Energia eléctrica pré-paga

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Energia eléctrica pré-paga

Mensagem por luimio »

a energia eléctrica pré-paga é um sistema já existe em vários países espalhados um pouco por todo o mundo, como por exemplo a inglaterra, o brasil ou a namíbia. o conceito é semelhante ao vulgar cartão pré-pago dos telemóveis. o cliente compra um cartão com um determinado montante de energia eléctrica pré-paga, e utiliza-o em sua casa, até o montante ter sido consumido. para isso é necessário instalar um aparelho semelhante a este:

Imagem

esta solução elimina assim a necessidade de ter um valor estipulado de potência contratada. se o cliente necessita de, durante um período de tempo, ter um determinado valor de potência contratada, para isso compra um determinado cartão. se residência não é ocupada durante todo o ano, só paga electricidade durante a sua utilização.

fonte:http://www.forumenergia.eu/viewtopic.php?t=657

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

hahaha.. pois, essa de só pagar o que se consome é uma piada bem boa.. this is portugal...
3º sócio novaenergia

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

boa ideia. mas quais seriam os preços? receio que estas vantagens ficariam muito desvantajosas, como é prática corrente.

eu cá gostei mais a maneira à mr. bean, directamente com moedas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

na austrália há mais de 30 anos que o gaz usado nas casa de banho dos apartamentos é com moeda
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

pois, também me lembro do mr. bean e das moedas. cá isso não é possível porque não há concorrência.

dbarata
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jan 13, 2007 2:40 am

Mensagem por dbarata »

isso implica ficar às escuras na noite de estudo antes do exame? ficar sem corrente quando se tem de fazer um trabalho urgente no computador.

nós pagamos mais para ter o serviço contínuo, ok, é o custo da comodidade. não creio que pagar só pela utilização seja mesmo vantajoso. se formos reflectir, todos nós devejamos o extremo oposto pela internet, pagar para ter a qulaquer hora mesmo que não se use.

se calhar o objectivo é para usar na casa de férias, assim até acredito que valha a pena.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

acho que a tua ideia peca pela falta de clareza.
estou a usar internet pré-paga e todos nós usamos telemóveis pré-pagos.
qual o problema???

dbarata
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jan 13, 2007 2:40 am

Mensagem por dbarata »

peço desculpa se não me fiz entender.

penso que pouca gente está disposto a correr o mesmo risco com a electricidade do que com o saldo do telemóvel. se bem que sou capaz de tolerar umas semanas ou dias sem dinheiro no telemóvel, acho que seria incapaz de viver sem electricidade.

a verdade é que o conforto de clicar num botão e ter luz é algo que se tem de pagar, não só a energia mas as infra-extruturas, a manutenção, o pessoal, ... ok, nos telemóveis também à estes gastos, mas como a electricidade é, digamos "um bem de primeira necessidade" convém que seja contínuo. aliás, se não pudermos pagar temos sempre uma margem para continuar a usar o serviço até ser feito o pagamento em atrasado, o objectivo é mesmo permitir às pessoas estarem a usufruir a tempo inteiro.

talvez seja complicado ser facturado duma forma não contínua. bem, pelo menos até surgir o sector privado nesta área (se conseguir), que pela sua diferente dimensão do sector público poderá fazer negócio em tarifários alternativos, não convenientes a este.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

isso vai da educação das pessoas. no caso português se fosse implantado um sistema destes haveria de certeza gente que fica sem luz por falta de saldo. sou obrigado a dar-te alguma razão.

preis205
Membro
Membro
Registado: sexta jul 28, 2006 1:48 pm

Energia pré-paga

Mensagem por preis205 »

caros colegas,

sabem que porventura grande parte dos processos que entopem tribunais são relacionados com facturas da edp, vodaf/tmn/opt/pt, gás e outros ?

o sistema pré-pago tem a vantagem de "não tens dinheiro, não tens serviço, e não vou gastar dinheiro em tribunal contigo para me pagares o que o serviço que te prestei" ...

cumprimentos

p reis

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”