Acho que esta na altura de colocar aqui o meu pequeno projecto Fotovoltaico.
Alias foi na pesquisa de informação sobre fotovoltaico que vim bater aqui ao forum, que por sua vez me levou a compra da minha scooter eletrica

Mas vamos ao que interessa.
O meu objectivo era alimentar um pequeno anexo que tenho.
Comecei com um painel amorfo de 15w a 12v (que custou uma fortuna) e um regulador solar de carga , uma bateria de carro e um inversor de 300w de onda quadrada.
Com isto conseguia alimentar 3 lâmpadas fluorescentes , e um pequeno exaustor por algum tempo.
Como em tudo surge a necessidade de mais potencia
E assim foi acrescentando mais algumas baterias num total de 3 mas com o pequeno painel nem dava para aquecer.
Assim comprei o meu primeiro monocristalino de 12v 55w. A coisa começou a melhorar mas agora estava limitado pelo inversor.
Comprei um de 1000w nominal de onda pura, voltei a ter outra necessidade energia

Depois com ajuda de pessoal daqui no forum fui evoluindo pouco a pouco.( ainda me falta muito)
Agora depois de alguns problemas tenho actualmente 2 paineis de 55w 12v , 2 de 70w a 12v e o de 15w (vem a caminho mais 2 de 100w) um inversor de onda pura de 1500w nominal 3000w max, e o velhinho inversor de 300w de onda quadrada que uso para iluminação do sótão.
A nível de baterias tenho 2 de 6v 185Ah estacionarias ( estou a espera de mais um par),e 5 baterias de carro usadas.
As baterias de carro estão isoladas por um rele que só activo quando ligo o inversor.
Tenho também um actuador que faz levantar os painéis para o sol da tarde, mas é controlado manualmente.
Como tenho todos os materiais no sótão, que só posso aceder por escada, tenho de controlar tudo remotamente através de relés.
Depois tenho o resto do material normal para este fim fusíveis , disjuntor, e medidores.
Com estes materiais praticamente tenho o anexo independente da rede durante o dia (desde que tenha sol).
Em que uso para tv, exaustor, iluminação , congelador , maquina de lavar roupa (com o programa frio, o inversor não aguenta quente) e tudo o que possa ligar la. Claro que não trabalha tudo ao mesmo tempo.
Ah ainda consegui fazer chegar uma extensão a garagem juntamente com uma ligação de 12v que uso para varias coisas.
Na extensão da garagem carrego a minha scooter eletrica de vez em quanto

O topico ja vai longo fico por aqui

Depois coloco algumas fotos