Controlador perfeito

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Controlador perfeito

Mensagem por Fidel »

A uns tempos a traz encontrei um projecto bastante interessanto no Forum Endless-Sphere onde um user desenvolveu um controlador com bastante qualidade e bastante desenvolvido.
Pensei entao em fazer um para mim, o problema era o preço para um so, ficava caro de mais para o que eu pretendia.
A uns dias publiquei algo sobre ele e o amigo RJSC abordou-me e falamos um bocado acerca dele, entao pensei em fazer este topico para conseguirmos interessados e conseguir baixar o preço.

O controlador foi desenvolvido pelo Lebowski e ele postou no forum Endless-Sphere... este projecto é opensource, ou seja, o Lebowski desenvolveu e disponibilizou o PCB, a unica coisa que nao é opensource é o "Brain" Microcontrolador que tem muito tempo dedicado por ele no desenvolvimento do software que esta a correr no chip, apesar disso o preço que ele leva por ele é tao ou mais barato do que o chip ca em Portugal.
O topico no forum do E-S é este: http://endless-sphere.com/forums/viewto ... 30&t=57877

Algumas features interessantes:
-Travagem regenerativa progressiva (muito raro de se encontrar um controlador com isto);
-Onda pura e FOC (Torna o motor muito muito silencioso);
-Funciona com sensores de hall ou sem sensores de hall, tem ainda outra opçao que é usar os hall so para o arranque;
-Tenta sempre recuperar em caso de falha;
-Modular (6Fet's, 12Fet's, 18Fet's, 24Fet's), cada um faz a sua medida;
-Fet's separados da placa, menos calor para os componentes, e mais facilidade de arrefecer os Fet's;
-Programavel;
-Provavelmente mais, mas ja nao me lembro :D

Escolhendo os mosfets correctamente pode ser usado em Motos, carros, bicicletas, trotinentes, tricicletas... da para todo o tipo de VE's.

Devo tambem dizer que este controlador esta a ser muito bem recebido pela comunidade do Endless-Sphere, e os "gurus" do E-S dizem que este controlador é dos melhores controladores que existem no mercado.

O preço final de todos os componentes deve ficar em torno dos 180€ para 10 pessoas (provavelmente mais barato, mas estou a arredondar muito por cima para nao acontecer dissabores), este preço é para 24 Mosfets IRFB4110, que sao a parte mais cara.
O preço normal de um controlador com todas estas funcionalidades nunca é inferior a uns 500€...

Aqui fica uma foto do controlador ja montado:
Imagem

E entao, temos interessados?

Vou começar entao a lista de interesados:

1 -Fidel
2 -RJSC ?
3 -
4 -
5 -
6 -
7 -
8 -
9 -
10 -
Última edição por Fidel em segunda ago 04, 2014 7:28 pm, editado 1 vez no total.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Re: Controlador perfeito

Mensagem por Emanuel Couto »

No ((contexto atual)) não arriscaria neste projecto.!

É apenas a opinião de quem em tempos...... fez algo parecido :roll:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Hmmm, mas porque?

RNM
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Mensagem por RNM »

Fidel, o Arlo1 anda à uns bons anos a tentar usar o Brain do Lebowski... tentar.

Dito isto, fica esta sugestão para os Mosfets. [u]http://ixapps.ixys.com/DataSheet/MTI ... GD.pdf[/u]

E mais este, open source tb http://vedder.se/2014/01/a-custom-bldc- ... ontroller/" onclick="window.open(this.href);return false;
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Esse Mosfet ja tem faz de mosfet as 3 fases?? tipo, tem as 3 phases num so mosfet??
Nao sei qual versao, nem a tentar fazer o quê, este aqui ja tem a PCB toda completa, nao é so o Brain, a ultima actulaizaçao tem menos de uma semana. E o Arlo1 nao me parece ser do tipo de gajo que queira SO que funcione bem... ele parece-me ser do tipo de gajo que quer sempre fazer muito mais do que aquilo para que as coisas foram feitas/construidas.
Esse outro controlador é mais para brincadeiras, é capaz de estar bom para o que o RJSC precisa.

RNM
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por RNM »

O integrado que pus link tem o equivalente a 6 mosfets dentro. Para o "big block" Aconselho-te 3 em paralelo para teres 450A de fase e 200A de bateria.... Com 28s de lifepo4 ficavas com 16kW.

O controlador de "brincadeira" é um brain capaz de muitas das funções do Lebowski (e não deve ser o fim do mundo para configurar como o do Lebowski) , mas é 100% open source. É "só" desenhar um Power stage como deve ser (coisa que o Arlo1 anda a fazer à 2 anos), de baixa inductância e imunidade a ruído

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

É mesmo uma coisa compacta como eu queria e 100% open source.
Ainda não tem Field Oriented Control mas com isso até conseguia viver...
O grande problema para mim é não ter travagem regenerativa continuamente variável ao que consegui ver...
Isso é o must-have para mim.

luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Mensagem por luisdacosta »

Olá fidel,

Já à algum tempo que acompanho a construção deste controlador... e eu próprio já estive tentado em arriscar na construção de um...mas...ainda tenho que aprender muito.
Se te sentes à vontade, na parte técnica...arrisca. Não deixa de ser um desafio bastante interessante.

Luís.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Fidel Escreveu:O controlador foi desenvolvido pelo Lebowski e ele postou no forum Endless-Sphere... este projecto é opensource, ou seja, o Lebowski desenvolveu e disponibilizou o PCB, a unica coisa que nao é opensource é o "Brain" Microcontrolador que tem muito tempo dedicado por ele no desenvolvimento do software que esta a correr no chip,
Fidel não me interpretes mal! Sou 100% a favor (((faça você mesmo))) a questão é que devemos ter cuidado naquilo em que nos metemos!
E depois de ler o comentário acima, lembrei o que se passou cmg.....

Muito resumidamente, há uns anos atrás eu e um amigo tivemos conhecimento de um projecto muito interessante, e depois de contactarmos a pessoa a felicitar a óptima ideia, ele disse que era um projecto open source, estava no seu desenvolvimento há quase 2 anos , ele e um grupo de 5 pessoas, mais uns 6 meses ficaria pronto, e que depois de pronto ia ser muito rentável.. e perguntou se não queríamos aderir..!!

Eu e o meu amigo achamos fantástico, pois com uns meses de trabalho, e depois com os esquemas e respectivo software, poderíamos fazer a nossa versão do equipamento e ganhar uns bons €€€€.

O projecto seguiria nos seguintes moldes! Ele era responsável pelo desenvolvimento do software, e os restantes membros pelo hardware.

Trabalhamos naquilo durante 5 meses em vários módulos ((nada fáceis)) ((gastei um bom dinheiro em equipamentos)) para testes, e no fim na altura que ele deveria disponibilizar o respectivo software para controlo do equipamento, primeiro começou por dar umas desculpas esfarrapadas.... e depois desapareceu de vez.

Descobri a cidade que morava, n° de apartamento, etc.
Passou-me pela cabeça denuncia-lo.... mas não iria servir de nada, ainda para mais ele vivia no outro lado do atlântico.

Portanto todo o cuidado é pouco :roll:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Pois ok, mas nao vejo nenhuma ligaçao com este... ja ha montes de pessoas que usam este controlador.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Fidel Escreveu:Pois ok, mas nao vejo nenhuma ligaçao com este... ja ha montes de pessoas que usam este controlador.
Eu não começaria o projecto sem ter o software ou parte dele!!
Já o tens :?:
Imagem

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Como eu disse no primeiro post, ele nao fornece o software... So fornece o microcontrolador ja programado... logo por ai ve-se que nao é mentiroso :P

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Então força nisso...... ;)
Imagem

RNM
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por RNM »

RJSC, fala com o Benjamin sobre o FOC e a regenerativa, que só a parte do "variável", ele é um gajo acessível. Dá-lhe uma mão com o software, o mais difícil está feito.

RNM
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por RNM »

Fidel, compra um controlador já feito e testado ao Zombiess, não te aconselho a tentar "inventar", não é só soldar uns mosfets e uns caps...
Pergunta-lhe pelos modúlos da IXYS que o LFP gosta tanto, 3 ou 4 em paralelo.
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... 50#p928679

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

O problema de mandar vir esse controlador é os custos de transporte + Alfandega.
Ja vi alguem a dizer que nao sao muito boa ideia usar esses IXYS pois os pernos sao muito pequeninos e nao devem aguentar assim tanta corrente a passar por la.
Esse controlador que o Zombiess fez tava fixe para o RJSC, pois é bastante compacto.

RNM
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por RNM »

Os pernos são finos mas são curtos. Se limitares a 100A de fase em cada módulo, não deve haver problema nenhum.

Se tás preocupado com taxas, não estejas. São 30 a 35%de taxas em cima do q ele declarar de valor do produto mais portes. Se ele declarar pouco, pagas pouco. Se for 300, pagas 400,por hipótese.
Não deves ter é a noção de quantidade de componentes que vais queimar (pergunta ao Arlo) antes de teres um controlador potente a funcionar bem...

Não me leves a mal, é para o teu bem, mas eu percebo o suficiente de electrónica para não me meter num projecto desses, e acho q percebes menos do q eu.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”