Oleo Usado.. apenas com filtragem??
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Autor do tópico - Membro Silver
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Oleo Usado.. apenas com filtragem??
alguem já experimentou filtrar oleo usado apenas e meter no carro? será que há problema por não levar os outros aditivos??
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já que ninguém se chega. vou respondendo. no meu carro não meto disso, só óleo novo e em baixas percentagens, porque a reparação das bombas injectoras é cara.
parece que é necessário no óleo usado além da filtragem, neutralizar a acidez e expulsar a água que eventualmente tenha absorvido, pelo que se deve elevar a temperatura do óleo a mais de 100ºc para a expulsar.
confesso que não percebo como o óleo de fritar pode ter água se a fritura é feita a temperaturas de 180ºc ou mais e a água ferve a 100ºc e uma das finalidades da fritura é expulsar a água dos alimentos...mas enfim, quem souber que explique...porque é isto que eu sei.
parece que é necessário no óleo usado além da filtragem, neutralizar a acidez e expulsar a água que eventualmente tenha absorvido, pelo que se deve elevar a temperatura do óleo a mais de 100ºc para a expulsar.
confesso que não percebo como o óleo de fritar pode ter água se a fritura é feita a temperaturas de 180ºc ou mais e a água ferve a 100ºc e uma das finalidades da fritura é expulsar a água dos alimentos...mas enfim, quem souber que explique...porque é isto que eu sei.
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- Membro Silver
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oleoso husky,
já tenho metido ov usado apenas com filtragem simples (apesar de isso não ser o recomendado). a agua normalmente é muito pouca e nota-se bem, fica no fundo, logo não se introduz esse bocado, e se for algum bocadito paciência, há por aí bombas de combustível que metem muito mais e sem o nosso consentimento!
o que recomendo, com base na minha pequena experiência com ov usado (ainda só "fritei" 100lts), é utilizá-lo misturado meio por meio com o novo. utilizando 1 lt de usado é como colocar 2 lts de novo, ou seja duplica-te ficticiamente a % de oleo da mistura, isto em relacção ao comportamento da viatura, o que torna o arranque inicial mais dificil, de resto é igual!
saudações oleosas
já tenho metido ov usado apenas com filtragem simples (apesar de isso não ser o recomendado). a agua normalmente é muito pouca e nota-se bem, fica no fundo, logo não se introduz esse bocado, e se for algum bocadito paciência, há por aí bombas de combustível que metem muito mais e sem o nosso consentimento!
o que recomendo, com base na minha pequena experiência com ov usado (ainda só "fritei" 100lts), é utilizá-lo misturado meio por meio com o novo. utilizando 1 lt de usado é como colocar 2 lts de novo, ou seja duplica-te ficticiamente a % de oleo da mistura, isto em relacção ao comportamento da viatura, o que torna o arranque inicial mais dificil, de resto é igual!
saudações oleosas
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)
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ov
ola pessoal!
tenho acompanhado o forum nova energia com todo o interese, no entanto é a 1ª ves que participo.
tenho um ford orion 1.6d de 1984 com mais de um milhao de km. ( foi taxi ) e já usa ov usado ai à uns 8 meses, mas nunca me preocopei muito com precentagens, às vezes tem mais olio que gasolio e pega sempre bem, nos dias mais frios treme um bocado mas é tudo uma questao de o dexar aquecer mais dois minutos ou tres com o pé a calcar ligeiramente o acelerador que isso passa. no entanto ja tive uma má esperiencia com uma nissan vanette 2.0
um abraço
tenho acompanhado o forum nova energia com todo o interese, no entanto é a 1ª ves que participo.
tenho um ford orion 1.6d de 1984 com mais de um milhao de km. ( foi taxi ) e já usa ov usado ai à uns 8 meses, mas nunca me preocopei muito com precentagens, às vezes tem mais olio que gasolio e pega sempre bem, nos dias mais frios treme um bocado mas é tudo uma questao de o dexar aquecer mais dois minutos ou tres com o pé a calcar ligeiramente o acelerador que isso passa. no entanto ja tive uma má esperiencia com uma nissan vanette 2.0
um abraço
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- Membro
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resposta ao huski
eu filtro o ov apenas uma vez em papel de cozinha absorvente e penso que resulta pois não fica lixo nenhum e olha que ele quando vem dos restaurantes vem bem sujinho,depois é só deixar o olio repousar 2 dias e ~evitar que aquela parte branca vá para o deposito.
o ford orion nunca se queixou.
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- Membro Silver
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husky,
as minhas filtragens são simples, passo-o apenas uma vez por um funil de adega, que tem uma malha de rede até mais apertada que as malhas de rede dos funis próprios para combustível. isto para dentro dum depósito com torneira, e quando estiver assente no fundo do depósito muito "lixo", deito essa parte fora.
boas,
as minhas filtragens são simples, passo-o apenas uma vez por um funil de adega, que tem uma malha de rede até mais apertada que as malhas de rede dos funis próprios para combustível. isto para dentro dum depósito com torneira, e quando estiver assente no fundo do depósito muito "lixo", deito essa parte fora.
boas,
A fritar OV à 61.500Km's.
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Autor do tópico - Membro Silver
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ovusado
ola boa tarde (é pena estar quase a chover)
é verdade, apenas filtro com papel de cozinha e mais nada, primeiro comecei com uma bomba ligada á bateria e um filtro de gasolina que entupiu pouco tempo depois e como tinha que estar sempre a comprar filtros novos ficava caro, depois esperimentei com filtros de cafe, tambem nao foi muito animador porque leva muito tempo a menos que aqueça o olio para passar mais depresa, com papel de cozinha corre melhor e quando começa a ficar lento é porque o papel já esta saturado, então é só troca-lo.
com a nissan vanette foi o seguinte; um dia resolvi por olio vegetal daquele já filtrado sem ter tomado precauçoes e lixei-me, pois como voces sabem os depositos ganham sempre algumas imporesas e o sacana do olio vegetal é um magnifico detergente. quando o oilio encontrou essas imporesas expolsou-as de lá e enviou tudo para o filtro e o pré filto de gasolio que por sua vez não se quiserao chatear e mandarao-nas para a bi. mas como eu até sou um tipo cheio de sorte a bi tem um filtrozinho de rede onde as coitadas não conseguiram passar e então o motor parou com falta de combustivel. desmanchei metade da cabine (pois o motor fica debaixo dos bancos) para ter aceso à bi e limpar o filtro, montei tudo outra vez, pus o motor a trabalhar e ao fim de 5 min estava de novo entupido. a partir dai alem das ferramentas que ja tinha ao pé de mim ainda fui bascar garrafoes para tirar o gasolio, compresor, etc,... façam-me um favor, o resto imaginem voces.
é verdade, apenas filtro com papel de cozinha e mais nada, primeiro comecei com uma bomba ligada á bateria e um filtro de gasolina que entupiu pouco tempo depois e como tinha que estar sempre a comprar filtros novos ficava caro, depois esperimentei com filtros de cafe, tambem nao foi muito animador porque leva muito tempo a menos que aqueça o olio para passar mais depresa, com papel de cozinha corre melhor e quando começa a ficar lento é porque o papel já esta saturado, então é só troca-lo.
com a nissan vanette foi o seguinte; um dia resolvi por olio vegetal daquele já filtrado sem ter tomado precauçoes e lixei-me, pois como voces sabem os depositos ganham sempre algumas imporesas e o sacana do olio vegetal é um magnifico detergente. quando o oilio encontrou essas imporesas expolsou-as de lá e enviou tudo para o filtro e o pré filto de gasolio que por sua vez não se quiserao chatear e mandarao-nas para a bi. mas como eu até sou um tipo cheio de sorte a bi tem um filtrozinho de rede onde as coitadas não conseguiram passar e então o motor parou com falta de combustivel. desmanchei metade da cabine (pois o motor fica debaixo dos bancos) para ter aceso à bi e limpar o filtro, montei tudo outra vez, pus o motor a trabalhar e ao fim de 5 min estava de novo entupido. a partir dai alem das ferramentas que ja tinha ao pé de mim ainda fui bascar garrafoes para tirar o gasolio, compresor, etc,... façam-me um favor, o resto imaginem voces.
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- Membro
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- Registado: terça jan 16, 2007 5:11 pm
Sem boa filtração ao brinquem com OVD ou com BD...
sem boa filtração ao brinquem com ovd ou com bd...