Porque morrem as baterias li-ion? e como as melhorar?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Porque morrem as baterias li-ion? e como as melhorar?
deixo aqui um video em inglês de 2013, um bocado longo, mal filmado e bastante técnico, mas que considero muito importante para quem procura um veículo eléctrico.
com um bocadinho de paciência vê se bem, fala claro das baterias de LI-ION, das causas da sua degradação, quais as melhores químicas e como melhora-las.
e já agora era interessante fazer-se, com base nas informações do video (talvez por alguém mais entendido no assunto, que eu perco-me um bocado no meio de toda aquela informação), uma avaliação das diferentes químicas disponíveis nos actuais veículos
cá vai: https://www.youtube.com/watch?v=pxP0Cu0 ... forScience
com um bocadinho de paciência vê se bem, fala claro das baterias de LI-ION, das causas da sua degradação, quais as melhores químicas e como melhora-las.
e já agora era interessante fazer-se, com base nas informações do video (talvez por alguém mais entendido no assunto, que eu perco-me um bocado no meio de toda aquela informação), uma avaliação das diferentes químicas disponíveis nos actuais veículos
cá vai: https://www.youtube.com/watch?v=pxP0Cu0 ... forScience
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
Mohandas Karamchand Gandhi
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Re: Porque morrem as baterias li-ion? e como as melhorar?
Boa partilha 


Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Encontrei este artigo sobre os cuidados a ter com as baterias de lítio
http://media3.ev-tv.me/Carecells_portuguese.pdf
http://media3.ev-tv.me/Carecells_portuguese.pdf
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Porque morrem as baterias li-ion? e como as melhorar?
e para quem quiser um resumo está aqui:http://batteryuniversity.com/learn/arti ... ion_to_die
esqueci-me de dizer que explica claramente porque que é que as baterias do leaf estão com problemas, e porque é que as do tesla não....
esqueci-me de dizer que explica claramente porque que é que as baterias do leaf estão com problemas, e porque é que as do tesla não....
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- Membro Silver
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Re: Porque morrem as baterias li-ion? e como as melhorar?
Post muito bom, é pena o pessoal não ter aderido muito..
Na minha Vectrix com baterias li-ion tenho feito o esforço para manter o pack entre os 40% e 80%.. e 1a vez por semana deixo carregar totalmente, mas a saber que vou usar a Vectrix logo de seguida..
Carregamentos o mais lento possível e ao fresco..
Estacionamento sempre a sombra..
Na minha Vectrix com baterias li-ion tenho feito o esforço para manter o pack entre os 40% e 80%.. e 1a vez por semana deixo carregar totalmente, mas a saber que vou usar a Vectrix logo de seguida..
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- Moderador
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Re: Porque morrem as baterias li-ion? e como as melhorar?
E embora não o mencione, também explica porque as do Ampera/Volt (NMC - Lithium Nickel Manganese Cobalt Oxide) praticamente não apresentam degradação. Juntando a esta química o excelente sistema de gestão de temperatura que mantém a bateria entre os 20 e os 32 graus temos um conjunto com muitos anos de vida.Edu_Rod Escreveu:e para quem quiser um resumo está aqui:http://batteryuniversity.com/learn/arti ... ion_to_die
esqueci-me de dizer que explica claramente porque que é que as baterias do leaf estão com problemas, e porque é que as do tesla não....

Edit, vi agora o vídeo todo e recomendo. Obrigado por partilhares.
Opel Ampera
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- Membro Silver
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Re: Porque morrem as baterias li-ion? e como as melhorar?
Outro aspecto interessante é a questão da temperatura... As baterias só pela temperatura só perdem 10% ao fim de 500ciclos, mas se estiver uma temperatura muito alta + tensões acima de 4.10V, as baterias morrem muito mais depressa.. No verão secalhar convêm não deixar o VE carregar ao máximo..
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- Membro Silver
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Re: Porque morrem as baterias li-ion? e como as melhorar?
Nestas químicas além dos necessários dimensionamentos, protecção e gestão térmica, os sistemas de gestão de baterias (BMS) têm a responsabilidade de implementar as estratégias adequadas para maximizar o tempo vida útil do pack de baterias, como genericamente é feito nos automóveis (em maior ou menor medida).
Noutro tipo de produtos mais baratos continuam a constatar-se factos como:
1. O desligar do carregador por tensão alta de células Li-Ion aos 4,3V
2. Alimentação de electrónica de parte do pack s/ qualquer implementação de balanceamentos
3. Alimentação de electrónica que acaba por descarregar excessivamente o pack de baterias por falta de cargas regulares por parte do utilizador
4. Consumos excessivos em descarga aquecem o pack para lá daquilo que é razoável particularmente na estação mais quente
Noutro tipo de produtos mais baratos continuam a constatar-se factos como:
1. O desligar do carregador por tensão alta de células Li-Ion aos 4,3V
2. Alimentação de electrónica de parte do pack s/ qualquer implementação de balanceamentos
3. Alimentação de electrónica que acaba por descarregar excessivamente o pack de baterias por falta de cargas regulares por parte do utilizador
4. Consumos excessivos em descarga aquecem o pack para lá daquilo que é razoável particularmente na estação mais quente
