Para quem tem seguidores orientados por relógio astronómico, venho aqui dar o meu testemunho sobre o que se passou com o meu seguidor e que, de algum modo, possa também chamar a atenção para eventuais problemas de configuração que existam no seguidor que tem em casa.
Como é sabido, um seguidor com orientação por relógio astronómico necessita de saber quais as coordenadas (longitude e latitude) onde se encontra e também da hora exacta para se poder posicionar correctamente orientado para o sol. Quando estes valores são mal configurados origina erros de posicionamento que podem ser pouco ou muito perceptíveis, dependendo do erro ser grosseiro ou não, ou até pela conjugação de vários erros!
No meu caso, passado algum tempo após a instalação do meu seguidor, detectei que ele se reposicionava para novo dia ainda o sol era visível no horizonte, mas com uma pequena diferença de 5 a 10 minutos! Relatei esta discrepância ao instalador mas não consegui obter assistência porque, entretanto, a empresa foi à falência!

Para surpresa minha (ou não), a configuração que foi inserida pelo instalador tinha dois erros grosseiros mas que, por infelicidade, praticamente se anularam, pelo que a sua detecção foi mais difícil. O primeiro erro cometido está relacionado com a posição do seguidor onde, em Portugal, as coordenadas de longitude que são dadas em números negativos no meu seguidor estava um valor positivo

Em termos práticos, o resultado do erro de posicionamento em 9 minutos traduz-se num erro na elevação que varia entre 0,2º e 0,7º e no azimute entre 2,3º e 6,1º, consoante a época do ano. O erro na elevação não me parece significativo mas o de azimute já faz alguma diferença, adicionado ao facto de o seguidor terminar o dia antes de tempo, ainda com a MP a produzir uns 200 a 300 W (na parte do verão). Assim, pelas minhas estimativas, poderão ter sido produzidos menos 30 a 40 kW num ano de produção devido a este erro, não é muito mas... "tudo o que vier à rede é peixe!"
Se tem um seguidor deste tipo, sugiro que consulte este site (http://www.sunearthtools.com/dp/tools/p ... hp?lang=pt) para determinar com precisão a posição do sol, assim como as horas em que nasce e se põe, e depois confrontar com o comportamento do seguidor para confirmar se existem discrepâncias. Se for o caso, queixe-se ao instalador porque, mesmo uma pequena diferença no ajuste, tem influência no rendimento da MP.
Cps