Correção fator potencia em carregadores de mota

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Correção fator potencia em carregadores de mota

Mensagem por rocker_pt »

Problema:
Os carregadores das nossas motas tem um baixo fator de potência que origina correntes nos cabos elevadas, com maior aquecimento e limitação de agregar vários carregadores de diferentes motas (ou uma só) numa só tomada. Este acréscimo de corrente (e potência reativa) não é paga mas veicula nos cabos (e na rede eletrica) originando um aquecimento maior.
Constatamos que 1 carregador de 900w tem uma corrente do lado de 230VAC de 6A (1380VA)

Ideia
Se for feita a correção do fator de potência para cada carregadore, este problema deixa de existir, permitindo ligar 3 motas (carregadores) à mesma tomada se cada carregador não passar de 5.5 A (total ~~16.5A)

Cálculos para correção em 1 carregador:
O fator de potência é de 900/1380=0.65
Para a potencia de Pu=900w temos uma potencia total de 900/0.65=1384 VA, e uma potência indutiva de 1050VA
Se ligarmos junto com o carregador uma potencia capacitiva de 1050VA teríamos o nosso fator de potência corrigido para o valor 1

Como fazer correção do fator de potência?
S=U2/Xc
Calculo dos condensadores:
C=UxU/S.W= 230*230/(1050x2x3.14x50)=0.16 Faraday

Aparencia do projecto
Seria apenas uma caixa de derivação com uma tomada macho
caixa com ficha macho.jpg
caixa com ficha macho.jpg (6.9 KiB) Visto 1776 vezes
Minha conclusão
Mesmo usando os grandes condensadores em de fontes de alimentação velhas de pc, seriam precisos muitos para chegar a este valor da capacidade 0.16F. E os condensadores são muito caros
Creio que não é viável, pois os custos deste projeto são muito mais caros do que o benefício que se poderia retirar.

Quem quiser pode opinar sobre esta ideia. Todas as contribuições são bem vindas.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Correção fator potencia em carregadores de mota

Mensagem por RJSC »

Os pressupostos estão ao contrário e os cálculos errados.
Os carregadores das motos são eles próprios cargas capacitivas.
Se os abrires vês logo grandes condensadores à entrada do circuito (depois da ponte de retificação).
O que eles necessitam para corrigir o fator de potência é uma indutância (ou um circuito ativo).
Mais logo já faço umas contas para ver o que se arranja.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Correção fator potencia em carregadores de mota

Mensagem por rocker_pt »

Eina, não imaginava mesmo que fosse capacitivo. Então, como a maior parte das cargas existentes na rede eletrica são indutivas (motores e transformadores) os nossos carregadorzinhos dão uma contribuição diminuindo o fator de potencia da zona...
É possivel que haja erro nos calculos, onde será que eu errei?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Correção fator potencia em carregadores de mota

Mensagem por RJSC »

Quando dei uma vista de olhos com o telemóvel disse logo que os cálculos estavam errados porque estavam a tentar fazer uma correção para o caso contrário.

Agora que me sentei a pensar no caso para fazer os cálculos reparei que os carregadores não são uma carga linear.

Esse tipo de cálculos funcionam para cargas lineares em que o baixo fator de potência é causado apenas pelo desfasamento das ondas de tensão e corrente mas em que a forma de onda da corrente se mantém sinusoidal, como no gráfico superior. Este é o caso de coisas como motores AC, lâmpadas fluorescentes com balastro magnético, e outras cargas que funcionam inerentemente com AC e não fazem retificação e armazenamento de energia em DC num condensador.
Imagem
O caso dos carregadores é o do gráfico inferior, em que a corrente é drenada num curto pico quando a tensão atinge o máximo para repor a carga nos condensadores de entrada que foi consumida pelo carregador enquanto a tensão na rede baixou.

Ao fazer uma pesquisa vi que alguém já se encarregou de provar que colocando um indutor fora do circuito só se pode melhorar o fator de potência para 0.7.

Para melhorar acima disso só alterando o circuito dos carregadores.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Correção fator potencia em carregadores de mota

Mensagem por rocker_pt »

RJSC, agradeço a tua excelente contribuição!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Correção fator potencia em carregadores de mota

Mensagem por Njay »

Secção 20.5, página 417

http://www.eevblog.com/files/seekPDF.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Correção fator potencia em carregadores de mota

Mensagem por zointz »

excelente tópico, parabéns aos intervenientes
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”