carta de condução, equivalência para motociclo.

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
nios26
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 10, 2012 8:28 pm

carta de condução, equivalência para motociclo.

Mensagem por nios26 »

Bom dia.

Estou a ponderar comprar um mota electrica mas surgiu-me uma dúvida.

Eu tenho 24 anos, faço 25 anos em Setembro, tenho carta categoria B desde os 18, que tipo de motas eléctricas posso conduzir?

Cumprimentos.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: carta de condução, equivalência para motociclo.

Mensagem por BondadeSua »

nios26 Escreveu:Bom dia.

Estou a ponderar comprar um mota electrica mas surgiu-me uma dúvida.

Eu tenho 24 anos, faço 25 anos em Setembro, tenho carta categoria B desde os 18, que tipo de motas eléctricas posso conduzir?

Cumprimentos.
Todas as que por homologação tenham equivalência às de 125!...penso eu de que

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
nios26
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por nios26 »

BondadeSua Escreveu:
Todas as que por homologação tenham equivalência às de 125!...penso eu de que

BondadeSua
Mas 125 é até 11kw portanto inclui todas as eletricas não?

Cumprimentos.

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Ate fazeres os 25 anos... NENHUMA que seja equivalente a 125cc (matricula branca).

Após teres os 25 anos... TODAS as que forem até 125cc (todas neste momento em Portugal).
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold

:o
sorry :cry:
tinha a ideia que superior a 125, só depois dos 25...inocência minha!

BondadeSua

Autor do tópico
nios26
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por nios26 »

Segundo este site para poder conduzir até 11kw: http://www.motos125cc.org/nova-lei-perm ... tos-125cc/

9 — O disposto na alínea d) do n.º 4 do presente artigo aplica -se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria B que cumpram uma das seguintes condições:

a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;

b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.

Não cumpro a alinea a) mas posso só fazer exame de condução de ciclomotor e passo a cumpri a alinea b) e passo assim a poder conduzir até 125cc é isto?

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold

Isto de sair à pressa...
Sem querer fazer contraditório, expressei-me desta forma por causa do exemplo do meu filho, que fez carta de mota (125) aos 19 anos, e conduziu legalmente. E só em Janeiro é que fez 25. E neste país as regras tem tantas variáveis e mudam tantas vezes...
BondadeSua Escreveu::o
sorry :cry:
tinha a ideia que superior a 125, só depois dos 25...inocência minha!

BondadeSua

Autor do tópico
nios26
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por nios26 »

Penso que esteja aqui o que me interessa.

2 - Obtenção da subcategoria A1 (titulares de carta de condução válida para a categoria B)

Os titulares de carta de condução válida para veículos da categoria B (automóveis ligeiros) consideram-se também habilitados para a condução de motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 KW(subcategoria A1).

Esta disposição, estabelecida pela Lei n.º 78/2009, de 13 de Agosto, aplica-se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria B que cumpram uma das seguintes condições:

Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.
Os titulares de carta de condução válida para a condução de veículos da categoria B que tenham idade inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos à realização e aprovação em exame prático, nos centros de exame do IMTT ou nos centros de exame privados, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução.

Nos casos em que se opte por instrução adicional, as escolas de condução são autorizadas a ministrar formação aos titulares de carta de condução da categoria B com idade inferior a 25 anos, que não sejam titulares de licença de condução de ciclomotor e pretendam submeter-se em regime de autopropositura a exame prático para a obtenção da subcategoria A1, desde que sejam portadores de licença de aprendizagem.

A formação ministrada não obedece ao número mínimo de lições previsto no Despacho n.º 17692/2005, de 18 de Agosto, e a propositura a exame deve ser apresentada pelo titular da licença de aprendizagem.

a) Requisitos:
Ser titular de carta de condução válida para a categoria B;
Ter aptidão física e mental;
Residir em Portugal;
Não estar a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de concessão de carta de condução;
Aprovação na prova de aptidões e do comportamento (prova prática).

b) Documentos
Para requerer a emissão de licença de aprendizagem e a prova das aptidões e do comportamento (prova prática) são necessários os seguintes documentos:

Fotocópia simples do documento de identificação pessoal, que ateste que o candidato reside em território nacional e exibição do original;
Exibição da carta de condução;
Atestado médico emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão;
Uma fotografia atual (tipo passe), a cores e de fundo liso;
Formulário Modelo 1 IMTT;
Formulário Modelo 2 IMTT.
Taxas:

Licença de aprendizagem € 15,00
Prova das aptidões e do comportamento € 30,00
Emissão da carta de condução € 30,00

c) Procedimentos
A emissão da licença de aprendizagem deve ser requerida nos serviços do IMTT e a marcação da prova das aptidões e do comportamento pode ser efectuada nos centros de exame do IMTT ou nos centros privados.

Para o efeito é necessário:

Preencher o formulário Modelo 1 IMTT - pedido de licença de aprendizagem - em duplicado, directamente no computador ou manualmente depois de impresso, e assinar. Se optar pelo preenchimento à mão, utilize uma esferográfica preta sobre superfície dura.(Consultar Instruções de Preenchimento);
Preencher e assinar o formulário Modelo 2 IMTT – pedido de marcação de exame de condução.
Entregar os documentos nos Balcões de Atendimento do serviço regional ou distrital do IMTT.
Os impressos estão disponíveis em Formulários – Condutores e Veículos.

d) Enquadramento legal
Artigos 123.º, n.º 10, e 126.º do Código da Estrada, alterado e republicado em anexo pelo Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro;

Lei n.º 78/2009, de 13 de Agosto, que procede à oitava alteração ao Código da Estrada, permitindo o averbamento da habilitação legal para a condução de veículos da subcategoria A1 à carta de condução que habilita legalmente para a condução de veículos da categoria B

Caso não opte por ter aulas de condução poupo a licença de aprendizagem e pago então 30€ +30€ e o valor do atestado médico e estou apto a conduzir.

Cumprimentos.

pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Mensagem por pedrotfmendes »

Olá pessoal, na escolha do motor indicado para a conversão de uma mota, surgiu-me uma dúvida.

Tenho a carta de categoria B e mais de 25 anos. Ou seja, tenho a possibilidade de conduzir motociclos até 125 cc e 11 kw de potência máxima. Esta potência máxima é a potência em contínuo ou a potência de pico do motor?

Por outras palavras, posso escolher um motor com potência em contínuo até 11 kw (tipo o ME 1004 http://www.electricmotorsport.com/store ... c-r-ls.php) que tem uma potência de 7,9 kw em contínuo e 15,5 kw de pico.

Ou só posso escolher um motor com 11 kw de potência de pico (por exemplo um ME 0907 http://www.electricmotorsport.com/store ... s_pmac.php) que tem uma potência de 4,5 kw em contínuo e 11 kw de potência?

Obrigado pelo esclarecimento.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”