O uso de BMS

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

O uso de BMS

Mensagem por Fidel »

Boas,

Pois bem vou lançar aqui uma discussao que ja foi muito debatida por aqui, mas desta vez é muito especifica a um tipo de baterias.

Eu tenho andado a estudar o uso de quimica Li-ion em celulas 18650 (usadas pela Tesla, por exemplo), e entrei ate em contacto com um sujeito ca na Europa que faz kits à "medida do freguês", e é aqui que o BMS entra na conversa, este sujeito diz que estas celulas, as que ele vende, (que sao as "Sony Konion VT4"), nao precisam de BMS.
Lancei tambem na pagina de FaceBook do Endless-Sphere uma discuçao acerca do uso destas celulas em ve's com alguma perfomance e de uma forma geral o pessoal foi unanime em que era uma soluçao bastante boa, e alguns acham ate ser a melhor, o mais estranho é voltou-se a referir que estas celulas nao precisam de BMS.

E eu pergunto sera verdade?

As celulas sao estas: Imagem

PS: Jorge Rocha, o tal sujeito vendedor disse que vendeu a pouco tempo um pack para Portugal, deve ter sido aquele teu conhecido, pois a conversa é igual.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: O uso de BMS

Mensagem por jmal »

Eu não sei o que entendem por bms, mas estas células têm um intervalo de trabalho desde dos 3v aos 4.2v, sem bms como se garante estes valores ???
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Outro tópico sobre bms's? :?

Já foi aqui dito que baterias de lítio têm de incorporar BMS's...quem quer, acredita, quem não quer, boa sorte! :roll:
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Mensagem por MVS »

Esta química é mais compacta ao nível do volume e peso em relação a células LiFePO4 mas faz menos de metade dos ciclos. Precisa sempre de BMS pois é muito menos tolerante aos valores limite de tensão. Necessita de muito mais cuidados na gestão térmica da células e as cargas totais rápidas são muito mais demoradas do que em LiFePO4 (a resistencia interna da célula sobe muito na parte final da carga).
Imagem

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Como te disse Fidel, esse individuo deve ter tanto de conhecimento de baterias de lítio como eu de fabricação de sapatos.

O que ele fez a um camarada nosso algarvio foi a formação de 9 packs de 20S dessas células para equipar uma ebike que tem um motor de 6000W.
Não foi por falta de aviso meu, que aquele trabalho não deveria ser feito daquela forma, mas de nada valeu. Eu tinha sugerido a formação de paralelos de 9 celulas, formando assim 20 conjuntos de 9 células cada. Desta forma poderia-se muito facilmente colocar um bms ou pelo menos uns balanceadores de tempos em tempos, podendo também visualizar muito mais facilmente a tensão das 20S.
Este nosso camarada algarvio, que pouco percebe de electricidade, olhando para as fichas dos 9 packs, onde cada um tinha um ligador macho e um fêmea, começou a ligar aquilo tudo em série, e quando foi para ligar o controlador, aquilo deu um estoiro que derreteu com todos os fusíveis que tinha.
Por muita sorte não lhe deu cabo da vida, mas vale a pena referir que a série era de 180S com aproximadamente 4,1V cada.
Os 738V DC da série poderiam ter matado numa fracção de segundo!
Sorte a deste homem!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Pois, eu estou quase decidido a usar esta quimica, mas com uso de bms como é claro.
Ja usei lipo e lifepo, agora quero li-ion, uma das vantagens é que so preciso de 16 pack de 9 celulas logo o bms fica mais barato.

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

Que voltagem máxima carregado e corrente nominal vais usar?
Imagem

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Maxima talvez nos 4.1 e nominal de 3.6. Estou a contar com o seu bms amigo MVS, da para configurar estas voltagens certo?

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

Certo.

Mas os totais do pack. Voltagem máxima (só preciso do nro de células em série) e a corrente nominal e de pico esperada.
Imagem

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Ok, entao é assim, quero fazer um pack de 60v com picos 60A, por agora, pois nunca se sabe ;-) . O pack é de 20Ah e a tensao maxima carregadas é de 65.6.

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

O valor médio da corrente andará á volta de quanto?
Imagem

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Essa é dificil de responder, vai depender muito do tipo de conduçao de dia para dia. Mas eu apontari para uns 30A. Mas eu nao quero 60A pico, quero 60A como continous.

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Bem vou desenterrar este meu topico porque isto ainda me faz confusao. A quimica em questao é LiMn2O4 e em todo o lado vejo dizer que esta é a unica quimica que nao precisa de BMS e uma prova disso sao as baterias de Berbequins que sao compostas por celulas destas... e realmente as baterias dos berbequins nao tem BMS nenhum,eu ja abri e confirmei.
Eu quero usar BMS, nao me interpretem mal, mas queria confirmar se isto realmente será verdade.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

E viste se as células do teu berbequim eram de lítio ou de níquel?
Os de níquel (Ni-CD, Ni-MH) é que não têm.
Eu tenho um berbequim sem fios do Lidl com bateria de lítio e tem BMS:
uploadfromtaptalk1393437600383.jpg
uploadfromtaptalk1393437600383.jpg (34.16 KiB) Visto 2863 vezes
Alguns de lítio não têm BMS na caixa da bateria mais têm um contacto para cada célula e o BMS está no berbequim.

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... n%20false;

Na página 8 do PDF tabela 2 está listada a tua química.

Na página 23 em "system hardware" estão definidas as protecções que o BMS deve incorporar inclusivé para essa química.

http://www.beyonderpower.com/f683453/Co ... terial.htm

Nesta página tens a comparação entre as químicas LiCoO2, LiMn2O4 e LiFePO4.

A tua química admite apenas 0,1V de overcharge. Tem 7 vezes mais razões para usar BMS do que a química LiFePO4 que admite 0,7V.

A tua química é mais segura do que a LiCoO2 mas entra em combustão se carregar a 8V / 3C.

A tua química reage mal ao calor onde a 55ºC só fornece 100 ciclos contra 800 da LiFePO4 á mesma temperatura.

Espero ter ajudado a esclarecer.
Imagem

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

E existe berbequins sem fios com celulas de niquel?? essas conseguem a descarga necessaria que o berbequim precisa?? eu nao estou a falar de berbequins de brincar... eu de todos os videos que vi sobre reparaçao dessas baterias em nenhum vi BMS ou qualquer tipo de fios a irem as celulas. O que eles costumam ter é um sensor de temperatura, so isso.

MVS muito obrigado e desculpa se te fiz perder tempo a procurar isto... mas a tabela da pagina "beyonderpower" parece ter algumas coisas errados ou entao desatualizadas, como a densidade por exemplo, la diz que as LiMn2O4 sao as que tem menor Wh/kg o que, se eu nao estou errado, é ao contrario. E as LiCoO2, se eu nao estou enganado, sao as que a Tesla usa e la diz que sao completamente impensaveis no uso de veiculos electricos.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Fidel Escreveu:E existe berbequins sem fios com celulas de niquel?? essas conseguem a descarga necessaria que o berbequim precisa?? eu nao estou a falar de berbequins de brincar... eu de todos os videos que vi sobre reparaçao dessas baterias em nenhum vi BMS ou qualquer tipo de fios a irem as celulas. O que eles costumam ter é um sensor de temperatura, so isso.
Este não é de brincar e usa Ni-CD: http://www.screwfix.com/p/dewalt-dc100k ... rill/73596

As Ni-CD aguentam 30C em descarga, mas têm baixa capacidade e o cádmio é tóxico.
Eles usam-nas por 3 razões: preço, ausência de BMS e vícios instalados (por ser o que sempre usaram).

Tens é que procurar por baterias de berbequim de lítio.
Se não colocares lítio na busca levas com as de níquel, que é tecnologia tradicional.
Imagem

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

Não deu muito trabalho, são os primeiros hits do Google. Mas o que é facto é que a sensibilidade do overvoltage de 0,1V da temperatura do low voltage cut-off e potencial risco de incêndio estão correcto. A química já de si não faz muitos ciclos. O comportamento desta célula face a um BMS não difere da química Li-Ion.
Imagem

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Ok, obrigado :D
Eu acho que sim, que se deve usar BMS, mas faz-me ca uma confusao ver tanta mas tanta gente a dizer que umas das vantagens destas celulas é que nao precisa de BMS... eu ate ja li que estas celulas ao chegarem aos 100% de carga deixam de aceitar mais carga, logo nunca acontece o overvoltage.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

As baterias que falam são tipo esta? a 18650
em tempos comprei umas quantas para lanternas Led de 3x900 lumens que também são utilizadas como luz noturna para biciclas
Ultrafire 3000ma.jpg
Ultrafire 3000ma.jpg (56.49 KiB) Visto 2799 vezes
são umas baterias potentes e aguentam-se bem, neste caso para o fim a que se destinam..
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”