Bicicleta Eelctrica Trendline
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Autor do tópico - Membro Silver
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Bicicleta Eelctrica Trendline
Olá a todos.
Há umas semanas comprei esta bicicleta electrica Trendline, antes de encontrar a Bicicleta Electrica Tucano É uma mini bicicleta dobrável, o antigo dono nunca teve carregador, e como seria de esperar, as baterias de chumbo estão uma miséria.
Comprei-a por ser realmente barata, com a prespectiva de trocar as baterias por lifepo4, dimensionadas para 1 dia e meio de deslocações casa-trabalho-casa.
São cerca de 3,6 kms para cada lado duas vezes por dia. (Venho almoçar a casa)
1 dia e meio é para ter alguma folga mas pretendo carregá-la diáriamente. O motor é de escovas ref. MY1016, 24V 14A 2500RPM. O motor tem pinhão de ataque de 11 dentes e a cramalheira tem 80 dentes e roda-livre.
O perimetro do pneu é de cerca de 95 cm, o que dá uma velocidade de ponta teórica de 20km/h.
Parece-me o suficiente para a biciclete em causa.
Há umas semanas comprei esta bicicleta electrica Trendline, antes de encontrar a Bicicleta Electrica Tucano É uma mini bicicleta dobrável, o antigo dono nunca teve carregador, e como seria de esperar, as baterias de chumbo estão uma miséria.
Comprei-a por ser realmente barata, com a prespectiva de trocar as baterias por lifepo4, dimensionadas para 1 dia e meio de deslocações casa-trabalho-casa.
São cerca de 3,6 kms para cada lado duas vezes por dia. (Venho almoçar a casa)
1 dia e meio é para ter alguma folga mas pretendo carregá-la diáriamente. O motor é de escovas ref. MY1016, 24V 14A 2500RPM. O motor tem pinhão de ataque de 11 dentes e a cramalheira tem 80 dentes e roda-livre.
O perimetro do pneu é de cerca de 95 cm, o que dá uma velocidade de ponta teórica de 20km/h.
Parece-me o suficiente para a biciclete em causa.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
A quarta luz apaga aos 24V.
A terceira luz apaga aos 23,1V.
A segunda luz apaga aos 22,3V.
A primeira luz mantem-se acesa enquanto a chave estiver ligada, mesmo depois do corte.
Os valores foram medidos por mim. O Controlador tem um fusiver de 20A e um corte progressivo em que por volta dos 22V só permite passagem de 2A. O corte final é aos 21V.
Com mais voltagem, não sei qual, chegei a medir pouco mais de 10A.
O travão de trás é de tambor e trava bem. O travão da frente é de "faz de conta" e serve para pouco mais que enfeitar.
O banco inclina para permitir colocar/tirar a bateria.
A Caixa das baterias tem duas baterias de 12V12AH, e pesa cerca de 7kg.
A bicicleta sem as baterias pesa 20kg.
E por agora é tudo.
Nunio
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Boas há tens uma base para fazer algo.
Esse travão da frente tem de ser melhorado se possível adaptar um de disco.
Boas curvas
Esse travão da frente tem de ser melhorado se possível adaptar um de disco.
Boas curvas

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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Olá de novo.
Entretanto chegaram 16 baterias lifepo4 3.2v 1200mah, para testar. Fiz dois packs 4s2p e conectei em série fazendo 24v 2ah.
Porquê 2 packs de 12v?
Bem, como não tenho bms, preferi fazer dois packs mais pequenos para ser mais facil controlar e acertar.
Entretanto com os testes veio a primeira desilusão.
Como por aqui ou é a descer ou a subir... Mesmo com litio a bicicleta não tem força. A tensão baixa muito.
Mas já percebi porquê. A cabelagem da bicicleta está sobredimensionada.
Deveria ser substituido pelo menos o cabo que vai da bateria para o controlador, pois é um cabo de alimentação de computador de 10A e em arranques já medi 13A.
Mas como tenho outra bicicleta electrica melhor, não vou perder muito tempo com esta.
Tentarei vender a preço de custo quando a outra estiver a funcionar em pleno.
Esta bicicleta é muito gira, muito maneirinha, leve, dobrável e fácil de transportar no carro, mas na estrada ninguém me leva a sério.
É um bom meio de transporte e muito barato para circuitos urbanos e pouco inclinados. Ir ao café, à piscina, etc.
Nunio
Entretanto chegaram 16 baterias lifepo4 3.2v 1200mah, para testar. Fiz dois packs 4s2p e conectei em série fazendo 24v 2ah.
Porquê 2 packs de 12v?
Bem, como não tenho bms, preferi fazer dois packs mais pequenos para ser mais facil controlar e acertar.
Entretanto com os testes veio a primeira desilusão.
Como por aqui ou é a descer ou a subir... Mesmo com litio a bicicleta não tem força. A tensão baixa muito.
Mas já percebi porquê. A cabelagem da bicicleta está sobredimensionada.
Deveria ser substituido pelo menos o cabo que vai da bateria para o controlador, pois é um cabo de alimentação de computador de 10A e em arranques já medi 13A.
Mas como tenho outra bicicleta electrica melhor, não vou perder muito tempo com esta.
Tentarei vender a preço de custo quando a outra estiver a funcionar em pleno.
Esta bicicleta é muito gira, muito maneirinha, leve, dobrável e fácil de transportar no carro, mas na estrada ninguém me leva a sério.
É um bom meio de transporte e muito barato para circuitos urbanos e pouco inclinados. Ir ao café, à piscina, etc.
Nunio
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Porque na estrada ninguém te leva a sério ?

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Não é nada em concreto, mas tenho essa ideia por a bicicleta ser muito pequena com roda 12".
Tem aspecto de brinquedo de criança e na estrada o tamanho conta muito. Não estou com isto a dizer que é correcto ignorar uma bicicleta por ser pequena, mas na prática tenha a ideia de ser isso que acontesse.
Do estilo: "Só me faltava agora esta porcaria a estorvar no meio da estrada."
Além disso não foi pensada para grandes viagens.
Tem aspecto de brinquedo de criança e na estrada o tamanho conta muito. Não estou com isto a dizer que é correcto ignorar uma bicicleta por ser pequena, mas na prática tenha a ideia de ser isso que acontesse.
Do estilo: "Só me faltava agora esta porcaria a estorvar no meio da estrada."
Além disso não foi pensada para grandes viagens.
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Em vias públicas, com licenças para tal, todos temos os mesmos direitos!
Mas há condutores, que lá por terem veículos mais potentes, ou maiores, se julgam os maiores, e que estrada é só deles.....
Mas há condutores, que lá por terem veículos mais potentes, ou maiores, se julgam os maiores, e que estrada é só deles.....

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Como tu me compreendes...
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Nunio Escreveu:Não é nada em concreto, mas tenho essa ideia por a bicicleta ser muito pequena com roda 12".
Tem aspecto de brinquedo de criança e na estrada o tamanho conta muito. Não estou com isto a dizer que é correcto ignorar uma bicicleta por ser pequena, mas na prática tenha a ideia de ser isso que acontesse.
Do estilo: "Só me faltava agora esta porcaria a estorvar no meio da estrada."
Além disso não foi pensada para grandes viagens.
Eu sinto um bocado isso com a minha scooter ainda por cima nas subidas fortes que sobe devagar (20km/h)
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Na minha opiniao o teu problema nao esta so nos cabos, esta tambem nas baterias, essas beterias so deviam ter descargas na ordem dos 7.2A acima disso estao a ser submetidas a grande stress.Nunio Escreveu:Olá de novo.
Entretanto chegaram 16 baterias lifepo4 3.2v 1200mah, para testar. Fiz dois packs 4s2p e conectei em série fazendo 24v 2ah.
Porquê 2 packs de 12v?
Bem, como não tenho bms, preferi fazer dois packs mais pequenos para ser mais facil controlar e acertar.
Entretanto com os testes veio a primeira desilusão.
Como por aqui ou é a descer ou a subir... Mesmo com litio a bicicleta não tem força. A tensão baixa muito.
Mas já percebi porquê. A cabelagem da bicicleta está sobredimensionada.
Deveria ser substituido pelo menos o cabo que vai da bateria para o controlador, pois é um cabo de alimentação de computador de 10A e em arranques já medi 13A.
Mas como tenho outra bicicleta electrica melhor, não vou perder muito tempo com esta.
Tentarei vender a preço de custo quando a outra estiver a funcionar em pleno.
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Nunio
Eu com um motor igualzinho a esse ja lhe fiz muita coisa, de deixar estas quase scooters para traz. heheheheheh
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Sim, tens razão.Fidel Escreveu: Na minha opiniao o teu problema nao esta so nos cabos, esta tambem nas baterias, essas beterias so deviam ter descargas na ordem dos 7.2A acima disso estao a ser submetidas a grande stress.
Eu com um motor igualzinho a esse ja lhe fiz muita coisa, de deixar estas quase scooters para traz. heheheheheh
Também estive a pensar nisso. Mas das baterias saem 24v com descargas de 10A, mas no voltimetro que instalei entretanto no painel de instrumentos, chegam 20v quando rodo o acelerador.
A minha suspeita neste momento vai para o fusivel do controlador. Os fusiveis/apicativos para fusiveis parecidos com este costumam ter umas conexões muito fraquinhas.
Mas isso só poderei confirmar quando abrir o controlador. Em principio no fim de semana...
Outra situação que posso ver é o percurso da corrente. Espero que os 10A não estejam a passar pela chave da ignição...
Verifiquei ainda uma prisão no motor/corrente. Penso que seja na corrente, pois quando recebi a bicicleta a corrente que liga o motor à roda não tinha pinga de óleo. Em vez de óleo tinha ferrugem.
Mais uma tarefa para o fim de semana.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Ainda quanto às baterias, já medi picos de 30A por 2 ou 3 segundos com estas baterias noutro motor. Não sei se aguentavam mais tempo a 30A porque desaliguei entretanto. É um motor 36v 250W.
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Sim, os fusiveis tem umas ligaçoes manhosas, mas nao sei se tem fusivel dentro do controlador, pelos menos os que eu ja tive/mexi nao tinha em nenhum...
Pois, essas baterias ja devem andar perto de dar as ultimas, ja puxas demasiado por elas.
Quanto a chave de igniçao, nao acredito que passem por la a tensao/amperagem do sistema, normalmente os controladore tem um sitio para se ligar a igniçao, normalmente é numa ficha chamada "lock".
Realmente a corrente enferrujada nao ajuda muito nao
, mas nao deve ser por ai...
Mete umas baterias cmo deve de ser, e um controlador de uns 800W que vês a bike a sacar cavalinho
Pois, essas baterias ja devem andar perto de dar as ultimas, ja puxas demasiado por elas.
Quanto a chave de igniçao, nao acredito que passem por la a tensao/amperagem do sistema, normalmente os controladore tem um sitio para se ligar a igniçao, normalmente é numa ficha chamada "lock".
Realmente a corrente enferrujada nao ajuda muito nao

Mete umas baterias cmo deve de ser, e um controlador de uns 800W que vês a bike a sacar cavalinho

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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Na primeira foto desta página por baixo da mala está o controlador. No controlador está uma carrapeta preta. É o fusivel.
800W? Para quê?
Já viste bem a bicicleta??? A ideia é ter um meio de transporte barato, que me leve sem esforço por distâncias curtas.
Se eu for a pé, principalmente em dias muito quentes, chego ao destino todo suado.
Se for de bicicleta convencional, pior.
Se for de carro e este estiver ao sol, não chego tão suado, mas para certas distâncias é uma parvoice.
Daí ter arranjado uma bicicleta electrica. Barata.
Quanto às baterias, enquanto entrar corrente a 24v e chegar ao destino a 20v, não vale muito a pena andar a gastar mais dinheiro em baterias.
Se quando entrar a 24V e chegar ao motor a 24V e eu achar que não tem força, logo se vê...
800W? Para quê?
Já viste bem a bicicleta??? A ideia é ter um meio de transporte barato, que me leve sem esforço por distâncias curtas.
Se eu for a pé, principalmente em dias muito quentes, chego ao destino todo suado.
Se for de bicicleta convencional, pior.
Se for de carro e este estiver ao sol, não chego tão suado, mas para certas distâncias é uma parvoice.
Daí ter arranjado uma bicicleta electrica. Barata.
Quanto às baterias, enquanto entrar corrente a 24v e chegar ao destino a 20v, não vale muito a pena andar a gastar mais dinheiro em baterias.
Se quando entrar a 24V e chegar ao motor a 24V e eu achar que não tem força, logo se vê...
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Tens de rever as ligações . Tens de colocar fios como deve ser.
Esta a ter muitas perdas pelos fios .
Esta a ter muitas perdas pelos fios .
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
A dos 800W ja sou eu e a minha mania da potencia 
Eu nao minha bike electrica tenho 2500W pico... e ja a vi a 3600W mas a corrente nao gostou la muito

Eu nao minha bike electrica tenho 2500W pico... e ja a vi a 3600W mas a corrente nao gostou la muito

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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Entretanto fiz um pequeno vídeo para terem uma ideia melhor da bicicleta em andamento.
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Volto a lembrar que é uma Bicicleta, não tem as prestações de uma mota, nem o preço.
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Muito fixe............ 


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Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Eelctrica Trendline
Agora que a bicicleta já tem um andamento aceitável,
e como a minha bicicleta electrica tucano já deve ficara a andar esta semana, resolvi vender esta pelo preço que ela me custou.
Aqui.
e como a minha bicicleta electrica tucano já deve ficara a andar esta semana, resolvi vender esta pelo preço que ela me custou.
Aqui.