É um vulgar Barco Insuflável, com um suporte para motor e que encho e vazo com uma bomba elétrica.
O motor é um vulgar motor de escovas submersível.
O controlo de velocidade original funcionava intercalando resistências entre a bateria e o motor, desperdiçando energia em calor quando não estivesse a navegar à velocidade máxima.
Modifiquei-o para usar PWM com um variador de barcos de modelismo que me permite ter um controlo mais fino sobre a velocidade que as 5 velocidades originais e, muito mais importante, evita que desperdice energia nas resistências do antigo sistema de controlo de velocidade.
Quanto a bateria, tenho 3 baterias de chumbo que originalmente eram da Predator do ogadiv, antes do upgrade (um obrigado pela oferta).
São de 40 Ah capacidade nominal, mas uma delas já só disponibiliza 35 Ah, outra 28 Ah e outra uns 15 Ah.
Hoje naveguei 6,8 Km pelo Rio Águeda, metade a favor da corrente e metade de volta contra a corrente, o que fez com que contra a corrente tivesse que duplicar o consumo para voltar para trás à mesma velocidade.
Utilizei a bateria de 28 Ah, consumindo 25 Ah na viagem.
Na foto podem ver além do motor, um contador de Ah (verde) e um testador de servos de modelismo (azul) para gerar o sinal para controlar o variador do motor , que está dentro do mesmo.
Podem também ver duas baterias, a de 35 Ah e a de 28 Ah em uso. Como não sabia até onde o Rio estava navegável levei as duas.
Tirei uma foto ao grupo propulsor durante a viagem e era para mandar tirar mais a partir da margem para se ver o barco inteiro mas com a pressa de limpar e arrumar acabei por me esquecer.

O próximo upgrade será colocar um servo capaz de virar o motor para não ter que ter constantemente um braço virado para trás a segurar no motor e a cabeça virada para a frente para ver os paus e bancos de areia que vão aparecendo. Ao fim de uns 20 minutos já começa a causar um torcicolo.
Assim poderei ir sentado virado para a frente e usar o radio-controlo de modelismo para controlar a velocidade e virar o barco.
Estes barcos insufláveis são muito pouco hidrodinâmicos e travam muito a velocidades acima dos 4 km/h. Duplico a potência do motor e nem 50% mais de velocidade ganho.
O ideal seria um pequeno barco em fibra de vidro ou plástico, mas além do preço depois já não se podia dobrar para colocar na mala do carro.