Oleo Usado.. apenas com filtragem??

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

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husky
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Oleo Usado.. apenas com filtragem??

Mensagem por husky »

alguem já experimentou filtrar oleo usado apenas e meter no carro? será que há problema por não levar os outros aditivos??

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orbis
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Mensagem por orbis »

quais aditivos?


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husky
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Mensagem por husky »

etanol...etc..

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orbis
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Mensagem por orbis »

?????????
mas quem mete isso num carro a diesel???


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husky
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Mensagem por husky »

ja vi pessoal a por mas nao me meto nisso...
afinal o que fizem à pergunta inicial???

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orbis
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Mensagem por orbis »

já que ninguém se chega. vou respondendo. no meu carro não meto disso, só óleo novo e em baixas percentagens, porque a reparação das bombas injectoras é cara.
parece que é necessário no óleo usado além da filtragem, neutralizar a acidez e expulsar a água que eventualmente tenha absorvido, pelo que se deve elevar a temperatura do óleo a mais de 100ºc para a expulsar.
confesso que não percebo como o óleo de fritar pode ter água se a fritura é feita a temperaturas de 180ºc ou mais e a água ferve a 100ºc e uma das finalidades da fritura é expulsar a água dos alimentos...mas enfim, quem souber que explique...porque é isto que eu sei.


Fry
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Mensagem por Fry »

o problema é que na lavagem das fritadeiras há sempre alguma água que se vai misturar no oleo
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husky
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Mensagem por husky »

ja começo a perceber ...

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Jorge Santos
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Mensagem por Jorge Santos »

oleoso husky,
já tenho metido ov usado apenas com filtragem simples (apesar de isso não ser o recomendado). a agua normalmente é muito pouca e nota-se bem, fica no fundo, logo não se introduz esse bocado, e se for algum bocadito paciência, há por aí bombas de combustível que metem muito mais e sem o nosso consentimento!
o que recomendo, com base na minha pequena experiência com ov usado (ainda só "fritei" 100lts), é utilizá-lo misturado meio por meio com o novo. utilizando 1 lt de usado é como colocar 2 lts de novo, ou seja duplica-te ficticiamente a % de oleo da mistura, isto em relacção ao comportamento da viatura, o que torna o arranque inicial mais dificil, de resto é igual!

saudações oleosas
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Mensagem por husky »

quantas vezes filtras-te e qual foi o metedo de filtragem??


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

a agua normalmente é muito pouca e nota-se bem, fica no fundo
de acordo, se deixares o oleo repousar o tempo suficiente.


Fry
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Mensagem por Fry »

e lava-lo antes de filtrar???? não seria boa ideia?????? eu lavo sempre
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ORION
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ov

Mensagem por ORION »

ola pessoal!

tenho acompanhado o forum nova energia com todo o interese, no entanto é a 1ª ves que participo.

tenho um ford orion 1.6d de 1984 com mais de um milhao de km. ( foi taxi ) e já usa ov usado ai à uns 8 meses, mas nunca me preocopei muito com precentagens, às vezes tem mais olio que gasolio e pega sempre bem, nos dias mais frios treme um bocado mas é tudo uma questao de o dexar aquecer mais dois minutos ou tres com o pé a calcar ligeiramente o acelerador que isso passa. no entanto ja tive uma má esperiencia com uma nissan vanette 2.0

um abraço

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resposta ao huski

Mensagem por ORION »

eu filtro o ov apenas uma vez em papel de cozinha absorvente e penso que resulta pois não fica lixo nenhum e olha que ele quando vem dos restaurantes vem bem sujinho,depois é só deixar o olio repousar 2 dias e ~evitar que aquela parte branca vá para o deposito.

o ford orion nunca se queixou.


Fry
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Mensagem por Fry »

no entanto ja tive uma má esperiencia com uma nissan vanette 2.0
ola benvindo conta lá que te aconteceu para que outros possam aprender.
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Mensagem por husky »

bem 1 milhão de km é obra .... tu apenas filtras o oleo usado com o papel do rolo de cozinha e dps metes no deposito???
ou adicionas + alguma coisa??
como é que o lavas?

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Jorge Santos
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Mensagem por Jorge Santos »

husky,
as minhas filtragens são simples, passo-o apenas uma vez por um funil de adega, que tem uma malha de rede até mais apertada que as malhas de rede dos funis próprios para combustível. isto para dentro dum depósito com torneira, e quando estiver assente no fundo do depósito muito "lixo", deito essa parte fora.
boas,
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Mensagem por husky »

simples e rapido... mas nao agitas com po de talco e as outras "m*rdas"... neste momento tou a fazer como a minha avó fazia depois de ordinhar as vacas...um paninho e funil...já tá... mas convem ser por varias vezes...


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ovusado

Mensagem por ORION »

ola boa tarde (é pena estar quase a chover)

é verdade, apenas filtro com papel de cozinha e mais nada, primeiro comecei com uma bomba ligada á bateria e um filtro de gasolina que entupiu pouco tempo depois e como tinha que estar sempre a comprar filtros novos ficava caro, depois esperimentei com filtros de cafe, tambem nao foi muito animador porque leva muito tempo a menos que aqueça o olio para passar mais depresa, com papel de cozinha corre melhor e quando começa a ficar lento é porque o papel já esta saturado, então é só troca-lo.

com a nissan vanette foi o seguinte; um dia resolvi por olio vegetal daquele já filtrado sem ter tomado precauçoes e lixei-me, pois como voces sabem os depositos ganham sempre algumas imporesas e o sacana do olio vegetal é um magnifico detergente. quando o oilio encontrou essas imporesas expolsou-as de lá e enviou tudo para o filtro e o pré filto de gasolio que por sua vez não se quiserao chatear e mandarao-nas para a bi. mas como eu até sou um tipo cheio de sorte a bi tem um filtrozinho de rede onde as coitadas não conseguiram passar e então o motor parou com falta de combustivel. desmanchei metade da cabine (pois o motor fica debaixo dos bancos) para ter aceso à bi e limpar o filtro, montei tudo outra vez, pus o motor a trabalhar e ao fim de 5 min estava de novo entupido. a partir dai alem das ferramentas que ja tinha ao pé de mim ainda fui bascar garrafoes para tirar o gasolio, compresor, etc,... façam-me um favor, o resto imaginem voces.


vegetal
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Sem boa filtração ao brinquem com OVD ou com BD...

Mensagem por vegetal »

sem boa filtração ao brinquem com ovd ou com bd...

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