Chamo-me João Fragueiro, sou residente na ilha Terceira, Açores, e as alternativas para mim são cada vez mais uma prioridade..
Ainda estou ligado a rede, mas já instalei na minha residencia um sistema híbrido constituído por 2 Kw em painéis solares mono com seguidor, gerador de 3Kw de 5 pás, inversores outback e victron, controlador flexmax60, baterias de tracção, que não são as mais adequadas, mas foi o que se encontrou, e mais umas coisinhas...
Tenho registado todos os meus consumos e produções, e se tudo correr bem, pretendo desligar da rede em breve, vamos lá a ver a eficiência da produção deste inverno.
O meu primeiro grande passo neste protejo começou pela substituição de todas as lâmpadas por leds, só para vos dar uma ideia, cada quarto de cama tinha 4 lâmpadas de 50W (200W) agora tem menos de 20W cada quarto, mega poupança..
Acho engraçado quando me perguntam quando vou recuperar o investimento do projecto, mas eu pergunto-lhes quando é que vão recuperar o investimento da aquisição do seu carro, mota etc...

É bom estar por aqui, há muita e boa informação disponível, e muitos "experts"..
João Fragueiro