Muita gente por aqui não sabe, mas eu alem de ter uma pancada por renováveis também tenho outra pancada por Autocaravanismo, entre outras



Como já vi por aqui alguém a querer ligar um inversor a um frigorifico e em tempos numa autocaravana que tinha decidi alterar o sistema de frio, tinha um frigórico a Gás, 12V,230V, como o mesmo avariou tive de arranjar solução, um igual é muito caro, então comprei um frigorífico normal de 230V por 150€ pequeno (90Al) o que acabou por ter mais espaço que o original.
Até aqui tudo bem, mas como se sabe numa autovivenda não se pode ter uma central de painéis, 1 ou 2 e não podem ser muito grandes, logo se tem de poupar, então para que o inversor dedicado ao frigorífico não tivesse de estar sempre ligado tive de arranjar uma situação de poupar a bateria.
Cá vai como fiz:
Inversor, de preferência de onda pura.
2 Relés 12V ou 24V, fazer uma puxada de corrente da bateria, que é interrompida no termostato.
Um relé liga ao interruptor do inversor, que é para quando o termostato ligar, o inversor também, mas caso precise do inversor ligado é só ligar no interruptor normalmente.
O outro relé ficou ligado em série e aciona o motor do frigorífico, logo quando é acionado o termostato o relé aciona os 220V que vem do inversor para ligar o motor de compressão do frigorífico.
Já agora a título informativo, o frigorífico em funcionamento está a consumir cerca de 5 amperes-hora (medidos entre a bateria e o inversor)