Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 106 e-
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Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 106 e-
Peugeot 106 Electric de 1996
Fazer uma viagem principiante num carro eléctrico com 18 anos, pareceu-me algo simplesmente fantástico.
Começando pelas agradáveis diferenças:
* Não tem alavanca de mudanças, o que torna tudo muito mais simples e pratico, em todos os sentidos, até para quando não se fica com muito espaço para se sair pela porta do lado esquerdo, podendo sair pela do lado direito sem grande dificuldade, e vice versa.
*Os pedais são apenas dois, o do travão e o do acelerador.
O do acelerador quase que faz as duas funções (acelerar e desacelerar) pois quando a velocidade é superior a 30Km/h, ao se largar o pedal, seu poder regenerativo é tão forte que se equipara a uma travagem suave mas em curto espaço (podendo diminuir do 90 aos 30Km/h em apenas uns 100 metros). A velocidades inferiores a 30Km/h a regeneração é nula.
O travão também é muito eficiente (talvez por ainda estar como novo, por tão pouco uso devido à regenerativa).
*A aceleração, mesmo sendo um motor de apenas 11KWn(potencia nominal constante numa hora de trabalho), consegue surpreender muitos veículos com potencias próximas a 50CV. Verifica-se que está limitado à velocidade dos 90Km/h, que é mais do que suficiente, para as deslocações comuns.
A progressividade do acelerador (ao fim de umas dezenas de Kms) consegue-se gerir muito bem, assim como com a desaceleração (modo regenerativo), sendo muito tranquilo e suave, o seu andamento.
*A ausência do ruído do motor é colmatada pelo ruído de rolamento, dando a percepção da velocidade mas sem incomodar os ouvidos. Ouvir uma musica no rádio, mesmo que em baixo volume, é perfeitamente possível, e sem diminuir os barulhos externos, que nos ajudam a sentir a estrada.
*A colocação da marcha-a-trás, é carregar num botão que se encontra no painel em local intuitivo. Não se ouve barulho de mudança de transmissões, mas fica uma luz intermitente no painel de instrumentos, com a indicação do sentido inverso.
*Por ser um carro pequeno, e com muita visibilidade para todos os lados, fica-se com uma ideia de total controlo da viatura em pouco tempo de utilização.
*Existe uma buzina no lado direito (manipulo do limpa vidros) que serve para mostrar presença, e que surpreende com um "piar" os outros ocupantes da via publica. É muito divertido usa-la e ver a reacção das outras pessoas!
*O adaptador de ligação do carregamento do carro é especifico do grupo PSA do século passado, mas ainda assim me surpreende pela positiva por tão seguro que é, mesmo em dias de chuva (com muito bom isolamento), e pela forma como é fixo.
Ao liga-lo à corrente (tomada convencional domestica), seu indicador de conectividade com a energia é acender os piscas durante os primeiros 5 segundos. Que nos deixa tranquilos quanto ao inicio de carregamento.
*O indicador de carga, parece-me um contador de energia, ou comporta-se como tal, mas o mostrador é analógico (com um ponteiro) e vai dos zero aos cem por cento (0 aos 100%).
Em fase de descarga o ponteiro desce (em média) um por cento por cada quilometro percorrido (embora que perto dos 100% demore mais a baixar do que depois).
Na fase do carregamento a situação é inversa, e o ponteiro vai aumentando a percentagem na medida do carregamento acumulado.
*A autonomia, neste momento, fica-se por os 80Km e quanto mais seguidos forem com mais facilidade os faz. Ainda na semana passada fui de minha casa à zona industrial de Barrô Águeda (36Km para cada lado) e cheguei ainda com alguma capacidade disponível.
*Por cada carregamento de 16KWh percorre 80Km, sem grande controlo de velocidades. Perto dos 2,00€ por cada 100Km.
Agora os aspectos menos positivos:
*A bomba de óleo da direcção e dos travões fazer algum barulho, que se sobressai quando estamos parados.
*A regeneração termina aos 30Km/h, ficando ainda os restantes para usar as pastilhas de travão quando temos que parar.
*O facto do motor ser de corrente continua e ainda com escovas, a sua eficiência é inferior e as escovas têm de ser substituídas com alguma regularidade.
*Suas baterias, ainda de origem, são de NiCd, que facilmente ganham efeito de memoria, e que não são tão eficientes como umas de Lítio.
*A mala é um pouco mais pequena por ter metade do pack das baterias lá colocado (não se nota muito porque ficaram a baixo do nível da porta de trás, não sendo impeditivo de se baixar os bancos de trás e colocar um objecto de grandes dimensões)
*O aquecimento do habitáculo era feito com uma caldeira a gasolina que seu conjunto pesava mais de 20Kg (actualmente já retirado e substituído por um sistema termo-ventilado eléctrico, directamente ao pack das baterias).
*O carregador é de apenas 2,2KW, passando a 1KW quando atingindo os 90%, tornando assim um pouco lento um carregamento intermédio necessário.
*Carregamento completo de 80Km, em aproximadamente 10 horas de carga.
A sensação depois de se andar uns dias neste antigo carro eléctrico, ao passar para outro convencional a combustão (mesmo que muito recente), é a de que se andou no tempo para trás.
Algumas fotos:
Fazer uma viagem principiante num carro eléctrico com 18 anos, pareceu-me algo simplesmente fantástico.
Começando pelas agradáveis diferenças:
* Não tem alavanca de mudanças, o que torna tudo muito mais simples e pratico, em todos os sentidos, até para quando não se fica com muito espaço para se sair pela porta do lado esquerdo, podendo sair pela do lado direito sem grande dificuldade, e vice versa.
*Os pedais são apenas dois, o do travão e o do acelerador.
O do acelerador quase que faz as duas funções (acelerar e desacelerar) pois quando a velocidade é superior a 30Km/h, ao se largar o pedal, seu poder regenerativo é tão forte que se equipara a uma travagem suave mas em curto espaço (podendo diminuir do 90 aos 30Km/h em apenas uns 100 metros). A velocidades inferiores a 30Km/h a regeneração é nula.
O travão também é muito eficiente (talvez por ainda estar como novo, por tão pouco uso devido à regenerativa).
*A aceleração, mesmo sendo um motor de apenas 11KWn(potencia nominal constante numa hora de trabalho), consegue surpreender muitos veículos com potencias próximas a 50CV. Verifica-se que está limitado à velocidade dos 90Km/h, que é mais do que suficiente, para as deslocações comuns.
A progressividade do acelerador (ao fim de umas dezenas de Kms) consegue-se gerir muito bem, assim como com a desaceleração (modo regenerativo), sendo muito tranquilo e suave, o seu andamento.
*A ausência do ruído do motor é colmatada pelo ruído de rolamento, dando a percepção da velocidade mas sem incomodar os ouvidos. Ouvir uma musica no rádio, mesmo que em baixo volume, é perfeitamente possível, e sem diminuir os barulhos externos, que nos ajudam a sentir a estrada.
*A colocação da marcha-a-trás, é carregar num botão que se encontra no painel em local intuitivo. Não se ouve barulho de mudança de transmissões, mas fica uma luz intermitente no painel de instrumentos, com a indicação do sentido inverso.
*Por ser um carro pequeno, e com muita visibilidade para todos os lados, fica-se com uma ideia de total controlo da viatura em pouco tempo de utilização.
*Existe uma buzina no lado direito (manipulo do limpa vidros) que serve para mostrar presença, e que surpreende com um "piar" os outros ocupantes da via publica. É muito divertido usa-la e ver a reacção das outras pessoas!
*O adaptador de ligação do carregamento do carro é especifico do grupo PSA do século passado, mas ainda assim me surpreende pela positiva por tão seguro que é, mesmo em dias de chuva (com muito bom isolamento), e pela forma como é fixo.
Ao liga-lo à corrente (tomada convencional domestica), seu indicador de conectividade com a energia é acender os piscas durante os primeiros 5 segundos. Que nos deixa tranquilos quanto ao inicio de carregamento.
*O indicador de carga, parece-me um contador de energia, ou comporta-se como tal, mas o mostrador é analógico (com um ponteiro) e vai dos zero aos cem por cento (0 aos 100%).
Em fase de descarga o ponteiro desce (em média) um por cento por cada quilometro percorrido (embora que perto dos 100% demore mais a baixar do que depois).
Na fase do carregamento a situação é inversa, e o ponteiro vai aumentando a percentagem na medida do carregamento acumulado.
*A autonomia, neste momento, fica-se por os 80Km e quanto mais seguidos forem com mais facilidade os faz. Ainda na semana passada fui de minha casa à zona industrial de Barrô Águeda (36Km para cada lado) e cheguei ainda com alguma capacidade disponível.
*Por cada carregamento de 16KWh percorre 80Km, sem grande controlo de velocidades. Perto dos 2,00€ por cada 100Km.
Agora os aspectos menos positivos:
*A bomba de óleo da direcção e dos travões fazer algum barulho, que se sobressai quando estamos parados.
*A regeneração termina aos 30Km/h, ficando ainda os restantes para usar as pastilhas de travão quando temos que parar.
*O facto do motor ser de corrente continua e ainda com escovas, a sua eficiência é inferior e as escovas têm de ser substituídas com alguma regularidade.
*Suas baterias, ainda de origem, são de NiCd, que facilmente ganham efeito de memoria, e que não são tão eficientes como umas de Lítio.
*A mala é um pouco mais pequena por ter metade do pack das baterias lá colocado (não se nota muito porque ficaram a baixo do nível da porta de trás, não sendo impeditivo de se baixar os bancos de trás e colocar um objecto de grandes dimensões)
*O aquecimento do habitáculo era feito com uma caldeira a gasolina que seu conjunto pesava mais de 20Kg (actualmente já retirado e substituído por um sistema termo-ventilado eléctrico, directamente ao pack das baterias).
*O carregador é de apenas 2,2KW, passando a 1KW quando atingindo os 90%, tornando assim um pouco lento um carregamento intermédio necessário.
*Carregamento completo de 80Km, em aproximadamente 10 horas de carga.
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Magnífico exemplo... dá gosto ver relatos destes
Muito bom teste Jorge Rocha!

Muito bom teste Jorge Rocha!

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Esqueci-me de dizer que este carro foi adquirido por mim para o meu pai e minha madrasta, pessoas que rondam os 60 anos de experiências adquiridas, e deste modo se adaptaram muito bem.
Um deles, que já não conduzia à mais de 20 anos (desde 1992) está agora, passados dois meses de treinos diários, já capaz de se deslocar por sua própria condução, com toda a cautela necessária para evitar situações de risco.
Este facto deve-se essencialmente à inexistência de pedal de embraiagem e de alavanca de mudanças, onde tinha mais dificuldade em os gerir e controlar, e claro, ao facto de não ter o ruído do motor a atrofiar a concentração de um condutor principiante.
Mais uma vantagem para os eléctricos!
Um deles, que já não conduzia à mais de 20 anos (desde 1992) está agora, passados dois meses de treinos diários, já capaz de se deslocar por sua própria condução, com toda a cautela necessária para evitar situações de risco.
Este facto deve-se essencialmente à inexistência de pedal de embraiagem e de alavanca de mudanças, onde tinha mais dificuldade em os gerir e controlar, e claro, ao facto de não ter o ruído do motor a atrofiar a concentração de um condutor principiante.
Mais uma vantagem para os eléctricos!
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Esse Peugeot deve ter a mesma tecnologia do citroen saxo electrico, para percursos citadinos ainda é uma boa aposta,
Vais dar-lhe nova vida como tens tens feito a outras viaturas?
Vais dar-lhe nova vida como tens tens feito a outras viaturas?
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Jorge Rocha Escreveu:Esqueci-me de dizer que este carro foi adquirido por mim para o meu pai e minha madrasta, pessoas que rondam os 60 anos de experiências adquiridas, e deste modo se adaptaram muito bem.
Um deles, que já não conduzia à mais de 20 anos (desde 1992) está agora, passados dois meses de treinos diários, já capaz de se deslocar por sua própria condução, com toda a cautela necessária para evitar situações de risco.
Este facto deve-se essencialmente à inexistência de pedal de embraiagem e de alavanca de mudanças, onde tinha mais dificuldade em os gerir e controlar, e claro, ao facto de não ter o ruído do motor a atrofiar a concentração de um condutor principiante.
Mais uma vantagem para os eléctricos!
Só agora vi que era teu,
Parabéns pelo projecto

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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Finalmente um DB 
Espero que o gozes muito bem e que te (vos) dê muitas alegrias
Fiquei curioso pelo carregador ser de 2.2kW, o do saxo azul é de 3kW e este que tenho é de 3.2kw. Ambos reduzem para 1.5kW no final da carga.

Espero que o gozes muito bem e que te (vos) dê muitas alegrias

Fiquei curioso pelo carregador ser de 2.2kW, o do saxo azul é de 3kW e este que tenho é de 3.2kw. Ambos reduzem para 1.5kW no final da carga.
sergiomms
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Bem... isto não é um diário de bordo... ainda!sergiomms Escreveu:Finalmente um DB
Espero que o gozes muito bem e que te (vos) dê muitas alegrias
Fiquei curioso pelo carregador ser de 2.2kW, o do saxo azul é de 3kW e este que tenho é de 3.2kw. Ambos reduzem para 1.5kW no final da carga.

Penso que esse facto, do carregamento diminuído, se deva a uma indicação no painel de instrumentos, onde mostra ter algum problema nas baterias. Penso que só indo à marca (onde tenham equipamento para comunicação com este modelo) se podesse retirar esse erro, uma vez que as baterias já estão minimamente recuperadas. Só dessa forma o carregador disponibilizaria a corrente máxima. (não me incomoda muito por enquanto, mas sempre seria melhor, até para ajudar a limpar internamente as células, um pouco como acontece nos carregamentos rápidos onde se carrega a 150A)
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
A nova vida pode demorar ainda uns anos. Enquanto as baterias de origem oferecerem autonomias para usos diários da casa, mantêm-se no activo.labutess Escreveu:Esse Peugeot deve ter a mesma tecnologia do citroen saxo electrico, para percursos citadinos ainda é uma boa aposta,
Vais dar-lhe nova vida como tens tens feito a outras viaturas?
Mas sim, é suposto a colocação de LiFePO4 para 200Km de autonomia.
Se tivesse procura de baterias para sistemas fixos, utilizando estas baterias NiCd, poderia antecipar esse passo.
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Tens que comprar o hardware e instalar o programa num pc, et voilá!
sergiomms
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Mas onde?sergiomms Escreveu:Tens que comprar o hardware e instalar o programa num pc, et voilá!

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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
clica na palavra hardware.
Esse é um exemplo, podes comprar onde quiseres.
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sergiomms
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Muito obrigado!
Quando pensamos que estamos a dar, de repente estamos a receber!
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Obrigado Jorge por este testemunho.
O desafio foi lançado e obrigado por o aceitares... sempre gostei deste bichinho.
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Estive para importar um. Mas a falta de assistência cá e a minha ignorância na tecnologia fizeram-me recuar.
Parabéns Jorge!
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www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Confirmo o que disse o sergiomms, já converti um citroen saxo e o carregador passa dos 3 kw, deve haver algumas diferenças entre estes carros do mesmo grupo (PSA) Citroen e Peugeot, outra diferença é a regenerativa, no saxo não desactiva aos 30 kmh, fica sim mais fraca com o abrandar da velocidade, mas mesmo a 10 kmh ele regenera, em velocidade, o corte de velocidade inicia aos 90 kmh no ponteiro, tal como referes, em plano chega aos 96 kmh, e ai sim, corta mesmo a potência.
No restante concordo, é um carro muito agradável de conduzir, boas experiências e boa sorte com ele.
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Também já testei mas para quem está habituado a (e gosta de) VE's silenciosos, achei o barulho da bomba de óleo muito...
É como ter um rachador de lenha elétrico na frente do carro.
O barulho é assim:
Link
Tirando isso e o facto da travagem regenerativa ser ON-OFF e não dar para controlar com o pedal do travão antes de encostar as pastilhas como no Leaf é agradável de conduzir.
Mas isso pode ser só comigo que não gramo travagem regenerativa On-Off, de tal maneira que acabei por fazer a placa para usar um segundo punho para controlar a travagem nas motos com os controladores Kelly depois de conduzir umas motas com travagem regenerativa "Tudo ou Nada".
Os Citroen também têm direção hidráulica com uma bomba que trabalha continuamente?
É como ter um rachador de lenha elétrico na frente do carro.
O barulho é assim:
Link
Tirando isso e o facto da travagem regenerativa ser ON-OFF e não dar para controlar com o pedal do travão antes de encostar as pastilhas como no Leaf é agradável de conduzir.
Mas isso pode ser só comigo que não gramo travagem regenerativa On-Off, de tal maneira que acabei por fazer a placa para usar um segundo punho para controlar a travagem nas motos com os controladores Kelly depois de conduzir umas motas com travagem regenerativa "Tudo ou Nada".
Os Citroen também têm direção hidráulica com uma bomba que trabalha continuamente?
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Desculpa que te diga RJSC, agora essa doeu! Para a próxima não te cedo uma voltinha!
O rachador de lenha que mostra o teu video é realmente irritante, e no carro nem se nota em andamento.
Errado RJSC, tua falta de sensibilidade, ou por pouco tempo de condução, não te deixou perceber que podes regular a regeneração entre 0 e 100% com o pedal do acelerador.
Claro que retirando o pé do acelerador a regeneração é máxima. Mas o objectivo é ir retirando o pé, na medida que queremos a diminuição de velocidade. (já tinha referido que requer algumas dezenas de km para percebermos cada pequeno pormenor e efeito de funcionamento)
Em relação há regenerativa se prolongar mesmo abaixo dos 30Km/h, é provável que depois de lhe ser retirado o erro que mostra no painel (defeito de baterias), venha a regenerar até quase parado, conforme deveria de ser.
Se vier a comprar o hardware para a programação, possivelmente poderei aceder a estes parâmetros de retirar erros, velocidade mínima de regeneração, corrente de descarga e de regeneração, carregamento, etc. A ver vamos...
Obrigado a todos!

O rachador de lenha que mostra o teu video é realmente irritante, e no carro nem se nota em andamento.
Errado RJSC, tua falta de sensibilidade, ou por pouco tempo de condução, não te deixou perceber que podes regular a regeneração entre 0 e 100% com o pedal do acelerador.
Claro que retirando o pé do acelerador a regeneração é máxima. Mas o objectivo é ir retirando o pé, na medida que queremos a diminuição de velocidade. (já tinha referido que requer algumas dezenas de km para percebermos cada pequeno pormenor e efeito de funcionamento)
Em relação há regenerativa se prolongar mesmo abaixo dos 30Km/h, é provável que depois de lhe ser retirado o erro que mostra no painel (defeito de baterias), venha a regenerar até quase parado, conforme deveria de ser.
Se vier a comprar o hardware para a programação, possivelmente poderei aceder a estes parâmetros de retirar erros, velocidade mínima de regeneração, corrente de descarga e de regeneração, carregamento, etc. A ver vamos...
Obrigado a todos!
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Muito bom Jorge Rocha.
Parabéns!

Parabéns!
Se calhar já vou tarde para a fila, mas o caso merece e eu gostava de fazer o tira-teimas...Jorge Rocha Escreveu:Desculpa que te diga RJSC, agora essa doeu! Para a próxima não te cedo uma voltinha!![]()
O rachador de lenha que mostra o teu video é realmente irritante, e no carro nem se nota em andamento.
Errado RJSC, tua falta de sensibilidade, ou por pouco tempo de condução, não te deixou perceber que podes regular a regeneração entre 0 e 100% com o pedal do acelerador.



=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Concordo, não é diferente do sistema que se encontra no leaf, mitsubishi, e até na bmw c, a década e meia que os separa também conta, mas no geral não acho que seja diferente.Jorge Rocha Escreveu:Desculpa que te diga RJSC, agora essa doeu! Para a próxima não te cedo uma voltinha!![]()
O rachador de lenha que mostra o teu video é realmente irritante, e no carro nem se nota em andamento.
Errado RJSC, tua falta de sensibilidade, ou por pouco tempo de condução, não te deixou perceber que podes regular a regeneração entre 0 e 100% com o pedal do acelerador.
Claro que retirando o pé do acelerador a regeneração é máxima. Mas o objectivo é ir retirando o pé, na medida que queremos a diminuição de velocidade. (já tinha referido que requer algumas dezenas de km para percebermos cada pequeno pormenor e efeito de funcionamento)
O Lexia é um sw de diagnóstico, podes e dever apagar os erros e executar alguns diagnósticos, mas nada mais que isso, esta versão é pirata, tenho um amigo que é proprietário de uma oficina e tem a versão completa e actualizada, e pouco mais faz, esse tipo de configurações não está disponível nestes sw's.Jorge Rocha Escreveu:Em relação há regenerativa se prolongar mesmo abaixo dos 30Km/h, é provável que depois de lhe ser retirado o erro que mostra no painel (defeito de baterias), venha a regenerar até quase parado, conforme deveria de ser.
Se vier a comprar o hardware para a programação, possivelmente poderei aceder a estes parâmetros de retirar erros, velocidade mínima de regeneração, corrente de descarga e de regeneração, carregamento, etc. A ver vamos...
Obrigado a todos!
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10
Ok... Não era para ofender, mas foi porque achei que o pessoal que nunca viu não fazia ideia que tipo de barulho era.
Eu também não me passava pela cabeça que assim fosse e fiquei surpreendido quando ouvi a bomba de óleo porque contava que a direção fosse elétrica direta ou manual.
E realmente, eu não cheguei a fazer 2km com o carro para não andar desaparecido muito tempo.
Qualquer dia resolves isso como resolveste o aquecedor a gasolina
Eu também não me passava pela cabeça que assim fosse e fiquei surpreendido quando ouvi a bomba de óleo porque contava que a direção fosse elétrica direta ou manual.
E realmente, eu não cheguei a fazer 2km com o carro para não andar desaparecido muito tempo.
Qualquer dia resolves isso como resolveste o aquecedor a gasolina
