parece. Estou só a aguardar o orçamento do instalador para decidir.
Obrigado.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

cmspinto Escreveu:
PaulOL Escreveu:Boas cmspinto,

Boa Sorte!
Bom dia,
Pelos comentários acima, também me parece. Estou só a aguardar o orçamento do instalador para decidir.
Obrigado.
Força nisso!... :mrgreen: eles agora estão bem mais em conta!

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

PaulOL Escreveu:[quote="alexjp4]

(...) penso que a nova inspecção são 300€, convém é fazer contas ver em quanto é que fica a montagem e fornecimento dos paineis mais a taxa de inspecção e ver quantos anos vai demorar para amortizar o investimento e ver se compensa o investimento.

Boas!

O JDuarte já esclareceu e BEM, este aspecto da reinspecção, NÃO é preciso!...

Cpts.[/quote][/quote]

Boas

Essa informação foi um instalador que me deu quando eu pensava aumentar a potência daí ter desistido mas a ser assim acho que vale a pena!
Peço desculpa pela informação errada.

cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Mensagem por cupMH »

Boas,

Para fazer um aumento de potencia não é necessário nova inspeção, apenas o tem de ser comunicado a quem controla o SRM a respectiva alteração.
Até pode alterar de fixo para seguidor que não é necessária nova inspeção, como referi anteriormente apenas tem de comunicar as alterações. Só é necessário nova inspeção quando houver alteração do local de produção!

E um aumento de potencia compensa sempre, agora ainda mais pois o valor do €/Wp está mais baixo...

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

cupMH Escreveu:Boas,

Para fazer um aumento de potencia não é necessário nova inspeção, apenas o tem de ser comunicado a quem controla o SRM a respectiva alteração.
Até pode alterar de fixo para seguidor que não é necessária nova inspeção, como referi anteriormente apenas tem de comunicar as alterações. Só é necessário nova inspeção quando houver alteração do local de produção!

E um aumento de potencia compensa sempre, agora ainda mais pois o valor do €/Wp está mais baixo...

Boas,

Por experiência própria, posso afirmar que uma alteração de fixo para seguidor é preciso nova inspecção, antes não fosse, pois tinha poupado uns valente €€€! :(

A aumentar a potencia, esta deve ser executada enquanto se está no 1º período de bonificação!!...depois é melhor esquecer!

Cpts.

cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

PaulOL Escreveu:
cupMH Escreveu:Boas,

Boas,

Por experiência própria, posso afirmar que uma alteração de fixo para seguidor é preciso nova inspecção, antes não fosse, pois tinha poupado uns valente €€€! :(

A aumentar a potencia, esta deve ser executada enquanto se está no 1º período de bonificação!!...depois é melhor esquecer!

Cpts.
Boas,

Olha posso te garantir que não é necessário, pois ainda esta semana ainda a alterar um fixo para seguidor e não é necessário inspeção! Poder pedir-se até poderá ser pedido, mas não é obrigatório!
O teu local de produção ficou no mesmo do anterior?

Cmps,

cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

Boas PaulOL,

Esqueci-me de referir se o local for o mesmo mas se o contador de produção, PC/P ou até mesmo ou de consumo forem desselados, ai sim tens que pedir inspeção!
Nós alteramos mas arranjámos forma de não se mexer nessas coisas para que não fosse necessário inspeção e sim só a comunicação!

Cmps,

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

cupMH Escreveu:Boas PaulOL,

Esqueci-me de referir se o local for o mesmo mas se o contador de produção, PC/P ou até mesmo ou de consumo forem desselados, ai sim tens que pedir inspeção!
Nós alteramos mas arranjámos forma de não se mexer nessas coisas para que não fosse necessário inspeção e sim só a comunicação!

Cmps,

Boas cupMH,

É um facto, o local de produção não mudou, ou seja, apenas saiu do telhado e foi aplicado o seguidor no quintal, mas em termos de local de produção para a EDP não mudou nada!

Na data, a Certiel não deu outra hipótese, mas também é verdade que como a distância do inversor/contador alterou-se radicalmente, passou de 3 metros para 75, o que obrigou mudar-se o cabo de 6mm, por um de 16mm, necessariamente teve de desselar-se o contador!
A Certiel nunca referiu este pormenor técnico (para ele quanto mais inspecções melhor... :twisted: ), mas se assim é, deve-se ter em conta pois evita o pagamento de 430,50€, foi quanto tive de pagar pela nova inspecção! :x

Já agora, quem facultou essa dica, foi a Certiel ou foi habilidade técnica do instalador?

Cpts.

cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

PaulOL Escreveu:
cupMH Escreveu:Boas PaulOL,

Cmps,

Boas cupMH,

É um facto, o local de produção não mudou, ou seja, apenas saiu do telhado e foi aplicado o seguidor no quintal, mas em termos de local de produção para a EDP não mudou nada!

Na data, a Certiel não deu outra hipótese, mas também é verdade que como a distância do inversor/contador alterou-se radicalmente, passou de 3 metros para 75, o que obrigou mudar-se o cabo de 6mm, por um de 16mm, necessariamente teve de desselar-se o contador!
A Certiel nunca referiu este pormenor técnico (para ele quanto mais inspecções melhor... :twisted: ), mas se assim é, deve-se ter em conta pois evita o pagamento de 430,50€, foi quanto tive de pagar pela nova inspecção! :x

Já agora, quem facultou essa dica, foi a Certiel ou foi habilidade técnica do instalador?

Cpts.
Pois a certiel nunca refere isso pois quanto mais inspeções mais €! E está justificada a tua nova inspeção.
Nem foi a certiel que facultou nem há habilidade técnica do instalador, apenas existe essa possibilidade e como era possível ser feito neste caso, assim foi...

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

cupMH Escreveu:
Pois a certiel nunca refere isso pois quanto mais inspeções mais €! E está justificada a tua nova inspeção.
Nem foi a certiel que facultou nem há habilidade técnica do instalador, apenas existe essa possibilidade e como era possível ser feito neste caso, assim foi...
Boas,

Pois eu ponho algumas reticências a essa forma legal, que diz, de mudar de fixo para seguidor, porque é uma mudança radical e ao não certificar não existe uma garantia legal que essa alteração respeitou os níveis de segurança exigidos…mas se comunicou tudo o que fez à Certiel, não tem com que se preocupar!!!... e sempre poupou o valor de uma reinspecção!... e muito sinceramente que passe a ser regra! :mrgreen:

A meu ver e em nossa defesa (principalmente na fase da bonificação) devemos ter o cuidado de facultar TODA a informação à Certiel de qualquer alteração executada à micro e de forma mais oficiosa possível, porque simplesmente não se sabe o dia de amanhã e nós microprodutores temos mais que razões para desconfiar de tudo e de todos (o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira), pelo que se torna primordial termos dados “preto no branco” do que realmente temos instalado com conhecimento oficial, porque as penalizações estão fixadas na lei!... e não vá o diabo tece-las! :evil:

Cpts.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

PaulOL Escreveu:
cupMH Escreveu:
Boas,

Pois eu ponho algumas reticências a essa forma legal, que diz, de mudar de fixo para seguidor, porque é uma mudança radical e ao não certificar não existe uma garantia legal que essa alteração respeitou os níveis de segurança exigidos…mas se comunicou tudo o que fez à Certiel, não tem com que se preocupar!!!... e sempre poupou o valor de uma reinspecção!... e muito sinceramente que passe a ser regra! :mrgreen:

A meu ver e em nossa defesa (principalmente na fase da bonificação) devemos ter o cuidado de facultar TODA a informação à Certiel de qualquer alteração executada à micro e de forma mais oficiosa possível, porque simplesmente não se sabe o dia de amanhã e nós microprodutores temos mais que razões para desconfiar de tudo e de todos (o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira), pelo que se torna primordial termos dados “preto no branco” do que realmente temos instalado com conhecimento oficial, porque as penalizações estão fixadas na lei!... e não vá o diabo tece-las! :evil:

Cpts.
Acho que tens toda a razão eles arranjam sempre maneira de alterar as coisas e quem está lixado somos nós como aconteceu com a necessidade de nos colectarmos.
Amanhã vou ligar para a Certiel porque estava a pensar em colocar 2 ou 3 paineis para fazer um sistema autonomo para reduzir os custos da electricidade em casa, mas se não se tiver que pagar nada, mais vale aumentar a potência da MP porque se produz mais e ao preço do bonificado compensa bem para não falar do desconto de 23% do IVA no preço do material e da instalação, e evitasse outro inversor e baterias.
Como agora temos que ser empresários á força, fazemos-lhe a vontade e aproveita-se o valor do IVA que ainda é bastante tempo de produção, sempre se reduz o tempo de amortização.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

alexjp4 Escreveu:
PaulOL Escreveu:
cupMH Escreveu:
Boas,

Boas

Estive a ler no Decreto-Lei 118-A/2010 e o 363/2007 no artigo 20 alinea 2 só faz menção á mudança de local da instalação e a mudança de tecnologia de produção é que requer uma nova inspecção, o que depreende que não é necessário pedir nova inspecção no caso de passar do fixo para o seguidor (digo eu) mas pelo sim pelo não o melhor é perguntar por escrito porque tambem não vinha no D.L. que tinhamos que ser colectados e depois deu nisto o legislador só escreve metade e depois cada um interpreta como quer.
Já agora quem ler o art. 20 na alínea 1ª fala lá que quem mudar de comercializador tambem tem que fazer o averbamento ao registo de microprodução, pelo meu entender agora que somos obrigados a mudar de comercializador temos que dar conhecimento dessa mudança?! é que estou mesmo a ver que é mais uma rasteira para papar uns €€ aos microprodutores que não tenham conhecimento desse acto que é obrigatório e daqui a uns tempos coimas para cima, porque deveriam averbar esse acto e não o fizeram.
Alguem que perceba um pouco de leis que se prenuncie.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”