Ajuda - Para iniciar sistema fotovoltaico

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
zelev
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta fev 20, 2014 2:11 pm

Ajuda - Para iniciar sistema fotovoltaico

Mensagem por zelev »

Olá a todos...

Foi o bichinho da energia solar, eólica e biodiesel que fez com que desse com o fórum que tem montes de informação. Mas para quem está a começar é sempre complicado.

Ora a minha ou minhas questões...

Disponho de 2 quartos, uma sala/escritório, uma cozinha e um wc.

Calculo que os meus gastos diários (e são praticamente noturnos) sejam por divisão:

quartos - 1000 watts divididos entre 4 a 6 horas (watts totais durante essas horas)
sala/escritório - 2000 a 3000 watts entre 4 a 6 horas (watts totais durante essas horas)
wc - iluminação sem significância

cozinha - ainda não contabilizado

Então o que eu pretendia era por 2 sistemas fotovoltaicos separados para alimentar os quartos e a sala respectivamente.
Para a cozinha seria mais tarde através de aerogerador ou aerogerador + EDP.

Gostava de um sistema que fosse independente e sem necessidade de energia da EDP (apenas para a cozinha por enquanto)

É possível?

Preciso de:

Paineis
Controlador
Inverter
e baterias....

Mas quais seriam para poder dar resposta ás minhas necessidade?

Agradeço desde já as sugestões....
Obrigado

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda - Para iniciar sistema fotovoltaico

Mensagem por visitante1 »

Viva,
quando puderes passa também pelas apresentações e fala um pouco de ti.

Em relação a questão que colocas!! como estás a começar a dissipar duvidas vamos ver se não te assustamos muito...

Independente só com uma fonte de energia é muito difícil, mesmo muito, mas não é impossível. Digamos que para o que pretendes assim por alto talvez com uns 15000€ seja quase possível.

Talvez seja melhor começares a ambientar-te com um sistema pequeno só para esses consumos que aparentemente parecem ser os que gastam menos (e que acabas por concluir que são os que levam uma grande fatia), tipo iluminação, Internet, stand-by etc etal...

eu comecei à uns anos com 250Wp em painéis e umas baterias pequenas só para iluminação exterior (que não dava para tudo), o ano passado consegui 80% de energia vinda de fontes renováveis (painéis) mas com um arsenal já considerável...


vai colocando duvidas que nós ajudamos a esclarecer... o que estiver ao alcance.
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Ajuda - Para iniciar sistema fotovoltaico

Mensagem por MRider »

Aceita os conselhos do Pnunes .

Ele tem um sistema brutal .
É a fonte de inspiração do pessoal. :-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
zelev
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta fev 20, 2014 2:11 pm

Re: Ajuda - Para iniciar sistema fotovoltaico

Mensagem por zelev »

Já me decidi.....

Já sei que vou levar nas orelhas pelos entendidos.... mas o que interessa é começar por algum lado, e depois ir evoluindo.

Para começar estou a pensar em 2 painéis de 240watts cada e um inversor grid tie 600w dos baratos do Ebay.
Sei que não é o inversor que aconselham, mas de momento é o que os Euros permitem. :o

Que me dizem???

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda - Para iniciar sistema fotovoltaico

Mensagem por visitante1 »

Quanto custa o inversor, só por curiosidade??
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


anjomag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: sexta jul 06, 2012 10:21 pm
Localização: beira alta

Re: Ajuda - Para iniciar sistema fotovoltaico

Mensagem por anjomag »

zelev Escreveu:Já me decidi.....

Já sei que vou levar nas orelhas pelos entendidos.... mas o que interessa é começar por algum lado, e depois ir evoluindo.

Para começar estou a pensar em 2 painéis de 240watts cada e um inversor grid tie 600w dos baratos do Ebay.
Sei que não é o inversor que aconselham, mas de momento é o que os Euros permitem. :o

Que me dizem???
ola, raramente passo por aqui mas hoje calhou e li a tua intençao,
..- eu tb passei essa fase e tambem o meu primeiro inversor foi grid-tie, usei-o uns 8 dias e vi que colocava uns volts na rede e nao tinha retorno nenhum. (contadores digitais nao andam para traz :( ). Aconcelho-te a pensares mais além para nao perderes muito tempo e bastante dinheiro.( falo por experiencia propria).
...depois do investimento inicial feito vai-se rentabilizando todos os meses na conta da EbP :
)


Autor do tópico
zelev
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta fev 20, 2014 2:11 pm

Re: Ajuda - Para iniciar sistema fotovoltaico

Mensagem por zelev »

Olá... e obrigado a todos pelos comentários....

Quanto ao inversor, como disse é dos "baratuxos" do ebay... se pagar alfandega fica por 130..140 aerios!!!

Sei que não vai ter um desempenho como um aparelho made in EU. Mas pelo que vi consegue tirar no mínimo um aproveitamento dos painéis em volta do 50 a 60% comparado com os considerados bons.
Mas como disse os euros não abundam e para começar acho que vale a pena, pois mesmo que mais tarde me arrependa e vá evoluir ou apenas queira fazer um upgrade, posso desde já começar a usufruir do que tenho.... Sol!!!

Sou de Portugal e tenho um contador analógico... acho que quanto ao contador andar para tras será o mais indicado, de qualquer das formas o meu consumo "residual" será de 100 a 150 watts hora sem ninguém em casa!!!
Alguma opinião/sugestão quanto a esta parte?

Cumps

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Ajuda - Para iniciar sistema fotovoltaico

Mensagem por AngelSpeedy »

Oi amigo, bom para teres a casa toda a funcionar em condições e ainda receberes da EDP, podes comecar a pensar em juntar um bom dinheiro, tenho um amigo que na vivenda dele gastou perto de 23 mil €, com 16 paineis de 240W / 37V pico max. e no verão consegue receber por mês 300 e tais euros da edp, e no inverno só metade ou um bocadinho menos, mas pronto ao menos ele pode gastar a vontade que nunca mais paga nada na vida, agora é óbvio que o gasto inicial foi brutal, mas é só para quem pode, e se podem será sempre a melhor solução, porque vai ter sempre bons rendimentos de energia e a partir daí começa logo a receber €€€, e o retorno esta garantido em 10 ou 12 anos..

Quem não tem grandes €€ para gastar como eu e muitos que andam por aqui começam por baixo e assim vai-se fazendo upgrades aos poucos sempre que se puder..

Posso dizer que tenho um sistema a trabalhar na minha casa de férias no norte com 2 paineis pequenos a alimentar 2 baterias de carro de 70Ah cada, eu sei que aqueles paineis não chegam para carregar as 2 totalmente porque os paneis não geram amperes suficientes para as carregar na totalidade, mas vai ganhando Ah aos poucos com os poucos que gera, agora para o que tenho instalado serve para já que é deixar as luzes da casa ligadas durante a noite, após os testes feitos em abril, confirmei que as lampadas de leds são uma maravilha para estes sistemas porque não consomem muito, o que é mto bom para quem tem sistemas pequenos para já, e neste caso falo de lampadas de 2.4W com 48 Leds smd em luz fria de 6000k..

Este verão já vou modificar o sistema para 2 paineis de 240W a 37V pico max., este amigo meu ofereceu-me 2 paineis dele porque o ano passado numa tempestade um ferro espetou nos 2 paineis e lixou 1 celula no canto de cada painel e os paineis ficaram também estalados mas funcionais, mas como ele meteu novos e já nao precisava dos antigos, fez o favor de mos dar, e após os testes em abril na minha garagem tendo estes cada 1 uma celula marada, geravam 35.1V cada e o sol nao era grande coisa, e os Ah andaram na casa dos 4.6/4.8 Ah o que nao é mau de todo visto a deficiencia que tem, no entanto penso que estando instalados no sitio certo devo conseguir tirar uns 6.5 Ah, o pico max deles é de 8 Ah em SC, e o normal 7.4 Ah salvo erro, assim irei por segurança tapar as celulas avariadas e assim fico com 2 paineis porreiros.

O meu controlador também é dos baratos, e este como já preparado para os 12/24V - 20Ah pelo menos já serve para estes paineis, e assim faço o upgrade sem gastar 0 €, como ainda lá tenho mais umas 4 baterias de reserva vou ver como se portam as 2 já instaladas com estes paineis e logo vejo se o sistema fica com 3 ou com 4, pq como não estou lá a maior parte dos meses se calhar irei jogar pelo seguro e meto as 4 e assim fica com capacidade suficiente para os paineis enviarem energia sem que haja perdas por estarem a ficar cheias..

Assim já vou poder ampliar o meu sistema de luzes e poder alimentar uma parte da garagem e deixar o sistema de videovigilância 24/24h sem estar ligado á rede da EDP, e os testes agora vão ser para ver até onde posso ir no consumo para já, pq quero ver se nao baixo dos 12.5V, uma das ideias será por começar a substituir as lampadas fluorescentes de 1.20mt para leds e reduzir o consumo em mais de 80/85% numa devisão da garagem..

Bom mas é assim amigo começa por baixo não tenhas problemas, que quando deres conta já tens um bom sistema instalado, e no entanto vais aprendendo bastante sozinho e principalmente aqui com o pessoal do fórum que ajudam bastante os novatos, porque foi assim que comecei, com muitas pesquisas pela net e com a ajuda de muitos aqui do fórum, e mesmo assim ainda tenho muitas dúvidas em certos esquemas, eu só não faço mais pq a casa de férias está a 300 km e só mexo nele quando estou lá de férias, e para deixar aquilo sozinho a funcionar sem ninguém estar por lá vários meses é preciso ter a certeza que tudo irá funcionar sem problemas, mas nunca é 100 % garantido, pode sempre acontecer algo, e por isso é preciso que o sistema tenha protecções para que o sistema fique desligado caso algo de mau aconteça, mas aos poucos vamos lá, acredita..

Por mais que as nossas questões as vezes pareçam basicas para perguntar aqui ao pessoal no fórum, nunca se deve deixar de as fazer ou pesquisar as mesmas, porque as vezes as nossas ideias podem ser alateradas com as opiniões dos mais experientes..

Bom já me alarguei, espero que consigas começar bem com o teu sistema, e se tiveres dúvidas é só dizer, nunca faças nada que possa pôr a instalação em risco, a não ser que saibas o que estás a fazer, mas em todo o caso é sempre melhor perguntar ao pessoal ok..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Responder

Voltar para “Autoconsumo”