Manutenção de baterias dos automóveis.

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

Gostava de saber o que o pessoal (principalmente aquele que agora anda de eléctrico e tem o carro parado na garagem) faz para uma boa saúde das baterias quando o carro passa dias parado, pois queimar combustível para manter uma bateria esta caro!

Existe uns carregadores "ctek" que fazem um monte de coisas para manter a bateria de boa saúde, mas o preço não é muito amigável, pois é um por veiculo, e ficam o ano todo a consumir energia.
pensei em arranjar uns pequenos painéis solares, principalmente para o tractor pois esta num sitio sem electricidade.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Manutenção de baterias dos automóveis.

Mensagem por serges »

Pois uma boa pergunta...

Ja vou na segunda...

Sent from my XT910 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Existe uns pequenos painéis solares para manutenção de baterias
Tem um pequeno regulador . Pode ser uma hipótese :-)
Live long and prosper!

Autor do tópico
g_card
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por g_card »

a minha ideia tambem esta virada para um painel solar, mas queria meter alguma eletronica pelo meio a protejer as baterias.
existem dessulfatadores de baterias para elas nao isolarem, resulta?

se procurarem ctek no google vêm que os carregadores deles fazem a carga e manutençao por fazes, é isso que me esta deixar atraz com a ideia dos paineis so com um simples controlador de voltagem.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Eu numa oficina oficial da Renault vi lá um cartaz (do lado dos mecânicos) a dizer para carregar as baterias do veículos armazenados todos os 3 meses, provavelmente com um carregador normal.

A Volkswagen manda os carros no transporte com uns painéis solares de 18.8V não regulados, mas apenas com 3.2W de potência, que nunca consegue dar cabo da bateria.
Volkswagen was having issues a couple of years ago trying to keep electronics alive, while shipping cars around the world, so they ended up including a solar panel that plugs into a cigarette lighter to keep the batteries topped off.

(...)
The panels were available from the VW dealer for the asking or you can get them on ebay for around $10-20 each.

(...)
It has a bridge rectifier built into the cigarette lighter plug (so don't cut it off) in order to prevent battery drain at night or during overcast days.

(...)
Note: This charger is only a TRICKLE CHARGER and not meant to charge a dead battery, instead keeping a battery topped up. The max power is a low 3.2w. with current a very low 170mA at max power.
in: http://www.beneteau235.com/vw_solar_panel_f235.htm

Em alguns forums americanos até dizem que se fossem aos concessionários pedi-los, eles os davam, porque quando os carros chegavam para entrega, tiravam-nos e metiam-nos no lixo. :o
Mas isso deve ser só na América... Aqui deve haver sempre algum funcionário que os leva para vender...

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Eu ligava o carregador de 15 em 15 dias e nunca tive problemas.
O painel solar pode nao fazer sentido se o carro estiver fechado numa garagem, como era o meu caso.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Optimate. Não é um mero carregador, pois além de carregar a bateria, estabiliza-a, testa-a etc. Faz manutenção completa. Deixei de ter problemas com os veículos parados vários meses (pelo menos o carro e as duas motas CI ficavam meses seguidos sem andar). Eu comprei aqui:
http://www.motomercado.pt/shopping/detalhe.asp?id=781
Lembro-me de ter andado à procura e este ter sido o sítio mais barato que encontrei. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
g_card
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por g_card »

Volt Escreveu:Optimate. Não é um mero carregador, pois além de carregar a bateria, estabiliza-a, testa-a etc. Faz manutenção completa. Deixei de ter problemas com os veículos parados vários meses (pelo menos o carro e as duas motas CI ficavam meses seguidos sem andar). Eu comprei aqui:
http://www.motomercado.pt/shopping/detalhe.asp?id=781
Lembro-me de ter andado à procura e este ter sido o sítio mais barato que encontrei. :-).
e tens um por casa veiculo? qual é o consumo dele?
parece ser identico aos ctek

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Não. Tenho só um, mas vou mudando semanalmente entre veículos. Tenho é mais do que um cabo (comprei à parte). Ele já vem com dois cabos (um para colocar na bateria e ligar com a ficha normal e outro com as pinças para colocar temporariamente). Eu comprei mais cabos para os ter sempre colocados na bateria (apenas preciso depois de encaixar a ficha).

Deixa cá ver se tenho foto...

PS: O consumo não sei, mas é insignificante...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Vê lá se dá para perceber que está ali uma tampa vermelha de uma ficha na Goldwing (mota preta):
ImageUploadedByTapatalk1353525525.919313.jpg
ImageUploadedByTapatalk1353525525.919313.jpg (44.07 KiB) Visto 2071 vezes
Aqui vê-se melhor o meu aparelho:
ImageUploadedByTapatalk1353525592.508724.jpg
ImageUploadedByTapatalk1353525592.508724.jpg (47.28 KiB) Visto 2071 vezes
Desculpa a fraca qualidade das fotos, mas esta aplicação para colocar as fotos pelo telefone não está a 100%.

Autor do tópico
g_card
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por g_card »

da para perceber perfeitamente! devo arranjar entao um para os veiculos la de casa.
tenho é de pensar em fazer um com um painel solar para o armazem do trator :) tenho de ir vendo uns esquemas na net!

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”