Alterar mota eletrica de batrias de chumbo para litio

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mcalcada
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Alterar mota eletrica de batrias de chumbo para litio

Mensagem por mcalcada »

boa noite

Necessito da vossa ajuda para alterar as baterias da minha mota. de chumbo para litio desculpem mas não percebo muito do assunto.

obrigado

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MRider
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Re: Alterar mota eletrica de batrias de chumbo para litio

Mensagem por MRider »

Bem vindo

Se não percebes muito do assunto talvez seja melhor contactar que sabe :lol:

És de que zona do pais ? Tens uns "mestres " a maneira pelo pais :mrgreen:

Qual a tua ideia de modificação ?
Live long and prosper!

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Jorge Rocha
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Re: Alterar mota eletrica de batrias de chumbo para litio

Mensagem por Jorge Rocha »

Se dedicares algum tempo de leitura por estes diários de bordo fora, poderás, junto de alguns conhecimentos já antes adquiridos, obter informação necessária para proceder a essa substituição /alteração.

Ninguém te ajudará se não fores tu mesmo a ajudar-te a ti próprio! Se tentares, dedicando-te ao máximo, garanto-te que não te deixarão sozinho/desamparado!

A abertura deste tópico seria mais adequada a quem quisesse descrever como o fazer (de A a Z), mas mesmo assim acho que se pode começar por aqui!

Inicialmente deveremos saber como desmontar uma viatura e tornar a monta-la sem que fique pior do que estava!
Teremos de saber bem o que queremos fazer, e por onde começar!

Uma substituição de um tipo de baterias (como as de chumbo gel) para as de lítio (por exemplo LiFePO4) tem muito que se lhe diga, embora não pareça!
Teremos de conhecer bem o comportamento das baterias a aplicar, dando-lhes o tratamento que inicialmente necessitam, ente muitos outros passos seguintes...

Para as LiFePO4, sabendo que, para a mesma capacidade, estas ocupam entre 2/3 a 1/2 do volume das de Chumbo Gel e pesam entre 1/2 a 1/3 das mesmas.
Podemos ter em conta que "capacidade a mais" não existe. Existe sim boa, ou muito boa capacidade, podendo desse modo transformar uma viatura que todos pensam não ter autonomia para mais que uma dúzia de quilómetros, em algo que deixa qualquer um de boca aberta, quando se refere a autonomia.
Este tipo de conceito está a matar a mobilidade eléctrica desde há muito, e é algo que se tem de travar!
Esta química também é considerada um "valor seguro" por ter muita durabilidade (mais de 2000 recargas de 80% da capacidade descarregando-as a 1/3 da sua potencia nominal) e por suportar bem as temperaturas a que estão sujeitas (ente os 0ºC nos nossos Invernos e os 50ºC nos nossos Verões).
Não têm efeito de memória e nem requerem de manutenção periódica, simplesmente terão de ser mantidas dentro dos seus parâmetros.
A escolha do seu formato ou da marca, depende das necessidades ou dos caprichos de quem as projecta! Eu por norma tento adaptar o espaço que tenho ao modelo de células e sempre procurando o menor custo, maior capacidade, menor volume, peso e maior disponibilidade energética, pela mesma ordem!

A disposição das ligações eléctricas também deverão sempre procurar o caminho mais perto para a condução da corrente entre umas e outras baterias e depois ente os componentes eléctricos da viatura.

Uma generosa secção dos fios condutores também favorece o bom desempenho e diminui as perdas energéticas! Existem tabelas de correspondência para os mais diversos cabos, podendo assim servir de exemplo para o trabalho que pretendemos.

O espaço que irá albergar as células de lítio também deverá ser preparado para as receber. Terá que estar sem irregularidades e de ter uma cama (mesmo fina que seja) de material flexível e de preferência bom isolante eléctrico.
Em muitos dos caso é favorável o isolamento térmico, e isso pode-se obter de diversas formas, com os vários tipos de materiais isolantes térmicos existentes no mercado. Nunca esquecer deixar um escape de fuga para a água que possa entrar nestas caixas das baterias.
A resistência mecânica das caixas das baterias deve ser suficiente para resistir a algum pequeno impacto.
As células deverão estar bem presas e sem espaços soltos entre si, que possam originar em barulhos e choques entre si!
Os contactos deverão estar limpos e deverão ser protegidos contra humidades. Eu costumo limpar com uma lixa fina (grão 400) todos os contactos entre ligadores e bornes das baterias, envolve-los em vaselina e só depois apertar os parafusos com anilas de aba larga e outras de mola.
As ligações de cada uma das células (para a aplicação de sistema de monitorização e de protecção) também deverão estar bem fixas, envolvidas em materiais isolantes e não propagantes de chama , que as protegerá contra vibrações mecânicas, curtos circuitos e contra incêndios!
Dá para verificar que os parafusos e anilhas são em Inox, para que a sua oxidação seja diminuída. Ajuda também a vaselina que os envolve, e até torna um aperto mais suave!
Dá para verificar que os parafusos e anilhas são em Inox, para que a sua oxidação seja diminuída. Ajuda também a vaselina que os envolve, e até torna um aperto mais suave!
2014-01-20 10.42.02.jpg (134.23 KiB) Visto 1420 vezes
Até para o aperto de um parafuso é necessário algum saber. Não desprezemos as pequenas coisas, pois são elas que todas juntas fazem a grande diferença entre tudo funcionar por muito tempo sem problemas ou de dar problemas logo após os primeiros quilómetros.

Com todas estas palavras, ainda não saí da letra A (do A a Z).
Tudo por um mundo mais limpo!

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serges
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Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
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Re: Alterar mota eletrica de batrias de chumbo para litio

Mensagem por serges »

Muito bem jorge. Bom post... Faço um like.
Obrigado

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