As mutações do amendoim

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

As mutações do amendoim

Mensagem por Tó Miguel »

as mutações do amendoim

o amendoim, mais do que os outras oleaginosas tropicais, contribuiu para as mutações do mercado ao longo dos últimos vinte anos. numa produção mundial de perto de 36 mt de amendoins não descascados em 2004, a áfrica subsariana apenas produziu pouco mais de um quarto. o comércio internacional dos produtos derivados do amendoim permanece muito limitado em relação à produção geralmente assegurada pelos pequenos produtores no quadro da produção de produtos alimentares. o óleo e os bagaços foram objecto de severa concorrência pelas oleaginosas dos países temperados, como a soja, a colza e o girassol. o óleo de amendoim permanece um óleo caro apesar do seu preço ter caído para cerca de 1000$us a tonelada no mercado mundial.
o futuro comercial desta leguminosa encontra-se, segundo os peritos, na exportação de amendoins como aperitivos. o que pressupõe que os transformadores se adaptem às normas da ue em matéria rastreabilidade e de contaminação pela aflatoxina, um bolor tóxico. assim, o senegal que tinha optado por exportar a quase totalidade do seu óleo de amendoim e importar óleos mais baratos, vira-se agora para o amendoim aperitivo, apostando na qualidade valorizada por uma marca "qualidade senegal". esta nova orientação foi acompanhada por estudos de novos mercados, quer para a exportação, quer ao nível do mercado local e regional.

http://spore.cta.int/spore125/esporo75_feature.html
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”