Secagem do oleo usado (ideia luminosa???)

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Secagem do oleo usado (ideia luminosa???)

Mensagem por Garras »

boas tardes caros amigos.
fiz um pequeno investimento no meu conhecimento de processos de biodiesel e resolvi comprar o livro "manual do biodiesel" (tenho a dizer pra ja que é de facto uma enorme ajuda e esta muito bem feito e completo)
mas vamos ao que interessa pra este topico:
apos leitora intensa do livro, mais concretamente no processo da secagem do oleo, tive uma ideia que ate é capaz de resultar.
ora bem, no livro diz que no caso do oleo ter muita agua é necessario retirar essa agua por decantacao ou evaporacao (no caso da secagem por evaporacao, considerava se o oleo seco quando deixasse de "estalar" com o aquecimento).
ate aqui tudo certo!!!!
ntretanto olhei para uma coisa que tinha la em casa avariada e lembrei me de usar as peças que me faziam falta.
resumindo...
uma bomba e uma caldeira de de uma maquina de cafe.
sabemos que a caldeira aquece agua a 120ºc.
ora se fizermos a bomba puxar o oleo ja filtrado pra dentro dessa caldeira em alta pressao, o que acontece é k a agua existente no oleo comeca a "estalar" por tudos os lados (isto se o oleo tiver muita agua).
de uma forma geral, se o tubo da saida da caldeira for de um diametro superior ao da propria caldeira, o k se vai passar é mt simples, o oleo passa em baixo e a agua evapora e sai por cima.
agora deixo aqui esta ideia pra voces comentarem.
a mim parece me boa (so nao sei se 120ºc nao iram queimar o oleo)
malta.....digam coisas!!!hehehehehe
grande abraco
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Avatar do Utilizador

vicnuno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado dez 23, 2006 8:48 pm
Localização: Lisboa

Mensagem por vicnuno »

aquecer a 120º parece-me má ideia...

na parte inicial do processo não podes porque vais fazer evaporar o metóxido, na secagem não sei....

atenção: opinião de newbie


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

eu seco 600 litros de óleo ou bd com uma pequena resistência dentro de um deposito com bomba e sprinklers. em 3 horas fica sequinho. 60º é o ideal. demora mais a aquecer (5 horas) o material que a secar.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

bem... ou eu me expliquei mal ou a malta nao entendeu a minha intencao !!
deixa la ver se me consigo explicar de uma forma melhor.
a agua evapora a 100 graus certo ?
o oleo pode ser aquecido ate 180 graus antes de comecar a detriorar-se certo ???
ora a minha ideia é somente retirar a agua de dentro do oleo evaporando-a!!!
o processo é simplesmente o de uma maquina de cafe.
os passos sao optimos e rapidos (na minha opiniao).
a bomba de agua mete o oleo em pressao dentro da caldeira onde sera aquecido a +/- 120graus. ( a esta temperatura, o oleo nao sofre alteracoes e a agua evapora instantaneamente.)
com este processo podemos por a bomba e a caldeira a funcionar e ir dar uma volta porque se metermos o oleo a entrar novamente dentro do mesmo deposito, este so esta a fazer passar o oleo novamente pela caldeira e retirar alguma agua que eventualmente fique dentro do oleo.
a mim parece me um sistema quase perfeito.
malta.... o kek tem a dizer desta explicacao agora !!???

grande abraco a todos!!
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

mas eu faço evaporar a água pelos sprinklers a 60º o que torna mais economico o processo. elevar o oleo a 100º é muito mais dispendioso ou não?
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

mas ao que percebo da explicação do garras, ele pretende retirar a água do óleo antes do processo de transesterificação, nada tem a ver com secar bd..

o sistema dele parece-me bom e talvez não seja necessário elevar até 120 graus.. além disso para ter de retirar a água do óleo é porque o mesmo tem muita água.. será o caso? se não fôr e a percentagem de água fôr pequena, nem te precisas de preocupar em a retirar..
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

eu disse:
eu seco 600 litros de óleo ou bd
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

ups, não reparei..

de qualquer forma tem de se esclarecer que no teu caso fazes isso porque o teu óleo é bastante limpo.. imagina que tem impurezas numa percentagem grande.. vai logo entupir os sprinklers.. e nesse caso necessitas de um processo de filtragem prévio..
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

uma torneira meio aberta também faz evaporação, ao chocar com as paredes do processador, apesar de se retirar préviamente os pedaços mais grossos numa rede aberta. no caso do oleo, deve-se usar mais a torneira para controlar o caudal da evaporação para não haver entupimentos.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

sim, de facto a minha ideia é mais direccionada ao oleo antes da transesterificacao. embora possa ser usado na secagem do bd.
e depois de pensar um bocadinho lembrei me de um pormenor...
a velocidade a que o oleo entra dentro da caldeira e a velocidade a que ele sai...axo k nao tem tempo pra aquecer ate 120 graus. pelas minhas contas de cabeca (feitas a pressa) deve sair mais ou menos na onda do 60 ou 70!
de certo modo vai ao encontro das temperaturas do amigo fry.
aminha maior duvida acerca disto éra se o processo seria viavel e funcional (se formos ver bem...a bonba de uma maquina de cafe tem um debito consideravem e nao tem um consumo mt elevado)

grande abraco a todos
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

experimenta e depois diz como sai o cappuccino :)
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

a ideia do garras tem tudo para funcionar...

há um perigo no entanto.

por vezes ao aquecer oleo/bd com água a mais de 100 graus, o oleo/bd tem a capacidade de "prender" a bolha de água no fundo, fazendo desta uma micro panela de pressão.

é por causa desse efeito que o garras diz que depois a água explode, e de facto é assim, explode mesmo (por experiência própria no micro ondas)

essa situação é potencialmente perigosa...

se conseguires implementar a coisa em segurança diz...

pelo que precebi pretendes fazer um sistema de secagem em continuo, fazendo passar os litros pela caldeira com uma bomba.

diz-nos os resultados e não te esqueças das fotos

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

boas pessoal.
respondendo ao amigo barbas:
vou entao esprimentar fazer uns testes com este sistema.
para ja, exprimento somente com a bomba e com a caldeira...
se tudo correr comforme espero, posteriormente vou (das duas, uma) ou colocar uma valvula de pressao de retorno ao deposito, ou arranjo uma caldeira de uma maquina de cafe grande (as maquinas de cafe das tascas tem uma caldeira pra agua de quase 10litros) e monto o sistema logo a funcionar pois para o caso de nao saberem, as maquinas de cafe industriais ja trazem de origem um sistema de pressao e manometros de temperaura e pressao.

para ja...como ja disse, vou exprimentar com caldeira e bomba de uma maquina pequena que tenho aqui em casa (tem um debito de agua porreiro, tipo 1 litro pra 7 minutos hehehhehehehe) mas isto é facil de resolver com uma unidade de solda oxi-acetilenica, uma vareta de prata e ums bocados de tubo de cobre e o debito aumenta logo pro dobro!!! heehehehhe

malta...grande abraco e fiquem bem!
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

a água ferve comcerca de 100 ºc, se lhe aumentas pressão, vai ferver com mais de 100 ºc (105, 110, 115?). o processo inverso faz ferver (e evaporar) água com temperaturas mais baixas. pensa nisso. se tiveres um depósito fechado, bastante forte, e conseguires (com bomba de vácuo) baixar a pressão ........
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

eheheh

estamos a aproximar cada vezmais do processo industrial...

há fábricas de bio nos eua que usam a baixa pressão para "explodir" a água.

chamam flash evaporation...

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

pois...
a baixa pressao é uma ideia engracada sim senhor... agora so resta saber qual é a "pressao" dessa baixa pressao.
eu explico a minha duvida:
a depressao (negative psi) maxima que uma bomba de vacuo (que se usa nos ar condicionados) consegue obter é cerca de -30psi (isto da qualquer coisa na volta dos -2bar).
no caso destas bombas, isto acontece como um factor de seguranca afim desse mesmo vacuo nao extrair o oleo existente (e necessario) dentro da instalacao de frio.
podemos pensar num compressor de ar condicionado ou um compressor de um frigorifico... tb axo que nao resulta devido á fragilidade das valvulas de admissao e compressao desses motores pois sao mesmo mt fininhas (atencao que estou a referir compressores hermeticos pois sao mais silenciosos mas tambem mais frageis)
pensando num sistema capaz de atingir depressoes mais "elevadas"... a primeira coisa que me vem á cabeca é um bloco de um automovel com as respectivas valvulas de escape e admissao e tudo o resto (pistao, biela cambota...etc)
ou entao um motor compressor de ar a funcionar ao contrario...em vez de encher um deposito com ar...vaza !!! hehehehehe

que me dizem disto ?
grande abraco malta
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

já andei calcular as turbinas hidráulicas, posso procurar os valores da depressão e respectiva temperatura quando acontece o fenómeno de cavitação (corresponde a temperatura de vaporização de água).

unidade antiga de uma atmosfera corresponde mais ou menos a 1 bar = 0,1 mpa. se bem me lembro, os tubos de aspiração das turbinas não deviam atingir pressão mais baixa que 0,4 atmosfera ou seja uma depressão maior que 0,6 bar, senão água fervia, julgo eu, com 20 ºc.

1 bar corresponde também, mais ou menos, à coluna de água de 10 m de altura num tubo fechado na parte de cima (torricelli). por isso, na teoria, o eixo da turbina não podia ficar mais que 6 m acima da restituição (se o tubo não for cónico mas directo). na prática, com tubos cónicos de aspiração esta depressão é atingida com alturas entre 1 e três m. turbinas, onde a velocidade de saída de água da turbina é alta, estas ficam instaladas debaixo do nível de água da restituição.

qual a utilidade para secagem do bd?

uma espécie de panela de pressão, mas mais forte (depressão exige construção mais forte que a pressão), que aguente a depressão de 0,6 bar, cheia de óleo ou bd, com um pouco de espaço, donde podemos bombear o ar. com essa depressão a água começa a ferver a 20 ºc e evapora. os vapores são bombeados para fora da panela.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

hynek,

tu que és enginheiro... diz-me lá...

nos sistemas que tenho lido penso que chama flash evaporation por existir uma válvula que permite aplicar a baixa pressão de repente, ou seja existem duas camaras, uma à pressão normal e com temperatura mais elevada e outra com pressão mais baixa separadas por uma válvula.

este sistema parece-me muito complicato para ter "em casa"...

achas que com apenas uma camara e a consequente baixa progressiva da pressão tambem se consegue resultados?

barbas


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

vocês gostam de complicar confessem lá
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

barbas Escreveu:hynek,

tu que és enginheiro... diz-me lá...

nos sistemas que tenho lido penso que chama flash evaporation por existir uma válvula que permite aplicar a baixa pressão de repente, ou seja existem duas camaras, uma à pressão normal e com temperatura mais elevada e outra com pressão mais baixa separadas por uma válvula.

este sistema parece-me muito complicato para ter "em casa"...

achas que com apenas uma camara e a consequente baixa progressiva da pressão tambem se consegue resultados?

barbas
tens algum link disso?

ontem aranjei um compressor do frigorífico, já estou juntar coisas para experimentar. gosto desta idea

fry, se eu gastar 1/10 da energia para secar, sem aquecer, achas que vale a pena a complicação?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”