Chopper eletrica- novo quadro homemade
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça jan 06, 2015 8:21 am
Chopper eletrica- novo quadro homemade
Pois é isso...
Tenho esta Chopper chinoca,mas não gosto lá muito do quadro!!!!
Vai daí, já tenho um novo desenho para lhe dar uma nova roupagem.Mãos massa em breve...
Tem um motor brushless 350w a 36v com baterias gel/cíclicas. Depois tem que levar um upgrade!
Tenho esta Chopper chinoca,mas não gosto lá muito do quadro!!!!
Vai daí, já tenho um novo desenho para lhe dar uma nova roupagem.Mãos massa em breve...
Tem um motor brushless 350w a 36v com baterias gel/cíclicas. Depois tem que levar um upgrade!
- Anexos
-
- DSC_0153.jpg (163.15 KiB) Visto 8352 vezes
-
- screenshot20141018115624.png (785.39 KiB) Visto 8352 vezes
-
- Membro Silver
- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Re: Chopper eletrica- novo quadro homemade
Boas.
Se pintares o quadro de preto e retirares os guarda lamas, ficas com um desenho idêntico ao que pretendes. E já ficas com muito serviço adiantado.
Se fosse eu era o que fazia. Depois só trocava as baterias por lifepo4 pois ficam mais baratas que gel, e eventualmente o controlador dependendo do que aí tens.
Outra coisa, onde pensas por as baterias no teu projecto?
Se pintares o quadro de preto e retirares os guarda lamas, ficas com um desenho idêntico ao que pretendes. E já ficas com muito serviço adiantado.
Se fosse eu era o que fazia. Depois só trocava as baterias por lifepo4 pois ficam mais baratas que gel, e eventualmente o controlador dependendo do que aí tens.
-
Autor do tópico - Membro
Obrigado Nunio,pela tua opinião.Nunio Escreveu:Boas.
Pelo desenho parece não haver assim grande diferença, mas na realidade acredito que ficara com outro estilo.Tem pormenores que fazem a diferença.
As baterias ficam numas malas que já tenho,uma de cada lado da roda traseira.
LifePo4 ficará para daqui a mais uns anos,ou outra melhor que existir na altura,porque de momento só posso utilizar a Chopper dois dias por mês, e não justifica o investimento,comparativamente a gel cíclicas.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Vou só dar a minha experiencia de gel vs lifepo4.
Aliás foram 2 experiências com gel:
1) Na scooter elétrica com gel, o preço das baterias gel vs kms totais feitos, posso dizer que me ficou mais caro o gel que se tivesse feitos os mesmos kms no meu carro a gasolina.
2) Na minha bike anterior tinha as baterias lifepo que guardei para a bike actual, mas quando a vendi o comprador quis levar a bike com baterias.
Escolheu e pagou as baterias à parte e escolheu gel.
Eu com as lifepo4 conseguia fazer 3 idas e 3 vindas para o trabalho com uma carga.
Quando levei a bike ao comprador já com gel instalado fiquei com a sensação que não conseguia chegar ao trabalho 1 vez sequer.
1) Na scooter elétrica com gel, o preço das baterias gel vs kms totais feitos, posso dizer que me ficou mais caro o gel que se tivesse feitos os mesmos kms no meu carro a gasolina.
2) Na minha bike anterior tinha as baterias lifepo que guardei para a bike actual, mas quando a vendi o comprador quis levar a bike com baterias.
Eu com as lifepo4 conseguia fazer 3 idas e 3 vindas para o trabalho com uma carga.
Quando levei a bike ao comprador já com gel instalado fiquei com a sensação que não conseguia chegar ao trabalho 1 vez sequer.
-
Autor do tópico - Membro
Não tenho duvida nenhuma,que no teu caso que andas todos os dias,nem colocava a questão... era logo as LifePo4 de cabeça.Nunio Escreveu:Vou só dar a minha experiencia de gel vs lifepo4.
Nota que eu só posso utilizar dois dias por mês, pifando as baterias ao fim de uns anos por falta de uso!!!!! As de gel,igual que como maximo em dois anos também vão à vida,mas o investimento é cerca de 7/8 vezes inferior.
Só passarei a outra química,caso as de gel não consigam descarga aceitável .Vou para umas CS3 já para atenuar na medida do possível esse problema
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Olá, Muitos parabéns pelo projecto!
Relativamente ao investimento ser 7/8 vezes para umas Lítio, não sei onde compra as baterias de Chumbo Gel tão baratas, ou não sei onde compra as de Lítio tão caras??? Para mim a diferença costuma-me dar para 3 vezes mais elevado o preço inicial para o Lítio, mas 20 vezes maior beneficio a longo prazo. Já foram umas dezenas de pack feitos, todos com lítio, por verificar que o Chumbo fica muito mais caro a médio e longo prazo.
Mas claro, inicialmente fica mais barato com o Chumbo.
Força com isso! Ainda quero ver essa viatura a andar! O desenho está porreiro!
Relativamente ao investimento ser 7/8 vezes para umas Lítio, não sei onde compra as baterias de Chumbo Gel tão baratas, ou não sei onde compra as de Lítio tão caras??? Para mim a diferença costuma-me dar para 3 vezes mais elevado o preço inicial para o Lítio, mas 20 vezes maior beneficio a longo prazo. Já foram umas dezenas de pack feitos, todos com lítio, por verificar que o Chumbo fica muito mais caro a médio e longo prazo.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
O desenho está porreiro, força nisso!
-
Autor do tópico - Membro
Obrigado JorgeJorge Rocha Escreveu:Olá, Muitos parabéns pelo projecto!
Realmente estiquei-me um pouco nas 7vezes,mas 5 fica,pelo menos onde tenho procurado( Ev-power)
Existe um conjunto com aparência igual as de chumbo a 106.80$×3.Depois mais o carregador e não sei se precisa de bms.
Eu não percebo nada desta área, apenas pelo que tenho lido,e a minha única duvida prende-se com a rentabilidade do dinheiro investido para a minha situação específica.
Jorge,na tua opinião achas que é bem empregue o dinheiro de umas Lítio,quando apenas utilizo a bicicleta dois dias por mês?
Pelo que sei duram 5. anos em media.Nesse período de tempo farei 3000km.Gastar como mínimo 350/400 euros para tão pouca utilização?
Consigo cíclicas AGM a 20€ 12v/12ah e umas CSB alta descarga por 27€ em Espanha.
Carregador já tenho,bms,ligações... nada disso é preciso,coisa que não sei ao certo se sou capacitado para o fazer.
Sei perfeitamente que o rendimento entre ambas as químicas é muito diferente e é só aí que reside as minhas dúvidas!!!
Se tiver a certeza que o chumbo dá conta do recado,mesmo sem exigir grandes acelerações nem subidas,é uma coisa!Caso contrário terei mesmo que ir para as de lítio.
Mas li por aqui ,um user que tem chumbo e esta bem contente com o resultado em 3 anos.
Isto é vuma grande confusão para quem não sabe e não quer meter a pata na poça!!!!!!!
-
- Membro Platinium
Se quer a minha opinião, eu não gastaria recursos a este já tão esgotado planeta, se não fosse para os usar muito. Fazer 50Km/mês num veiculo,divididos em 2 dias (25Km/dia), acho muito fácil fazê-los sem qualquer ajuda eléctrica.
Passa por aqui, na minha rua, um senhor que fará todos os dias por volta de 30Km (mínimos) na sua bicicleta. Já tem mais de 70 anos, e está reformado. Um certo dia que teve um furo aqui próximo e lhe dei apoio, ele pergunta-me se valeria a pena passar a andar de bicicleta eléctrica, e eu disse-lhe que enquanto ele pudesse ir andando com suas próprias pernas, deveria continuar, mesmo que devagar que ande (já não precisa de apanhar o comboio...).
Eu troquei um carro a combustão por uma scooter eléctrica, está a fazer 3,5 anos. Desde então tenho feito a minha vida toda (mais de 95% das deslocações) nestes veículos ecológicos e poupadinhos. A primeira scooter eléctrica já tem perto de 60.000Km. As baterias ainda hoje impressionam pela sua capacidade e autonomia, é a viatura de serviço, pau para toda a obra. Espero que assim possa continuar, sem problemas dar, por mais uma dezena de anos. Assim se rentabiliza!
Passa por aqui, na minha rua, um senhor que fará todos os dias por volta de 30Km (mínimos) na sua bicicleta. Já tem mais de 70 anos, e está reformado. Um certo dia que teve um furo aqui próximo e lhe dei apoio, ele pergunta-me se valeria a pena passar a andar de bicicleta eléctrica, e eu disse-lhe que enquanto ele pudesse ir andando com suas próprias pernas, deveria continuar, mesmo que devagar que ande (já não precisa de apanhar o comboio...).
Eu troquei um carro a combustão por uma scooter eléctrica, está a fazer 3,5 anos. Desde então tenho feito a minha vida toda (mais de 95% das deslocações) nestes veículos ecológicos e poupadinhos. A primeira scooter eléctrica já tem perto de 60.000Km. As baterias ainda hoje impressionam pela sua capacidade e autonomia, é a viatura de serviço, pau para toda a obra. Espero que assim possa continuar, sem problemas dar, por mais uma dezena de anos. Assim se rentabiliza!
-
Autor do tópico - Membro
Só estou em Portugal(casa) dois dias por mês. Tenho problemas graves de coluna,não podendo caminhar mais que meia hora seguida nem posso pedalar enérgicamente.Jorge Rocha Escreveu:Se quer a minha opinião, eu não gastaria recursos a este já tão esgotado planeta, se não fosse para os usar muito. Fazer 50Km/mês num veiculo,divididos em 2 dias (25Km/dia), acho muito fácil fazê-los sem qualquer ajuda eléctrica.
São as minhas limitações, infelizmente!!!
No entanto gosto de bicicletas Chopper e custom,e electrificando é uma saída para que possa usufruir delas.Pouco tempo é certo,mas é o que tenho...
-
- Membro Platinium
Se tem problemas de coluna, será mais um argumento a pesar para não andar numa bicicleta que nada está destinada à boa ergonomia.
Opte por equipar essa sua chopper de modo a que fique mais confortável, que tenha amortecedores à frente e a trás. Se este seu projecto também agradar algum amigo ou familiar, e que se possa juntar a si nesse projecto, seria optimo.
Repartindo as despesas e o trabalho, poderia assim, a bicicleta eléctrica ficar disponível para si, nesses dois dias do mês, e nos restantes dias, para o outro parceiro do projecto.
Força com isso, mas pense em si, e no futuro do planeta!
Um bom trabalho!
Opte por equipar essa sua chopper de modo a que fique mais confortável, que tenha amortecedores à frente e a trás. Se este seu projecto também agradar algum amigo ou familiar, e que se possa juntar a si nesse projecto, seria optimo.
Repartindo as despesas e o trabalho, poderia assim, a bicicleta eléctrica ficar disponível para si, nesses dois dias do mês, e nos restantes dias, para o outro parceiro do projecto.
Um bom trabalho!
-
Autor do tópico - Membro
Obrigado pelas sugestões. É uma questão a considerar,realmente!Jorge Rocha Escreveu:Se tem problemas de coluna, será mais um argumento a pesar para não andar numa bicicleta que nada está destinada à boa ergonomia.
Um bom trabalho!