Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
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MVS
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Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por MVS »

Considerando 100,000Km:

Scooter 125cc 4T:

Consumo de combustível 95 3L/100Km; 1,5€/L; Total: 4,500€

Manutenção extra em relação á scooter eléctrica:
Mudanças de óleo 4,000Km e vela quando necessário; 15€; Total: 375€
Mudança da correia do variador 15,000Km e pratos quando necessário; 100€; Total: 600€
Reparação motor (Substituir segmentos, rodar válvulas e trocar juntas) 80,000Km; Total: 250€
Total: 5,725€

Os custos totais de manutenção andam pelos 65€/4,000Km; Total: 1,625€

Scooter eléctrica >= 5KW nominais:

Consumo energético 5,5KWh/100Km; 0.19€/Kwh; Total: 1,045€

Diferença: 4,680€

Este valor fará face á diferença do investimento inicial que será certamente superior no caso da scooter eléctrica.

A scooter CI paga ainda cerca de 5€ anuais de Imposto de Circulação. (Obrigado Sérgio era isto que queria dizer)

Os custo do combustível, do KWh e respectivos tarifários têm um grande impacto nas contas finais.
Última edição por MVS em segunda abr 21, 2014 1:34 am, editado 1 vez no total.
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ICEM4N
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por ICEM4N »

Eu carrego muitas vezes fora de casa sem qualquer problema e gratuitamente, mas ninguem me mete uns litros de gasolina na mota.... A não ser que pague....
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serges
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por serges »

A scooter eléctrica esta isenta de IUC... de resto as contas, como costumo dizer, cada cabeça sua sentença.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

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visitante1
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por visitante1 »

Calma!
não estando contra a aquisição de ve, de forma alguma, acho que não estás a ser correcto com o calculo!
estás a partir do principio que em 100000km não vai existir problema nenhum com a mota, e isso não será de todo verdade!
certo?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
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visitante1
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por visitante1 »

Espera! Acho que percebi uma coisa mto importante, falas em 100000km porque é o periodo de garantia para uma determinada marca!
Tudo bem, nesse caso concordo.
Ás vezes levo tempo a descobrir certas cenas :)
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Emanuel Couto
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por Emanuel Couto »

Bom comparativo (MVS) ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por MVS »

Existe mais que uma marca a garantir os 100,000Km.

Estão considerados 400€ para a manutenção comum entre a eléctrica e a CI. Aparecem subtraindo a manutenção extra da CI ao total estimado para a manutenção.
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BondadeSua
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
pnunes Escreveu:Calma!
não estando contra a aquisição de ve, de forma alguma, acho que não estás a ser correcto com o calculo!
estás a partir do principio que em 100000km não vai existir problema nenhum com a mota, e isso não será de todo verdade!
certo?
;)
Diferenças?
Na minha ignorância há ainda mais diferenças. O seguro de um VE é mais económico. Pelo menos usei argumentação que não rebateram e fizeram-me desconto.
Os 3l/100 para mim são muito optimistas. Eu tinha CI, andava pouco e devagar para não passar os 3,3. Circuito urbano como o meu o normal será 3,5 com tendência para subir... é como os cortes no vencimento. Nuca baixam.
Pago a a gasolina que o meu filho consome, (tb 125), e é sempre mais do que 3. Não é scooter e não faz trajectos como os meus... :o A manutenção é bem mais cara na CI. E não é para admirar. Já que te mos dinheiro para aquecer o ar da rua, eles aproveitam levam o mais que podem.
Como já por cá tem sido afirmado. Depois de 50 000 feitos, um 2 rodas CI dado, fica mais caro que um VE 2 rodas pago! A não ser que o VE seja de um nível bem superior, esta lógica mantém-se.

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

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jmal
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por jmal »

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Autor do tópico
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por MVS »

O assunto pode ter sido muito debatido mas as variáveis alteram-se no tempo.

Os tópicos atrás referidos são na sua maior parte de 2009.

O que mudou?

Legislação.

O custos dos combustíveis fósseis e do KWh.

Vulgarização das baterias LiFePO4 nas scooters VE.

Apuro tecnológico dos VEs.

As garantias alargadas sobre as scooters VE.

Um maior conhecimento sobre a duração dos VEs até pelos DBs deste fórum.

Novas ofertas quer em VEs quer em CI.

As scooters CI que estavam a cair em desuso há uns anos atrás, regressam agora com produtos "trendy" bem concebidos e que caíram rápidamente no gosto de um elevado numero de cidadãos (Ex: Honda PCX).

Faz todo o sentido reflectir sobre tudo isto. O tema nunca foi tão actual.

Os consumos médio para as CIs é isso mesmo, um valor médio. Há quem faça 2,5L/100Km e há quem faça 3,5L/100Km ou mais.

O exemplo dado é idílico ao nível da manutenção para ambos os lados. O valor dado para as CI é para tudo correr como no figurino. Se avariar um quadrante digital numa Japonesa (o que não é incomum) o utilizador paga mais de 600€ pelo substituto na oficina da marca.

Se as baterias estiverem cobertas pela garantia, os controladores forem de nova geração (Ex: Sevcon muitos furos acima de um Kelly) e os motores hub forem usados segundo as especificações estamos relativamente longe da realidade de 2009.
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Jorge Rocha
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por Jorge Rocha »

Mesmo muito longe da realidade de 2009!
Por essa altura, andava a poluir o planeta, todo tristonho da vida!

O simples facto de que agora já existe muito mais apoio (capital humano) nesta mobilidade, já é argumento mais do que suficiente para se encarar esta possibilidade de mudança de uma forma muito menos arriscada. E claro, não existiam iBMS com 5 anos de garantia.

E quando não há risco, as contas fazem-se muito facilmente!

E as contas do MVS estão até muito pouco favoráveis para os VE´s, face aos seus consumos, em comparação com os CI´s.

Eu tenho 21 anos de condução de CI´s, e agora, com quase 3 anos de conduzir VE´s, não tenho qualquer duvida da poupança com esta nova mobilidade!
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jmal
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por jmal »

Bom, discordo de alguns pontos e acho que não tenha havido tanta mudança, algumas até para pior, mas vamos por partes.

-oferta/procura: havia mais oferta em 2009, preços mais baixos, o preço das baterias não houve grande alteração, em 2010 quando surgiram os checos com baterias TS, cada célula custava 47 euros (sem iva e sem transporte), hoje a celula de 40 ah mas de itrium, custa agora 43 euros, houve uma redução de preço nas baterias, um ligeiro aumento nos portes, mas nada de grave, a baixa de preços deve-se na maior parte ao aumento da oferta.

-garantias; em 2008 a vectrix dava 5 anos de garantia, a bereco começou por dar 2 anos 80.000 kms, aumentando para 4 anos 80.000 kms em 2010, onde também passou a dar garantia de 2 anos - 10,000km para baterias de chumbo com o C-BMS (bms chumbada), a SW dava 2 anos kms ilimitados que entretanto reduziu para 25.000 kms, todas falavam em capacidade útil restante de 80%. O nissan leaf veio em 2011 com uma garantia da bateria de 5 anos 100.000 kms para 75 % de capacidade restante.

-legislação: bom, neste ponto não conheço alterações, surgiu agora uma nova lei mas vamos ver o que de positivo vem trazer. Em termos de documentação de veículos piorou, antes pagavam o primeiro registo de 33 euros, onde apenas a vectrix e a bereco cobraram este valor real aos clientes, os outros importadores/representantes cobravam como se fossem a gasolina (ao que parece ainda acontece hoje), os registos seguintes 0 euros, agora pagam o primeiro e os seguintes. Em conversões, não sei se houve alterações, mas em 2009 foram convertidos e legalizados alguns veículos, neste momento penso que o melhor será exportar o veiculo para Inglaterra, fazer a conversão e importa-lo para Portugal.

-preço da energia: aqui vamos de mal a pior, em 2009 um litro de sem chumbo 95 custava 1.24, hoje custa 1.61, portanto um aumento de quase 30%, o kwh em 2009 tarifa simples para 3.45 de potencia custava já com IVA 0.1211, em 2014 custa no mesmo modelo 0.1877 €, ou seja um aumento de 55%.

Existe mais conhecimento, mas menos oferta, logo preços mais elevados.

Ainda não se falou do preço da troca de baterias, essa é das 4 perguntas que todos os curiosos com quem falo fazem sempre sem exceção:

-quanto tempo/kms dura a bateria ?
-quanto tempo demora a carregar ?
-quanto custa a bateria quando tiver de ser trocada ?
-e quanto custa o veiculo ?
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Jorge Rocha
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por Jorge Rocha »

Só quem não fizer contas é que fica na duvida!

Esmiuçando apenas um ponto...

Os 30% de aumento no preço do combustível são muito mais dinheiro que os 55% de aumento no preço do KWh.

Vejamos 1000Km a CI, com média de 3 litros aos 100km e sendo cada litro a 1,24€ dá (1000 / 100 X 3 X 1,24 = 37,20€)
Agora com o aumento de 30% dá 48,36€
Diferença de 11,16€, ente o antes e o depois.

Agora com a electricidade:
Os 1000Km de VE com média de 6KWh aos 100km, sendo cada KWh a 0,12€ dá (1000 / 100 X 6 X 0,12€ = 7,26€)
Com os tais 55% de aumento 11,26€
Diferença de 4,00€, entre o antes e o depois.

Desta forma verifica-se que realmente nos dias de hoje ainda existe mais vantagem em ter um VE (face a um a combustão) que há uns anos atrás!

Hoje que tem VE paga mais 4,00€ para percorrer os mesmos km que antigamente e
quem tem o CI paga mais 11,26€ para percorrer os mesmos km de antigamente.

Se antes já era bom, hoje é ainda melhor ter um VE!
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Só quem não fizer contas é que fica na duvida!

Esmiuçando apenas um ponto...

Os 30% de aumento no preço do combustível são muito mais dinheiro que os 55% de aumento no preço do KWh.

Vejamos 1000Km a CI, com média de 3 litros aos 100km e sendo cada litro a 1,24€ dá (1000 / 100 X 3 X 1,24 = 37,20€)
Agora com o aumento de 30% dá 48,36€
Diferença de 11,16€, ente o antes e o depois.

Agora com a electricidade:
Os 1000Km de VE com média de 6KWh aos 100km, sendo cada KWh a 0,12€ dá (1000 / 100 X 6 X 0,12€ = 7,26€)
Com os tais 55% de aumento 11,26€
Diferença de 4,00€, entre o antes e o depois.

Desta forma verifica-se que realmente nos dias de hoje ainda existe mais vantagem em ter um VE (face a um a combustão) que há uns anos atrás!

Hoje que tem VE paga mais 4,00€ para percorrer os mesmos km que antigamente e
quem tem o CI paga mais 11,26€ para percorrer os mesmos km de antigamente.

Se antes já era bom, hoje é ainda melhor ter um VE!

Exato, a minha preocupação é essa, e a geral dos curiosos, se a isso juntares o custo superior de um ve, daqui a uns anos não compensa.

Em 2001 um kwh tarifa simples ficava por 0.0893
Em 2014 um kwh tarifa simples fica por 0.1877

Aumento em 13 anos - 110 %

Em 2001 um litro de gasolina 95 ficava por 0,91
Em 2014 um litro de gasolina 95 fica por 1.616

Aumento em 13 anos - 77 %
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Afreitas
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por Afreitas »

Os veículos eléctricos vão sempre compensar.
Compensam hoje e compensarão daqui a uns anos. Porquê:
AMBIENTE:
1A-Porque os veículos eléctricos não poluem os pulmões.
2A-Porque os veículos eléctricos não poluem os ouvidos.
IMPORTAÇÃO:
1I-Porque os veículos eléctricos consomem energia produzida em Portugal.
2I-Porque os veículos de combustão interna consomem energia importada.
CUSTOS:
1C-A produção de energia a partir de fósseis terá cada vez mais custos em virtude das dificuldades de extracção.
2C-A produção de energia eléctrica parte cada vez mais de fontes graciosas (eólica + solar + geotérmica + marés e + uma infinita quantidade de ++).
Todas as contas estão feitas.
O que tem faltado (até hoje) aos veículos eléctricos é apenas e sòmente quem os trabalhe de forma competente, profissional, responsável e credível.
O que tem faltado (até hoje) aos veículos eléctricos é apenas e sòmente são empresas com estratégia, com dimensão e com história na mobilidade eléctrica, para assegurar e assumir as responsabilidades das garantias que anuncia.

Finalmente: No fórum Nova Energia devemos discutir e promover isso mesmo (nova energia).
afreitas

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Emanuel Couto
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por Emanuel Couto »

Falta uma :D os combustíveis fósseis um dia irão acabar....
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Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

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Celestino
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por Celestino »

jmal Escreveu:...Existe mais conhecimento, mas menos oferta, logo preços mais elevados...
E diz o n/ ministro Moreira da Silva:
Portugal tem recursos, talentos e infra-estruturas
E diz algures o marcopns, já nem sei bem onde:
marcopns Escreveu:Têm faltado apenas políticos...
:)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

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Jorge Rocha
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:[
Aumento em 13 anos - 77 %
Voltas a falar em percentagem para tentar afirmar exactamente o quê?
As minhas contas foram bastante claras, e hoje compensa ainda mais (monetariamente) andar a electricidade do que a combustível, comparativamente com há 5 anos atrás.
Hoje, quem tem VE paga mais 4,00€ para percorrer os mesmos km que antigamente e
quem tem o CI paga mais 11,26€ para percorrer os mesmos km de antigamente.


Nunca estiveram tão baratos os painéis solares foto-voltaicos! Tendência para sustentabilidade energética e para um abaixamento do custo do KWh.
Se isso não acontecer, passará a ser solução o "auto-consumo", onde quem tem dois veículos eléctricos, pode andar alternadamente com eles de forma "gratuita", deixando um em casa a carregar com a auto produção.
Mais uma vantagem de se ter, não um, mas dois VE´s.
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Mumia
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por Mumia »

já dizia alguém... temos os números é fazer as contas!!

e claro cada caso é um caso! Não podemos generalizar nunca!

é verdade que para quem anda de VE sai mais o "abastecimento", porem a grande verdade é que quem procura pergunta sempre três coisas fulcrais.

Qt Custa?
Qt gasta?
Qt fica do umas baterias no futuro?

e a diferença do valor q custa entre um VE e um CI pode em muitos casos nao compensar... nem todos certamente terão vida para ter um VE o tempo suficiente para o amortizar.. e como tal o valor "a mais" que deu contra o valor de um CI não compensa e torna o investimento desvantajoso... ou os Km's que faz torna o tempo de amortização infinito...

Este tema é sem duvida polémico, e sem duvida nenhuma que cada caso é um caso e como tal cabe a cada um fazer as continhas mt bem feitas que o € anda a custar cada vez mais a ganhar (e a gastar) ;)

Radicalismos não levam a lado nenhum :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

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Jorge Rocha
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Re: Scooter eléctrica vs 125cc 4T - Custos de Exploração

Mensagem por Jorge Rocha »

Se for para andar pouco, nem eléctricos, nem a combustão, compensa mais andar de taxi! :)
Tudo por um mundo mais limpo!

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