Ora aqui está o mote para uma pequena viagem...
Na época tinha um colega que estava a remodelar a casa e
apresentei-lhe o conceito do rocket. Sendo ele um experimentalista de cerne, arrancamos com um piloto no alpendre com algum material que se adquiriu para o efeito. O radiador rapido seria um cilindro metalico de sucata, que posteriormente foi trocado por um tanque de ar comprimido. O banco termico seria encaixotado para se poder trabalhar dentro dos constrangimentos de uma sala convencional, de modo a ser depois estofado e apresentado ao comum mortal como um sofá.
E aqui começamos a ver onde a coisa foi parar... bem longe do conceito RMH:
Teve problemas com fumo na porta no arranque?
Saltando agora dos ensaios para o
prototipo, primeira queima, antes de aplicar e ligar o secador:
Na primeira queima, fumo é normal, até porque a tinta do radiador rapido tinha de cozer/queimar, não obstante o

que já não é de todo um rocket mass heater, mas um hibrido, sofria de alguns problemas, deixo aqui alguns:
- camara de combustão transitou do tunel para a caixa de alimentação
A serpentina de cobre que se ve nas fotos é usada para aquecer água sanitária? consegue retirar energia significativa? Funciona com circuladora ou em termossifão.
A serpentina foi instalada no
heat rizer, que é nada mais do que a chaminé pequenina que fica dentro do radiador rapido e portanto ambos os tubos entram por baixo, o que elimina a possibilidade de termossifão dado que não dá para meter um sangrador no ponto mais quente do circuito...
E as brincadeiras ficaram por aqui. Pouco depois fui hospitalizado por um periodo alargado devido a um problema de saude. O meu colega entusiasmado com estes testes acabou por desmontar o
prototipo, mas animou-se e no ambito da rehabilitação da sua habitação mandou instalar radiadores alimentados por um recuperador com caldeira incorporada e bomba de circulação em esquema
open vent. Entretanto mudou de casa e desta vez apostou numa caldeira a pellets...
Quanto aos Rocket mass heaters, recomendo para quem puder integra-los com sucesso na sua habitação, mas se falarmos de construir de raiz, mais vale seguir logo os metodos
passive solar (p.e. earthships).
Bem sei que se passaram vários anos desde o post inicial, e meio ano desde que o cardosoferreira manifestou interesse nisto, mas não se pode culpar a bussola por apontar para o Norte, portanto aqui estou a partilhar convosco alguns bons momentos, bem passados em boa companhia, a fazer alguma coisa construtiva.