Facody XAR 40 c/ retorno pre-aquecido Aq centr. + AQS
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Facody XAR 40 c/ retorno pre-aquecido Aq centr. + AQS
Venho desta vez partilhar a minha experiencia no campo da biomassa sólida,
a caldeira é uma Facody XAR40 de 55,4Kw que já tem cerca de 8 anos mas está cá para bombar!!
Durante este tempo todo esteve responsável pelo aquecimento de toda a casa, cerca de 200 elementos radiador, não estvam todos ligados ao mesmo tempo.
A cerca de 2 meses foi instalado um sistema de preaquecimento na caldeira, basicamente é um permutador que é instalado no cano de exaustão de fumos, e que está permanentemente com uma temperatura a rondar os 100ºC, ás vezes muitissimo mais, com isso consegue-se um acrescimo da temperatura de retorno da agua que se situa entre os 4ºC (valor minimo) e os 7 a 8ºC (valor máximo), assim a agua de retorno que entra na caldeira já entra a uma temperatura ligeiramente mais alta e compensa algumas perdas.
Entretanto já algum tempo tinha decidido que o AQS a partir do sistema seria para avançar, mas só esta semana é que o picheleiro se decidiu a instalar os 2 termoacumuladores de 200L cada com 2 serpentinas cada. (já falei desses termoacumuladores em topicos de colegas de cá do forum).
As primeiras experiencias com agua quente a partir daí foram sem duvida excelentes, penso mesmo que a garrafa de gás de 45kg que estava a abastecer vai durar mais uns 3 anos.
a caldeira é uma Facody XAR40 de 55,4Kw que já tem cerca de 8 anos mas está cá para bombar!!
Durante este tempo todo esteve responsável pelo aquecimento de toda a casa, cerca de 200 elementos radiador, não estvam todos ligados ao mesmo tempo.
A cerca de 2 meses foi instalado um sistema de preaquecimento na caldeira, basicamente é um permutador que é instalado no cano de exaustão de fumos, e que está permanentemente com uma temperatura a rondar os 100ºC, ás vezes muitissimo mais, com isso consegue-se um acrescimo da temperatura de retorno da agua que se situa entre os 4ºC (valor minimo) e os 7 a 8ºC (valor máximo), assim a agua de retorno que entra na caldeira já entra a uma temperatura ligeiramente mais alta e compensa algumas perdas.
Entretanto já algum tempo tinha decidido que o AQS a partir do sistema seria para avançar, mas só esta semana é que o picheleiro se decidiu a instalar os 2 termoacumuladores de 200L cada com 2 serpentinas cada. (já falei desses termoacumuladores em topicos de colegas de cá do forum).
As primeiras experiencias com agua quente a partir daí foram sem duvida excelentes, penso mesmo que a garrafa de gás de 45kg que estava a abastecer vai durar mais uns 3 anos.
- Anexos
-
- Caldeira.JPG (24.07 KiB) Visto 22361 vezes
-
- Cald.frte.JPG (38.5 KiB) Visto 22361 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Re: Facody XAR 40 c/ retorno pre-aquecido Aq centr. + AQS
O permutador ainda não está isolado mas vai estar para não ter tantas perdas.
Foram colocados termometros de imersão antes e depois dele para ter a certeza que aquece, a primeira agua a entrar na caldeira apos o arranque já entra a uma temperatura alta o que faz com que o arranque seja muito rápido, em menos de 15 minutos consegue-se ter os radiadores já bem quentes.
Foram colocados termometros de imersão antes e depois dele para ter a certeza que aquece, a primeira agua a entrar na caldeira apos o arranque já entra a uma temperatura alta o que faz com que o arranque seja muito rápido, em menos de 15 minutos consegue-se ter os radiadores já bem quentes.
- Anexos
-
- Permutador1.JPG (30.6 KiB) Visto 22354 vezes
-
- Preaquecimento retorno.JPG (34.84 KiB) Visto 22354 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Os termoacumuladores de 200L com 2 serpentinas foram colocados estrategicamente debaixo das caixas de agua para que o tempo de espera pela agua quente seja extremamente reduzido, para isso foi necessário intercetar os tubos já existentes.
Com o sistema antigo as perdas de agua e gás eram enormes, a falta de experiência e a pouca informação que o construtor e o picheleiro deram levaram a isso!
Foram gastos cerca de 50m de tubo de aço inox de 18mm para os deixar perto das caixas.
Com o sistema antigo as perdas de agua e gás eram enormes, a falta de experiência e a pouca informação que o construtor e o picheleiro deram levaram a isso!
Foram gastos cerca de 50m de tubo de aço inox de 18mm para os deixar perto das caixas.
- Anexos
-
- Termoacumulador 200L 2 serp.JPG (32.49 KiB) Visto 22345 vezes
-
- 2ª termoacumulador 2 serp.JPG (33.78 KiB) Visto 22345 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Como segurança foi utilizado o convencional, valvulas de segurança, balão de pressão etc, mais tarde vai levar uma valvula motorizada que comutará o excesso de calor para um dissipador, ´so irá ser implementado quando os paineis Heat Pipe estiverem ao serviço e se depois de testes for mesmo necessário.
se a agua quente baixar a um determinado valor a valvula comuta para o circuito "antigo" e continua-se com agua quente.
O valor anda não está defenido porque ainda não me apercebi qual o valor minimo para se tomar banho confortavelmente, se alguem quiser dar uma dica agradeço.
Levou ainda válvulas misturadoras uma em cada sistema para evitar escaldões e também para evitar que agua quente em excesso entre na máquina lavar louça e possa danifica-la.
Também para evitar ficar sem AQS por algum motivo foram colocadas válvulas de 3 vias no circuito,se a agua quente baixar a um determinado valor a valvula comuta para o circuito "antigo" e continua-se com agua quente.
O valor anda não está defenido porque ainda não me apercebi qual o valor minimo para se tomar banho confortavelmente, se alguem quiser dar uma dica agradeço.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Já tens aí um investimento valente 

Live long and prosper!
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Boas pnunes,
Muito interessante o teu sistema. Se eu tivesse forma de expulsar gases de forma passiva teria ido para uma caldeira a lenha. Inf€lizment€ teve de ser pellets.
Gostei em especial do permutador. Talvez consiga fazer algo assim. Vou pensar no assunto. Afinal de contas é um desperdício aquele calor todo. Os gases de exaustão da minha Hidrocooper andam entre os 180º e os 220º. O tubo aquece mesmo muito. É capaz de ser possível enrolar lá o retorno para obter algum ganho energético. Aquilo dentro só tem um tubo enrolado? Ou é algo mais elaborado?
Temperatura confortável para um banho?
Eu diría que 35º ainda dá um banho com algum conforto. Abaixo disso é complicado. Eu tomo muitas vezes banho com a água a cerca de 35º (verificados por termómetro no depósito do TS 200L).
Claro que existe malta que gosta de fritar
Mas penso que 35º é uma boa temperatura para comutar de sistemas.
Muito interessante o teu sistema. Se eu tivesse forma de expulsar gases de forma passiva teria ido para uma caldeira a lenha. Inf€lizment€ teve de ser pellets.
Gostei em especial do permutador. Talvez consiga fazer algo assim. Vou pensar no assunto. Afinal de contas é um desperdício aquele calor todo. Os gases de exaustão da minha Hidrocooper andam entre os 180º e os 220º. O tubo aquece mesmo muito. É capaz de ser possível enrolar lá o retorno para obter algum ganho energético. Aquilo dentro só tem um tubo enrolado? Ou é algo mais elaborado?
Temperatura confortável para um banho?
Eu diría que 35º ainda dá um banho com algum conforto. Abaixo disso é complicado. Eu tomo muitas vezes banho com a água a cerca de 35º (verificados por termómetro no depósito do TS 200L).
Claro que existe malta que gosta de fritar

Mas penso que 35º é uma boa temperatura para comutar de sistemas.
- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
Obrigado pela resposta sugarstorm,
em relação ao retorno ao passar no permutador ganha-se de facto alguma coisa, neste caso é um permutador de parede dupla de cerca de 4 cm e o que circula lá dentro é agua.
Com essa temperatura que fala no tubo da sua Hidrocooper iria ganhar concerteza uma boa recuperação no retorno.
cumprimentos
em relação ao retorno ao passar no permutador ganha-se de facto alguma coisa, neste caso é um permutador de parede dupla de cerca de 4 cm e o que circula lá dentro é agua.
Com essa temperatura que fala no tubo da sua Hidrocooper iria ganhar concerteza uma boa recuperação no retorno.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Olá pnunes!
Subscrevo tudo o que disse o sugarstorm... Substituindo apenas "Hidrocooper" por "Super Cantina" e colocava um post igualzinho...
Mas ele antecipou-se.
Também tenho essas temperaturas na saída da exaustão da caldeira e até já comentei com várias pessoas que aquilo é um desperdício. Em algumas conversas chegamos mesmo a falar de uma coisa assim como tem aqui o pnunes.
Não quer explicar melhor o esquema interior desse "permutador de parede dupla de cerca de 4 cm"?
Claro que depois, com um possível aproveitamento desses e com a água a entrar mais quente na caldeira a pellets, ela vai regular uma chama menos intensa e por conseguinte a temp.ª na saída dos gases vai ser menor um pouquito. Mas aproveitava-se sempre qualquer coisa, não?
Festas felizes para todos...
Subscrevo tudo o que disse o sugarstorm... Substituindo apenas "Hidrocooper" por "Super Cantina" e colocava um post igualzinho...
Mas ele antecipou-se.

Também tenho essas temperaturas na saída da exaustão da caldeira e até já comentei com várias pessoas que aquilo é um desperdício. Em algumas conversas chegamos mesmo a falar de uma coisa assim como tem aqui o pnunes.
Não quer explicar melhor o esquema interior desse "permutador de parede dupla de cerca de 4 cm"?
Claro que depois, com um possível aproveitamento desses e com a água a entrar mais quente na caldeira a pellets, ela vai regular uma chama menos intensa e por conseguinte a temp.ª na saída dos gases vai ser menor um pouquito. Mas aproveitava-se sempre qualquer coisa, não?
Festas felizes para todos...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
Pois realmente lembrei-me disso, acaba por ter uma temperatura mais baixa no cano, mas mesmo assim deve ser vantajoso.
A temperatura do cano da Facody normalmente anda na casa dos 100ºC com ele a carburar normalmente mas no inicio vai a temperaturas muito mais altas.
Se o vosso ronda os 180ºC já é uma temperatura superior por isso mesmo que baixe para os 100 também ainda fica a ganhar.
O permutador já o comprei feito, retira-se uma parcela de cano existente e substitui-se por este, é encaixe direto, depois é só fazer as ligações, ter em atenção que o retorno dev ser colocado depois da bomba circuladora senão pode danifica-la devido ás temperaturas altissimas que a agua atinge no inicio do processo.
É um permutador de alta pressão que no interior leva uns aneis a reforçar, igual a este:
Se quiserem posso dizer onde comprei por PM, embora o standard seja de 50cm de altura eu mandei fazer com cerca de 1m
cumprimentos
A temperatura do cano da Facody normalmente anda na casa dos 100ºC com ele a carburar normalmente mas no inicio vai a temperaturas muito mais altas.
Se o vosso ronda os 180ºC já é uma temperatura superior por isso mesmo que baixe para os 100 também ainda fica a ganhar.
O permutador já o comprei feito, retira-se uma parcela de cano existente e substitui-se por este, é encaixe direto, depois é só fazer as ligações, ter em atenção que o retorno dev ser colocado depois da bomba circuladora senão pode danifica-la devido ás temperaturas altissimas que a agua atinge no inicio do processo.
É um permutador de alta pressão que no interior leva uns aneis a reforçar, igual a este:
Se quiserem posso dizer onde comprei por PM, embora o standard seja de 50cm de altura eu mandei fazer com cerca de 1m
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Pois, o nosso tubo é de 100mm. Isso é que é pior.
Quanto às altas temperaturas da água, as nossas bombas aguentam àgua a uns 60º, talvez mais. E não acredito que o permutador possa elevar a temperatura da àgua a mais que isso. A nossa queima é muito mais controlada e menor. E no início ainda menores os valores de temperatura no tubo.
Eu quando falei em permutador era mesmo algo caseiro. Enrolar tubo à volta do tubo e colocar lã de rocha à volta
Quanto às altas temperaturas da água, as nossas bombas aguentam àgua a uns 60º, talvez mais. E não acredito que o permutador possa elevar a temperatura da àgua a mais que isso. A nossa queima é muito mais controlada e menor. E no início ainda menores os valores de temperatura no tubo.
Eu quando falei em permutador era mesmo algo caseiro. Enrolar tubo à volta do tubo e colocar lã de rocha à volta

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Eu acho que a bomba circuladora aguenta muito mais que isso...
Mudá-la de sítio é que está fora de questão... Lá se ía a garantia se mexesse-mos naquilo. Mas está bem visto - isso não é nada descabido - muito pelo contrário.
A questão dos 100mm acho que seria o menos difícil... Nem que se mandasse fazer à medida.
O "busílis" da questão é saber realmente quanto é que isto iria trazer de poupança e se (ou em quanto tempo) se amortizaria o investimento.
Acho que só experimentando.
Mas que aquilo é um desperdício, lá isso é...
Mudá-la de sítio é que está fora de questão... Lá se ía a garantia se mexesse-mos naquilo. Mas está bem visto - isso não é nada descabido - muito pelo contrário.
A questão dos 100mm acho que seria o menos difícil... Nem que se mandasse fazer à medida.
O "busílis" da questão é saber realmente quanto é que isto iria trazer de poupança e se (ou em quanto tempo) se amortizaria o investimento.
Acho que só experimentando.
Mas que aquilo é um desperdício, lá isso é...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Antes de mais Pnunes os meus parabéns pelo sistema, está bem elaborado.
Gostei particularmente da parte de ter o aproveitamento do calor da chamine. No meu caso o desperdiço é total pois o tubo sai logo para o exterior o que tal não me parece que acontecesse no seu caso pois a caldeira aparenta estar na cave e o calor que sai da chamine sempre dá para fazer uma almofada de temperatura.
Os 400 litros de AQS disponiveis são impressionantes.
Em relação à temperatura dos banhos por aqui ronda os 40º.
Gostei particularmente da parte de ter o aproveitamento do calor da chamine. No meu caso o desperdiço é total pois o tubo sai logo para o exterior o que tal não me parece que acontecesse no seu caso pois a caldeira aparenta estar na cave e o calor que sai da chamine sempre dá para fazer uma almofada de temperatura.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
E quais são os resultados do uso do permutador na acumulação de fuligem da chaminé? Vai obrigar a operações de limpeza mais frequentes?
-
Por acaso foi uma situação que me deu alguma preocupação mas logo foi resolvida com um aumento "quase obrigatorio" da temperatura de funcionamento da caldeira.CrOhN Escreveu:E quais são os resultados do uso do permutador na acumulação de fuligem da chaminé? Vai obrigar a operações de limpeza mais frequentes?
Estava a trabalhar a cerca de 50ºC o que não era muito aconselhavel por causa da condensação, alterei para 60ºC e o problema ficou resolvido, deixou de acumular aquela fuligem agarrada no cano, ou melhor muito menos fuligem.
A limpeza continua a ser 1 vez por mês.
No entanto se este permutador estivesse 2 ou 3 metros acima aí sim seria bastante problemático.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Obrigado Vespita,Vespita Escreveu:Antes de mais Pnunes os meus parabéns pelo sistema, está bem elaborado.
o cano tem que ser colocado o mais proximo da saida, é ai que vai ter atemperatura mais alta e evitar os problemas relatados no post anterior.
Também dá para fazer uma coisa diferente que é aquecer agua no termoacumulador diretamente com o permutador, o rendimento vai ser muito bom também, só tem um senão que foi o que me levou a optar por esta solução, é o facto de ter que levar mais uma bomba circuladora, a não ser que o termoacumulador esteja mesmo por cima, ai pode ser por termossifão que resullta a mesma e poupa-se energia.
Os meus 400L de agua... realmente acho que é mais que a necessidade mas quem os vendeu não tinha mais pequeno!! pelo menos um poderia ser só de 100L
Um é para banhos, outro está a dar apoio a cozinha e também abastecimento direto a maquina de lavar loiça.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
E lá vão 2 semanas sem gastar 1 gota de gás! para mim já é um record.
Votos de um bom ano de 2013
Votos de um bom ano de 2013
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
- Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Excelente Pnunes, haja combustivel!
Cá por casa gás só mesmo para o fogão da cozinha e isto porque não deixei as coisas preparadas para levar um a lenha.

Cá por casa gás só mesmo para o fogão da cozinha e isto porque não deixei as coisas preparadas para levar um a lenha.
-
Nos inicios tinha a placa a gás depois mudamos para indução, gasta um pouco mas é mais rápida, tenho o sistema fotovoltaico a compensar.Vespita Escreveu:Excelente Pnunes, haja combustivel!![]()
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Novo membro
- Registado: domingo jan 02, 2011 4:48 pm
Tenho um novo herói das energias renováveis e ecologia! 

-
paulojbsilva Escreveu:Tenho um novo herói das energias renováveis e ecologia!

mas é muito dificil!!
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp