Carro elétrico com micro turbina X micro turbina cambio CVT

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
andre romao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 22, 2011 1:17 pm
Localização: BRASIL. SAO PAULO -SP

Carro elétrico com micro turbina X micro turbina cambio CVT

Mensagem por andre romao »

Tenho visto muito projeto sobre veiculo elétrico puro (mas continuam sofrendo com as baterias e autonomia)

Vejo projetos para aumentar a autonomia dos elétricos e a melhor opção parece ser o híbrido com micro turbina igual em aviões turbo hélice.
O problema do hibrido é as etapas antes de chegar movimento no diferencia e as consequentes perdas se usar a energia da bateria.
Micro turbina + gerador elétrico + bateria + motor elétrico=perda de 35%
Rendimento=1*0,9*0,9*0,9*0,9=65,61% de rendimento e perda de 35%
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=12160

Então tive a ideia de micro turbina com o cambio CVT (cambio continuamente variável), acho que é a melhor opção nos veículos para aumentar a eficiência no uso de combustíveis.
Alguém comenta algo sobre a ideia, logo vou colocar desenhos de um projeto que tenho na cabeça.


Autor do tópico
andre romao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 22, 2011 1:17 pm
Localização: BRASIL. SAO PAULO -SP

Re: Carro elétrico com micro turbina X micro turbina cambio

Mensagem por andre romao »

No catalogo http://www.capstoneturbine.com/_docs/Pr ... ISH_LR.pdf
Mostra eficiência elétrica de apenas “26%” para o modelo c30 que gera 30KW de energia
Não menciona consumo de combustível nem eficiência da micro turbina.
Segue tópico especifico.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=12160

Informação que não ajuda no site
“Enquanto o custo de capital inicial(preço do onibus pronto) de um híbrido Capstone sem energia é um pouco maior do que um motor e gerador convencional, os custos do serviço(manutenção) são 70% mais baixos. Eficiência do combustível em um veículo híbrido Capstone energizado é 40-80% maior do que os veículos convencionais”.
Eu quero saber ele rodando apenas com combustível e sem bateria carregada para saber a real eficiência na conversão de combustível em movimento, “bateria carregada para apresentar bom resultados é trapaça e todo mundo fica fazendo isso quando apresenta 1000km por litro” ou pelo menos rodar uns 2000km sem recarregar a bateria na tomada para media correta consumo.
http://www.capstoneturbine.com/prodsol/ ... ns/hev.asp

Tem esse estudo por modelagem matemática, que afirma que mesmo em varias configurações e ate mesmo uma bem vantajosa para os movido à turbina com CVT, mas os resultados sempre são negativos a apresenta maior consumo que os motores a explosão.
https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/229 ... rtacao.pdf
Mas eu acho que esse estudo precisa ser melhor analisado.

O problema do cambio CVT é que a turbina precisa ser de potencia igual ao dos convencionais, ate ai tudo bem, mas na hora que precisa de baixa velocidade, curva, estacionamento o veiculo pode sair com tudo usando um torque absurdo :o , vai precisar de um bom motorista!!! :lol:

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”