Prezados,
Preciso de ajuda, conclui um pequeno projeto pessoal de energia solar, e estou na fase de testes. Estou encontrando problemas para que o painel carregue uma bateria de 105Ah, quando faço a medição da tensão de saída do painel, ele sempre mostra a tensão da bateria e não a tensão que ele está gerando.
Exemplo: Painel gerando 14V, bateria com 11V de carga. Se eu medir a saída do no Jbox do painel, vai mostrar 11V e não 14V, quando eu desconecto a bateria da controladora de carga XANTREX C35, então a partir dai o painel mostra a tensão correta, 14V.
O que pode ser? Já que a função da controladora é justamente não permitir isso. A dias o painel gera acima de 12V, mas não carrega nada na bateira.
Agradeço a ajuda.
Abraão
Corrente Reversa
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: terça dez 30, 2014 10:56 am
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
Re: Corrente Reversa
Não sei se entendi bem a questão mas deve ser normal. Ao colocar uma carga no painel (a bateria), a tensão do mesmo baixa. No teu exemplo, provavelmente os "11V" que vês no painel são na verdade ligeiramente superiores aos "11V" que vês na bateria, o que é sufciente para fazer fluir corrente para carregar. Não podes avaliar a "capacidade para carregar" apenas medindo a tensão do painel em aberto (sem carga, ou seja, sem estar ligado a nada).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Concordo com o Njay.
Não deste qualquer informação sobre o painel, mas pelo que descreves, não deve ser potente.
A tensão em vazio também evidencia painel com poucas celulas em série. Um painel para carregares baterias de 12v, tem que ter uma tensão em vazio de 20-21V (36 celulas em série).
Não deste qualquer informação sobre o painel, mas pelo que descreves, não deve ser potente.
A tensão em vazio também evidencia painel com poucas celulas em série. Um painel para carregares baterias de 12v, tem que ter uma tensão em vazio de 20-21V (36 celulas em série).
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
E não esquecer que o painel é uma fonte de corrente, vai sempre adaptar a tensao em função da carga, neste caso a bateria.
Se a bateria estivesse com 5v era essa a tensao de saida do painel, embora a corrente esteja sempre no maximo possivel pelo painel nesse momento.
Se a bateria estivesse com 5v era essa a tensao de saida do painel, embora a corrente esteja sempre no maximo possivel pelo painel nesse momento.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: terça dez 30, 2014 10:56 am
Olá prezados,
Primeiramente quero agradecer pelas respostas, todas foram úteis e me ajudaram a entender melhor meu pequeno sistema de geração solar, ainda em teste.
Quando as características do SETUP, tenho 2 painéis de 36 células de 3x6 policristalinas, mas neste teste apenas 1 painel está ligado, talvez essa seja uma das razões da dificuldade de carregar a bateria, apenas um painel é muito pouco, vou tentar ligar os dois na semana que vem para avaliar melhor os resultados.
Esses dois painéis, eu mesmo construí, tenho planos de comprar dois painéis prontos de 145W, para ampliar este sistema, pretendo instalá-lo na igreja que frequento, por enquanto está em minha casa para teste e avaliação.
Abraços,
Abraão Moreira
Primeiramente quero agradecer pelas respostas, todas foram úteis e me ajudaram a entender melhor meu pequeno sistema de geração solar, ainda em teste.
Quando as características do SETUP, tenho 2 painéis de 36 células de 3x6 policristalinas, mas neste teste apenas 1 painel está ligado, talvez essa seja uma das razões da dificuldade de carregar a bateria, apenas um painel é muito pouco, vou tentar ligar os dois na semana que vem para avaliar melhor os resultados.
Esses dois painéis, eu mesmo construí, tenho planos de comprar dois painéis prontos de 145W, para ampliar este sistema, pretendo instalá-lo na igreja que frequento, por enquanto está em minha casa para teste e avaliação.
Abraços,
Abraão Moreira