AX 1.4D Alguem tem?

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

AX 1.4D Alguem tem?

Mensagem por GoTcHa_21 »

boas pessoal

estou c/ ideias de comprar um charuto, e assim poder poupar um pouo no combustivel.

o eleito foi o citroen ax 1.4d , as razoes foi o facto de ja se encontrarem por aí a preços relactivamente baixos (500 / 750€ +/- ja de 5 lugares)

agora pergunto-vos, ha apor aqui algum user portador de ax diesel?

como se teem dado c/ o bio diesel?
fizeram algum tipo de alterações para facilitar o funcionamento do bio diesel no motor?

agradeço desde ja a vossa ajuda.

abraços

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

ninguem?


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

para usar bd o carro que referes não precisa de qualquer alteração.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


husky
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm

Mensagem por husky »

esse nao tem a bomba lucas??

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

fry Escreveu:para usar bd o carro que referes não precisa de qualquer alteração.
porreiro!
husky Escreveu:esse nao tem a bomba lucas??
nao sei rapaz, ainda n o comprei


qual é a precentagem de gazoleo/oleo q deva colocar?

ps: estava numa de colocar oleo usado.. q ha aqui perto uma casa de "comes e bebes" e o dono arranjava-me oleo usado com alguma facilidade..

comentem..

abraços e obrigado


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

como se teem dado c/ o bio diesel?
fizeram algum tipo de alterações para facilitar o funcionamento do bio diesel no motor?
tu referiste biodiesel e não oleo usado, nada de confusões
qual é a precentagem de gazoleo/oleo q deva colocar?

ps: estava numa de colocar oleo usado.. q ha aqui perto uma casa de "comes e bebes" e o dono arranjava-me oleo usado com alguma facilidade..

comentem..
agora já falas em oleo directo é outro assunto. assim o carro já não é o indicado.

vai ler sobre o assunto nos tópicos para veres a diferença.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

não te aconselho o carro. o motor é fraco e dá problemas bem como o sistema de refrigeração. falo por experiência própria. tem bomba lucas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

pois é, ja etou a misturar as coisas!

o q quero saber é oleo vegetal!

orbis Escreveu:não te aconselho o carro. o motor é fraco e dá problemas bem como o sistema de refrigeração. falo por experiência própria. tem bomba lucas.
podes contar o q se passou?

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

o motor desgastou-se rapidamente, consumia óleo, apesar de a sua utilização ser normal e usar óleo sintético. sempre foi bem tratado.
quando queimou a junta da cabeça, foi o fim.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

compra fiat que em principio tem bomba bosch, ou entao grupo vag, se não gostares dum mercedes velhinho.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


husky
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm

Mensagem por husky »

sei que o 1.4d é fraquinho pois as juntas da cabeça são problemas constantes...

Avatar do Utilizador

netcruiser
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sábado jan 06, 2007 5:36 pm
Localização: vialonga

Mensagem por netcruiser »

vem tarde mas falo pela experiência de ter tido um!!!

ax 1.4 diesel é um motor que é um isqueiro!! gasta muito pouco.

quanto ao motor, tem uma cabeça em aluminio e depois de desmontada a 1ª vez, nunca mais se acerta a dita!

juntas novas, fasear a cabeça, pozinhos de perlimpimpim, mais aperto (e lá se estala a cabeça).

o melhor é o motor 1.5, com cabeça em ferro!!! mais evoluido, mais potente e dá menos chatice!!!

o tipo a quem calhou o meu carro depois de vendido, trocou em, 7 meses o motor por um 1.5. foi o melhor que ele fez. numa sucata arranjou um "coração" para substituir o de origem, que por sorte minha, queimou a junta da cabeça nas mãos dele!!!

abraço

Avatar do Utilizador

pinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta mai 16, 2007 9:05 am

ax diesel

Mensagem por pinheiro »

eu tenho o meu pai com um e um amigo tb e nunca deu problemas mas sabem sao pessoas que estiman o carros e foram alterados a nivel de sistema de arrefecimento de fabrica o meu amigo anda a 30 % de ovn e nunca teve problemas
opel vectra 1.7 td 97

futura frigideira

Avatar do Utilizador

netcruiser
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sábado jan 06, 2007 5:36 pm
Localização: vialonga

Re: ax diesel

Mensagem por netcruiser »

pinheiro Escreveu:eu tenho o meu pai com um e um amigo tb e nunca deu problemas mas sabem sao pessoas que estiman o carros e foram alterados a nivel de sistema de arrefecimento de fabrica o meu amigo anda a 30 % de ovn e nunca teve problemas
não deu problemas???? já alguma vez lhe desmontaram a cabeça???

é que se não o fizeram, quando tiverem de o fazer, preparem-se. nunca mais se acerta a cabeça, baba-se na junta e por mais que se aperte, não se consegue acertar akilo!

de qualquer maneira, o bom tratamento aumenta a vida do motor. ....e nem todos os motores são "velhacos" hehehehe

do que ouvi falar a maioria comporta-se mal, depois de desmanchada a cabeça pela 1ª vez!!!.... mas sem duvidas que podem haver exepções

abraço babado

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Mensagem por xptosempre »

ola pessoal, o ax a gasóleo 1400 é fraco mas é porque abusam dele, aquele carro é para andar devagarinho, media 100-110km/h 120 só nas ultrapassagens,
o melhor é o motor 1.5, com cabeça em ferro!!! mais evoluído, mais potente e dá menos chatice!!!
em relação a cabeça do 1.5 , esta é de alumínio, o bloco é que é de ferro, tas enganado, no entanto este motor é mesmo muito melhor.
é que se não o fizeram, quando tiverem de o fazer, preparem-se. nunca mais se acerta a cabeça, baba-se na junta e por mais que se aperte, não se consegue acertar akilo!
o que queres dizer com acertar a cabeça???
eu não sou mecânico e a primeira junta que troquei ficou impecável, desmontei foi o motor todo as peçinhas e fui prudente a monta-lo, de dois fiz um e pus-lhe cilindros novos, em relação a babar-se, isso normalmente é sempre da junta da tampa das valvulas, que é uma miséria. depois do montar comprei o maior radiador do 106, peguei na rebarbadora, e recortei na frente do chassi um buraco maior para este caber, comprei um sensor da ventoinha e um termostato novos, calibrados com as temperaturas que achei correctas, não as de fabrica.

o mais importante é usar sempre liquido próprio para radiadores, o motor deteora-se completamente só com agua.

em relação ao ov como não gosto de meias medidas, pus-lhe quase 100% da primeira vez, claro que rebentei a bomba no fim de 1000 metros, então troquei por uma bosh e nunca mais deu problemas de maior, não aconselho a usar ov a 100% sem kit, com a bi bosh, na minha opinião, pode ir até aos 50-60% sem kit. estes motores têm uma particularidade interessante, 1.4 e 1.5, o filtro do gasóleo esta acoplado a cabeça do motor, logo já tem pre aquecimento do gasóleo,
mas só quando já esta quente por isso o kit. para o trabalho ficar bem feito aumenta a pressão dos injetores, adianta um pouco a bomba e aumenta o debito, isto permite uma melhor pulverização do combustível, logo melhor combustão, mais rendimento, menos consumo, o esforço maior da bomba é compensado pela melhor lubrificação do óle, mas não abuses!!

o uso de ov deve ser feito com o motor em boas condições

se puderes compra um saxo 1.5 ou um 106 1.5, os motores são todos iguais.

um abraço
david


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

com a bi bosh, na minha opinião, pode ir até aos 50-60% sem kit.


os responsáveis deste forum desaconselham percentagens tão elevadas. os problemas vão surgir a longo prazo. sejam prudentes e informem-se sobre as consequências. as reparações causadas por este tipo de atitude geralmente são bastante dispendiosas.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Responder

Voltar para “BioDiesel”