Projecto Veiculo electrico \ Solar

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
solarbike1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jul 31, 2013 4:58 pm

Projecto Veiculo electrico \ Solar

Mensagem por solarbike1 »

Boas, ontem finalmente comprei a minha nexon sei que havia bem melhores mas pelo preço foi o que se arranjou.

porem gostava de dar mais um passo no que toca ao ser autosuficiente.

gostava de por ela a circular unicamente a energia solar.

e hoje tentei, tenho um painel de 120w (daqueles que se dobram em mala mais usado para o campismo)

mas o inversor ligado ao controlador acendia a luz on e logo logo se ia a baixo. faço salientar que o inversor é de 150w.

liguei o carregador da nexon a um dispositivo que diz os watts que são consumido e marcava os 120w.

será que tenho de comprar um inversor maior? ou será que o inversor não deveria estar ligado a saída do controlador mas sim a bateria? será por não ser de onda pura?

------ -- ainda notei que a entrada de carga da nexon é... como o cabo de alimentação dos pc´s de secretaria . o que me levou a pensar se seria possivel por um pequeno painel solar no positivo e negativo da entrada da alimentação da nexon

de forma a que esta carrega-se.
faço salientar que o carregador dela diz (48v- 1.8ah)

desde ja agradeço todas as opnioes \ajudas

cumprimentos ;)

Jacare Voador
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jul 25, 2013 5:27 am

Re: Projecto Veiculo electrico \ Solar

Mensagem por Jacare Voador »

Olá.
Eu até ajudava, mas sou novo por aqui e não percebo muito disso.
Boa sorte com a experiência.
Cumprimentos

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Bem vindo ao forum!

Em relação ao projecto, acho que será possivel faze-lo andar, mesmo com os apenas 120W, mas parece-me que está a faltar aí alguma informação...

Será que pode explicar melhor este paragrafo?

"...será que tenho de comprar um inversor maior? ou será que o inversor não deveria estar ligado a saída do controlador mas sim a bateria? será por não ser de onda pura?..."
Tudo por um mundo mais limpo!

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Mensagem por Fidel »

Pelo que eu consegui perceber estas a usar o painel para alimentar um inversor 12v/220v que por sua ves ta ligado ao carregador da Nexon, é isso?
Se assim for é melhor arranjar uma forma de meter o painel a carregar directamente as baterias, quanta menos tralha tiver entre o painel e as baterias melhor, menos perdas ira ter.

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

arranja um simples conversor DC de 12v para 48v
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Boas

Em primeiro lugar não podes ligar o teu inversor directamente ao painel solar.

Se pretendes carregar o teu veiculo directamente com o sol, penso que a maneira mais eficiente é ligar o painel directamente as baterias. Mas para isso tens de verificar qual a tensão das baterias ( volts ) e qual a tensão que o painel consegue fornecer para ver se o painel é suficiente para carregar as baterias.
Depois tentar arranjar um controlador para que não carregues as baterias em demasiado.

Outra questão tens de ter em conta são as perdas e eficácia dos painéis solares .
Eles podem ser de 120 w mas não produzem logo esses 120 w sempre que esta ao sol.
Quanto muito podes produzir em condições normais ai uns 100w .
(isto falando de grosso modo)

Portanto resumindo .
Carregar directo com os painéis , tens de verificar a tensão do painel para ver se consegue "vencer" a tensão das baterias ( a tensão do painel em volt tem de ser superior a das baterias )
No caso de ser possível carregar directo tens de arranjar um controlador de carga.

Se queres usar o teu inversor, tens de ter mais potencia em painéis ai uns (250w mais ou menos) e carregar uma bateria ( com um controlador de carga solar), e nessa bateria ligas o teu inversor, e no inversor ligas o carregador do teu veiculo.
Mas ja deves de estar a ver a quantidade de perdas que vais ter no processo.

Espero ter ajudado em alguma coisa
Live long and prosper!

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

visitante2 ainda complicas mais as coisas do que a realidade.
ele tem um painel, que pela potência deve produzir algo na ordem dos 12v.
a bike é de 48v, basta um conversor DC-DC que suba a tensão do painel para os +/-48v da mota e ligar directo.
de certeza que não é com a produção desse painel que as baterias vão precisar de um controlador de carga.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

g_card Escreveu:visitante2 ainda complicas mais as coisas do que a realidade.
ele tem um painel, que pela potência deve produzir algo na ordem dos 12v.
a bike é de 48v, basta um conversor DC-DC que suba a tensão do painel para os +/-48v da mota e ligar directo.
de certeza que não é com a produção desse painel que as baterias vão precisar de um controlador de carga.

Nesse caso eliminem o meu post .

obrigado
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Não será necessário eliminar post algum!

Todos podemos opinar, e todos juntos faremos possível uma ajuda mais cuidada e acertada para o caso que se coloca!

Todos os dias estamos em constante adaptação e aprendizagem e o que hoje nos parece descabido amanhã pode até fazer algum sentido!
Tudo por um mundo mais limpo!

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

Acho que não pode ser simplesmente um conversor DC-DC 12->48V, por 2 razões:

1) É preciso mais de 48V para carregar 4 baterias de chumbo em série (pelo menos uns 52V a 58V, não sei ao certo qual é a tensão a que carregam essas)

2) Tem que haver "aí pelo meio" um controlador de carga para não sobrecarregar as baterias (ou, sendo a corrente máxima que os painéis são capazes de fornecer (assumindo que o carregamento normal é feito em cerca de 8h) abaixo de C/8 (idealmente, para máxima poupança das baterias, C/20), um dispositivo que desligue a carga permanentemente quando a tensão do conjunto atingir o valor máximo)

Não digo que não se encontre um conversor DC-DC 12->48V apropriado para ligar a baterias de chumbo. Alguns conversores permitem ajustar ligeiramente a tensão de saída, e muitas vezes é possível alterar a tensão de saída de conversores DC-DC alterando 1 ou 2 resistências, mas para isto já é preciso mais conhecimentos.

O mais simples era ter painéis a debitar tensão suficiente para carregar logo as 4 baterias (painel de 48V ou 2 painéis série de 24V ou 4 de 12V) com um controlador de carga / aparelho de desligar atingindo certa tensão.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Jorge Rocha Escreveu:Não será necessário eliminar post algum!

Todos podemos opinar, e todos juntos faremos possível uma ajuda mais cuidada e acertada para o caso que se coloca!

Todos os dias estamos em constante adaptação e aprendizagem e o que hoje nos parece descabido amanhã pode até fazer algum sentido!
Exactamente pois as tuas duvidas podem ser as de outros...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”