Trotinete Mach 1 48V 1000W

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

Autor do tópico
nios26
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 10, 2012 8:28 pm

Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por nios26 »

Abro aqui o diário de bordo da minha nova aquisição que dá 10 a 0 às vossas motas todas...

É uma trotinete MAch 1 1000W 48V, pelo que já pesquisei existem vários modelos da mesma trotinete, pelos vistos o chinês carimba-a da maneira que o cliente pretender,ehehehe.

O ESC permite duas posições 16A ou 30A, em plano a 16A cumpre bem e chega facilmente à velocidade máxima, com os 30A é mais brusca e são necessários para as subidas de mais inclinação.

Vem com 4 baterias em serie de 12V 12Ah que anunciam uma autonomia máxima de 25 kms.

Inicialmente estava a utilizar umas lipos que tenho aqui em casa de uns RC´s e estava a utilizar no total 51.8V, testei com o GPS numa subida que tenho perto de mim com uma inclinação de 20% a velocidade caía para 20km/h e estava com uma velocidade máxima em plano de 35 km/h.

A minha ideia era vender as baterias de chumbo novas mas como não estavam a surgir interessados decidi experimentar a ver os resultados, a mesma experiência anteriormente feita e na mesma subida caía para 15 km/h, portanto, muito pior que com as lipos a velocidade de ponta em plano poderemos dizer que ficou igual.

Irei agora em principio comprar um pack de A123 para ver se tenho um rendimento semelhante aos das lipos, é que há também aqui outra situação que poderá justificar parte da perda de rendimento, as lipos que eu meti pesavam cerca de 2kgs as baterias de chumbo pesam 18, portanto só aqui está uma diferença enorme.

As minhas baterias são as standard pois segundo o que diz no negocio são de ciclo profundo e preferi pagar mais por isso, de qualquer maneira depois pesquisei na internet e verifiquei que segundo o fabricante as minhas baterias são para utilizar em ups e que eles até têm uma séria propria para veiculos electricos, portanto, não sei se serão mesmo de ciclo profundo:
http://www.yahengbattery.com/English/En ... icleID=148
http://www.yahengbattery.com/English/En ... icleID=147

Quanto a trotinente e ao negocio fica aqui o link com toda a informação e para quem quiser comprar:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por Fidel »

Parabens pela aquisiçao, se isso da realmente 35Km\h, sim senhora :D
Quanto as baterias, uma coisa é certa, nao uses essas baterias de chumco, para alem do peso têm, têm tambem um tempo de vida muito curto e nao disponiblizam assim tanta potencia, e tu notas isso a subir.
Falas em baterias A123, tas a pensar em quais? Eu ia para umas lipo ou life, sendo que nas lipo tens mais potencia e sao mais leves mas tem pouco tempo de vida, nas life pesam mais um pouco que as lipo, potencia um pouco mais baixo que as lipo mas tem muito muito tempo de vida.
Se precisares de ajuda na compra de baterias é so pedir, temos aqui muito boa gente bem informada no que toca a baterias.

Autor do tópico
nios26
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por nios26 »

Fidel Escreveu:Parabens pela aquisiçao, se isso da realmente 35Km\h, sim senhora :D
Quanto as baterias, uma coisa é certa, nao uses essas baterias de chumbo, para alem do peso têm, têm tambem um tempo de vida muito curto e nao disponiblizam assim tanta potencia, e tu notas isso a subir.
Falas em baterias A123, tas a pensar em quais? Eu ia para umas lipo ou life, sendo que nas lipo tens mais potencia e sao mais leves mas tem pouco tempo de vida, nas life pesam mais um pouco que as lipo, potencia um pouco mais baixo que as lipo mas tem muito muito tempo de vida.
Se precisares de ajuda na compra de baterias é so pedir, temos aqui muito boa gente bem informada no que toca a baterias.
Em lipos tenho alguns anos de experiência e não é grande opção para este tipo de veículos pela longevidade, elas anunciam 300 ciclos mas não fazem 50 em condições.

Eu lipos tenho das que uso nos RC´S daí as ter experimentado, e a nível de peso potencia são as melhores sem dúvida. As A123 seriam mesmo pela descarga de 30C , outras células que já vi por aqui de 8ah lifepo4 seriam opção mas segundo ficha técnica têm uma descarga constante de 3C constante ou 5C de pico , em células de 8ah dá 24A constante 40A de pico, e preciso de 30A de pico que até se podem tornar-se em constantes se for gás a fundo, estas células estariam completamente esganadas o que me faz colocar as A123 como única opção.

O vendedor não vendia sem baterias, portanto, já que cá estão, vou utiliza-las, ter os cuidados do costume de não descarregar mais de 50%, deitar o olho de vez em quando para não passar de 15V em cada bateria ao carregar, o que não vai ser fácil, isto de carregar baterias em serie não vai com nada mas pronto. Outro receio é que as baterias não sejam de ciclo profundo, se for o caso não convém descarregar mais de 20 30% mas vou partir do principio que são e vou usar 50% da sua capacidade depois vemos no que vai dar.

De qualquer maneira se alguém tiver alguma bateria A123 usada para venda ou mesmo as só as células que me contacte.

Cumprimentos

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

ja vi LiFePO4 de 8ah a dar mais do que esses C, nao sei ao certo quanto mas sei que dava muito. Para ter a certeza tenho de investigar um pouco, mas so quando tiver em casa.
Eu tenho um pack de LiFePO4 10ah que fazem 5C continuos, na minha bike a 30A devem fazer uns 30Km de autonomia, nessa trotinete devem fazer 50 a passar.
Quanto as A123 fiquei a saber o mesmo, tens de ser mais especifico, ja vi pessoal a usar umas que sao do tamanho de pilhas e ja vi umas de 20ah que eram granditas... mas as A123 sejam elas qual forem sao sempre boas.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Muitos parabéns, é bem bonita, e potentissima!!!
Já mediste a altura que tens disponivel da caixa das baterias?
Se desse para colocares umas com 15,2cm de altura, 16 celulas destas http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... -20Ah.html daria um peso de 12kg e com uma potencia disponivel de 60A continuos.
Ficaria com uma autonomia de uns 50Km, isso é que era...
O investimento seria baixo, a longo prazo, 2000 recargas ou mais!
Tudo por um mundo mais limpo!

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Jorge,

De acordo com o link acima elas têm 151×99×97. Logo a caixa das baterias terá algo como 300mm (comprimento) x 200mm (largura) x 100mm (altura). + ou -.
Arranja lá uma solução ao rapaz :)

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

e com 60ah dava para fazer uns 150Km, se ele com 12ah faz 25km....
mas ja viste bem o veiculo? é uma trotinete nunca vai dar para uma coisa dessas, eu acho que nem para umas iguais as minhas que sao a 48v 10ah.
devido ao problema de espaço as melhores sao mesmo as lipo, mas a vida delas é muito baixinha.

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

sugarstorm Escreveu:Jorge,

De acordo com o link acima elas têm 151×99×97. Logo a caixa das baterias terá algo como 300mm (comprimento) x 200mm (largura) x 100mm (altura). + ou -.
Arranja lá uma solução ao rapaz :)
Pois... terás toda a razão. Não será possivel faltar 5cm para completar a altura, com essas de chumbo!
Então cá vai estas: http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... -case.html
Com 7 kg apenas, e espaço que fica para levar a merenda! Daria para uns 30... e tál kms!

Fidel Escreveu:e com 60ah dava para fazer uns 150Km, se ele com 12ah faz 25km....
Fidel, eu referia-me a 3C disponiveis das de 20Ah. Tinha referido 60A continuos disponiveis. :oops:

Autor do tópico
nios26
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por nios26 »

As dimensões máximas são 32cm * 22cm por 12 de altura.

A Questão é que essas de 15Ah a 3C dão 45Ah e acho que ficam muitos enganadas quando vão ter um consumo de 30A continuos, a questão é que essas baterias devem fazer cerca de 2000 ciclos mas com descargas de 1C a 2C são bem capazes de fazer por exemplo metade dos cilos e era que isso que me estava a deixar mais tentado a ir para celulas A123 de 2.3Ah.

Cump.

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Fidel Escreveu:e com 60ah dava para fazer uns 150Km, se ele com 12ah faz 25km....
Fidel, eu referia-me a 3C disponiveis das de 20Ah. Tinha referido 60A continuos disponiveis. :oops:[/quote]

Pois, ok :D
Mas o controlador nao deixa mais que 30A.
A Questão é que essas de 15Ah a 3C dão 45Ah e acho que ficam muitos enganadas quando vão ter um consumo de 30A continuos, a questão é que essas baterias devem fazer cerca de 2000 ciclos mas com descargas de 1C a 2C são bem capazes de fazer por exemplo metade dos cilos e era que isso que me estava a deixar mais tentado a ir para celulas A123 de 2.3Ah.
Enganadas? tas a querer dizer que é ao limite ou que são subdimensionadas?

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Não faltam por aí motas com packs de 40ah que chegam a dar mais de 100ah ;)

A minha opinião pessoal... as A123 são muito caras, é um enorme desperdício usa-las numa aplicação onde não são necessários mais de 2Cs. Tens marcas como as Headway ou as Wina de 15ah que o Jorge falou que são perfeitas, custando menos de metade das A123

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

marcopns Escreveu:Não faltam por aí motas com packs de 40ah que chegam a dar mais de 100ah ;)

A minha opinião pessoal... as A123 são muito caras, é um enorme desperdício usa-las numa aplicação onde não são necessários mais de 2Cs. Tens marcas como as Headway ou as Wina de 15ah que o Jorge falou que são perfeitas, custando menos de metade das A123

Depende um pouco da utilização que se dá, se forem bem utilizadas ficam mais em conta que outras, e considerando a duração. Além do mais, têm um comportamento que faz com que qualquer outras se assemelhem ao chumbo.

Depois temos outra situação, este motor é de 1000w, mesmo com as baterias que o Jorge indicou, que apesar de ficarem muito apertadas, dará uma grande autonomia, em termos de potência vão andar muito em cima do "red line" para aguentar os 1000w de potência do motor, e será que vale o investimento numa trotineta, com um pequeno pack de a123 de 2.5kg, ficará com uma autonomia decente para este tipo de trotineta, presumo que uns 10 kms, que é mais que suficiente, e em termos de custo ficará mais barato que as de 15 ah. No entanto vão durar 4 ou 5 vezes mais e com uma potência que faz parecer estas LifePo4 15 ah umas de chumbo.

O mesmo se passa com a bicimota do Fidel, desculpa que te diga, mas para a potência que tens, essas baterias vão durar pouco, se tivesses um bms e para a potência que indicas, cada vez que aceleravas, ele cortava por tensão baixa. As tuas baterias de 10ah dão 3C contínuos, o teu pack tem 16 células que a esta corrente, não devem estar acima de 3v, logo são 3v * 16 elementos * (10 ah * 3 C) = 1440 watts, esta é a corrente máxima que elas dão, ao passar esse numero estás a passar os limites delas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

É verdade, abordas uma questão que me estava a esquecer. No veiculo em questão não faz muito sentido ter tanta autonomia....
Relativamente as Headway do Fidel, anunciam uma descarga máxima de 10Cs (15Cs pico). No entanto o site eclipsebikes por iniciativa própria alterou esse valor para 3Cs, há uns meses atrás.
Eu tenho um pack Headway cá em casa que já conta com uns milhares de kms e acho que nao tem nada a ver com as Winston ou as tradicionais marcas 3Cs. São muito superiores, é evidente que suportam descargas mais elevadas, mas como nao tenho equipamento para testar, não posso avançar com valores. Este pack anda a ser carregado a 0,5Cs, descarregado entre 1 a 2Cs, tem bms. Como o conta kms avariou, calculo que tenham uns 5000kms. Há uns dias fiz uma descarga profunda e constatei que a capacidade de carga permanece exactamente igual ao teste do primeiro dia: 700W para um pack de 16 células 10ah.

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

jmal Escreveu:
marcopns Escreveu:Não faltam por aí motas com packs de 40ah que chegam a dar mais de 100ah ;)

Depende um pouco da utilização que se dá, se forem bem utilizadas ficam mais em conta que outras, e considerando a duração. Além do mais, têm um comportamento que faz com que qualquer outras se assemelhem ao chumbo.

Depois temos outra situação, este motor é de 1000w, mesmo com as baterias que o Jorge indicou, que apesar de ficarem muito apertadas, dará uma grande autonomia, em termos de potência vão andar muito em cima do "red line" para aguentar os 1000w de potência do motor, e será que vale o investimento numa trotineta, com um pequeno pack de a123 de 2.5kg, ficará com uma autonomia decente para este tipo de trotineta, presumo que uns 10 kms, que é mais que suficiente, e em termos de custo ficará mais barato que as de 15 ah. No entanto vão durar 4 ou 5 vezes mais e com uma potência que faz parecer estas LifePo4 15 ah umas de chumbo.

O mesmo se passa com a bicimota do Fidel, desculpa que te diga, mas para a potência que tens, essas baterias vão durar pouco, se tivesses um bms e para a potência que indicas, cada vez que aceleravas, ele cortava por tensão baixa. As tuas baterias de 10ah dão 3C contínuos, o teu pack tem 16 células que a esta corrente, não devem estar acima de 3v, logo são 3v * 16 elementos * (10 ah * 3 C) = 1440 watts, esta é a corrente máxima que elas dão, ao passar esse numero estás a passar os limites delas.

Não tens de pedir desculpa, eu bem sei disso... mas quando eu comprei as baterias a informação que tinha no site dizia 5C contínuos e 10C de pico. Eu sempre pensei que tava tranquilo... mas ja estou a considerar comprar umas de 15ah para ligar em paralelo com estas, assim já fico mais tranquilo e da para mais autonomia.
Porquê que preciso de um BMS? neste momento nunca tenho as baterias com uma diferença maio que 40mV entre celulas, acho que não preciso de BMS para nada. as minhas celulas tao sempre a cima de 3v, com as baterias descarregadas é que vão a 3V.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

Sabes Fidel... essa discussão já por cá anda há vários anos. E se ainda existem duvidas sobre a resposta é porque os "anti-bms" não têm coragem de vir cá divulgar os resultados quando as coisas correm menos bem...

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu: Depois temos outra situação, este motor é de 1000w, mesmo com as baterias que o Jorge indicou, que apesar de ficarem muito apertadas, dará uma grande autonomia, em termos de potência vão andar muito em cima do "red line" para aguentar os 1000w de potência do motor...
"red line"???
Os 1000W não chega a 1,5C. Desde que não seja para subir a Serra da Estrela, este pack andará sempre folgado. Poderá ter picos de corrente que até podem chegar aos 3C, mas por frações de segundos.

jmal Escreveu: ...será que vale o investimento numa trotineta, com um pequeno pack de a123 de 2.5kg, ficará com uma autonomia decente para este tipo de trotineta, presumo que uns 10 kms, que é mais que suficiente, e em termos de custo ficará mais barato que as de 15 ah.
Se vale ou não o investimento, isso já não sei. Dependendo da cabeça de cada um... Para mim 10km não daria para ir buscar pão a uma pastelaria mais de 2x. E eu que gosto de pão fresquinho a toda a hora... :)

jmal Escreveu:No entanto vão durar 4 ou 5 vezes mais e com uma potência que faz parecer estas LifePo4 15 ah umas de chumbo.
Não estou a conseguir acompanhar o raciocinio...
1500 recargas das LiFePO4 X 30 km = 45 000km
????? recargas das A123 X 10 km = 45 000km
Será que fazem 4500 recargas???

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

marcopns Escreveu:Sabes Fidel... essa discussão já por cá anda há vários anos. E se ainda existem duvidas sobre a resposta é porque os "anti-bms" não têm coragem de vir cá divulgar os resultados quando as coisas correm menos bem...
Quanto bms estão por aí aplicados e na verdade não estão a fazer o trabalho como deveriam!?
O Fidel tem bms sim! Os Logger 8 http://www.ev-power.eu/Measure-Test-Too ... -port.html têm balanceamento que até não é mau, e acionam alarme em caso de ultrapassar os limites pré-definidos. Que será audivel, podendo parar e inspecionar qual a falha, evitando assim algo que pior aconteça.

Para mim, prefiro ter um aparelho que controle e proteja o pack, mas sei que nada dura sempre, e a qualquer momento, posso pensar que está tudo bem, e na verdade não estar. Será sempre necessário uma verificação. Assim como num CI, a verificação do nivel de oleo pelo menos uma vez por mês (que ninguém o faz), ou a pressão do pneumaticos, e outras... também para os VEs será necessário alguns procedimentos e conhecimentos para uma boa utilização.

Tive uma CI a 2 tempos com deposito de oleo de mistura, que se não estivesse atento, a cada 800km atestar o deposito, corria o risco de gripar o motor! (isto só para dizer que temos que estar bem informados com os transportes que usamos, para não ficarmos a pé)

Por acaso o Sr. Jack, dos anti-bms, até já relatou muitos dos acidentes que lhe ocorreram por destrações ou por falta de conhecimentos. Recordo-me de ele dizer que tinha uns medidores de tensões em meia duzia de celulas de um pack grande, que a pouco e pouco foram gastando parte de sua capacidade, e numa altura de descarga mais profunda, essas celulas morreram mesmo! Este erro é muito frequente, e desde já o admiro por o relatar para que outros não façam o mesmo!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Fidel Escreveu:Não tens de pedir desculpa, eu bem sei disso... mas quando eu comprei as baterias a informação que tinha no site dizia 5C contínuos e 10C de pico. Eu sempre pensei que tava tranquilo... mas ja estou a considerar comprar umas de 15ah para ligar em paralelo com estas, assim já fico mais tranquilo e da para mais autonomia.
Esse é um erro comum, não existe corrente de pico nas baterias, eles referem "Max Discharge pulse current", ou seja, descarga aos impulsos, são poucos os fabricantes que informam como são esses impulsos, mas como os nossos motores são DC, não podemos então considerar essa parcela, só nos interessa a descarga continua.

Fidel Escreveu:Porquê que preciso de um BMS? neste momento nunca tenho as baterias com uma diferença maio que 40mV entre celulas, acho que não preciso de BMS para nada. as minhas celulas tao sempre a cima de 3v, com as baterias descarregadas é que vão a 3V.
Uma coisa é medires com ela parada, ai tens tudo igual, outra é medires em descarga, agora experimenta medir em andamento e verifica a que tensão elas chegam e se realmente ficam iguais.

Jorge Rocha Escreveu: Os 1000W não chega a 1,5C. Desde que não seja para subir a Serra da Estrela, este pack andará sempre folgado. Poderá ter picos de corrente que até podem chegar aos 3C, mas por frações de segundos.

Os C's são medidos em descarga, e nessa corrente, não tens 3.2 volts.
Jorge Rocha Escreveu: Não estou a conseguir acompanhar o raciocinio...
1500 recargas das LiFePO4 X 30 km = 45 000km
????? recargas das A123 X 10 km = 45 000km
Será que fazem 4500 recargas???
Será que essas fazem 1500 recargas nessas condições ?? as a123 fazem mais de 1000 ciclos a 10C , as headway faz 1500 ciclos a 1C !!!

Por pouco mais de metade do dinheiro tem um pack a123 para 10 kms, que acho o suficiente para este tipo de veiculo, com 1/3 do peso, com 5 vezes mais potencia disponível e duração. Não sei se me fiz entender !!
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
nios26
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por nios26 »

Jmal o pack que dizes para 10kms será de 56.1V 4.6Ah?

Eu gostava que desse aí para 15,20 kms pois penso um dia mais tarde comprar outra trotinete para a minha namorada e depois visitar zonas históricas com ela, meto as duas trotinetes na mala do carro e depois visito as cidades de forma mais pratica e consigo ir a todo o lado.

Cumprimentos.

Responder

Voltar para “e-bike”