duvida contador de excedente

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 06, 2015 12:27 pm

duvida contador de excedente

Mensagem por apph »

Boa noite a todos. Há um ano investi numa microprodução de 5,17 KVA e já há algum tempo andava a pensar em investir num kit de autoconsumo. de forma a ter uma ideia de consumos, adquiri um hub medidor de consumos e tinha valores instantaneos minimos entre 400 a 500w. Então pensei em colocar 3 paineis, um virado a sul, outro a sudeste e outro a sudueste e assim baixo um pouco a producao nas horas de pico e aumento um pouco nas horas de producao, de forma a minimizar ao maximo o risco de injecao na rede. O meu contador era bidirecional Sagem cx2000-4clk, sendo assim julgava que alguma injecao que houvesse na rede nao a pagava, embora a estivesse a oferecer à edp. Mas após uma pesquisa pela net e feitas várias medições, constatei que o contador Sagem cx2000-4clk contava o excedente a dobrar e então, de acordo com o site da edp reclamei para que adequassem o contador à situação, pois este estava a contar o excesso de produção. Na visita ao local de empresa externa à EDP, não queriam mudar o contador, pois segundo eles deveria pedir uma aferição ao contador e não era com eles. Depois com um bocado de letra ao tecnico que foi lá (que não percebia patavina do assunto), com a desculpa que a hora não estava certa colocaram a meu pedido o Janz Ecostar c240r2 v04.02.0, que eram o que tinham lá e que segundo dados tirados da net, este resolveria o problema. Mas após a mudança constatei que quando está o autoconsumo a produzir aparece o simbolo de saída de energia e também pisca a luzinha, quer quando a produção é superior ao consumo, quer quando a produção é inferior ao consumo. É normal? Não estará também a ser facturado o excedente?

Ja vi pela net que quem tenha micro-produção nao pode ter autoconsumo. Mas a verdade é que tenho uma micro de 5,17kw, ao abrigo da lei anterior e fiz a comunicacao previa para os 0,75kw e foi aceite.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por MRider »

A informação que a EEM me forneceu é que o contador para e não conta a energia excedida.
O meu é um janz laranja
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois... convinha saber isso, aqueles tipos não brincam em serviço... :|
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 06, 2015 12:27 pm

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por apph »

Se efectivamente conta ainda não consegui comprovar, pois tem que ser tipo num fim de semana (1 ou 2 dias) que não esteja em casa. Durante a semana não é facil comprovar pois os consumos não sao constantes (forno, placa, passar a ferro, etc) Tenho as medições de dois dias de fim de semana que não estive em casa com o anterior contador. Agora com o novo contador tenho que fazer igual de forma a comparar. Depois vou dando noticias, mas se entretanto alguem já passou por esta situação agradecia.


Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 06, 2015 12:27 pm

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por apph »

MRider Escreveu:A informação que a EEM me forneceu é que o contador para e não conta a energia excedida.
O meu é um janz laranja
Mas, quando tem excedente a luzinha pisca? E o modelo do contador é igual ao meu?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por MRider »

apph Escreveu:
MRider Escreveu:A informação que a EEM me forneceu é que o contador para e não conta a energia excedida.
O meu é um janz laranja
Mas, quando tem excedente a luzinha pisca? E o modelo do contador é igual ao meu?
Eu ainda não tenho inversor de rede ainda .

Assim que confirme por favor partilhe aqui .
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por sousacastro »

Eu tenho um contador igual ao seu e também sou da zona de Vila Real tenho um painel de 240 w com um inversor da Involar para autoconsumo desde o inicio do ano e o contador para qd a produção é maior que o consumo. Se quiser posso mostrar para ver se tem o mesmo comportamento que o seu.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por sousacastro »

400/500 w de consumo constante? Eu tenho qd não está a funcionar a arca e frigorifico cerca de 50w o que é que voce tem sempre ligado para gastar tanto?
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO


Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 06, 2015 12:27 pm

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por apph »

sousacastro Escreveu:Eu tenho um contador igual ao seu e também sou da zona de Vila Real tenho um painel de 240 w com um inversor da Involar para autoconsumo desde o inicio do ano e o contador para qd a produção é maior que o consumo. Se quiser posso mostrar para ver se tem o mesmo comportamento que o seu.
Mas para de piscar? É que o meu pisca igual. De que zona é?


Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 06, 2015 12:27 pm

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por apph »

sousacastro Escreveu:400/500 w de consumo constante? Eu tenho qd não está a funcionar a arca e frigorifico cerca de 50w o que é que voce tem sempre ligado para gastar tanto?
Basicamente tenho 1 frig, 2 combinados, 1 arca, central de alarme, camara que serve de video porteiro para ver nas tv's, standby de 2 tv led, box de tv, router de internet e hub de registo de producoes do autoconsumo e da microproducao. Nao sei se me esta a escapar mais alguma coisa.


Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 06, 2015 12:27 pm

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por apph »

apph Escreveu:
sousacastro Escreveu:Eu tenho um contador igual ao seu e também sou da zona de Vila Real tenho um painel de 240 w com um inversor da Involar para autoconsumo desde o inicio do ano e o contador para qd a produção é maior que o consumo. Se quiser posso mostrar para ver se tem o mesmo comportamento que o seu.
Mas para de piscar? É que o meu pisca igual. De que zona é?
A minha duvida é essa. É que na realidade tb pisca, so nao sei se o contador pisca porque passa corrente e que na contagem instantanea faça a diferenca entre a energia de entrada e de saida e quando a de saida seja superior a de entrada, simplesmente pisque mas nao conte.

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por sousacastro »

apph Escreveu:
sousacastro Escreveu:400/500 w de consumo constante? Eu tenho qd não está a funcionar a arca e frigorifico cerca de 50w o que é que voce tem sempre ligado para gastar tanto?
Basicamente tenho 1 frig, 2 combinados, 1 arca, central de alarme, camara que serve de video porteiro para ver nas tv's, standby de 2 tv led, box de tv, router de internet e hub de registo de producoes do autoconsumo e da microproducao. Nao sei se me esta a escapar mais alguma coisa.
Pois sendo assim acredito mesmo que gaste premanentemente entre 400/500w, pensei que realmente era muito mas tem vários aparelhos sempre ligados e a produção para autoconsumo é uma mais valia pois vai poupar na conta da eletricidade no final do mes.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por CrOhN »

Mesmo com isso tudo, eu acho que 400/500W constantes é demais. Eu também tenho muita coisa, e o consumo, estando os frigirificos desligados, não passa dos 160W.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por mcarneiro »

Boas,


isto já está respondido em outro topico, mas eu volto responder, o contador em causa , o janz c240 não conta a energia injectada na rede , dá apenas a indicação de passagem de energia em sentido inverso, esta informação foi-me fornecida pela Janz , que por sinal é uma empresa Portuguesa , é só telefonarem para lá ou mandarem um mail ,que eles escalrecem tudo.

utilizem os contactos do departamento comercial :

Departamento Comercial
[email protected]
Tel: +351 218 311 390



Helena Grasina
Comercial
[email protected]
Tel: +351 218 311 392


Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 06, 2015 12:27 pm

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por apph »

mcarneiro Escreveu:Boas,


isto já está respondido em outro topico, mas eu volto responder, o contador em causa , o janz c240 não conta a energia injectada na rede , dá apenas a indicação de passagem de energia em sentido inverso, esta informação foi-me fornecida pela Janz , que por sinal é uma empresa Portuguesa , é só telefonarem para lá ou mandarem um mail ,que eles escalrecem tudo.

utilizem os contactos do departamento comercial :

Departamento Comercial
[email protected]
Tel: +351 218 311 390



Helena Grasina
Comercial
[email protected]
Tel: +351 218 311 392
Obrigado. Mas apenas uma questao. Aparece o sinal de electrecidade em sentido inverso mas o led pisca na mesma, certo?


Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 06, 2015 12:27 pm

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por apph »

CrOhN Escreveu:Mesmo com isso tudo, eu acho que 400/500W constantes é demais. Eu também tenho muita coisa, e o consumo, estando os frigirificos desligados, não passa dos 160W.
Obrigado pelo alerta mas é assim. O medidor engage efergy oscila entre 360 e os 460, consoante arranca um ou outro frig ou arca ou combinado. Tambem pode nao ser bem real, devido ao chamado factor de potencia, nao percebendo muito do assunto.


Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 06, 2015 12:27 pm

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por apph »

mcarneiro Escreveu:Boas,


isto já está respondido em outro topico, mas eu volto responder, o contador em causa , o janz c240 não conta a energia injectada na rede , dá apenas a indicação de passagem de energia em sentido inverso, esta informação foi-me fornecida pela Janz , que por sinal é uma empresa Portuguesa , é só telefonarem para lá ou mandarem um mail ,que eles escalrecem tudo.

utilizem os contactos do departamento comercial :

Departamento Comercial
[email protected]
Tel: +351 218 311 390



Helena Grasina
Comercial
[email protected]
Tel: +351 218 311 392

Contactei com a Janz e eis a minha pergunta e resposta deles.

Bom dia. Instalei um kit de 3 paineis fotovoltaicos para autoconsumo. O meu contador era bidirecional Sagem cx2000-4clk, sendo assim julgava que alguma injecao que houvesse na rede nao a pagava, embora a estivesse a oferecer à edp. Mas após uma pesquisa pela net e feitas várias medições, constatei que o contador Sagem cx2000-4clk contava o excedente a dobrar e então, de acordo com o site da edp reclamei para que adequassem o contador à situação, pois este estava a contar o excesso de produção. Na visita ao local de empresa externa à EDP, que não queriam mudar o contador, pois segundo eles deveria pedir uma aferição ao contador e não era com eles. Depois com um bocado de insistencia minha e com a desculpa que a hora não estava certa colocaram a meu pedido o Janz Ecostar c240r2 v04.02.0, que eram o que tinham lá e que segundo informacoes retiradas da net, este resolveria o meu problema. Mas após a mudança constatei que quando está o autoconsumo a produzir aparece o simbolo de saída de energia e também pisca a luzinha, quer quando a produção é superior ao consumo, quer quando a produção é inferior ao consumo. É normal? Não estará também a ser facturado o excedente? Nao deveria apenas piscar quando a producao nao é suficiente para o consumo?

Olá, muito bom dia!

Caro André Helena,

Pelo presente acusamos a recepção do seu email que mereceu a nossa melhor atenção.

De acordo com a nova legislação em vigor (DL 153/2014) não é obrigado a declarar instalações de autoconsumo se for até 200W, conforme escalão a seguir apresentado:

i) até 200 W – não há necessidade de comunicação prévia nem instalação de telecontagem;
(ii) entre 200 W e 1.500 W (sem venda) – sujeito a mera comunicação previa e sem instalação de telecontagem;
(iii) entre 200 W e 1.500 W (com venda) – sujeito a registo prévio, certificado exploração e instalação de telecontagem;
(iv) acima de 1500 W – sujeito a registo prévio, certificado exploração e instalação de telecontagem.


Acredito que no seu caso seja uma instalação tipo ii) pelo que sujeita a mera comunicação.

Para além do portal da DGEG deve ir ao site da EDP para proceder à informação de que já instalou produção para Autoconsumo ou utilizar a linha 808100100 (julgo que foi o que fez).

Se o tratamento que teve não foi o adequado deve reportar o mesmo à EDP Distribuição, já que é de todo o interesse da EDP adaptar as situações/instalações à nova realidade.

No caso concreto que nos apresenta o contador Janz C240 é uma boa opção, já que apesar de ser um contador bidireccional está parametrizado apenas para registar consumos (assim o contador detecta efectivamente que está a ser colocada energia na rede mas não a está a contabilizar e não irá interferir com o valor que tiver a pagar face ao seus consumos).

Esperamos ter esclarecidos as suas dúvidas e sem outro assunto apresentamos os nossos melhores cumprimentos,


JoCole
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 30, 2015 12:42 pm

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por JoCole »

apph Escreveu:
sousacastro Escreveu:400/500 w de consumo constante? Eu tenho qd não está a funcionar a arca e frigorifico cerca de 50w o que é que voce tem sempre ligado para gastar tanto?
Basicamente tenho 1 frig, 2 combinados, 1 arca, central de alarme, camara que serve de video porteiro para ver nas tv's, standby de 2 tv led, box de tv, router de internet e hub de registo de producoes do autoconsumo e da microproducao. Nao sei se me esta a escapar mais alguma coisa.
Eu tenho praticamente o mesmo sempre ligado e ao longo do dia registo várias vezes consumos de apenas 50W
AQS Vulcano
2x250W Gintech + APS YC500 + Owl intuition PV


Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 06, 2015 12:27 pm

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por apph »

JoCole Escreveu:
apph Escreveu:
sousacastro Escreveu:400/500 w de consumo constante? Eu tenho qd não está a funcionar a arca e frigorifico cerca de 50w o que é que voce tem sempre ligado para gastar tanto?
Basicamente tenho 1 frig, 2 combinados, 1 arca, central de alarme, camara que serve de video porteiro para ver nas tv's, standby de 2 tv led, box de tv, router de internet e hub de registo de producoes do autoconsumo e da microproducao. Nao sei se me esta a escapar mais alguma coisa.
Eu tenho praticamente o mesmo sempre ligado e ao longo do dia registo várias vezes consumos de apenas 50W
Com isso tudo ligado e a gastar apenas 50w nem pense em autoconsumo.


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por borllock »

Eu gostava de saber é como tem isso tudo e tem consumos de 50w, só se for por uns breves instantes quando o frigorifico, combinados e arca se desligam, mas para isso tinham de se desligar todos ao mesmo tempo, o que não me parece! E já nem falo no resto dos aparelhos...

Responder

Voltar para “Autoconsumo”