luminis Escreveu:Bom dia pessoal, muito obrigado pela vossa atenção neste época em que parece que o mundo congela, por causa do Natal
agradecimentos especial, ao quase conterrâneo sugarstorm.
sim, sou de toitam, mas resido em Lamego, local onde trabalho e onde está esta máquina, num apartamento.
Ahhhhh, Lamego, essa bela localidade. Passei aí alguns dias fantásticos em Setembro. Sou um Parente. Tenho por aí muita família. Deves conhecer as ópticas e a Farmácia Parente.

Quanto a Toitam, a minha avó passou os últimos anos da sua vida no Lar da Sta. Casa de Moimenta, mesmo à entrada da aldeia quem vem da vila
Bem, voltemos ao cerne da questão. Aquecimento.
luminis Escreveu:
Relativamente à potencia, marca modelo ecoforest hidrocopper mini 16 kw foi o instalador quem sugeriu e como cliente, confiei e paguei no final.
A mim também me queriam vender uma caldeira com 11 Kw de potência. Mas eu não fui na conversa. Procurei mais opiniões. Foi nessa altura que me registei no Nova Energia, e foi a melhor coisa que fiz. O que já aprendi sobre pellets, AQS solar, Veículos eléctricos, Ecoconstrução, etc. E pude também passar a minha experiência a outros.
Sobre a potência existe algo muito importante. É SEMPRE melhor ter a mais do que a menos. Isto lembra-me uma história fantástica passada no Top Gear com o maluco do Jeremy Clarkson. Pode um BMW M3 podia ser mais económico que um Toyota Prius?
Pode?
Não, isso é impossível, claro!!!
1500cc contra 4000cc.
76 HP contra +400 HP.
Pois vejamos os minutos finais deste link:
http://www.youtube.com/watch?v=JmxUsGiGp3w
A conclusão é esta. Uma máquina mais potente a trabalhar a baixa performance é muito mais económica que uma pouco potente a trabalhar sempre no limite.
Daí eu ter sugerido que baixes a temperatura de funcionamento da tua caldeira. Vais a 1.8, programação T. ºC água.
Página 57 do manual de instruções:
http://ecoforest.es/documentos/distribu ... suario.pdf
Muda a temperatura para 50º e liga a caldeira de manhã. Depois passa um dia com ela ligada e vê o comportamento da mesma. Se ela trabalhar a menos temperatura terá menos "pressão" no seu trabalho. Sempre no nível 9 de pellets, máximo portanto. Depois vê se ela entra em modulação, alternando entre "Mínimo" (quando a temperatura da água chega a 51º) e "Nível 9" (quando baixa dos 50º). Verás que o consumo de pellets será baixo.
Se a casa foi isolada como dizes e estás num apartamento deverás ter conforto com este setup.
luminis Escreveu:
quanto a questões técnicas e aumentar as potencialidades desta máquina que parece estar preparada, segundo a ecoforest, para um mínimo de 82 elementos e 120 no máximo
Esses cálculos talvez sejam para casas isoladas. A nossa construção é uma miséria em termos de isolamento.
luminis Escreveu: não sei é o quê, visto até haver radiadores a "escaldar" e outros "mornos"...
Isso é muito estranho e não deve acontecer. Poderá haver uma ligeira (mas mesmo ligeira) diferença entre os radiadores que estão no início do circuito (junto à caldeira) e os que estão no fim (os mais longe), mas será sempre ligeira! Se existem radiadores frios o instalador e/ou o construtor têm de ver o que se passa. Tens purga automática? Tens a certeza que não existe ar nos radiadores mais frios?
luminis Escreveu:- senão que explicação para a temperatura da água começar a aquecer até aos 46 e depois, começa a descer... porquê aos 46º e não aos 65 ou outra temperatura mais alta?!...
Já foi explicado. Quando a bomba de circulação entra em funcionamento a temperatura desce pois a água dos radiadores que está fria entra no circuito. Mas depois volta a subir lentamente até estabilizar na temperatura escolhida em 1.8.
luminis Escreveu:- sugarstorm como conseguir (programar) colocar a temperatura nos 50º, quando nos menus a que tenho acesso,neste caso, o ponto 1.8 e 1.9 a temperatura já está, acho que está, nos 65ºC e 78ºC (standby)...
Numa coisa todos estamos de acordo, a potencia é pequena.
Já expliquei acima como mudar a temperatura.
Quanto à potência, para um apartamento deve ser mais do que suficiente. Ainda por cima ainda tens a própria caldeira a aquecer uma das divisões (calculo que tenhas o radiador dessa divisão fechado). Eu e o resto do pessoal costumamos ter a caldeira na garagem, sem aquecer a casa portanto.
luminis Escreveu:Mas antes de entrar em "conflito com o instalador", reclamando, é,o ou não possível explorar e conseguir colocar esta máquina com mais potencia?
A própria ecoforest espanha diz-me que sim, que é possível, mas como a máquina está na garantia, disseram-me que não me enviam os novos parâmetros, nem me dão os códigos de acesso à máquina, mandam-me falar com o "instalador". Este há um ano que entende que a potencia da máquina está correcta e que o problema "estava" no mau isolamento da casa

ou seja estava, mas mesmo assim entendeu que 16KW era suficiente
a todos um bom ano e quem puder dar opiniões, estou aberto a todas as sugestões.
como se vê no video 6, voltei a colocar os parâmetros do ponto 1.6a e 1.6b, conforme programação de fábrica, tudo a zeros e não se nota NADA.
Não vale a pena entrar em conflito. Tens mesmo é de perceber porque razão tens alguns radiadores frios. Até pode ser um problema de construção? Tinhas já pré instalação do aquecimento central? Se sim, terás de reclamar com o construtor, para que ele envie aí a casa quem fez a pré instalação. Isso tem de ser a tua preocupação prioritária.
Muda a temperatura e depois relata se houve diferença.