Estou a pensar em minimizar os custos com os meus trajectos diários para o trabalho, substituindo o meio de locomoção actual, uma Peugeot 307 SW (c/ 7 lugares, o que a torna mais pesada), por uma scooter eléctrica ou híbrida, a adquirir.
De há uns dias para cá, desde que comecei a padecer da febre dos VEs, tenho andado a ler posts, a ver classificados, a conhecer relatos de experiências e de opiniões. Mas continuo com dúvidas, pelo que as venho colocar a quem tem mais experiência que eu, que no meu caso é mesmo nenhuma!... Nunca conduzi sequer uma scooter ou moto. O mais aproximado a isso foi mesmo uma bicicleta...

No meu trajecto de e para o trabalho, faço cerca de 20 km diários, com estradas desde vias rápidas (com alternativas, embora mais à volta) até estradas de monte com alguns buracos, sem esquecer uma ponte romana com pedras aos altos e baixos... Além disso, nuns bons 400/500 metros, a inclinação é tão acentuada e com curvas tão apertadas, que até a minha 307 SW de 110 cv, chega a precisar de uma 2ª para subir!
Nas condições que referi no parágrafo anterior, o que me aconselham a adquirir?
1) Uma scooter eléctrica equivalente às de 50cc é suficiente, ou preciso de uma de 125cc? Qual o mínimo de Watts para me conseguir desenrascar?
2) Uma eléctrica ou uma híbrida? Se for uma híbrida, para fazer o trajecto essencialmente em modo 100% eléctrico, qual o mínimo para o motor e bateria?
3) Em Guimarães ou arredores, há membros que se disponibilizem para testar esse percurso nas suas scooters eléctricas, para que eu possa aferir pela experiência concreta do percurso, que tipo de VE necessito adquirir? Ou então stands que aluguem scooters eléctricas, para eu fazer um test-drive?
4) Em Guimarães ou arredores, há profissionais (mecânicos e electricistas) com experiência neste tipo de veículos?
5) Gostei destas scooters (ver http://www.custojusto.pt/braga/motos/sc ... a-16460433 e a híbrida http://www.custojusto.pt/coimbra/motos/ ... --16769592 ). O que acham da sua fiabilidade?
Agradeço a todos a atenção e ajuda, desde já.