Scooter 50 ou 125 (equivante eléctrica/híbrida)

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm

Mensagem por rcardoso »

Viva!

Estou a pensar em minimizar os custos com os meus trajectos diários para o trabalho, substituindo o meio de locomoção actual, uma Peugeot 307 SW (c/ 7 lugares, o que a torna mais pesada), por uma scooter eléctrica ou híbrida, a adquirir.
De há uns dias para cá, desde que comecei a padecer da febre dos VEs, tenho andado a ler posts, a ver classificados, a conhecer relatos de experiências e de opiniões. Mas continuo com dúvidas, pelo que as venho colocar a quem tem mais experiência que eu, que no meu caso é mesmo nenhuma!... Nunca conduzi sequer uma scooter ou moto. O mais aproximado a isso foi mesmo uma bicicleta... :oops:
No meu trajecto de e para o trabalho, faço cerca de 20 km diários, com estradas desde vias rápidas (com alternativas, embora mais à volta) até estradas de monte com alguns buracos, sem esquecer uma ponte romana com pedras aos altos e baixos... Além disso, nuns bons 400/500 metros, a inclinação é tão acentuada e com curvas tão apertadas, que até a minha 307 SW de 110 cv, chega a precisar de uma 2ª para subir!
Nas condições que referi no parágrafo anterior, o que me aconselham a adquirir?

1) Uma scooter eléctrica equivalente às de 50cc é suficiente, ou preciso de uma de 125cc? Qual o mínimo de Watts para me conseguir desenrascar?
2) Uma eléctrica ou uma híbrida? Se for uma híbrida, para fazer o trajecto essencialmente em modo 100% eléctrico, qual o mínimo para o motor e bateria?
3) Em Guimarães ou arredores, há membros que se disponibilizem para testar esse percurso nas suas scooters eléctricas, para que eu possa aferir pela experiência concreta do percurso, que tipo de VE necessito adquirir? Ou então stands que aluguem scooters eléctricas, para eu fazer um test-drive?
4) Em Guimarães ou arredores, há profissionais (mecânicos e electricistas) com experiência neste tipo de veículos?
5) Gostei destas scooters (ver http://www.custojusto.pt/braga/motos/sc ... a-16460433 e a híbrida http://www.custojusto.pt/coimbra/motos/ ... --16769592 ). O que acham da sua fiabilidade?

Agradeço a todos a atenção e ajuda, desde já.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Re: Scooter 50 ou 125 (equivante eléctrica/híbrida)

Mensagem por rnlcarlov »

Se escolher uma equivalente a 50cc (matrícula amarela) nunca poderá circular nas vias rápidas. Só as com matrícula branca podem circular nessas vias. Logo dentro da gama das Govecs, teria de ser a 2.4 em vez da 1.4

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Antes de mais bem vindo ao NE e boas leituras.

Parabéns por teres sido mordido pelo bicho dos VE's. A tua vida nunca mais será a mesma! :lol:

Se só fazes 20 kms diários, não terás grande problema com os VE's no que respeita a autonomia.
No entanto se tens uma subida que um CI só faz em 2ª velocidade, isso será >15% de inclinação. Para esse declive é importante teres POTÊNCIA!
1-Assim eu nunca te aconselharia algo com menos de 7kw. Mínimo dos mínimos. Se possível mais que isso.
2- ELÉCTRICA!!! Híbrida é engano. Acredita em mim. Além disso com motor de 1kw, na zona de Guimarães???
3- A WATT está em Fafe, a dois passos de ti. É bom para visitares e tirares dúvidas. É um dos patrocinadores do NE.
4- WATT, em Fafe. Utilizador Jorge Rocha em Aveiro.
5- As Govecs são de qualidade. Mas penso que terão pouca potência para a subida que falas. A outra nem comento porque desconheço. Mas deve ser chinesa, com todos os problemas que se conhecem de fiabilidade e de qualidade de construção.
Eu sou suspeito mas aconselharia uma Vectrix :D. É do melhor que podes comprar no que respeita à qualidade/preço no mundo das 2 rodas VE.
Mas por vezes surgem outras oportunidades.
Queres um conselho? Arranja forma de ir a Albergaria-a-velha no dia 25 de Julho:

https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 22&t=19130

Aí terás muita gente com muita experiência em VE's. Poderás ver vários VE's de 2 e 4 rodas, experimentar alguns, tirar dúvidas.
E ter uma melhor ideia do que será bom para ti.
Já agora um último conselho. Já diz o povo "O barato por vezes sai caro".

Abraço eléctrico!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Obrigado, sugarstorm.

Estive a ver as ofertas na Watt, em novas scooters, e o máximo que vi foi uma "WATT 6000", de 6000 watts de potência nominal. Era a este tipo de dado que te referias quando falaste em 7 kw mínimos? Assim, torna-se difícil pelo preço de aquisição, e nem estava na potência desejada... :(

Redes Sociais

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am

Mensagem por cuttysark76 »

Actualmente, a minha Govecs 1.4 consegue subir comigo subidas com 20% de inclinação!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

cuttysark76, pelo que li no teu DB, estás bastante contente com a experiência na tua Govecs 1.4, principalmente depois que levou o motor novo. Isso significa que é possível aumentar a potência em qualquer 1.4?

Ainda assim, deixou-me um pouco preocupado a assistência técnica, pois levou várias semanas até o problema ficar resolvido. Daí eu ter perguntado inicialmente se havia assistência na zona de Guimarães...

Ainda a tens à venda nos classificados? Pelo menos não vi o tópico como encerrado.

Redes Sociais

luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Mensagem por luismoura »

Ao ler este tópico reparo que tem as mesmas duvidas/experiência que eu tinha.
Eu faço 40km todos os dias para o trabalho e também nunca tinha andado de mota/scooter. Se calhar o melhor é mesmo experimentar...coisa que eu não fiz :D
No meu caso comprei a scooter mesmo sem a experimentar! Tinha bastante medo/receio no inicio, pois a scooter e um pouco pesada para o meu "físico"...então para fazer as rotundas...agora passado 3 meses e cerca de 3500km a história e outra...mas mesmo assim opto por uma condução o mais defensiva possível...
No meu caso optei por uma scooter "chinesa" usada, sabendo dos riscos que corria...e até agora tem corrido bem...
De qualquer forma não desista da ideia, eu passado 3 meses já estou convertido! :D

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Olá bem vindo

Eu vivo na Madeira e aqui temos subidas brutais .
Com 20 % de inclinação e mais .

Tenho uma scooter presonalizada com um motor de 9000 W e ando perfeitamente com 2 pessoas.

Testa todas as scooter que puder para ver qual a que se adapta melhor ao seu precurso

:-)
Live long and prosper!

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Agradeço todas as respostas. Vou ter tudo isso em conta.
Neste momento, estou mais inclinado para procurar uma usada da marca Govecs ou Bereco, com algo como 3 a 4 kW. A Vectrix ou alguma scooter mais potente, não parece ser para a minha bolsa... :(
Fui lendo alguns DBs, com outras marcas e modelos, mas parecem-me traduzirem-se em maior quantidade de problemas ao longo do tempo, ou seja, serem menos fiáveis.
Marcas "económicas", tirando as duas que já indiquei, aconselham mais alguma?
Enquanto isso, vou pesquisando diariamente em classificados.

Redes Sociais

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

A sugestão do Sugarstorm é a ideal! Uma ida ao encontro em Albergaria-A-Velha ajudará a dissipar muitas dúvidas! O Jorge Rocha tem uma Govecs 2.4 ++ (motociclo) vitaminada que trepa paredes! Nada como ver e experimentar!
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Sim, cuttysark76, estou bem tentado a ir.

Redes Sociais

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

rcardoso Escreveu:Sim, cuttysark76, estou bem tentado a ir.
Uma nota importante. Caso avances para a compra da Govecs de Braga, eu tenho o software necessário para que possas aferir o estado do Pack de Baterias. Se deres uma vista de olhos nos DB do Karamelo e no meu percebes. Necessitas de um portátil e um adaptador rs232/usb. Eu também comprei a minha moto em Braga a esse mesmo vendedor. Voltei de Braga totalmente às escuras sem saber o que tinha comprado! Felizmente tudo correu bem. Consegui activar a garantia que é procedimento simples, basta registar no site da Govecs e enviar os documentos da moto digitalizados. A garantia não abrange o pack de baterias!

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

cuttysark76 Escreveu:
rcardoso Escreveu:Sim, cuttysark76, estou bem tentado a ir.
Uma nota importante. Caso avances para a compra da Govecs de Braga, eu tenho o software necessário para que possas aferir o estado do Pack de Baterias. Se deres uma vista de olhos nos DB do Karamelo e no meu percebes. Necessitas de um portátil e um adaptador rs232/usb. Eu também comprei a minha moto em Braga a esse mesmo vendedor. Voltei de Braga totalmente às escuras sem saber o que tinha comprado! Felizmente tudo correu bem. Consegui activar a garantia que é procedimento simples, basta registar no site da Govecs e enviar os documentos da moto digitalizados. A garantia não abrange o pack de baterias!
Já não estou inclinado para comprar essa Govecs de Braga, por não ter potência suficiente (pelo que li até agora) para as subidas mesmo muito acentuadas que enfrento diariamente. A do cuttysark76 inicialmente tinha o mesmo problema em subidas, pelo que li no seu DB, embora tenha melhorado com o novo motor. Mas não é frequente podermos levar a marca a trocar de motores, por isso é melhor esquecer a 1.4.

Redes Sociais

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

rcardoso,

Por favor não faças uma compra mal feita. Não penses por baixo.
Contacta alguém como o Jorge Rocha/FuelFreeMotos/Watt/Barrocas/MVS que poderá ajudar-te numa solução com potência suficiente para venceres essa subida.
O Mariano, na Madeira, também começou com uma pouco potente e teve problemas. Necessitou de vitaminar a sua moto para que ela ande nas subidas madeirenses.
Mais uma vez aconselho-te a pensares bem, a experimentares, a subires a famosa subida com um VE, verificar se o motor não aquece, se o controlador não rebenta. Lembra-te que se é para fazer todos os dias, é bom que aguente isso sem porblemas.
E se pensas que podes comprar algo a preço da uva mijona, desengana-te. Por vezes aparecem "bons negócios" que acabam por ficar muito mais caros num futuro muito próximo.
O que não faltam aí são motos de 2ª mão a bom preço, Vectrix espanholas por exemplo, que depois se revelam um grande problema.
Normalmente quando alguém vende um VE a muito baixo preço existe uma razão para isso.
Conclusão (e já é a 2ª vez que digo isto): mais vale gastar mais um pouco e sobredimensionar a compra, do que comprar por baixo, no limite, a preços convidativos, e depois ficar com um pisa-papéis de 200 kgs em casa.
Boa sorte.

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

sugarstorm Escreveu:rcardoso,

Por favor não faças uma compra mal feita. Não penses por baixo.
Contacta alguém como o Jorge Rocha/FuelFreeMotos/Watt/Barrocas/MVS que poderá ajudar-te numa solução com potência suficiente para venceres essa subida.
Boa sorte.
Contactei o Jorge Rocha agora mesmo, por MP, pois creio que o anúncio http://www.scooters-eletricas.com/anunc ... o-de-2009/ é dele. Aguardo resposta.

O membro Watt tem algo a ver com a empresa Watt de Fafe, que referiu antes? Pode ser útil ter essa assistência relativamente perto...

Redes Sociais

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Tudo depende do orçamento. Qual é o orçamento?
6000 ou 7000€?
Vectrix Nimh da ffm
Govecs 3.4
Vortex 6000W
novas

4000€/5000€
Govecs 2.4+ ou 2.4++ do Jorge Rocha

3000/4000€
Usadas de qualquer marca e modelo. Procurar os melhores vendedores.

Até 3000€, caso a caso. Os ciclomotores novos ficam neste intervalo e podem ser boa opção. Vectrix VX2, E-Max, etc.
Usadas até 3000€, esquecer motociclos eléctricos tipo Vectrix.

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

cuttysark76 Escreveu:Bem, não poderia ter sido mais honesto na ajuda da compra da moto....
Adiante, tudo depende do orçamento. Qual é o orçamento?
3000€
Agradeço a honestidade e frontalidade com que todos têm colocado os conselhos.

O problema é mesmo a carteira... :( Quando me interessei pelos VEs, estava convencido que qualquer usada daria para o gasto, até começar a ler os V/ comentários e os DBs. Se pensava em comprar algo até 1500€, agora creio que me poderei esticar até aos 2000/2500€. Mas custa-me dizer que mais que isso, infelizmente, me levará a desistir dos VEs por agora. :cry:

Não me posso esquecer que existem outras despesas associadas: legalização, capacete, casaco, luvas, impermeável, afinações/reparações necessárias (que ocorrem normalmente quando se adquire algo usado...). Ora, para ultrapassar os valores que referi, já teria de pensar em vender a minha carrinha a diesel, mas isso é algo que não posso fazer, por necessidade de transporte da família...

Redes Sociais

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Peço desculpa, estava a responder com o Tapatalk e perdeu-se parte do texto e editei-o mal... Eu estou na mesma situação. Preciso de um motociclo e tenho o mesmo orçamento.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

rcardoso Escreveu:Contactei o Jorge Rocha agora mesmo, por MP, pois creio que o anúncio http://www.scooters-eletricas.com/anunc ... o-de-2009/ é dele. Aguardo resposta.

O membro Watt tem algo a ver com a empresa Watt de Fafe, que referiu antes? Pode ser útil ter essa assistência relativamente perto...
Sim, tenho essa Bereco EVO, mas não é minha. O seu dono comprou um VE maior e deixou-me a EVO para eu a vender, fazendo os melhoramentos necessários para que ninguém fique mal servido.

O Nios26 é quem tem a WATT em Fafe, e muito provavelmente não terá dificuldade nenhuma em dar a assistência a qualquer VE. Temos sempre a ajuda uns dos outros, para solucionar da melhor forma qualquer problema.

É verdade, mesmo que alguma distancia nos separe, entre profissionais, sempre podemos contar uns com os outros. Penso que estamos no bom caminho para levar este "navio" da mobilidade a bom "porto".

Penso que seremos em toda a Europa o país com mais desenvolvimentos feitos nesta mobilidade eléctrica das duas rodas, dividindo por numero de habitantes.
Tudo por um mundo mais limpo!

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

rcardoso Escreveu:
cuttysark76 Escreveu:Bem, não poderia ter sido mais honesto na ajuda da compra da moto....
Agradeço a honestidade e frontalidade com que todos têm colocado os conselhos.

O problema é mesmo a carteira... :( Quando me interessei pelos VEs, estava convencido que qualquer usada daria para o gasto, até começar a ler os V/ comentários e os DBs. Se pensava em comprar algo até 1500€, agora creio que me poderei esticar até aos 2000/2500€. Mas custa-me dizer que mais que isso, infelizmente, me levará a desistir dos VEs por agora. :cry:
Boas rcardoso,

Desculpem lá a minha honestidade e frontalidade, mas começo a ficar farto de malta que compra lixo, trata mal as motos, e depois vem dizer mal dos VE's. Que são caros, que não são fiáveis (e eu que fiquei ontem sem moto :D), que não têm autonomia. Enfim...

Isso da carteira é muito relativo. Podes esticar-te até aos 2500€. Errado. Não estás a fazer bem as contas. Com um VE nas mão poupas facilmente 50 a 100€ por mês de gasóleo na tua 307. Estás a esquecer esse facto. E ISSO é o que me irrita. As pessoas todas só pensam no que gastam no momento da compra e não no TCO (TOTAL COST of OWNERSHIP). Os VE's são mais caros inicialmente, mas depois, quanto mais se anda, mais se poupa. Num futuro próximo o VE passa a ser mais barato que o CI.
Ora se fizeres um empréstimo para a compra da moto (mesmo com os juros), podes pegar na mensalidade que ia para a GALP/SHELL/BP, e pagar rapidamente o teu VE. Por exemplo, pedes 2000€ emprestado, ficas a pagar 100€ por mês durante 2 anos, e já tens 4500€ para investir na compra do VE. Durante esses 2 anos, o €€€ que ia para as gasolineiras, passa a ir para o banco/financeira. Isto se não tiveres mesmo hipótese de fazer o investimento.

Com 4500€ já tens um leque de VE's muito mais potente/confortável/maior autonomia/maior arrumação/maior segurança.
Fico feliz por já teres contactado o Jorge Rocha. Fala com ele que, de certeza, conseguirás chegar a uma solução que seja a melhor para o teu caso concreto.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”