Duvidas de newbie . autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
psi20
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 145
Registado: segunda jun 03, 2013 11:54 am

Duvidas de newbie . autoconsumo

Mensagem por psi20 »

Ola a todos. Instalei recentemente um sistema de aqs e enquanto aguardo pelo reembolso do governo vou pensando em gastar o mesmo.
Primeira pergunta, é ou não é legal instalar um sistema de autoconsumo, é necessário vistoria e autorização a alguma entidade?

Segunda questao. a hipotese do autoconsumo foi ponderada para reduzir a factura da luz, nao eliminar-la completamente...

 

o que vou dizer pode ser uma asneira enorme... mas lembrem-se que a minha formação é economia e contabilidade e não engenharia ...

investir até 1.000€ num sistema de autooconsumo para procurar reduzir a factura da luz em ~20% daria uma poupança anual aproximada de 240€ daria um retorno em aproximadamente 4 anos...

 

leituras/consumo do ultimo ano

Jan 2013 a Jan 2014

Vazio - 1639kwh

Fora de Vazio - 2406kwh

 

2406kwh fora de vazio dá aproximadamente 6,73kwh dia

com um kit de 240w iria gerar quê? 500kwh ano? se sim daria 20% de poupança certo?

Vivo na guarda, mas o local tem boa exposicao solar pois nao possuo sombras ou obstaculos em redor da habitacao. O tenhado tem 2 aguas uma para nascente outra para poente.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Duvidas de newbie . autoconsumo

Mensagem por Esteves »

Boas,

Não estou com muito tempo para ver se as contas estão bem feitas, mas sendo formado em economia e contabilidade, devem estar bem....

Contando que durante 365 dias com sol estariam corretas, mas isto já é outra guerra.

Antes de começar a responder as perguntas feitas é preciso saber alguns pontos:

1º - É para funcionar com baterias?
2º - É para funcionar com Inversor Grid-Tie ?
3ª - Entendo que o contador da habitação é digital certo? se for ai a coisa começa a ser mais complicada, logo o sistema Grid-Tie tem de ser muito bem gerido, apesar que já há por ai equipamentos que não deixam passar a corrente para a rede, mas isso já não se fala num orçamento barato.

Por isso se responder as questões estou confiante que vai ter alguém que vai ajudar na melhor opção.

PS: Atenção: há por ai muito técnico de bolso, que no final é só fogo de artificio :lol: :lol: :lol: :lol:
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
psi20
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 145
Registado: segunda jun 03, 2013 11:54 am

Re: Duvidas de newbie . autoconsumo

Mensagem por psi20 »

ora viva.
pois 365 dias de sol é uma utopia ainda para mais na Guarda.
mas respondendo às tuas questões

a ideia era montar um sistema "low cost" ou seja nao usar baterias ligar o inversor directamente à instalação da casa (pelo que li por ai à quem ligue a uma ficha electrica por exemplo...)
gridtie nao estava pensado pois a ideia era consumir tudo em casa...
um dos kits que encontrei online e sobre o qual li umas coisas é este
http://www.efimarket.pt/kit-solar-auto- ... phase-230w" onclick="window.open(this.href);return false;

sim o contador é bihorario e digital.

em suma, a ideia tal como referi logo no primeiro post nao era eliminar a EDP, mas sim conseguir uma "poupança" usando o sol para gerar eletricidade para as horas de pico. o meu pensamento pode estar completamente errado, mas creio que estou no sitio certo para ser bem esclarecido :)

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Duvidas de newbie . autoconsumo

Mensagem por Esteves »

psi20 Escreveu:ora viva.
pois 365 dias de sol é uma utopia ainda para mais na Guarda.
mas respondendo às tuas questões

a ideia era montar um sistema "low cost" ou seja nao usar baterias ligar o inversor directamente à instalação da casa (pelo que li por ai à quem ligue a uma ficha electrica por exemplo...)
gridtie nao estava pensado pois a ideia era consumir tudo em casa...
um dos kits que encontrei online e sobre o qual li umas coisas é este
http://www.efimarket.pt/kit-solar-auto- ... phase-230w" onclick="window.open(this.href);return false;

sim o contador é bihorario e digital.

em suma, a ideia tal como referi logo no primeiro post nao era eliminar a EDP, mas sim conseguir uma "poupança" usando o sol para gerar eletricidade para as horas de pico. o meu pensamento pode estar completamente errado, mas creio que estou no sitio certo para ser bem esclarecido :)
Então começando por a questão de ligar diretamente a instalação:
Está correto pode ser ligado em qualquer zona da casa, quanto ao Kit que referes é Grid-Tie sendo ele com função de anular a passagem ou não para a rede após o contador.

Então vou tentar explicar um pouco do que pode acontecer, no caso do Grid-Tie sem função de proteger a saída para fora do contador funciona assim... imagina que tens um campo solar de 250Wp e o teu consumo é de 200Wp quer dizer que 50Wp estão a passar para fora e em algumas situações contabiliza no contador como se fosse a entrar.

Outra situação... um campo solar fixo só tem o seu rendimento aproximado do 100% quando o sol incide diretamente no painel ( cerca de 2 a 3 horas) +/- entre as 11:00h e as 14:00h se este horário for ao encontro das horas de mais consumo OK.

Agora um sistema Grid-Tie mas com a função de inibir a saída para fora isso já é outra conversa, mas ai já começa a sair do "low cost" também não sei qual é o valor do equipamento posto em casa, sim porque os valores que se veem na net muitas das vezes não é o que se paga no ato da entrega.

Devias medir primeiro os consumos de tua casa em funcionamento normal e em stand by.

Como disse a contadores que contam para os 2 lados...
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Duvidas de newbie . autoconsumo

Mensagem por JMLorenzo »

Tens este novo equipamento que já impede a saída para a rede.
http://www.efimarket.com/kits-inyeccion-cero" onclick="window.open(this.href);return false;
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Responder

Voltar para “Autoconsumo”