@all : obrigado pelos comentários
Talvez possa dar um pouco mais detalhe sobre alguns projetos.. pode ser que ajude outros
Os meus Paineis Solares:
Provavelmente hoje não os faria, não pelo tempo de os fazer, ou do seu aspecto final, que julgo ser muito bom, mas essencialmente pelo seu custo.
Hoje em dia pode-se comprar um painel por 1Eur/Watt o que é perfeitamente razoavel para fazer umas experiencias com baterias, rega, etc.
Há 10 anos atrás , o custo era de 5 ou mais por Watt o que tornava impossível esse investimento.
Mas á medida que foi fazendo, foi falhando, aprendendo e optimizando e hoje tenho um processo rápido económico e fiável dos fazer.
Estou já na 5 ou 6 geração de paineis...e hoje consigo fazer um painel numa 1hora...a questão é que é melhor trabalhar em lotes de 3 ou 4 de cada vez. Um dia faço as 4 estruturas, no outro colo o vidro , no outro soldo as celulas etc.
Tenho um processo de "quality controlo" que funciona assim:
durante a noite em casa com um lampada incandescente testo a voltagem....que é muito baixa, depois num dia de sol, testo outra vez...todas as celulas que não estão dentro da média não as uso.
Este processo, super amador, garante efectivamente encontrar as celulas que se portam bem com pouco e muita energia de sol.
Hoje em dia, um painel de 90W, custa-me cerca de 50Eur...o que não é mau. Ainda tenho umas caixas de células por usar...por isso vou continuar a fazê-los.
As bombas solares
Mais outro processo de aprendizagem. Ao longo dos anos a oferta tem aumentado bastante e os preços tem baixado significativamente.
Quando se tem uma rega gota a gota o caudal das bombas não tem de ser muito grande daí que qq uma sirva.
Utilizo básicamente dois tipos de bombas
1) submersivel , 24v/90W com capacidade de elevação até 13 Metros . Tem um caudal de 20 litros aos 5-6 Metros de elevação , que é tipico de muitos poços.
Esta é a minha power pump... custa cerca de 50Eur vinda da china por ebay.
2) de superficie, tipo diafragrama, 12v/60W caudal de 5 Litros....mas com elevação potencial de 100 Metros. É portanto uma bomba para situações especiais, de altura, pouca agua e/ou potencia.
é a minha "bomba de mão" , tenho sempre meia duzia disponivel. Preço 12-15Eur!!! há 5 anos custava 50Eur.
3) tenho depois outras variantes com mais potencia e/ou caudal.... aí os preços já chegam aos 200Eur.
Só vos posso dizer : Cada vez que ligo um painel solar a uma bomba e a água começa a correr, fico impressionado.... e então quando o caudal é de cerca de 30 Litros.. Não deixa de me impressionar a tecnologia das celulas solarese o poder da energia do Sol.
Na minha aldeia já "doei" uns quantos paineis e bombas para outras pessoas usarem...mas tive de parar com o processo e tb recusar a venda..de repente toda a gente queria. O problema é que depois queriam caudais enormes ( estão habituados da regrar por alagamento) .
Mas o grande problema era o suporte...cada vez que passava uma nuvem e o sistema deixada de funcionar, ligavam-me a dizer que o sistema não funcionava
Da horta
Bem, aqui ficariamos o tempo todo e eu apenas quero referir o seguinte:
Quando comecei a horta , plantei meia dúzia de variedades de acordo com a nossa necessidade de consumo. Erro!!
Este processo, não nos evitava de ir ao supermercado comprar as outras coisas.
Desse modo a minha horta , evolui para plantar todas as variedades possíveis e imaginárias em quantidades de 5 a 10X superiores à nossa necessidade.
Como é biológica "os bichinhos e os imprevistos da natureza" atacam mais...daí convém ter em quantidade
Já estão a ver porque tenho tantos paineis e bombas...porque a minha horta é quase para a aldeia toda
Este sobre-dimencionamento, na verdade , ajudou-me na optimização de recursos, tempo, trabalho mas essencialmente no investimento.
Obrigou-me a pensar se valeria a pena ter 4 paineis para uma bomba mais potente , ou usar 2 apenas.
Como já devem ter percebido, tenho hobbies até demais e sempre os vi como gozo...onde o custo de os fazer nunca era equacionado....de repente , passei a um estágio de projeto onde o ROI passou a ser considerado.
Bem, bem, não vamos embandeirar em arco...continuo a gastar dinheiro em muita treta sem retorno nenhum....

, mas noutros projetos consigo perceber que o retorno é muito positivo.
Tempo para fazer estas coisas todas
Bem, cada um é como cada qual e gere o tempo como pode e sabe.
Curiosamente, sou muito de sofá e a execução dos meus projetos é muito de impulso.
Penso, neles, desenho-os, compro os materiais mas.... geralmente nada faço de imediato.
Ficam lá a marinar ... e eu no sofá a pensar... e eis senão quando , um dia , arranco e faço tudo de uma assentada.
Quando digo de sofá, não é ver televisão. Em casa temos 3 televisões...mas deixei de ver.
Em alternativa , uso a net para me inspirar e arranjar ideias.
E esta provavelmente é a minha melhor recomendação/sugestão/conselho : Investiguem, façam pesquisa na net encontra-se tudo. Acreditem ou não, já usei documentos de investigação da Nasa, Teses de Doutoramento, "tecnologia" antiga arabe, indiana, etc, para aplicar nalguns projetos.
E qual o retorno ?
Bem o retorno é óbvio.... mas tenho vindo a descobrir que o maior retorno é outro:
Menor dependencia dos médias, da política, dos big brothers, dos comentários da treta
Maior involvimento da família e dos amigos.
Uma visão muito mais positiva do mundo.
E um desafio constante em melhorar, fazer melhor, inventar e resolver problemas.
Assim já percebem a minha desilusão relativamente a este projeto de Autoconsumo elétrico.
Dasss....se esta cambada me deixasse meter a mão na massa
Bem a conversa já vai alta e o post longo, vou passar à sala do lado onde o jantar já está servido...
..."dizem-me" que é:
Sopa de Alho francês e legumes variados(dos nossos), Bifes de frango(dos nossos) , Batata frita (das nossas) , Cogumelos Sitake (dos nossos), Salada (das nossas) , ice tea (do nosso), Cerveja (das minhas) , maça, pera e melão (dos nossos) e lá mais prá noite um cheirinho de licor de amora (do nosso).
Bom fds