Não sei qual a marca dos painéis, mas o inversor incial era um SunnyBoy.
À partida tínhamos um handicap, que é o prédio que se vê na foto, que esconde o sol nas últimas horas da tarde, o que sabíamos que ia atrasar o ROI.
Mas depois disso ainda tivemos mais alguns azares, como a casa que foi contruída posteriormente, que está a sul dos paíneis, que com o seu sitema AQS em cima faz mais alguma sombra nos painéis, particularmente no inverso.
No ano passado tivemos uma valente chatice, que foi que o nosso inversou ficou danificado quando houve uma tempestade valente em Outubro. A companhia de seguros fugiu com o cú à seringa, apesar de termos o sistema incluído no seguro da casa, alegando que não havia provas de como tinha sido danos da tempestade a estragar o inversor (apesar de na mesma tempestade ter ficado com a BOX da zon frita, bem como um dos circuitos da TV). Lá gastei mais uma pipa de massa num inversor novo, um Kaco, que decididamente me pôs ainda mais longe do ROI. O lado positivo é que desde que temos o novo inversor, parece que a produção aumentou. Obtivemos recordes de produção em vários meses deste ano, comparativamente a períodos iguais de anos anteriores.
Enquanto a tarifa bonificada compensar vamos mantendo o sistema. Se a certa altura o preço de venda for miserável, então talvez pense em torná-lo para autoconsumo utilizando baterias.

