Bom dia a todos,
Este é a minha primeira mensagem portanto desde já as minhas desculpas se estou no fórum errado!
Comprei uma placa de indução electrolux, que ainda não chegou, modelo EHH-6332FOK de 3 zonas de cocção.
Como a placa é de 6,9 Kw afigura-se-me que tem de ser ligada a uma tomada de 30Ap., ou eventualmente em 2 grupos separados de 16Ap cada. Isto, quanto a mim implica que a instalação da cozinha que só tem 2 grupos terá de ser alterada.
Alguém tem experiência em situações identicas e quais os custos que tais modificações implicam?
Desde já os meus agradecimentos por qualquer esclarecimento.
ligações placa de indução electrolux
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quinta fev 14, 2013 9:44 am
-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: ligações placa de indução electrolux
A informação é um pouco vaga
6,9kw é a potencia calorifica ou a potencia absorvida?
Se for monofásica e sendo a potencia absorvida de 6,9kw , não existem para o sector habitacional tomadas de 30A , além de que já há algum tempo que não é permitido a ligação de fornos e placas através de tomada , teem que ser ligados diretamente a uma caixa ( por isso já não trazem ficha no cabo) .
Se for trifásica é igual , mesmo que existam tomadas de 32A.
Os fios de ligação a essa placa devem ser no minimo de 6mm2 .
6,9kw é a potencia calorifica ou a potencia absorvida?
Se for monofásica e sendo a potencia absorvida de 6,9kw , não existem para o sector habitacional tomadas de 30A , além de que já há algum tempo que não é permitido a ligação de fornos e placas através de tomada , teem que ser ligados diretamente a uma caixa ( por isso já não trazem ficha no cabo) .
Se for trifásica é igual , mesmo que existam tomadas de 32A.
Os fios de ligação a essa placa devem ser no minimo de 6mm2 .
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Re: ligações placa de indução electrolux
Boas!
Já tive uma placa de indução, mas visto que gastava muito energia, foi logo devolvida.
A instalação, não tem nada de mais!
No meu caso tinha na minha cozinha uma fase que vinha directamente do quadro, portanto com poucas perdas, com fio de 3,5 mm2, unifilar, e uma tomada que suporta a corrente solicitada.
Mas não era 30 amperes!!!!!
Por acaso não medi a amperagem, mas sem duvida que era menos que isto!
Pois o meu quadro não suportaria tal amperagem, a não ser desligar o resto da casa, deixando só a placa a trabalhar!
E foi só ligar, o problema era que quando ligada, mesmo sem panelas em cima da mesma, ou seja em stand-by, e com as medições que fiz, continuava a ter grande consumo.
E ao preço que a energia está!!!!!!
Já tive uma placa de indução, mas visto que gastava muito energia, foi logo devolvida.
A instalação, não tem nada de mais!
No meu caso tinha na minha cozinha uma fase que vinha directamente do quadro, portanto com poucas perdas, com fio de 3,5 mm2, unifilar, e uma tomada que suporta a corrente solicitada.
Mas não era 30 amperes!!!!!
Por acaso não medi a amperagem, mas sem duvida que era menos que isto!
Pois o meu quadro não suportaria tal amperagem, a não ser desligar o resto da casa, deixando só a placa a trabalhar!
E foi só ligar, o problema era que quando ligada, mesmo sem panelas em cima da mesma, ou seja em stand-by, e com as medições que fiz, continuava a ter grande consumo.
E ao preço que a energia está!!!!!!

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/