ah... umas palavras sobre mim.

Novo aqui? Apresente-se aos membros.

Autor do tópico
full.solar
Membro
Membro
Registado: quarta out 15, 2014 8:17 pm

ah... umas palavras sobre mim.

Mensagem por full.solar »

Bem, nem sei como começar...
Talvez ... o que melhor me define : "Considero-me um Maker" ou seja... um fazedor de coisas.
Invento,re-invento,recupero, copio. Faço-o pelo gozo de fazer, pelo gozo de usar , pelo retorno esperado.

Tanto pode ser um petisco, um inversor, um painel solar, uma pintura (de parede e/ou das outras), uma máquina de pinball ou um simples led a piscar.
Aqui podem encontrar mais alguns detalhes http://hobby-for-the-hobbies.blogspot.pt/.

Relacionado com o tema deste forum:

Tenho uma micro-produção de 3,6kW, desde o 2º Leilão ( o 1º não deu :) )
Vivo em lisboa, mas a instalação está na provincia.
Em Lisboa tenho espaço na varanda para 3 paineis...daí o meu interesse redobrado no autoconsumo.

Mas provavelmente o meu projecto verde, renovavel, de autoconsumo e de maior sucesso é a minha horta biologica.

Há mais de 10 anos que faço paineis solares, já fiz mais de 20 o que dá cerca de 2Kw.
Neste momento , tenho 16 a funcionar e tenho celulas para fazer mais 6.
Fiz paineis com celulas de 3x6, 6x6. Em boas condições e outras todas partidas.

Quando comecei o custo por watt destes paineis estava em 2Eur...hoje está nos 50ct.
Neste momento o custo do vidro e do aluminio é 2/3 do custo sendo o das celulas de 1/3.

Os paineis tem cerca de 90 watts de potencia maxima ( 52 Celulas ) e Vmax 15v e Vn = 13v
Foram desenhados desse modo para poderem ser ligados a baterias e bombas directamente sem necessidade de conversores.

E o que é que eu faço com tantos painel ?
Bem, uso-os para regar a horta , as arvores de fruto e outras culturas ( milho, melão,etc )

Tenho basicamente 3 instalações ... dois poços e um riacho.
E utilizo bombas de agua solares de 12 e 24V. Submersiveis, de superficie, de diafragma, etc.

Tenho um sistema de controlo , que fiz , baseado em micro-processadores ( Arduino, picaxe ) que me controla o processo de regra.

Tenho diversas baterias de suporte , mas com pouca capacidade , só para garantir os 12V no caso de passar um nuvem , durante o tempo de regra...que tipicamente é de periodos de 30 a 60 Min

Tenho uma bateria maior de 200Ah@12V que as vezes utilizo com um inversor para equipamentos tradicionais de 220V : berbequins, e outros

Durante a semana este sistema funciona por si...e só ao fds lá vou, fazer a manutenção da horta.
Posso dizer que a horta me abastece praticamente 100% durante o ano.
Na verdade a mim e a mais 4 ou 5 outras familias ( de amigos ) a quem dou o excesso de produção.

Produzo (quase tudo) até coisas esótericas como : ovos, mel, cogumelos, tremoços e cerveja.

Desse modo, posso dizer que este sistema de autoconsumo tem efectivamente um retorno espectacular... 100x mais do que qualquer projeto de autoconsumo eletrico....

...mas enfim, há que manter a chama viva. Ainda não desisti de ter uma verdadeira instalação off-grid com 10Kw ( mínimo :) ).
Última edição por full.solar em sexta out 17, 2014 12:04 am, editado 1 vez no total.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: ah... umas palavras sobre mim.

Mensagem por serges »

Os meus parabéns por esta fantástica apresentação.

Obrigado por partilhares estas e outras experiências.

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Mas que apresentação... sim senhor :)

Bem vindo, participa ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

Outro aplauso...
Muito bom!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

pedro14
Membro
Membro
Registado: domingo ago 10, 2014 7:01 am

Mensagem por pedro14 »

Bem Vindo

Parabéns pelo protejo..

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Impec! Historial excelente!

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

um verdadeiro "self improvement" parabéns!
só não apreciei a parte de construir os próprios painéis!!
o tempo gasto nisso não dava para coisas mais uteis?? além do aspeto e qualidade ficarem deficientes acho eu...
mas corrige-me se estiver errado.
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Só faltava mesmo (criar um tópico) com o seu, ou seus projetos de energias alternativas :!: :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Houvessem mais assim em Portugal e estariamos bem encaminhados!

Obrigado pela (impressionante) apresentação e vai participando na medida do possivel para incentivar outros a fazer o mesmo ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Autor do tópico
full.solar
Membro
Membro

@all : obrigado pelos comentários

Talvez possa dar um pouco mais detalhe sobre alguns projetos.. pode ser que ajude outros

Os meus Paineis Solares:

Provavelmente hoje não os faria, não pelo tempo de os fazer, ou do seu aspecto final, que julgo ser muito bom, mas essencialmente pelo seu custo.
Hoje em dia pode-se comprar um painel por 1Eur/Watt o que é perfeitamente razoavel para fazer umas experiencias com baterias, rega, etc.

Há 10 anos atrás , o custo era de 5 ou mais por Watt o que tornava impossível esse investimento.
Mas á medida que foi fazendo, foi falhando, aprendendo e optimizando e hoje tenho um processo rápido económico e fiável dos fazer.

Estou já na 5 ou 6 geração de paineis...e hoje consigo fazer um painel numa 1hora...a questão é que é melhor trabalhar em lotes de 3 ou 4 de cada vez. Um dia faço as 4 estruturas, no outro colo o vidro , no outro soldo as celulas etc.

Tenho um processo de "quality controlo" que funciona assim:
durante a noite em casa com um lampada incandescente testo a voltagem....que é muito baixa, depois num dia de sol, testo outra vez...todas as celulas que não estão dentro da média não as uso.
Este processo, super amador, garante efectivamente encontrar as celulas que se portam bem com pouco e muita energia de sol.

Hoje em dia, um painel de 90W, custa-me cerca de 50Eur...o que não é mau. Ainda tenho umas caixas de células por usar...por isso vou continuar a fazê-los.

As bombas solares

Mais outro processo de aprendizagem. Ao longo dos anos a oferta tem aumentado bastante e os preços tem baixado significativamente.

Quando se tem uma rega gota a gota o caudal das bombas não tem de ser muito grande daí que qq uma sirva.

Utilizo básicamente dois tipos de bombas
1) submersivel , 24v/90W com capacidade de elevação até 13 Metros . Tem um caudal de 20 litros aos 5-6 Metros de elevação , que é tipico de muitos poços.
Esta é a minha power pump... custa cerca de 50Eur vinda da china por ebay.
2) de superficie, tipo diafragrama, 12v/60W caudal de 5 Litros....mas com elevação potencial de 100 Metros. É portanto uma bomba para situações especiais, de altura, pouca agua e/ou potencia.
é a minha "bomba de mão" , tenho sempre meia duzia disponivel. Preço 12-15Eur!!! há 5 anos custava 50Eur.
3) tenho depois outras variantes com mais potencia e/ou caudal.... aí os preços já chegam aos 200Eur.

Só vos posso dizer : Cada vez que ligo um painel solar a uma bomba e a água começa a correr, fico impressionado.... e então quando o caudal é de cerca de 30 Litros.. Não deixa de me impressionar a tecnologia das celulas solarese o poder da energia do Sol.

Na minha aldeia já "doei" uns quantos paineis e bombas para outras pessoas usarem...mas tive de parar com o processo e tb recusar a venda..de repente toda a gente queria. O problema é que depois queriam caudais enormes ( estão habituados da regrar por alagamento) .
Mas o grande problema era o suporte...cada vez que passava uma nuvem e o sistema deixada de funcionar, ligavam-me a dizer que o sistema não funcionava :)

Da horta

Bem, aqui ficariamos o tempo todo e eu apenas quero referir o seguinte:

Quando comecei a horta , plantei meia dúzia de variedades de acordo com a nossa necessidade de consumo. Erro!!

Este processo, não nos evitava de ir ao supermercado comprar as outras coisas.
Desse modo a minha horta , evolui para plantar todas as variedades possíveis e imaginárias em quantidades de 5 a 10X superiores à nossa necessidade.
Como é biológica "os bichinhos e os imprevistos da natureza" atacam mais...daí convém ter em quantidade ;)

Já estão a ver porque tenho tantos paineis e bombas...porque a minha horta é quase para a aldeia toda :-)

Este sobre-dimencionamento, na verdade , ajudou-me na optimização de recursos, tempo, trabalho mas essencialmente no investimento.

Obrigou-me a pensar se valeria a pena ter 4 paineis para uma bomba mais potente , ou usar 2 apenas.

Como já devem ter percebido, tenho hobbies até demais e sempre os vi como gozo...onde o custo de os fazer nunca era equacionado....de repente , passei a um estágio de projeto onde o ROI passou a ser considerado.

Bem, bem, não vamos embandeirar em arco...continuo a gastar dinheiro em muita treta sem retorno nenhum.... :) , mas noutros projetos consigo perceber que o retorno é muito positivo.

Tempo para fazer estas coisas todas

Bem, cada um é como cada qual e gere o tempo como pode e sabe.
Curiosamente, sou muito de sofá e a execução dos meus projetos é muito de impulso.

Penso, neles, desenho-os, compro os materiais mas.... geralmente nada faço de imediato.
Ficam lá a marinar ... e eu no sofá a pensar... e eis senão quando , um dia , arranco e faço tudo de uma assentada.

Quando digo de sofá, não é ver televisão. Em casa temos 3 televisões...mas deixei de ver.

Em alternativa , uso a net para me inspirar e arranjar ideias.

E esta provavelmente é a minha melhor recomendação/sugestão/conselho : Investiguem, façam pesquisa na net encontra-se tudo. Acreditem ou não, já usei documentos de investigação da Nasa, Teses de Doutoramento, "tecnologia" antiga arabe, indiana, etc, para aplicar nalguns projetos.

E qual o retorno ?

Bem o retorno é óbvio.... mas tenho vindo a descobrir que o maior retorno é outro:

Menor dependencia dos médias, da política, dos big brothers, dos comentários da treta
Maior involvimento da família e dos amigos.
Uma visão muito mais positiva do mundo.
E um desafio constante em melhorar, fazer melhor, inventar e resolver problemas.

Assim já percebem a minha desilusão relativamente a este projeto de Autoconsumo elétrico.

Dasss....se esta cambada me deixasse meter a mão na massa :D

Bem a conversa já vai alta e o post longo, vou passar à sala do lado onde o jantar já está servido...
..."dizem-me" que é:
Sopa de Alho francês e legumes variados(dos nossos), Bifes de frango(dos nossos) , Batata frita (das nossas) , Cogumelos Sitake (dos nossos), Salada (das nossas) , ice tea (do nosso), Cerveja (das minhas) , maça, pera e melão (dos nossos) e lá mais prá noite um cheirinho de licor de amora (do nosso).

Bom fds

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

full.solar! Já vi que é uma pessoa com muito para partilhar :)

Seria mais sensato criar um tópico com os seus projetos!
(Pois aqui nas apresentações não é o lugar indicado para tal) até tinha algumas perguntas para fazer!

Se achar bem! Até podemos mover o seu último post para o tal tópico :!:

Obrigado por partilhar ;)
Imagem

Autor do tópico
full.solar
Membro
Membro

Caro Emanuel

Mais uma vez, obrigado pelos seus comentários.
Como moderador, por favor, faça a gestão que melhor se enquadra no espírito do forum.

Mas não o faça para "criar um tópico dos meus projetos", por certo , existem membros assíduos deste forum que tem tantos e tão interessantes "estórias" por/para contar. Porventura serão mais tímidos e ou não gostam de falar dos seus projetos ;)

Por acaso, não verifiquei se já existia algum forum ou tópico para abordar temas "fora do contexto".

Terei no entanto, todo o prazer de partilhar ideias e projetos, porque aí é que está o ganho.
Se guardarmos apenas para nós...não evoluímos, nem ajudamos os outros a evoluir.

Obrigado

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Mandei uma PM!
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

full.solar Escreveu:@all : obrigado pelos comentários

Talvez possa dar um pouco mais detalhe sobre alguns projetos.. pode ser que ajude outros

Os meus Paineis Solares:

Provavelmente hoje não os faria, não pelo tempo de os fazer, ou do seu aspecto final, que julgo ser muito bom, mas essencialmente pelo seu custo.
Hoje em dia pode-se comprar um painel por 1Eur/Watt o que é perfeitamente razoavel para fazer umas experiencias com baterias, rega, etc.

Há 10 anos atrás , o custo era de 5 ou mais por Watt o que tornava impossível esse investimento.
Mas á medida que foi fazendo, foi falhando, aprendendo e optimizando e hoje tenho um processo rápido económico e fiável dos fazer.

Estou já na 5 ou 6 geração de paineis...e hoje consigo fazer um painel numa 1hora...a questão é que é melhor trabalhar em lotes de 3 ou 4 de cada vez. Um dia faço as 4 estruturas, no outro colo o vidro , no outro soldo as celulas etc.

Tenho um processo de "quality controlo" que funciona assim:
durante a noite em casa com um lampada incandescente testo a voltagem....que é muito baixa, depois num dia de sol, testo outra vez...todas as celulas que não estão dentro da média não as uso.
Este processo, super amador, garante efectivamente encontrar as celulas que se portam bem com pouco e muita energia de sol.

Hoje em dia, um painel de 90W, custa-me cerca de 50Eur...o que não é mau. Ainda tenho umas caixas de células por usar...por isso vou continuar a fazê-los.

As bombas solares

Mais outro processo de aprendizagem. Ao longo dos anos a oferta tem aumentado bastante e os preços tem baixado significativamente.

Quando se tem uma rega gota a gota o caudal das bombas não tem de ser muito grande daí que qq uma sirva.

Utilizo básicamente dois tipos de bombas
1) submersivel , 24v/90W com capacidade de elevação até 13 Metros . Tem um caudal de 20 litros aos 5-6 Metros de elevação , que é tipico de muitos poços.
Esta é a minha power pump... custa cerca de 50Eur vinda da china por ebay.
2) de superficie, tipo diafragrama, 12v/60W caudal de 5 Litros....mas com elevação potencial de 100 Metros. É portanto uma bomba para situações especiais, de altura, pouca agua e/ou potencia.
é a minha "bomba de mão" , tenho sempre meia duzia disponivel. Preço 12-15Eur!!! há 5 anos custava 50Eur.
3) tenho depois outras variantes com mais potencia e/ou caudal.... aí os preços já chegam aos 200Eur.

Só vos posso dizer : Cada vez que ligo um painel solar a uma bomba e a água começa a correr, fico impressionado.... e então quando o caudal é de cerca de 30 Litros.. Não deixa de me impressionar a tecnologia das celulas solarese o poder da energia do Sol.

Na minha aldeia já "doei" uns quantos paineis e bombas para outras pessoas usarem...mas tive de parar com o processo e tb recusar a venda..de repente toda a gente queria. O problema é que depois queriam caudais enormes ( estão habituados da regrar por alagamento) .
Mas o grande problema era o suporte...cada vez que passava uma nuvem e o sistema deixada de funcionar, ligavam-me a dizer que o sistema não funcionava :)

Da horta

Bem, aqui ficariamos o tempo todo e eu apenas quero referir o seguinte:

Quando comecei a horta , plantei meia dúzia de variedades de acordo com a nossa necessidade de consumo. Erro!!

Este processo, não nos evitava de ir ao supermercado comprar as outras coisas.
Desse modo a minha horta , evolui para plantar todas as variedades possíveis e imaginárias em quantidades de 5 a 10X superiores à nossa necessidade.
Como é biológica "os bichinhos e os imprevistos da natureza" atacam mais...daí convém ter em quantidade ;)

Já estão a ver porque tenho tantos paineis e bombas...porque a minha horta é quase para a aldeia toda :-)

Este sobre-dimencionamento, na verdade , ajudou-me na optimização de recursos, tempo, trabalho mas essencialmente no investimento.

Obrigou-me a pensar se valeria a pena ter 4 paineis para uma bomba mais potente , ou usar 2 apenas.

Como já devem ter percebido, tenho hobbies até demais e sempre os vi como gozo...onde o custo de os fazer nunca era equacionado....de repente , passei a um estágio de projeto onde o ROI passou a ser considerado.

Bem, bem, não vamos embandeirar em arco...continuo a gastar dinheiro em muita treta sem retorno nenhum.... :) , mas noutros projetos consigo perceber que o retorno é muito positivo.

Tempo para fazer estas coisas todas

Bem, cada um é como cada qual e gere o tempo como pode e sabe.
Curiosamente, sou muito de sofá e a execução dos meus projetos é muito de impulso.

Penso, neles, desenho-os, compro os materiais mas.... geralmente nada faço de imediato.
Ficam lá a marinar ... e eu no sofá a pensar... e eis senão quando , um dia , arranco e faço tudo de uma assentada.

Quando digo de sofá, não é ver televisão. Em casa temos 3 televisões...mas deixei de ver.

Em alternativa , uso a net para me inspirar e arranjar ideias.

E esta provavelmente é a minha melhor recomendação/sugestão/conselho : Investiguem, façam pesquisa na net encontra-se tudo. Acreditem ou não, já usei documentos de investigação da Nasa, Teses de Doutoramento, "tecnologia" antiga arabe, indiana, etc, para aplicar nalguns projetos.

E qual o retorno ?

Bem o retorno é óbvio.... mas tenho vindo a descobrir que o maior retorno é outro:

Menor dependencia dos médias, da política, dos big brothers, dos comentários da treta
Maior involvimento da família e dos amigos.
Uma visão muito mais positiva do mundo.
E um desafio constante em melhorar, fazer melhor, inventar e resolver problemas.

Assim já percebem a minha desilusão relativamente a este projeto de Autoconsumo elétrico.

Dasss....se esta cambada me deixasse meter a mão na massa :D

Bem a conversa já vai alta e o post longo, vou passar à sala do lado onde o jantar já está servido...
..."dizem-me" que é:
Sopa de Alho francês e legumes variados(dos nossos), Bifes de frango(dos nossos) , Batata frita (das nossas) , Cogumelos Sitake (dos nossos), Salada (das nossas) , ice tea (do nosso), Cerveja (das minhas) , maça, pera e melão (dos nossos) e lá mais prá noite um cheirinho de licor de amora (do nosso).

Bom fds
Engraçado, consigo rever-me atravez das tuas palavras...
Afinal não sou só eu a pensar e tentar executar 1001 coisas ao mesmo tempo...
Tenho é falta de tempo, mas tirando os meloes e fabricar paineis tenho passado por isso tudo, inclusive o licor :D
Gostei
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
full.solar
Membro
Membro

@visitante1: Tenho é falta de tempo, mas tirando os meloes e fabricar paineis tenho passado por isso tudo, inclusive o licor

No licor ainda estou a dar os primeiros passos.

Como todos, fiz durante anos a típica aguardente com amoras, ginjas, cerejas , etc.
Depois resolvi começar a fazer licor. E aí existem muitos métodos.
Com água, com vinho, com açucar branco, com açucar de cana, mascavado, fervido junto, separado, etc,etc
As proporções tb variam , assim como o ponto de pérola do açucar.

Reconheço que gosto do licor quando se deixa de sentir o alcool e ainda não se nota o açucar (senão é xarope ).
E é assim que o tenho tentado produzir.

O de amora é o que tem ficado melhor... este ano vou experimentar pêssego e e pêra.

Enfim, nada melhor do que um licorzinho, no final de um dia de bricolage
e como o pessoal da cerveja diz : Boas fermentações ! :)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Sem duvida impressionante!
Muitas das pessoas, com muito menos, já se tinham dito como "super dotados"! :)

Já só falta arranjar a solução para poder-se deslocar mais eficientemente numa viatura eléctrica. Também por aqui pode recolher informação para o ajudar nesse grande passo.

Continuação de bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
full.solar
Membro
Membro

Jorge Rocha Escreveu:Sem duvida impressionante!
Já só falta arranjar a solução para poder-se deslocar mais eficientemente numa viatura eléctrica. Também por aqui pode recolher informação para o ajudar nesse grande passo.

Continuação de bom trabalho!
Caro Jorge , não está esquecido, não está esquecido :)
Esse é mais um dos projectos que está no pipe.

Há alguns anos , comecei a investigar as opções, para converter um carro a gasolina para eletrico.
Nessa altura não havia carros eletricos há venda, nem as baterias de lithio tinham preços "aceitaveis".

Vi que motores é que estavam disponveis...e claro nos EUA a oferta era grande. Depois descobri alguns em UK...mas com menos potencia.

Analisei quais os modelos de carros que melhor se adaptavam e/ou já havia kits de adaptação para venda.

Vi que havia alguma necessidade de adptar a transmissão e a caixa das mudança....
e como não tenho nenhum conhecimento de mecância .... achei melhor parar um pouco para ver.

No entanto, pode dizer que tenho um carro reservado há alguns anos...para fazer a conversão :)
Trata-se de um Rover 414....que muito embora tenha tracção dianteira (e portanto de maior dificuldade de adaptação ) tem umas caracteristicas interressantes para a adaptação.
1) o carro é grande
2) o parte da frente , tem espaço suficiente para se encaixar um motor eletrico e fazer adaptações custom e tem espaço ainda para colocar baterias.
3) a bagageira é enorme e dá para colocar "muitas baterias".
4) a distribuição de pesos....retirando o motor e colocando baterias permitia colocar baterias para uma autonomia interessante.

Enfim...até pode ser o projecto do proximo verão .

Eu sei...que provavelmente hoje não faz sentido....só de pensar no processo de certificação da engenhoca, dá logo vontade de desistir.

Entrento, tb pensei em adaptar um Hybrido e colocar-lhe mais baterias.... sei que os entendidos não recomendam....mas hack por hack...e eu gosto é mesmo de fazer coisas.

Só tenho de encontrar um Hybrido a um preço razoavel.

Entretanto e para me ir habituando....tenho uma mini-motoquad eletrica ( não é a mais pequena , é uma média )
...é uma brincadeira eu sei ...mas serve para me deslocar para a horta.

Tem um motor de 800W, 48V e dá ..35Km , tem autonomia (max) para 60Km....mas claro nunca fiz mais de 10Km por carga.

...e claro , carrego as baterias com um dos meus paineis solares.

Portantus, portantus....já não falta tudo , a ver vamos :)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Bem me queria parecer que havia mais trunfos escondidos na manga! :)

Belas capacidades e bem desenvolvidas! O tempo é que não estica...
Tudo por um mundo mais limpo!

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

full.solar Escreveu:Entretanto e para me ir habituando....tenho uma mini-motoquad eletrica ( não é a mais pequena , é uma média )
Tem um motor de 800W, 48V e dá ..35Km , tem autonomia (max) para 60Km....mas claro nunca fiz mais de 10Km por carga.
Conta mais sobre essa mini-motoquad eletrica!
Estou muito interessado até porque já tentei procurar sobre moto-quatros elétricas e pouco ou nada encontrei :(
Importas-te do estrangeiro ou compraste por cá? Valores e homologação?

Não queres abrir um diário de bordo desse belo e raro modelo de veículo elétrico? :D Seria uma novidade pioneira por cá.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Autor do tópico
full.solar
Membro
Membro

t3lmo Escreveu:
full.solar Escreveu:Entretanto e para me ir habituando....tenho uma mini-motoquad eletrica ( não é a mais pequena , é uma média )
Conta mais sobre essa mini-motoquad eletrica!
Estou muito interessado até porque já tentei procurar sobre moto-quatros elétricas e pouco ou nada encontrei :(
Importas-te do estrangeiro ou compraste por cá? Valores e homologação?

Não queres abrir um diário de bordo desse belo e raro modelo de veículo elétrico? :D Seria uma novidade pioneira por cá.
Caro t3lmo, aqui fica mais alguma informação.

Tal como disse , não é uma verdadeira moto-quad é uma média...é mais para os miúdos.

Comprei-a num site francês... mas depois acabei por encomendá-la pelo ebay ( a long story ).
Serviço impeck.. 3 dias e a palete com ela foi entregue na minha terra.

Foi mesmo agora ver ao site ; e o modelo actual é este : http://tinyurl.com/nh2yksv
Muito embora a estrutura seja a mesma....mudaram completamente o motor... agora é 60V em vez de 48 e a potência passou de 800W para 2100W (Pico)
.. infelizmente o preço também aumentou ...eu comprei-a por 750Eur+165eur de portes.... e hoje como podem ver custa 1490Eur+portes

Mas julgo que este seja o motor certo para a estrutura e peso do passageiro (~200Kg )

Em termos de homologação.. sorry é mesmo só para a horta. :( Seria necessário haver um importador que a certificasse.

Responder

Voltar para “Apresentações”