Uma duvida sobre o autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
pauloramo
Membro
Membro
Registado: quinta abr 09, 2015 11:34 am

Uma duvida sobre o autoconsumo

Mensagem por pauloramo »

Bom dia ao Forum

Os kits de autoconsumo que se encontram á venda, na sua forma mais simples são ligados á instalação eletrica da habitação numa tomada.
Eletricamente a carga da habitação fica ligada a duas fontes de energia ligadas em paralelo: a energia comercial e a energia dos paineis fotovoltaicos.
Assim sendo, como se explica que o consumo da habitação recaia prioritariamente sobre a energia produzida pelos painéis e se for necessário na energia comercial ?
Um abraço.
:shock:

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Uma duvida sobre o autoconsumo

Mensagem por CrOhN »

A electricidade tende a percorrer o caminho mais curto (entenda-se, com menos resistencia).

Autor do tópico
pauloramo
Membro
Membro

Mensagem por pauloramo »

Obrigado CrOhN
Mas é essa a unica explicação ?

Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm

Mensagem por Alves10 »

Boas pauloramo, de uma maneira simplista é como o Crohn diz, o inversor injecta a electricidade na rede com um truque, a sua energia tem a tensão ligeiramente mais alta que a da rede, e assim a sua energia é gasta primeiro. Para que se perceba melhor eu faço uma analogia com um sistema de agua, imagina a tua canalização de agua de casa como se fosse a tua rede eléctrica e pensa no efeito que teria se ligasses uma bomba de agua a essa canalização. Se a pressão á saida da bomba de agua for superior á da canalização vais estar a injectar agua na tua rede de aguas de casa. Quando abres uma torneira ou ligares um equipamento á tua rede electrica, tanto a agua como a electricidade vai para onde houver menos resistência.

PS: espero que a minha humilde explicação tenha ajudado.

Autor do tópico
pauloramo
Membro
Membro

Mensagem por pauloramo »

Obrigado pela explicação Alves10.
Ainda gostaria de ouvir uma explicação técnica, mas não encontro.
Acredita que ainda estou céptico desde que o vendedor me disse que, a carga "puxa mais facilmente esta energia".
Nós portugueses deviamos ser mais sérios nas vendas, até porque nunca se sabe quem está do outro lado a comparar.

Cumprimentos

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

A explicação técnica já foi de certa forma no 2º post, tudo tem a ver com a impedância da rede, por um lado temos a linha da rede eléctrica, por outro temos a produção ligada a essa mesma linha. Como a rede tem uma impedância muito baixa acaba por absorver qualquer energia produzida por um inversor, a energia consumida na residência será então prioritariamente a vinda do inversor porque como foi dito o caminho é mais curto e consequentemente menos impedância até ao consumo.
Os inversores não sobem a tensão para poderem injetar, se fixarmos a tensão de um inversor num valor mais baixo que a rede este continua a fornecer á mesma potencia. O que poderá fazer com que a tensão no inversor suba e até mesmo chegar ao ponto de o fazer desligar por ter atingido o patamar de tensão maxima de proteção é precisamente a má qualidade dos cabos/linha, ou cabos de baixa secção.
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Alves10
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Alves10 »

pauloramo Escreveu:Obrigado pela explicação Alves10.
Ainda gostaria de ouvir uma explicação técnica, mas não encontro.
Acredita que ainda estou céptico desde que o vendedor me disse que, a carga "puxa mais facilmente esta energia".
Nós portugueses devia-mos ser mais sérios nas vendas, até porque nunca se sabe quem está do outro lado a comparar.

Cumprimentos
Mas não precisas ficar céptico é mesmo assim, o inversor "força" a entrada de energia na rede eléctrica da tua casa e assim consegue escoar toda a energia que vem dos painéis solares. Se as tuas cargas não conseguirem gastar toda esta energia ela passa pelo teu contador e vai ser gasta em casa de um vizinho teu. Mais uma vez recorro a uma analogia, desta vez o corpo humano, o inversor é como uma seringa que dá uma injecção numa veia do aparelho circulatório, a pressão exercida na seringa força a entrada do liquido na rede sanguínea.

PS:A explicação mais técnica que procuras é difícil de ser entendida por pessoas com pouca formação em electrónica, daí as minhas analogias, parto do principio que não deves entender muito de fontes comutadas, e circuitos comparadores de tensão que fazem a modulação de impulso para injectar a energia na rede.

Alves10
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Alves10 »

O visitante1 permite-me discordar de si, se o inversor não faz subir a tensão porque sobe ela nas linhas de fraca qualidade ou que têm uma impedância maior? se o inversor não subir a tensão em relação á rede ou (forçar) a forma de onda através da modulação de impulso deformando a sinuosidade a energia não fluía para a rede. Lanço um desafio a quem tenha um sistema destes a funcionar, meça a tensão com o inversor ligado e depois com ele desligado, assim tiramos as duvidas.

Ps: esta é a minha ideia, mas admito que posso estar errado, mas duvido.

Patriota
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm

Mensagem por Patriota »

O inversor, como qualquer alternador, só fornece energia à rede se subir a tensão.
Quanto menor for a secção das linhas, maior terá de ser a tensão à saída do gerador.
Pura lei de ohm

Autor do tópico
pauloramo
Membro
Membro

Mensagem por pauloramo »

Obrigado a todos pelo V. esclarecimentos. Estou convencido!
Agora, mais dificil:
sendo apenas para consumo interno, portanto sem venda, um kit de 500w é suficiente para o meu caso. Linhas mestras para a escolha de painéis e inversor?
Obrigado mais uma vez.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”